Viajar
08 MAI 2018

Relaxar: Guia de Escapadinhas em Portugal (57 sugestões)

Estás cansado da rotina do dia a dia? Apetece-te escapar para um outro lugar? Neste artigo vais encontrar as melhores sugestões de escapadinhas dentro de Portugal.

 

Escapadinhas de fim de semana, românticas, com família e tantas outras de Norte a Sul do país, incluindo as ilhas. Não procures mais, tens aqui reunidas as melhores dicas.

Leia por capítulos:

  • Escapadinhas de fim de semana
  • Escapadinhas em família
  • As escapadinhas mais românticas
  • 7 escapadinhas económicas para o dia dos namorados em Portugal
  • 10 escapadinhas em hotéis com spas
  • As escapadinhas mais baratas em Portugal

Escapadinhas de fim de semana

Só tens 2 dias disponíveis para a fuga? Não te preocupes, existem imensas opções incríveis em Portugal para uma escapadinha curta.

 

Além de descansar, tenta absorver o local para onde decidires viajar, conhece as suas gentes, a gastronomia e a cultura.

 

1. Sintra

Sintra é um lugar verdadeiramente inspirador. Se és um amante de contos de fadas, vais adorar conhecer esta vila do distrito de Lisboa. Palácios e castelos algures no meio da serra será a paisagem pitoresca que vais encontrar.

 

Se decidires passar o fim de semana em Sintra, escolhe visitar algum destes monumentos: o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira, o Palácio de Monserrate, a Chalet e jardim Condessa d'Edla e o Castelo dos Mouros.

 

Como atividades podes escolher fazer longas e boas caminhadas pela serra ou até aos vários monumentos ou montar a cavalo na Quinta da Pena, por exemplo. Sintra é um excelente lugar para estares em comunhão com a beleza da natureza. Aqui o teu fim de semana vai ser certamente mágico.

 

sintra-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Globe Trotter

 Ver opções de alojamento para ficar em Sintra

2. Porto

Considerado o melhor destino europeu em 2017, o Porto está na moda e uma escapadinha para a cidade invicta é uma excelente ideia para quem gosta de passeios agitados. No Porto encontras uma cidade vibrante, na qual consegues aproveitar cada momento.

 

Os monumentos principais que deves conhecer nesses dois dias são os seguintes: Torre dos Clérigos, Casa da Música, Estação de São Bento, Mercado do Bolhão, Livraria Lello, Ponte Luíz I, Museu Serralves e as caves do vinho do Porto.

 

Além disto, aproveita para fazer o famoso cruzeiro das 6 pontes, é uma excelente forma de te localizares na cidade e começares a conhecer o local. Consulta o nosso guia de viagem completo da cidade do Porto aqui.

 

porto-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: gqportugal.pt

 Ver opções de alojamento para ficar no Porto

3. Lisboa

Lisboa não podia faltar nesta lista dos melhores lugares para fazer uma escapadinha de fim de semana. A capital portuguesa tem muito para oferecer a vários níveis e uma fuga de dois dias vai ser exatamente o que precisas para recarregar baterias.

 

Em Lisboa consegues encontrar os melhores museus, hotéis, restaurantes e bares noturnos. Apenas tens de decidir o que te apetece fazer e ir.

 

Fiques onde ficares, alguns dos melhores sítios para visitares são: o Castelo de São Jorge e o seu miradouro, o Mosteiro dos Jerónimos (e comprar um tradicional pastel de Belém que fica mesmo ao lado), a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Rossio, o Oceanário de Lisboa, Jardim Zoológico e o MAAT.

 

lisboa-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: visitportugal.com

 Ver opções de alojamento para ficar em Lisboa

4. Guimarães

“Aqui nasceu Portugal.” Podes encontrar esta indicação no centro histórico da cidade de Guimarães, considerado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 2001. Esta é uma cidade cheia de história e beleza arquitetónica.

 

Se decidires passar a tua escapadinha de fim de semana neste local, não te esqueças de visitar o Castelo de Guimarães, a Rua de Santa Maria, a Praça da Oliveira e Padrão do Salado, o Largo do Toural, o Santuário da Penha, a Citânia de Briteiros e o Paço dos Duques de Bragança.

 

Nesta cidade vais encontrar excelentes restaurantes e hotéis a um preço muito simpático.

 

guimarães-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Turismo em Guimarães

 Ver opções de alojamento para ficar em Guimarães

5. Funchal

Se nunca visitaste a ilha da Madeira, considera seriamente fazer uma escapadinha de fim de semana até lá. Em 2 dias consegues fazer muita coisa e absorver o melhor do local. Aconselhamos-te visitar a cidade do Funchal, uma cidade com um centro histórico lindíssimo.

 

Nesta escapadinha, não percas locais como o Museu CR7, o Mercado dos Lavradores, a Sé do Funchal,  a Praia Formosa e o Jardim Tropical Monte Palace. As experiências que não podem faltar incluem, sem dúvida, um passeio nos tradicionais carros de cestos, poncha, bolo de mel, vinho da Madeira e bolo do caco.

 

funchal-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: oquevisitarem.com

 Ver opções de alojamento para ficar no Funchal

6. Óbidos

Outra ideia fantástica é visitares a pitoresca vila de Óbidos. Caso decidas escapar para Óbidos, não percas locais como: o Castelo de Óbidos, a Igreja de Santa Maria, o Museu Municipal de Óbidos, o Aqueduto de Óbidos e a Lagoa de Óbidos.

