Viajar
25 JUN 2019

Guia de escapadinhas no Norte de Portugal (40 Sugestões)

Queres relaxar e aproveitar para conhecer todo o encanto do Norte de Portugal? Explora as nossas sugestões e marca já as tuas férias num destes locais incríveis.

Leia por capítulos:

  • Melhores locais para visitar no Norte de Portugal
  • Melhores alojamentos/hotéis no Norte de Portugal
  • Melhores restaurantes no Norte de Portugal
  • Melhores atividades para fazer no Norte de Portugal

Melhores locais para visitar no Norte de Portugal

 

1. Gerês

O Parque Nacional Peneda-Gerês é um dos parques naturais mais bem preservados em Portugal. Uma escapadinha para este lugar único pode ser exatamente o que estás a precisar para ter uma agradável pausa da correria do dia a dia.

No Gerês não percas sítios como a Nossa Senhora da Peneda, a aldeia de Soajo, a Cascata do Arado, a Cascata de Leonte, as Cascatas do Taiti, Pitões das Júnias, Lindoso, Vilarinho das Furnas, o Miradouro da Pedra Bela e Brufe.


Os pratos típicos da região incluem Carne de Cabrito, Bifes de Presunto, Presunto, Enchidos, Papas de Sarrabulho, os Rojões, Cozido à Portuguesa, Caldo Verde, Arroz de cabidela, Bolo de bolacha com doce de ovo e os pastéis de Santa Eufémia.

escapadinhas-no-norte-gerês

Geres Casas

 

 Ver opções de alojamento no Gerês

 

2. Douro

Na região do Douro encontras alguns dos alojamentos mais românticos do país e com todas as comodidades necessárias. Nesta região, podes dar asas à tua paixão com as paisagens mais belas.


Como atividades, podes escolher andar de burro, visitar os vários miradouros da região, fazer um cruzeiro ou o fantástico percurso de comboio entre a Régua e o Tua. Não te esqueças, claro, de aproveitar o que melhor a região tem - o seu vinho.

escapadinhas-no-norte-douro

Master.D

 Ver opções de alojamento no Douro

 



3. Porto

Considerado o melhor destino europeu em 2017, o Porto está na moda e uma escapadinha para a cidade invicta é uma excelente ideia para quem gosta de passeios agitados. No Porto encontras uma cidade vibrante, na qual consegues aproveitar cada momento.

Os monumentos principais que deves conhecer nesses dois dias são os seguintes: Torre dos Clérigos, Casa da Música, Estação de São Bento, Mercado do Bolhão, Livraria Lello, Ponte Luíz I, Museu Serralves e as caves do vinho do Porto. 


Além disto, aproveita para fazer o famoso cruzeiro das 6 pontes, é uma excelente forma de te localizares na cidade e começares a conhecer o local. Consulta o nosso guia de viagem completo da cidade do Porto aqui.

guia-de-escapadinhas-no-norte-de-portugal

 Ver opções de alojamento no Porto

 


4. Viana do Castelo

“Quem gosta vem, quem ama fica.” O próprio slogan da cidade indica-nos que estamos perante um local muito romântico. Se estás a pensar numa escapadinha romântica no Norte de Portugal, Viana do Castelo é sem dúvida uma das melhores opções. 


Se decidires visitar a cidade minhota, não percas a fantástica vista no topo do Santuário de Santa Luzia, o Museu do Traje, o Navio Gil Eannes, o Centro histórico e a Sé de Viana.


Como é óbvio, não podes também deixar de viver o romance à mesa, experimentando iguarias típicas da região, como as bolas do Natário e os manjericos de Viana.

escapadinhas-no-norte-viana-do-castelo

FlixBus 

 Ver opções de alojamento em Viana do Castelo

 


5. Ponte de Lima

Dentro do distrito de Viana do Castelo, tens outro local incrível onde podes namorar - Ponte de Lima. Ponte de Lima é uma vila pitoresca e cheia de tradições. Se queres uma escapadinha romântica, visita Ponte de Lima de maio a outubro, uma vez que é nesta época que decorre o Festival Internacional de Jardins.

Depois, em junho, tens a animada Feira dos Cavalos, entre maio e junho, a tradicional Vaca das Cordas e, em setembro, as Feiras Novas. Além de todas estas festividades que ocorrem, podes sempre visitar o Museu do Brinquedo Português, o bonito Largo de Camões e o Museu dos terceiros.


Como é óbvio, não podes deixar de provar com o teu amor o ex-libris da zona que é o Arroz de Sarrabulho, servido com rojões de porco. A lampreia do Rio Lima também é um dos pratos mais apreciados.

escapadinhas-no-norte-Ponte-de-Lima
CM Ponte de Lima

 Ver opções de alojamento em Ponte de Lima

 

6. Guimarães

“Aqui nasceu Portugal.” Podes encontrar esta indicação no centro histórico da cidade de Guimarães, considerado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 2001. Esta é uma cidade cheia de história e beleza arquitetónica.


Se decidires passar a tua escapadinha de fim de semana neste local, não te esqueças de visitar o Castelo de Guimarães, a Rua de Santa Maria, a Praça da Oliveira e Padrão do Salado, o Largo do Toural, o Santuário da Penha, a Citânia de Briteiros e o Paço dos Duques de Bragança.


Nesta cidade vais encontrar excelentes restaurantes e hotéis a um preço muito simpático.

escapadinhas-no-norte-Guimarães

Jornal i - Sapo

 

 Ver opções de alojamento em Guimarães

 

7. Braga

Gostavas de ter um fim de semana agradável com a tua cara metade? E que tal uma escapadinha na cidade de Braga? Em Braga vais encontrar lugares muito bonitos e aconchegantes para passares o teu fim de semana.


