Viajar
26 ABR 2018

Guia das melhores praias do Algarve (45 praias)

As altas temperaturas começam a fazer-nos sonhar com dias de praia. Provavelmente também já andas a planear as tuas férias e à procura dos melhores sítios para estenderes a tua toalha.

 

Não tens de procurar mais, neste artigo encontras tudo sobre as melhores praias do Algarve para teres um verão incrível. Neste guia, vais encontrar as melhores praias marítimas, fluviais e de nudismo do Algarve e também as mais secretas e desconhecidas da região.

Leia por capítulos:

  • As melhores praias do Algarve
  • As melhores praias fluviais do Algarve
  • As melhores praias de nudismo do Algarve
  • As praias mais secretas do Algarve
  • 10 Praias do Algarve com Bandeira Azul

As melhores praias do Algarve

 

1. Praia de Odeceixe, Aljezur

Considerada uma das melhores praias de Portugal no evento das 7 Maravilhas, a Praia de Odeceixe, em Aljezur, é sem dúvida uma praia que deves conhecer. Ela fica no extremo norte do concelho de Aljezur e tem uma característica muito peculiar - contém uma praia fluvial a delimitar a praia.

 

É a Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo, que passa pela praia de Odeceixe, criando um local único. A praia tem bandeira azul e um acesso fácil (com escadas e rampas). Neste local, tens a possibilidade de tomar banhos de mar e de rio sem teres de te deslocar muito.

 

A praia é excelente para caminhadas, uma vez que se pode andar várias dezenas de metros a pé e a paisagem é muito bonita.

 

praia-de-odeceixe-melhores-praias-do-algarve

Fonte: portugalresident.com

 

2. Praia da Rocha, Portimão

A Praia da Rocha é uma das praias mais populares do país. Esta praia tem um vasto areal que se estende por mais de 1 km e que se encontra protegido por arribas, sendo daí que vem o nome da praia (rocha).

 

Nesta praia, podes dar grandes passeios pelos passadiços de madeira ou simplesmente aproveitar para relaxar no areal. A praia tem bandeira azul e bons acessos.

 

Existem ainda dois miradouros com uma vista fantástica para a praia - a Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar ou o Miradouro dos Três Castelos. Apesar de ser uma praia muito extensa, é raro não ficar apinhada de gente na época balnear, dada a sua popularidade.

 

praia-da-rocha-melhores-praias-do-algarve

Fonte: wikipedia

 

3. Praia Dona Ana, Lagos

Eleita a praia mais bonita do mundo pelo Condé Nast Traveller, a Praia Dona Ana é uma das praias mais procuradas pelos turistas. Esta praia é provavelmente a praia mais pitoresca do Algarve, graças às suas falésias estratificadas íngremes e coloridas e às águas azul turquesa.

 

A praia encontra-se muito próxima do centro de Lagos, sendo possível acedê-la através de uma agradável caminhada.

 

A praia chama-se Dona Ana em homenagem à freira Ana que vivia no convento das freiras de Lagos e que durante a 1.ª Guerra Mundial conseguiu escapar a uma invasão ao convento, fugindo por um túnel entre o convento e a praia.

 

praia-dona-ana-melhores-praias-do-algarve

Fonte: Tripadvisor

 

4. Praia da Quarteira, Quarteira

A praia da Quarteira é uma praia bastante extensa, com bandeira azul, acessível e classificada como sendo de qualidade de ouro.

 

A Quarteira era uma aldeia de pescadores, tendo-se tornado num destino de férias muito popular para os portugueses a partir da década de 1960. Esta praia tem a particularidade de se encontrar dividida em seis áreas com dimensões semelhantes, separadas por pontões entre si.

 

Ao longo do areal, existe a Avenida Infante de Sagres que além de proporcionar agradáveis passeios junto à praia, facilita o acesso aos banhos.