 

Se estiveres pela bela vila de Óbidos, não percas a escapadinha gastronómica com o que de mais típico podes encontrar na vila, como o licor de ginja numa chávena de chocolate e a caldeirada de peixe típica da Lagoa de Óbidos.

 

bidos-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: guardiangolf.net

 Ver opções de alojamento para ficar em Óbidos

7. Serra da Estrela

Outra escapadinha de fim de semana que podes escolher é uma visita à Serra da Estrela. Na Serra da Estrela, é possível encontrar hotéis para todos os gostos e preços e é um lugar incrível para uma escapadinha, tanto em casal como em família.

 

Além de subires até à Torre, podes visitar sítios como a Lagoa Comprida e Conchos, o Poço do Inferno, o Covão d’ametade e o Vale Glaciar do Zêzere. Muito perto tens a pitoresca aldeia de Piodão, na qual podes fazer alguns trilhos muito bonitos, é um lugar que não deves mesmo deixar de conhecer.

 

Os produtos regionais que mais se destacam na zona da Serra da Estrela são: o queijo de ovelha, o paio de lombo, chouriço mouro, farinheira serrana, a morcela de beira, o mel, o pão centeio do sabugueiro, a broa serrana, o presunto parma, o requeijão, os grelos à pastor e o cabrito da beira. Esta é sem dúvida uma escapadinha completa, com lugares e comidas incríveis à tua espera.

 

serra-da-estrela--as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Portugal Resident

 

8. São Miguel

A ilha de São Miguel, nos Açores, é um dos lugares mais bonitos de Portugal. Uma escapadinha de sonho é mesmo visitar São Miguel, um lugar com muito para oferecer, estejas tu em casal ou em família, vais adorar.

 

Aqui não deves perder a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo, as Furnas, o Ilhéu de Vila Franca do Campo, a Vila de Rabo de Peixe, as Plantações de Chá Gorreana, a Poça da Dona Beija, o Parque Terranostra e a Caldeira Velha.

 

Não te esqueças também de provar o cozido das Furnas, os Bolos Lêvedos, as fofas de povoação, o queijo da ilha e o queijo de são Jorge.

 

são-miguel-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Geeky Explorer

 Ver opções de alojamento para ficar em São Miguel

9. Gerês

O Parque Nacional Peneda-Gerês é um dos parques naturais mais bem preservados em Portugal. Uma escapadinha para este lugar único pode ser exatamente o que estás a precisar para ter uma agradável pausa da correria do dia a dia.

 

No Gerês não percas sítios como a Nossa Senhora da Peneda, a aldeia de Soajo, a Cascata do Arado, a Cascata de Leonte, as Cascatas do Taiti, Pitões das Júnias, Lindoso, Vilarinho das Furnas, o Miradouro da Pedra Bela e Brufe.

 

Os pratos típicos da região incluem Carne de Cabrito, Bifes de Presunto, Presunto, Enchidos, Papas de Sarrabulho, os Rojões, Cozido à Portuguesa, Caldo Verde, Arroz de cabidela, Bolo de bolacha com doce de ovo e os pastéis de Santa Eufémia.

 

gerês-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: gerescasas.com

 Ver opções de alojamento para ficar no Gerês

10. Berlengas

Já visitaste as Berlengas, em Peniche, Leiria? Se ainda não conheces, fica a saber que é um lugar perfeito para uma escapadinha de fim de semana, sendo que 2 dias são mais do que suficientes para conheceres a ilha e a cidade de Peniche, também conhecida como a cidade do surf.

 

As Berlengas são uma bela ilha, à qual podes aceder de barco e na qual podes fazer praia e visitar o Forte de São João Baptista, conhecer as grutas de Flandres, a gruta da Greta da Inês, a gruta do Brandal, a gruta Azul, a gruta Muxinga e a gruta da Lagosteira.

 

Podes ainda aproveitar para respirar os ares de Peniche, uma cidade repleta de surfistas.

 

berlengas-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Jornal de Leiria

 Ver opções de alojamento para ficar em Peniche

11. Drave

Drave é uma aldeia portuguesa de uma beleza incrível que se encontra desabitada. A sua beleza, a sua localização, e a sua mística fizeram com que esta aldeia não fosse esquecida e são cada vez mais aqueles que a visitam.

A esta aldeia não consegues aceder de carro nem de outro transporte, o acesso é feito a pé, sendo que a aldeia mais próxima, Regoufe, fica a 4 quilómetros. Aqui não há lojas, restaurantes, eletricidade, água canalizada, saneamento, gás, correio, telefone ou rede de telemóvel. Quem vem a Drave, procura a paz e a tranquilidade que apenas um lugar desconectado do mundo pode oferecer.

O CNE (Corpo Nacional de Escutas) adquiriu cerca de 1/3 da aldeia em 1995 e desde 2001 que tem conduzido vários trabalhos de reabilitação da aldeia.

Um fim de semana será mais do que suficiente para viver uma grande aventura em Drave.

 aldeia-mágica-drave

Fonte: ToVieira

 Ver opções de alojamento para ficar perto de Drave

Escapadinhas em família

Estás à procura de uma escapadinha que se adeque a toda a família, incluindo adultos e crianças? Então fica com estas fantásticas sugestões e parte já à aventura.

 

1. Chão do Rio, Seia, Guarda

O Chão do Rio é uma quinta rural incrível para escapadinhas em família. Localizada na freguesia de Travancinha, em Seia, na Guarda, esta quinta oferece atividades para toda a família.

 

Aqui podes encontrar animais, um parque infantil, uma piscina biológica incrível, bicicletas, massagens, terapias orientais, workshops de fotografia, passeios a cavalo e uma horta.

 

Além de pequeno-almoço, a estadia inclui pão caseiro todos os dias. Este lugar é incrível tanto para adultos como para crianças, sendo o espaço ideal para uma escapadela de fim de semana em família.

 

chã-do-rio-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal 

Fonte: hotelandia.pt

 Verificar preços e disponibilidade

 

2. Hotel MH Peniche, Peniche, Leiria

Em Peniche, existe uma excelente opção para uma escapadinha em família. O antigo Hotel Praia Norte que foi renovado em 2015, chama-se agora MH Peniche e é excelente para adultos e crianças.

 

O hotel está decorado inspirado pela praia e pelo mar, não esquecendo as ligações da cidade de Peniche ao mundo do surf. Aqui toda a família pode aproveitar uns dias de descanso, tendo ao seu dispor uma piscina interior e exterior, serviços de massagens, um spa, um campo de ténis e um parque infantil.

 

hotel-MH-Peniche-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: MH Hotels

 Verificar preços e disponibilidade

 

3. Natura Glamping, Fundão, Castelo Branco

Os miúdos adoram aventura e os adultos, por norma, conforto. Porque não agradar a todos com uma escapadinha diferente? O que propomos é acampar, mas com todo o conforto.

 

O Natura Glamping é uma ótima opção, uma vez que tem um estilo muito diferente e permite-te apreciar toda a beleza da natureza. Os miúdos também vão adorar de certeza.

 

Aqui, também terás a oportunidade de provar as incríveis iguarias do Fundão, como o bolo doce, o bolo de azeite, o cabrito no forno, o salmão com crosta de amêndoa, o borreguinho com azeite, alho e alecrim, as papas de carolo ou o arroz doce.

 

Natura-Glamping-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Joaquim Silva

 

4. Luz Charming Houses, Fátima, Santarém

Se és religioso, certamente que costumas visitar Fátima com a família. Um excelente lugar para ficares hospedado é o hotel de charme Luz Charming Houses, um lugar incrível para relaxares em família, que fica a apenas 3 km do grandioso Santuário de Fátima.

 

Este hotel assemelha-se a uma pequena aldeia, sendo o seu ambiente extremamente familiar. Aqui podes aproveitar os passeios de bicicleta, a cesta de piquenique e as massagens no Luz Retreat (um spa incrível instalado numa gruta natural algures no meio do arvoredo).

 

Uma escapadinha em família em Fátima pode ser exatamente o que precisas para restabelecer corpo e alma.

 

Luz-Charming-Houses-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Booking.com

 Verificar preços e disponibilidade

 

5. Train Spot Guesthouse, Marvão, Portalegre

A região de Marvão é excelente para uma escapadinha em família. O Train Spot Guesthouse é um alojamento muito peculiar e inspirador, ideal para quem adora estar em sítios com história. Esta antiga estação ferroviária, que tem mais de 100 anos, foi restaurada e hoje é um alojamento incrível.

 

Neste lugar podes sentir toda a envolvência do Parque Natural da Serra de S. Mamede e absorver as características paisagísticas, patrimoniais e culturais da região.

 

No local, terás ao teu dispor várias atividades fantásticas para fazeres em família, como andar a cavalo, visitar a quinta pedagógica, fazer ateliers de cozinha e estar em contacto com a horta, tudo programas incríveis tanto para adultos como para os mais novos.

 

Train-Spot-Guesthouse-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: trainspot.pt

 Verificar preços e disponibilidade

 

6. Azorean Urban Lodge, Ponta Delgada, Açores

Não deve existir nada melhor do que passar uns dias rodeado de natureza em família. Por isso, os Açores são sempre uma excelente opção de escapadinha em família. Um dos lugares mais incríveis do arquipélago dos Açores é a Ilha de São Miguel.

 

No Azorean Urban Lodge, encontrarás um edifício do final do século XIX restaurado, que inclui uma esplanada e uma piscina. O alojamento fica a apenas 5 min a pé do centro histórico de Ponta Delgada, sendo também próximo do aeroporto.

 

Esta é uma excelente opção para quem procura um ambiente familiar e tranquilo na Ilha de São Miguel.

 

Azorean-Urban-Lodge-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Booking.com

 Verificar preços e disponibilidade

 

7. Cooking and Nature – Emotional Hotel, Porto de Mós, Leiria

Descrito como um hotel emocional, o Cooking and Nature é um lugar incrível para relaxar e passar um bom bocado em família.

 

O conceito do alojamento conjuga a cozinha à natureza, sendo perfeito para os amantes de um bom prato. Para as crianças existem imensas atividades preparadas pelo Cooking and Nature.

 

Basta olhar para as imagens e começar a imaginar a sua próxima escapadinha. Será uma experiência única.

 

cooking-and-nature-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Local Hideaways

 Verificar preços e disponibilidade

 

8. Casa Vicentina, Aljezur, Faro

Este é um sítio onde o tempo passa devagar, sendo ideal para quem quer quebrar a rotina acelerada do dia a dia e fazer uma escapadinha em família.

 

Mesmo famílias muito numerosas irão encontrar na Casa Vicentina uma excelente opção. A casa situa-se num parque natural e fica a apenas 3 Km da bela Praia de Odeceixe.

 

O aspeto mais curioso deste alojamento é que a sua piscina exterior fica dentro de um lago biológico, sendo a paisagem incrível. As crianças vão adorar e tu também.

 

casa-vicentina-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Lifecooler

 Verificar preços e disponibilidade

 

9. Hotel Moov Évora

Naquela que foi a primeira praça de touros de Évora, surge o Hotel Moov Évora. Um hotel muito bonito e acessível, ideal para uma escapadinha em família.