 

praia-da-quarteira-melhores-praias-do-algarve

Fonte: homeaway.fi

 

5. Praia do Camilo, Lagos

A Praia do Camilo fica em Lagos, no Algarve, tem bandeira azul e é uma das praias mais bonitas que podes conhecer. Esta é uma praia de pequenas dimensões, que fica entre falésias rochosas coloridas. Para acederes à praia, tens de utilizar uma escadaria de cerca de 200 graus.

 

Muito próxima encontra-se a Ponta da Piedade,uma formação rochosa impressionante, com formas recortadas e grutas escavadas pelo mar, que podes encontrar.

 

praia-camilo-melhores-praias-do-algarve

Fonte: visitportugal.com

 

6. Praia da Ilha de Cabanas, Tavira

A praia da Ilha de Cabanas fica em Tavira e o acesso à mesma é feito de barco a partir de Cabanas de Tavira num passeio de cerca de 4 minutos.

 

Esta praia já foi considerada a melhor praia de Portugal e de Espanha em 2013 pelo The Guardian. A praia da Ilha de Cabanas tem setenta metros de largura e sete quilómetros de comprimento, sendo uma opção excelente para quem gosta de praias pouco povoadas.

 

Esta praia é também indicada para a prática de windsurf e vela.

 

praia-de-ilha-de-cabanas-praias-do-algarve

Fonte: Portugal Notável

 

7. Praia de Manta Rota, Vila Real de Santo António

A praia da Manta Rota é uma praia integrada na Baía de Monte Gordo, contudo é muito menos frequentada do que a zona balnear de Monte Gordo, sendo, por isso, uma excelente opção para quem gosta de praias mais sossegadas.

 

Sobretudo nos extremos do areal, consegues encontrar locais muito tranquilos. A praia é bastante extensa e tem passadiços que permitem bons acessos ao areal.

 

praia-de-manta-rota-melhores-praias-do-algarve

Fonte: Guia da Cidade

 

8. Praia do Carvoeiro, Lagoa

Em 2018, a praia do Carvoeiro foi eleita pela European Best Destinations como uma das melhores praias do ano na Europa. Isto não é de admirar, dado o recorte da sua costa, a qualidade das suas águas, a sua amenidade climática e a sua boa acessibilidade.

 

Por vezes, quando as ondas estão suaves, a praia do carvoeiro é um local fantástico para fazeres paddle e para descobrires as grutas vizinhas.

 

praia-do-carvoeiro-melhores-praias-do-algarve

Fonte: zoover.nl

 

9. Praia da Marinha, Lagoa

A Praia da Marinha, do concelho de Lagoa, já foi considerada uma das 100 praias mais bonitas do mundo pelo Guia Michelin e também já chegou a ser condecorada como Praia Dourada pelo Ministério do Ambiente.

 

A praia está rodeada por belas falésias de tons dourados e águas cristalinas. Os acessos da praia são muito bons, existindo uma escadaria em madeira que se inicia no topo da falésia e que vai até ao areal.

 

praia-da-marinha-praias-do-algarve

Fonte: Jolandblog.com

 

10. Praia de Alvor, Portimão

A Praia do Alvor é uma praia muito peculiar de Portimão, uma vez que ela faz a divisão entre o oceano e a Ria do Alvor. Além de um areal bastante extenso, a praia também tem uma laguna interior.

 

Esta é uma das praias mais bonitas do Algarve, que apresenta uma grande diversidade de fauna e flora. Esta praia é também a praia que tem o maior passadiço pedonal do Algarve, com 6 Km, disponibilizando, assim, ótimos acessos.

 

praia-de-alvor-melhores-praias-do-algarve

Fonte: Clube Alvorférias

 

11. Praia Verde e Praia da Altura, Faro

O concelho de Castro Marim, pertencente ao distrito de Faro, tem duas praias incríveis que tens de conhecer - a Praia Verde e a Praia da Altura.