 

Este hotel é um excelente ponto de partida para conheceres a cidade e toda a planície alentejana. Encontras-te muito próximo dos principais pontos turísticos da cidade, por isso podes apostaer em fazer caminhadas em família.

 

moov-Évora-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: diarioimobiliario.pt

 Verificar preços e disponibilidade

 

10. Monte Saraz-Turismo Rural, Barrada, Évora

O Monte Saraz é descrito como um oásis de serenidade. Se procuras uma escapadinha em família para simplesmente relaxar, este é o lugar ideal. O edifício oitocentista foi restaurado, mantendo a sua aparência antiga.

 

Aqui podes descobrir a planície alentejana e apaixonar-te pelos sabores regionais. Podes também dar passeios de bicicleta, visitar monumentos pré-históricos, observar as hortas e os pomares, nadar na piscina emoldurada por arcos de um antigo lagar e muito mais.

 

Tanto adultos como crianças vão adorar este pequeno paraíso dos tempos antigos.

 

Monte-Saraz-Turismo-Rural-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: tripadvisor.com.br

As escapadinhas mais românticas

Queres fazer uma escapadinha a dois e não tens ideia de quais os sítios mais românticos em Portugal para o fazeres?

 

Não te preocupes, nesta lista vais encontrar os melhores lugares para viveres a tua paixão durante o fim de semana.

 

1. Aveiro

Aveiro é considerada a Veneza portuguesa, por isso é fácil de compreender o porquê de entrar nesta lista. Aveiro é, de facto, uma das cidades mais românticas do país.

 

Caso decidas escapar para esta cidade, procura conhecer o parque infante D.Pedro, a Ria de Aveiro, o Museu de Aveiro, as estátuas das pontes, a Praia da Costa Nova, o Museu da Arte Nova, a Reserva natural das dunas de São Jacinto e a Oficina do doce. Algo muito romântico que podes fazer é um passeio nos tradicionais moliceiro, enquanto degustas uns fantásticos ovos moles e umas tripas de Aveiro.

 

aveiro-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Vortex Magazine

 Ver opções de alojamento para ficar em Aveiro

2. Viana do Castelo

“Quem gosta vem, quem ama fica.” O próprio slogan da cidade indica-nos que estamos perante um local muito romântico. Se estás a pensar numa escapadinha romântica no Norte de Portugal, Viana do Castelo é sem dúvida uma das melhores opções.

 

Se decidires visitar a cidade minhota, não percas a fantástica vista no topo do Santuário de Santa Luzia, o Museu do Traje, o Navio Gil Eannes, o Centro histórico e a Sé de Viana.

 

Como é óbvio, não podes também deixar de viver o romance à mesa, experimentando iguarias típicas da região, como as bolas do Natário e os manjericos de Viana.

 

viana-do-castelo-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: jornalc.pt

 Ver opções de alojamento para ficar em Viana do Castelo

3. Ponte de Lima

Dentro do distrito de Viana do Castelo, tens outro local incrível onde podes namorar - Ponte de Lima. Ponte de Lima é uma vila pitoresca e cheia de tradições. Se queres uma escapadinha romântica, visita Ponte de Lima de maio a outubro, uma vez que é nesta época que decorre o Festival Internacional de Jardins.

 

Depois, em junho, tens a animada Feira dos Cavalos, entre maio e junho, a tradicional Vaca das Cordas e, em setembro, as Feiras Novas. Além de todas estas festividades que ocorrem, podes sempre visitar o Museu do Brinquedo Português, o bonito Largo de Camões e o Museu dos terceiros.

 

Como é óbvio, não podes deixar de provar com o teu amor o ex-libris da zona que é o Arroz de Sarrabulho, servido com rojões de porco. A lampreia do Rio Lima também é um dos pratos mais apreciados.

 

ponte-de-lima-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: ominho.pt

 Ver opções de alojamento para ficar em Ponte de Lima

4. Comporta

Tanto no verão como no inverno, a freguesia Comporta, em Setúbal, é uma excelente escolha para uma escapadinha muito romântica. A Comporta oferece praias de areia branca e águas azuis translúcidas.

 

Caso decidas passar o teu fim de semana na Comporta a dois, não deixes de dar um passeio de cavalo pelo areal. Além de aproveitares as paisagens da praia, não percas a oportunidade de provar as iguarias da zona, uma vez que a Comporta tem cada vez mais restaurantes incríveis com chefes reconhecidos nacional e internacionalmente.

 

Peixe fresco grelhado, amêijoas à Bulhão Pato e arroz de lingueirão são alguns dos melhores pratos para saborear aqui.

 

comporta-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Time Out Lisboa

 Ver opções de alojamento para ficar em Setúbal

5. Coimbra

Coimbra é umas das cidades mais românticas e com mais história que podes encontrar em Portugal. Esta cidade já foi capital do país e atualmente continua com uma aparência muito medieval. Para viveres o teu romance em pleno, Coimbra é uma excelente opção. Não percas a Quinta das Lágrimas, que é símbolo de uma das maiores histórias de amor contadas em português - a lenda de Inês de Castro e D. Pedro.

 

Não deixes de conhecer também a Universidade de Coimbra, o Jardim Botânico, os Jardins da Sereia, o Teatro Gil Vicente, o Mosteiro de Santa Cruz e o Convento de Santa Clara-a-Velha.

 

No que diz respeito à gastronomia de Coimbra, não deves deixar de experimentar os doces fantásticos que lá podes encontrar e pratos como a chanfana ou o leitão assado à moda da Bairrada.

 

coimbra-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: gofordmagazine.pt

 Ver opções de alojamento para ficar em Coimbra

6. Braga

Gostavas de ter um fim de semana agradável com a tua cara metade? E que tal uma escapadinha na cidade de Braga? Em Braga vais encontrar lugares muito bonitos e aconchegantes para passares o teu fim de semana.

 

Caso decidas passar por esta cidade, certifica-te que visitas o Bom Jesus, o Sameiro, o Jardim de Santa Bárbara, o Parque da Ponte, o Mosteiro de Tibães, o Arco da Porta Nova e o Palácio do Raio. Em Braga vais encontrar excelentes restaurantes a preços muito baixos.

 

Um dos pratos mais típicos de Braga é o Bacalhau à Narcisa, que podes encontrar em vários pontos da cidade. A sobremesa que não podes deixar de experimentar aqui seria o Pudim Abade de Priscos.

 

Braga-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: cm-braga.pt

 Ver opções de alojamento para ficar em Braga

7. Carvoeiro

O Carvoeiro, na cidade da Lagoa, é um dos lugares mais românticos do Algarve para uma escapadinha de fim de semana. Nesta localidade, terás ao teu dispôr praias de uma beleza inacreditável, com falésias calcárias douradas que compõem a costa.

 

Aproveita este destino no verão, para uma escapadinha muito romântica e relaxante.

 

carvoeiro-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: blog.turismodoalgarve.pt

 Ver opções de alojamento para ficar no Carvoeiro

8. Monsaraz

Monsaraz é uma airosa vila medieval de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo. Este é um dos sítios mais românticos que podes encontrar em Portugal para uma escapadinha de fim de semana.

 

Nesta vila encontras casas de cal e xisto, com ruas que espelham a época medieval. Se decidires visitar Monsaraz a dois, não te esqueças de provar o ensopado de borrego alentejano.

 

monsaraz-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: tourtravelandmore.com

 Ver opções de alojamento para ficar em Monsaraz

9. Douro

Na região do Douro encontras alguns dos alojamentos mais românticos do país e com todas as comodidades necessárias. Nesta região, podes dar asas à tua paixão com as paisagens mais belas.

 

Como atividades, podes escolher andar de burro, visitar os vários miradouros da região, fazer um cruzeiro ou o fantástico percurso de comboio entre a Régua e o Tua. Não te esqueças, claro, de aproveitar o que melhor a região tem - o seu vinho.

 

douro-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: magazine.trivago.pt

Consulta aqui as nossas sugestões dos Hotéis com as melhores vistas sobre o Rio Douro.

 Ver opções de alojamento para ficar no Douro

10. Bragança

A bonita cidade de Bragança, na região de Trás-os-Montes, é outra cidade incrível para uma escapadinha romântica. A cidade reflete os tempos em que foi ocupada por romanos, suevos e visigodos.

 

Caso decidas passar o teu fim de semana em Bragança, conhece o Castelo de Bragança, a Torre de Menagem, a Porta do Sol, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje e o Parque Natural de Montesinhos.

 

As principais iguarias desta cidade, que não podes mesmo perder durante a estadia, são os enchidos regionais, as alheiras, o salpicão e o butelo.

 

bragança-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: vortexmag.net

 Ver opções de alojamento para ficar em Trás-os-Montes

7 escapadinhas económicas para o dia dos namorados em Portugal

Ainda não sabes como vais celebrar o dia dos namorados com a tua cara metade? Gostavas de a surpreender mas não sabes como?

 

O Excelente traz-te algumas ideias bastante românticas e amigas da carteira que podes utilizar para tornar o fim de semana mais especial, o difícil será mesmo escolher.

 

1. Almoço na Cafetaria Village Underground em Lisboa, 10€/pessoa

Este restaurante em Alcântara diferencia-se pela sua arquitectura e decoração, que consiste no aproveitamento de contentores e autocarros antigos.

 

O espaço é, sem dúvida, muito divertido e trendy, sendo o ideal para surpreenderes o teu parceiro(a).

cafetaria-village-underground-alcântara-lisboa

Fonte: NiT

 

2. Estadia no Hotel Lagoa Azul no Gerês, 25€/pessoa por 1 noite

O Gerês é sempre uma excelente opção para jovens casais aventureiros, uma vez que há uma farta oferta de atividades radicais na zona, mas também para os mais românticos, dadas as suas paisagens de montanha apaixonantes.

 

O Hotel Lagoa Azul do Gerês situa-se no Parque Nacional de Peneda-Gerês e dispõe de quartos com vistas para a Albufeira da Caniçada e para a piscina exterior. Aqui vais poder relaxar no terraço com espreguiçadeiras que rodeiam a piscina, contemplando a paisagem de montanha, e vais poder tomar um belo pequeno almoço que já está incluído no preço.

 

Nas redondezas, podes ainda encontrar locais onde podes fazer passeios de jipe, caminhadas e passeios a cavalo.

 

lagoa-azul-no-gerês

Fonte: Alojamento Gerês

 

3. Estadia na Estalagem de Monsaraz no Alentejo, 29,5€/pessoa por 1 noite

Já pensaste em conhecer a vila medieval de Monsaraz, na região do Alentejo? Esta é um a excelente opção para quem deseja relaxar e fazer agradáveis caminhadas com o seu par romântico.

 

A estalagem sugerida tem paredes em pedra, uma piscina exterior rodeada de oliveiras e amplas vistas sobre as planícies circundantes da Barragem do Alqueva.

 

A juntar a isto, há ainda uma lareira, um elemento essencial para um clima bastante romântico.