 

Estas praias são praias famosas pela sua limpeza e pelas suas águas quentes. Ambas têm excelentes acessos, assim como WC e estacionamento.

praia-verde-as-melhores-praias-do-algarve

Fonte: playocean.net

As melhores praias fluviais do Algarve

 

1. Pego Fundo, Alcoutim

Em Alcoutim fica uma das praias fluviais mais bonitas do país. A praia fluvial Pego Fundo é uma praia vigiada, com bons acessos para pessoas com mobilidade reduzida, e tem bandeira azul.

 

Nesta praia, tens ao teu dispor um bar, um parque de merendas e um circuito de manutenção. Alcoutim pertence ao distrito de Faro e oferece também um fantástico jardim para receber os seus visitantes.

 

pego-fundo-melhores-praias-fluviais-do-algarve

Fonte: Jornal do Algarve

 

2. A Queda do Vigário, Loulé

Esta praia fluvial é uma das melhores do Algarve, uma vez que tem uma bela cascata e por isso é que tem o nome de queda. A Queda do Vigário tem, então, uma cascata, a cascata da Ribeira de Alte, que fica em Loulé, na região do Algarve.

 

A cascata tem uma altura de 24 metros e o lago é semelhante a um grande alguidar, estando as redondezas cobertas de natureza e beleza natural.

 

queda-do-vigário-melhores-praias-fluviais-do-algarve

Fonte: Escapadinhas

 

3. Cascata do Pego do Inferno, Tavira

A Cascata do Pego do Inferno é um lugar incrível que fica na Ribeira da Asseca, em Santo Estêvão, em Tavira, no Algarve. A água tem tons esverdeados devido ao carbonato de cálcio que deriva das rochas.

 

Esta cascata é uma das mais bonitas do país e é a maior da sucessão de três cascatas - a Cascata da Torre e a Cascata do Pomarinho. Esta é uma excelente opção para quem quer fugir à confusão das praias e desfrutar de paisagens naturais.

 

cascata-do-pego-do-inferno-melhores-praias-fluviais-do-algarve

Fonte: olhares.sapo.pt

 

4. Praia Fluvial da Amoreira, Aljezur

Aqui podes, de facto, ter o melhor de dois mundos - mar e rio - no mesmo local. A Praia Fluvial da Amoreira em Aljezur é constituída pelas águas calmas da foz da Ribeira de Aljezur, sendo que uma praia marítima também está mesmo ao lado.

 

Esta praia disponibiliza vários passadiços de madeira, sendo os acessos muito bons. Além disto, quando a maré está baixa formam-se piscinas naturais cuja água pode chegar aos 20ºC.

 

praia-da-amoreira-melhores-praias-fluviais-do-algarve

Fonte: praiaportugal.com

As melhores praias de nudismo do Algarve

 

1. Praia do Homem Nu, Tavira

A Praia do Homem Nu fica na freguesia de Santa Luzia, no concelho de Tavira, no Algarve, em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

 

Esta praia foi a primeira praia naturista oficial a aparecer em Portugal. Para conseguires aceder a esta praia tens de o fazer através da Praia do Barril. Podes escolher fazer o percurso a pé, pela beira-mar, ou de barco.

 

praia-do-homem-nu-melhores-praias-de-nudismo-do-algarveFonte: NiT

 

2.  Praia do Beliche, Sagres

A Praia do Beliche é uma praia muito bonita em Sagres com vigilância balnear. Nesta praia existe uma parte onde se pode praticar nudismo.

 

Nesta praia é muito frequente a realização de atividades como o surf pelas características marítimas do local.

 

praia-do-beliche-melhores-praias-de-nudismo-do-algarve

Fonte: portugaltravel.org

 

3. Praia da Bordeira, Aljezur

A praia da Bordeira localiza-se na Costa Vicentina, junto às aldeias Bordeira e Carrapateira. A Praia da Bordeira tem esta designação devido à ribeira que desagua no topo sul do seu extenso areal.

 

Esta é uma praia pouco frequentada, sendo por isso o local ideal para aquelas pessoas que preferem fazer nudismo em locais tranquilos.