 

estalagem-de-monsaraz-no-alentejo

Fonte: Hotels & Resorts Portugal

 

4. Cozinha de Autor no Élebê da Póvoa de Varzim, 21,5€/pessoa

O que te parece uma bela caminhada pelo Passeio Alegre da Póvoa de Varzim com uma excelente refeição no final do dia?

 

O restaurante Élebê fica entre as muralhas da Fortaleza da nossa Senhora da Conceição, sendo a vista incrível. Sabe mais sobre a oferta aqui.

 

lebê-da-póvoa-de-varzim

 

Fonte: Lifecooler

 

5. Passeio de moliceiro em Aveiro, 7,99€/pessoa

Aveiro é uma das cidades portuguesas mais românticas. No fim de semana seguinte ao dia dos namorados, porque não fazer um cruzeiro nos típicos moliceiros de Aveiro?

 

Esta oferta inclui o cruzeiro e ainda uma caixa surpresa com alguns doces típicos da região.

 

passeio-de-moliceiro-em-aveiro

Fonte: guerreirobackpacker.blogs.sapo.pt

 

6. Estadia em Óbidos numa casa de campo, 29,5€/pessoa por 1 noite

Óbidos é um dos mais impressionantes destinos em Portugal. Esta cidade medieval – ainda toda muralhada – encanta todos os que a visitam, sendo a escolha perfeita para passear com a sua cara metade.

 

Para a tua estadia, o Excelente sugere uma noite na tradicional casa de campo São Rafael restaurada e adaptada, datada do século XIX, que dispõe de uma piscina exterior, de um jardim e de uma incrível vista panorâmicas para Óbidos.

 bidos-7-escapadinhas-baratas-para-o-dia-dos-namorados

Fonte: easyvoyage.com

 

7. Cozinha de autor no The Orangerie em Vila Nova de Gaia, 32,5€/pessoa

Este restaurante fica no hotel Yetman no cais de Gaia e tem uma das vistas mais românticas sobre o Douro. O hotel apostou ainda na extensão do espaço do restaurante para um Jardim de Inverno, construído de raiz, para oferecer uma maior quantidade de lugares com vista panorâmica.

 

O menu descontraído foi desenhado pelo Chef Ricardo Costa e enaltece os produtos nacionais de cada região. Apesar de não ser a opção mais económica, para quem é da zona é um programa excelente e que vale a pena.

 

the-orangerie-no-yetman-em-gaia

Fonte: NiT

10 escapadinhas em hotéis com spas

Queres descontrair e tratar do corpo e da mente numa escapadinha? Porque não escolhes um hotel com spa em Portugal? Existem opções excelentes entre as quais podes escolher.

 

1. Sheraton Porto Hotel & Spa, Porto

O Sheraton Porto Hotel & Spa fica a 1 minuto a pé da Avenida da Boavista, no Porto. Neste spa, podes usufruir de um spa moderno com 8 salas de tratamento e uma piscina interior e ter uma escapadinha muito relaxada.

 

No restaurante do hotel, vais encontrar uma adega em vidro. O hotel tem, ainda, um estúdio de ioga, uma área de relaxamento e um bar de sumos.

 

Sheraton-porto-hotel-e-spa-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Lifecooler

 

Informações:

Rua Tenente Valadim 146, Porto

Verificar disponibilidade

 

2. Corinthia Lisbon, Lisboa

O Corinthia Lisbon é um excelente hotel com spa situado perto do Parque Natural de Monsanto. Deste hotel tens vista para o aqueduto do século XVIII.

 

O spa do hotel tem 13 salas de tratamento, um ginásio, piscina interior aquecida, uma área reservada a experienciais sensoriais com piscina hidrodinâmica, jacuzzi, sauna, banho turco, tanque e balde de água fria, fonte de gelo e duches sensoriais.

 

Esta é, sem dúvida, uma excelente opção de escapadinha de relaxamento.

 

Corinthia-Lisbon-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Corinthia Hotels

 

Informações:

Av. Columbano Bordalo Pinheiro 105, Lisboa

Verificar disponibilidade

 

3. Altis Belém Hotel And Spa, Lisboa

O Altis Belém Hotel and Spa fica na zona histórica e cultural de Belém, entre o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém. Este hotel de 5 estrelas tem um design peculiar baseado nos descobrimentos portugueses, tendo inclusivamente sido premiado por esta sua característica.

 

O Spa do hotel dispõe de piscina interior, sauna, Hammam, ginásio, duche Vichy, salas para tratamentos e terapias e terraço com vista para o rio. Este é um dos melhores locais para revitalizares corpo e mente.

 

Altis-Belém-Hotel-And-Spa-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: altishotels.com

 

Informações:

Doca do Bom Sucesso, Lisboa

Verificar disponibilidade

 

4. Jupiter Lisboa, Lisboa

O Jupiter Lisboa é um hotel de 4 estrelas localizado perto do Campo Pequeno. Este hotel é o ideal para uma escapadinha de relaxamento.

 

O alojamento disponibiliza piscina exterior e vistas panorâmicas para a cidade. Além disto, o seu spa, chamado de Blu Spa, oferece uma piscina interior aquecida com jacuzzi vertical, cascatas e jatos de água, banho turco, sauna, espaço de relaxamento e ainda vários tratamentos estéticos e massagens.

 

jupiter-lisboa-spa-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: Logitravel

 

Informações:

Avenida da República 46, Lisboa

Verificar disponibilidade

 

5.  H2otel Congress & Medical Spa, Covilhã

O H2otel Congress & Medical Spa foi o primeiro Mountain SPA a surgir em Portugal, sendo atualmente maiores e melhores da Europa. Se procuras uma escapadinha relaxantes, aqui tens uma belíssima escolha. O spa do hotel permite conciliar a saúde, a prevenção e o bem-estar.

 

Situado no Parque Natural da Serra da Estrela, o hotel tem um spa com sauna, pontes, cascatas, camas e cadeiras de hidromassagens, formações rochosas e jacuzzis suspensos. Basta olhar para a imagem para perceberes o quão fantástico este spa, chamado de Aquadome, é.

 

Além destas infraestrturas, também se realizam no spa massagens, tratamentos estéticos e termais, técnicas de fisioterapia e osteopatia.

 

h2otel-congress-&-medical-spa-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: booking.com

 

Informações:

Av. das Termas, Unhais da Serra

Verificar disponibilidade

 

6. L'AND Vineyards resort, Évora

O L’AND SPA no L’AND Vineyards resort, em Montemor-o-Novo, Évora, é um dos melhores spas de hotel para fazeres a tua escapadinha. O spa tem uma piscina indoor aquecida, uma exterior, um campo de ténis e uma sauna.

 

Os tratamentos efetuados no spa são tratamentos exclusivos Caudalie. Alguns dos tratamentos incluem a infusão de uva e massagens. O hotel disponibiliza suites com tectos de abrir, para que possa dormir sob as estrelas, o que é um pormenor simplesmente incrível.

 

L

Fonte: l-and.com

 

Informações:

Herdade das Valadas, Montemor-o-Novo

Verificar disponibilidade

 

7. Palácio Estoril Hotel, Estoril

O Palácio Estoril Hotel, no Estoril fica a apenas 4 minutos a pé da praia e é um dos melhores hotéis com spa para fazeres a tua escapadinha de relaxamento.

 

O hotel de 5 estrelas oferece luxuosos jardins com um campo de golfe. O seu spa, o Banyan Tree Spa, tem inspiração asiática e inclui uma sauna, banho turco, piscinas dinâmicas, banheira de hidromassagem, massagens e sessões de beleza.

 

palácio-hotel-estoril-as-melhores-escapadinhas-em-hoteis-com-spa

Fonte: European Finest Hotels

 

Informações:

R. Particular à Avenida Biarritz, Estoril

Verificar disponibilidade

 

8. Pousada de Viseu Charming Spa, Viseu

Na região Centro de Portugal, em Viseu, encontras um spa encantador para uma escapadinha muito saborosa. O spa é muito giro, tendo o chão lajes de pedra e as paredes de pastilha preta a desafiar as convenções do zen.

 

No spa tens ao teu dispor jacuzzi, sauna, banho turco e uma curiosa fonte de gelo. Também pode descansar em duas salas de relaxamento diferentes. A abordagem deste spa é um pouco diferente, uma vez que as terapeutas fazem uma abordagem completa e holística sobre os problemas corporais.

 

pousada-de-viseu-as-melhores-escapadinhas-em-hoteis-com-spa

Fonte: MagicSpa

 

Informações:

Rua do Hospital, Viseu

Verificar disponibilidade

 

9. The Yeatman Hotel, Vila Nova de Gaia

O Caudalie Vinotherapie Spa do The Yeatman Hotel é uma excelente ideia para uma escapadinha muito relaxada. O luxuoso hotel de 5 estrelas The Yeatman disponibiliza no seu spa uma grande piscina interior, uma banheira de hidromassagem com vistas panorâmicas para a cidade do Porto.

 

Se queres descansar e ao mesmo tempo ficar perto do centro da cidade, o The Yeatman é a opção ideal para ti.

 

the-yeatman-hotel-porto-as-melhores-escapadinhas-de-fim-de-semana-em-portugal

Fonte: the-yeatman-hotel.com

 

Informações:

Rua do Choupelo, Vila Nova de Gaia

Verificar disponibilidade

 

10. Vila Galé Porto, Porto

O Vila Galé do Porto é um hotel de 4 estrelas, a apenas 300 m da Estação de Metro do Campo 24 de Agosto.

 

O spa deste hotel inclui uma piscina coberta, uma sauna, uma banheira de hidromassagem, banho turco, solário, chuveiro de Vichy, tratamentos de massagens e academia com vista da cidade do Porto. Sem dúvida, um lugar excelente para uma escapadinha.

 

vila-galé-porto-as-melhores-escapadinhas-em-hoteis-com-spa

Fonte: vilagale.com/br/hoteis/porto-e-norte/vila-gale-porto

 

Informações:

Lugar dos Varais, Cambres, Lamego

Verificar disponibilidade

 

 

Se quiseres saber mais sobre hotéis com spas no Norte do país, consulta aqui as nossas sugestões incríveis.

As escapadinhas mais baratas em Portugal

Queres fugir à rotina e conhecer lugares novos, mas o teu orçamento não é tão grande quanto gostarias? Não te preocupes, existem lugares incríveis em Portugal para dares a tua agradável escapadinha. Descobre aqui as melhores sugestões de escapadinhas low-cost.

 

1. Gerês, Braga

O Parque Nacional Peneda-Gerês é um dos parques naturais mais bem preservados em Portugal. Uma escapadinha para este lugar único pode ser exatamente o que estás a precisar para ter uma agradável pausa da correria do dia a dia. Além de descansar, terás também ao teu dispôr várias atividades radicais que podes fazer.