 

praia-da-bordeira-melhores-praias-de-nudismo-do-algarve

Fonte: Travel in Portugal

 

4. Praia da Fuseta, Olhão

A Praia da Fuseta fica em Olhão, na ponta Este da Ilha da Armona, e é acessível apenas através de barco, sendo que a viagem dura cerca de 10 minutos.

 

Nesta praia podes fazer nudismo e podes também visitar vários pontos de interesse, como as salinas, as ruínas atalaias de Torre de Bias, Cumeada e Alfaxina.

 

praia-da-fuseta-melhores-praias-de-nudismo-do-algarve

Fonte: Playocean

 

5. Praia das Adegas, Aljezur

A Praia das Adegas situa-se a sul da praia de Odeceixe e é uma das praias naturistas oficiais de Portugal.

 

O acesso à praia quando a maré está baixa é bastante simples, mas quando a maré está alta apenas consegues aceder à praia através de uma escadaria em madeira que desce a falésia. Esta é uma praia muito pacata e bonita, perfeita para quem gosta de privacidade.

 

praia-das-adegas-melhores-praias-de-nudismo-do-algarve

Fonte: CM Aljezur

 

6. Praia da Afurada, Lagoa

A Praia da Afurada apresenta um areal extenso e é uma praia muito tranquila, ideal para quem procura um ambiente de privacidade.

 

Na zona Norte da praia, existe uma fantástica gruta esculpida na rocha. Para acederes a esta praia tens de o fazer através do mar. Esta praia  é uma praia de bandeira azul, na qual podes praticar o nudismo.

 

praia-da-afurada-melhores-praias-de-nudismo-do-algarve

Fonte: Vitor Oliveira

 

7. Praia do Zavial, Vila do Bispo

A Praia do Zavial fica perto de Raposeira, na Vila do Bispo e é uma das praias onde podes fazer nudismo e encontrar outras pessoas a fazê-lo também.

 

Esta praia situa-se na foz de um rio sazonal, cuja vegetação ribeirinha atinge a areia. A praia do Zavial é também indicada para fazeres surf e bodyboard.

 

praia-do-zavial-melhores-praias-de-nudismo-do-algarve

Fonte: visitportugal.com

 

8. Praia dos Salgados, Albufeira

A Praia dos Salgados é uma praia muito extensa e muito procurada devido às suas características peculiares. Esta é a única zona húmida do concelho de Albufeira, e é uma das praias mais diversificadas do Algarve no que diz respeito à diversidade de aves que lá podemos encontrar.

 

Esta praia também contrasta com as restantes praias de Albufeira pela sua diversidade de paisagem, uma vez que, em vez de arribas ocre, apresenta um cordão de dunas douradas muito bonitas.

 

praia-dos salgados-melhores-praias-de-nudismo-do-algarve

Fonte: blog.turismodoalgarve.pt

 

9. Praia Grande, Silves

A Praia Grande de Pêra, em Silves, é uma das praias mais conhecidas nacional e internacionalmente como uma praia de nudismo desde a década de 70. Esta praia está delimitada a oeste pela Ribeira de Alcantarilha e a leste pela Lagoa dos Salgados.

 

Esta é também uma zona de interesse ecológico, uma vez que lá se podem encontrar aves de espécies protegidas. A Praia Grande é uma praia pouco frequentada e tranquila, ideal para quem gosta de alguma privacidade quando faz nudismo.

 

praia-grande-silves-melhores-praias-de-nudismo-do-algarve

Fonte: Algarve Portal

 

10. Praia de Cacela Velha, Vila Real de Santo António

A Praia da Cacela Velha, também designada de Praia da Fábrica, é uma praia rodeada de mar, sendo uma ilha de areia fina e branca. Esta é uma das praias mais bonitas e sossegadas que podes encontrar no Algarve.

 

Para acederes a ela podes simplesmente caminhar algumas centenas de metros para poente a partir da Praia da Manta Rota ou pedir a um pescador que te transporte no seu barco.