Alojamento a partir de: 25€/noite (quarto duplo)

 

gerês-as-melhores-escapadinhas-low-cost-em-portugal

Fonte: Top Gerês

 

2. Póvoa de Varzim, Porto

Na Póvoa de Varzim tens de tudo um pouco por um preço muito acessível. De dia podes aproveitar a praia ou fazer longas caminhadas. À noite, a diversão continua pelas ruas da Póvoa de Varzim, existindo clubes noturnos e até um casino. Se queres uma escapadinha com tudo isto pelo melhor preço, vais adorar este lugar.

Alojamento a partir de: 29€/noite (quarto duplo)

 

póvoa-de-varzim-as-melhores-escapadinhas-low-cost-em-portugal

Fonte: opoveiro.pt

 

3. Serra da Estrela, Guarda

A Serra da Estrela é sempre uma excelente opção de escapadinha, sendo que existem opções muito baratas nos seus arredores. Na Serra da Estrela, é possível encontrar hotéis para todos os gostos e preços e é um lugar incrível para uma escapadinha, tanto em casal como em família.

 

Além de subires até à Torre, podes visitar sítios como a Lagoa Comprida e Conchos, o Poço do Inferno, o Covão d’ametade e o Vale Glaciar do Zêzere. Muito perto tens a pitoresca aldeia de Piodão, na qual podes fazer alguns trilhos muito bonitos, é um lugar que não deves mesmo deixar de conhecer.

 

Alojamento a partir de: 26€/noite (quarto duplo)

 

serra-da-estrela-as-melhores-escapadinhas-low-cost-em-portugal

Fonte: Vortex Magazine

 

4. Aljezur, Faro

Em Aljezur o tempo parece passar devagar, sendo esta a escapadinha ideal para quem quer quebrar a rotina acelerada do dia a dia. Para uma escapadinha a dois ou em família, esta zona calma do Algarve pode ser a ideal. Aqui vais encontrar a belíssima Praia de Odeceixe, uma peculiar praia onde podes escolher mergulhar em água doce ou salgada.

Alojamento a partir de: 40€/noite (quarto duplo)

 

Aljezur-as-melhores-escapadinhas-low-cost-em-portugal

Fonte: Casas do Barlavento

 

5. Óbidos, Leiria

Óbidos fica a apenas 1 hora de Lisboa e é um dos destinos  mais impressionantes que podes escolher em Portugal. Esta cidade medieval – ainda toda muralhada – encanta todos os que a visitam, sendo a escolha perfeita para passeares com a tua cara metade.

Alojamento a partir de: 25€/noite (quarto duplo)

 

bidos-as-melhores-escapadinhas-low-cost-em-portugal

Fonte: guardiangolf.net

 

6. Cacela Velha (Vila Real de Santo António), Faro

A Cacela Velha é uma aldeia algarvia localizada numa elevação arenítica em frente à Ria Formosa e ao mar, permitindo paisagens incríveis aos seus visitantes. A Praia da Cacela Velha, também designada de Praia da Fábrica, é uma praia rodeada de mar, sendo basicamente uma ilha de areia fina e branca.

 

Esta é uma das praias mais bonitas e sossegadas que podes encontrar no Algarve, sendo especialmente popular entre a comunidade gay e lésbica. A juntar a isto é também um dos destinos mais baratos no Algarve.

Alojamento a partir de: 30€/noite (quarto duplo)

 

cacela-velha-as-melhores-escapadinhas-low-cost-em-portugal

Fonte: Golden Club Cabanas

 

7. Ponte da barca, Viana do Castelo

Ponte da Barca, em Viana do castelo, é um destino fantástico para quem quer conhecer um lugar com história, cultura e natureza a um preço bastante baixo. Aqui podes conhecer a Serra Amarela, fazer vários trilhos pedestres, provar a gastronomia local e relaxar.

Alojamento a partir de: 25€/noite (quarto duplo)

 

ponte-da-barca-as-melhores-escapadinhas-low-cost-em-portugal

Fonte: Rádio Alto Minho

 

8. Odemira, Beja

Se procuras um local para relaxar e estar em contacto com a natureza, Odemira é uma excelente escolha. Além das suas praias da costa alentejana, Odemira oferece-te a possibilidade de fazeres longas caminhadas e estar em harmonia plena com a natureza a um preço muito baixo.

Alojamento a partir de: 33€/noite (quarto duplo)

 

odemira-as-melhores-escapadinhas-low-cost-em-portugal

Fonte: Sul Informação

 

9. Góis, Coimbra

Góis é um excelente lugar para escapadinhas low-cost. O seu rio é o principal elo de ligação de todo o concelho e é um dos elementos integrantes de uma paisagem única e muito bonita. Podes seguir roteiros pré-marcados para visitares todo o concelho, estes roteiros podem ser feitos tanto a pé como de carro.

Alojamento a partir de: 20€/noite (quarto duplo)

 

Góis-as-melhores-escapadinhas-low-cost-em-portugal

Fonte: MundialFM

 

10. Comporta (Alcácer do Sal), Setúbal

A Comporta tem-se tornado num destino tendência nos últimos anos, contudo os seus preços ainda se encontram bastante acessíveis. Esta bonita freguesia faz parte Reserva Natural do Estuário do Sado, sendo possível observar nesta zona cerca de 200 espécies de aves diferentes.

 

Além da sua incrível praia, também podes aproveitar para conhecer o Museu do Arroz, que conta uma importante parte da história da Comporta. Sem gastar muito, vais conseguir ter uma escapadinha incrível.

Alojamento a partir de: 30€/noite (quarto duplo)

 

comporta-as-melhores-escapadinhas-low-cost-em-portugal

Fonte: Trinta e Duas