 

Esta praia é especialmente popular entre a comunidade gay e lésbica, sendo considerada a melhor praia do país para este segmento turístico, a par da praia 19 da Costa de Caparica.

 

praia-da-fábrica-melhores-praias-de-nudismo-do-algarve

Fonte: Sul Informação

As praias mais secretas do Algarve

 

1. Praia da Barrinha, Faro

A Praia da Barrinha, em Faro, é sem dúvida, uma das praias mais exclusivas e secretas do Algarve. Quem gosta de praias desertas vai de certeza adorar a Praia da Barrinha.

 

O acesso à mesma é um pouco difícil, o que justifica a fraca frequência da praia. Para acederes a esta praia, tens de atravessar um passadiço de madeira desde a praia de Faro ou fazer uma curta viagem de barco. A configuração da linha de costa está constantemente a alterar-se devido à ação do vento e da ondulação. Desta praia é possível avistares a Ilha Deserta (ou Ilha da Barreta).

 

Como esta é uma praia bastante isolada e que poucas pessoas conhecem, é perfeita para atividades como o birdwatching, a pesca e o paddle, e também para simplesmente relaxar e descansar.

 

praia-da-barrinha-melhores-praias-secretas-do-algarve

Fonte: blog.turismodoalgarve.pt

 

2. Praia dos Arrifes, Albufeira

A Praia dos Arrifes é uma pequena praia muito rochosa muito sossegada, devido aos seus fracos acessos. A praia, que fica no concelho de Albufeira, é acedida através de umas escadas em madeira.

 

Nesta praia existem arribas baixas esculpidas, as paredes rochosas têm inúmeras galerias e são também visíveis poços naturais. Esta é uma da praia mais exclusiva e secreta do Algarve.

 

praia-dos-arrifes-melhores-praias-secretas-do-algarve

Fonte: Guia da Cidade

 

3. Praia Benagil, Lagoa

A Praia de Benagil é uma das mais secretas e românticas do Algarve. Nesta praia consegues encontrar uma gruta com um buraco no topo de onde irradiam raios de sol, criando um ambiente único. Podes aceder à gruta a pé ou podes fazer um passeio de barco.

 

A verdade é que nesta praia vais encontrar muito sossego e paz, o ideal para quem quer ter a máxima privacidade possível e uma paisagem incrível.

 

praia-de-benagil-melhores-praias-secretas-do-algarve

Fonte: Portugal Num Mapa

 

4. Praia da Senhora da Rocha, Lagoa

A Praia de Nossa Senhora da Rocha é outra pequena praia, que fica na freguesia de Porches, no concelho de Lagoa. A praia é bastante sossegada e tens ainda a possibilidade de alugar um barco para atingires outras praias isoladas na área próxima.

 

A praia está delimitada por falésias rochosas e junto à praia está a Capela de Nossa Senhora da Rocha, que podes visitar. A praia tem bandeira azul e encontra-se vigiada.

 

praia-da-senhora-da-rocha-melhores-praias-secretas-do-algarve

Fonte: YouTube

 

5. Praia da Murração, Vila do Bispo

A Praia da Murração, em Vila do Bispo, apresenta uma paisagem natural praticamente selvagem e intocada. Esta é uma das praias mais desertas e secretas que podes encontrar no Algarve.

 

O acesso é feito através de um longo caminho em terra batida, o que acaba por desencorajar vários visitantes. Nesta praia consegues ver vegetação nas dunas próximas ao mar, o que é bastante raro.

 

praia-da-murração-da-rocha-melhores-praias-secretas-do-algarve

Fonte: Turismo do Algarve

 

6. Praia do Amado, Aljezur

A Praia do Amado, em Aljezur, é uma das praias mais bonitas e tranquilas que podes encontrar no Algarve. A praia faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf.

 

Mesmo assim, é uma praia ainda pouco visitada pelos turistas, mantendo-se uma praia sossegada e ótima para relaxar.

 

praia-do-amado-emaljezur-melhores-praias-secretas-do-algarve

Fonte: CM Aljezur

 

7. Praia da Barreta, Faro

A Praia da Barreta (ou Ilha Deserta) é uma praia larga e vegetada no meio do mar. Esta praia é o ponto mais a sul de Portugal e é também um sítio ainda muito desconhecido pela maior parte das pessoas. Por essa razão, a ilha é chamada de deserta e é também por isso que podes esperar ter um dia bastante relaxado na ilha.

 

Existem barcos para te transportar até à ilha todos os dias, durante todo o ano, sendo a duração da viagem de 35 minutos. A praia da Barreta é, sem dúvida, um segredo muito bem guardado do Algarve.

 

praia-da-barreta-melhores-praias-secretas-do-algarve

Fonte: naturalezayviajes.com

 

8. Praia de São Rafael, Albufeira

A Praia de São Rafael fica em Albufeira e é uma praia de areal extenso e de águas calmas. O acesso à praia é muito bom, existindo uma escadaria que desce a falésia a lado com uma rampa para pessoas com mobilidade reduzida.

 

Apesar de ter um acesso fácil, a praia não é muito frequentada, sendo uma praia ainda bastante exclusiva.

 

praia-de-são-rafael-melhores-praias-secretas-do-algarve

Fonte: TripAdvisor

 

9. Praia da Salema, Vila do Bispo

A Praia da Salema situa-se entre Lagos e Sagres, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Esta praia já chegou a ser considerada uma das melhores praias do mundo pelo The Guardian.

 

Apesar disto, esta não é uma praia muito concorrida, por isso podes aproveitar belos momentos de descanso nela. A Praia da Salema tem bandeira azul e ondulação fraca, tornando-a perfeita para banhos.

 

praia-da-salema-melhores-praias-secretas-do-algarve

Fonte: algarveimobiliaria.com

 

10. Praia de Vale dos Homens, Aljezur

A Praia de Vale dos Homens situa-se perto da localidade de Rogil, em Aljezur. Esta é, sem dúvida, uma das praias mais secretas do Algarve, onde podes relaxar e passar um excelente dia de sol.

 

Esta ampla praia está delimitada por arribas de xisto e tem uma paisagem incrível, sendo ideal para os amantes de natureza.

 

praia-do-vale-dos-homens-melhores-praias-secretas-do-algarve

Fonte: Mapio.net

10 Praias do Algarve com Bandeira Azul

 

1. Praia de Armação de Pêra, Silves

A Praia de Armação de Pêra é uma bela praia para visitares.

 

Neste local, terás todos os serviços necessários para um excelente dia de praia, como bar, restaurante, W.C., parque de estacionamento e vigilância da praia. Esta é uma praia calma, com um extenso areal limitado por ribeiras.

 

praia-de-armação-de-pêra-praias-com-bandeira-azul-no-algarve

Fonte: visitportugal.com

 

2. Praia da Luz, Lagos

Esta bela praia do Algarve é uma excelente opção para passares as tuas férias de verão. Apesar de ser uma praia pequena, é bastante acolhedora e dispõe de todos os serviços necessários. Esta é uma das praias preferidas pelos turistas estrangeiros.

 

Embora esteja fortemente voltada para o turismo, sendo que se continua a desenvolver uma cintura de betão ao seu redor, a vila consegue manter o seu encanto.

 

praia-da-luz-praias-com-bandeira-azul-no-algarve

Fonte: iha.pt

 

3. Praia do Tonel, Vila do Bispo

A Praia do Tonel é uma pequena e bonita praia da Vila do Bispo. Quando a maré está alta, a praia pode desaparecer completamente.

 

Esta praia, situada no fundo de uma baía escavada na falésia, é indicada à prática de Surf. O acesso à praia tem um nível de dificuldade considerável, uma vez que o mesmo se faz através do seu topo, seguindo um caminho de terra batida que sai para poente.

 

praia-do-tonel-praias-com-bandeira-azul-no-algarve

Fonte: Guia da Cidade

 

4. Praia do Pintadinho, Lagoa

Se gostas de praias tranquilas, onde tens espaço para estender a toalha e simplesmente relaxar, a Praia do Pintadinho é uma ótima escolha.

 

Esta praia tinha perdido a bandeira azul e voltou a ganhá-la este ano, em 2018.

 

praia-do-pintadinho-praias-com-bandeira-azul-no-algarve

Fonte: viagenseferias.net

 

5. Praia dos Alemães, Albufeira

A Praia dos Alemães é uma praia de albufeira com excelentes acessos e todos os serviços necessários. Neste local, a areia é limpa, e o ambiente é calmo.

 

A praia fica entre as Praias dos Aveiros e do Inatel. O seu nome deve-se ao facto de ser sobretudo frequentada por turistas estrangeiros.

 

praia-dos-alemães-praias-com-bandeira-azul-no-algarve

Fonte: Wikipedia

 

6. Praia do Castelo, Albufeira

A Praia do castelo é uma das praias mais bonitas que podes encontrar no Algarve, sendo que ela se desdobra em recantos escondidos e pequenos portos de abrigo que podes explorar.

 

Uma formação rochosa, localizada no extremo leste da praia, faz lembrar um castelo, tendo por isso a praia o nome de castelo. O acesso à praia pode ser feito através de escadas ou de uma rampa, existem comodidades como restaurantes, W.C. e vigilância na época balnear.

 

praia-do-castelo-do-algarve-com-bandeira-azul

Fonte: Guia da Cidade

 

7. Praia Verde, Castro Marim

A Praia Verde, em Castro Marim, tem a peculiaridade de estar abrigada por um pinhal de pinheiros mansos, tendo, por isso, uma vista incrível.

 

Além disto, a Praia Verde conserva os vestígios de ruínas romanas junto ao mar, dos quais se destaca um poço romano muito bonito que se encontra em pleno areal.

 

praia-verde-praias-do-algarve-com-bandeira-azul

Fonte: portugalnotavel.com

 

8. Praia de Monte Gordo, Vila Real de Santo António

A Praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António, é uma praia com um extenso areal com excelentes infraestruturas, como restaurantes, esplanadas e jogos.

 

Monte Gordo era originalmente uma aldeia piscatória e hoje é um local muito desenvolvido, sendo uma das principais estâncias turísticas do Algarve. De acordo com os moradores de Monte Gordo, as águas desta praia são as mais quentes e seguras de Portugal.

 

praia-de-montegordo-praias-do-algarve-com-bandeira-azul

Fonte: folhadodomingo.pt

 

9. Praia de Olhos D’Água, Albufeira

Esta praia deve o seu nome às nascentes de água doce que existem na praia à beira-mar e dentro do mar, que se assemelham a olhos de água.

 

A praia é muito frequentada, dispõe de esplanadas, palmeiras, parque de estacionamento, restaurantes, W.C. e vigilância na época balnear.

 

praia-de-olhos-de-água-praias-com-bandeira-azul-no-algarve

Fonte: Guia da Cidade

 

10. Praia da Marina de Vilamoura, Loulé

A Praia de Vilamoura, situada entre Quarteira e a Marina, é considerada a praia mais acessível do país. Esta praia tem um extenso areal e água cristalina.

 

Esta é uma das zonas de urbanização de maior qualidade do Algarve, sendo que os turistas podem usufruir de áreas dedicadas ao golfe, de um aeródromo, de um centro hípico, de um clube de tiro, campos de ténis, cinema e até participar em pequenos cruzeiros ou outras actividades náuticas. Na Praia de Vilamoura uma coisa é certa, nada te irá faltar.

 

praia-da-marina-de-vilamoura-praias-do-algarve-com-bandeira-azul

Fonte: Guia da Cidade

 

Acede aqui à lista completa de todas as praias com bandeira azul em Portugal no ano de 2018.