Caso decidas passar por esta cidade, certifica-te que visitas o Bom Jesus, o Sameiro, o Jardim de Santa Bárbara, o Parque da Ponte, o Mosteiro de Tibães, o Arco da Porta Nova e o Palácio do Raio. Em Braga vais encontrar excelentes restaurantes a preços muito baixos.


Um dos pratos mais típicos de Braga é o Bacalhau à Narcisa, que podes encontrar em vários pontos da cidade. A sobremesa que não podes deixar de experimentar aqui é o Pudim Abade de Priscos.

escapadinhas-no-norte-braga

Press Minho

 Ver opções de alojamento em Braga

 


8. Bragança

A bonita cidade de Bragança, na região de Trás-os-Montes, é outra cidade incrível para uma escapadinha romântica. A cidade reflete os tempos em que foi ocupada por romanos, suevos e visigodos.


Caso decidas passar o teu fim de semana em Bragança, conhece o Castelo de Bragança, a Torre de Menagem, a Porta do Sol, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje e o Parque Natural de Montesinhos.


As principais iguarias desta cidade, que não podes mesmo perder durante a estadia, são os enchidos regionais, as alheiras, o salpicão e o butelo.

escapadinhas-no-norte-bragança

Dinheiro Vivo

 Ver opções de alojamento em Bragança

 


9. Miranda do Douro

Ainda em Bragança, podes optar por visitar o concelho de Miranda do Douro, um lugar muito belo com uma identidade muito marcada, tendo até a sua própria língua oficial - o mirandês.


Nesta terra uma visita ao centro histórico de Miranda do Douro é obrigatória. Além disto, podes visitar o Museu da Terra de Miranda, onde consegues perceber mais sobre o modo de vida das pessoas no planalto mirandês.


Um passeio de barco no Parque Natural do Douro Internacional, a visita aos diversos miradouros do concelho, como o miradouro de S. João das Arribas, e a passagem pelo Centro de Valorização do Burro de Miranda, em Atenor, são outras belíssimas sugestões que não deves perder.

escapadinhas-no-norte-Miranda-do-Douro

cm-mdouro.pt

 

 Ver opções de alojamento em Miranda do Douro

 

10. Chaves

Chaves é uma cidade que conjuga legado histórico ao cultural.

Banhada pelo rio Tâmega, esta cidade apresenta muitas atrações. A Torre de Menagem do Castelo Medieval, os fortes de São Francisco e São Meutel, a ponte romana de Trajano, as igrejas Matriz e da Misericórdia e as termas romanas são alguns exemplos de atrações.


Além disto, existe ainda o Museu de Arte Contemporânea de Chaves, desenhado pelo arquiteto Siza Vieira.

escapadinhas-no-norte-chaves

chaves.blogs.sapo.pt

 Ver opções de alojamento em Chaves

Melhores alojamentos/hotéis no Norte de Portugal

 

1. Vidago Palace, Chaves

Um dos melhores hoteis que podes encontrar no norte do país é o Vidago Palace, um hotel rodeado por parques verdejantes e com um estilo que combina a Belle Époque com o luxo moderno. Neste hotel, poderás usufruir de piscina interior e exterior, um spa e um campo de golfe.

No hotel, também existem 4 restaurante, sendo que o vinho mais famoso exportado da região pode ser saboreado na adega do hotel.

escapadinhas-no-norte-vidago-palace

infohostal.com

 Verificar preços e disponibilidade

 

2. Pousada Mosteiro de Guimarães, Guimarães

Em Guimarães, podes optar pela Pousada Mosteiro de Guimarães, um hotel construído no Convento Agostiniano do século XII. Neste alojamento, podes usufruir de comodidades modernas, como ar condicionado ou tv por cabo, ao mesmo tempo que sentes a história do local.

O hotel dispõe ainda de piscina exterior e jardins bastante paisagísticos.

escapadinhas-no-norte-Pousada-Mosteiro-de-Guimarães

Guimarães Turismo

 Verificar preços e disponibilidade

 

3. Hotel Torre de Gomariz wine & spa, Vila Verde

O Hotel Torre de Gomariz wine & spa situa-se na freguesia de Cervães, em Vila Verde, um concelho do distrito de Braga e é outro local fantástico para relaxar e usufruir de uma bela escapadinha na natureza.

Neste hotel irás encontrar bicicletas gratuitas, um jardim, um restaurante, um bar, um salão, piscina interior e piscina exterior. Este hotel fica a apenas 17Km de Braga e a 40Km de Guimarães.

escapadinhas-no-norte-Hotel-Torre-de-Gomariz-wine-&-spa

Booking.com

 Verificar preços e disponibilidade

 

4. Pedras Salgadas Spa & Nature Park, Vidago, Chaves

Em Vidago existe um alojamento em plena comunhão com a natureza - o Pedras Salgadas Spa & Nature Park. Neste alojamento, são disponibilizados bungalows ecológicos auto-suficientes com uma decoração moderna e com um look muito natural. Aqui podes aproveitar para apreciar as belas vistas sobre a natureza circundante.

O hotel dispõe de um restaurante à carta e as refeições podem ser entregues nos bungalows, mediante pedido. No spa do Pedras Salgadas podes usufruir de uma grande variedade de tratamentos e massagens, bem como de uma piscina interior, de uma sauna e de banho a vapor. Sem dúvida que terás uma escapadinha muito especial neste local.

escapadinhas-no-norte-Pedras-Salgadas-Spa-&-Nature-Park

www.pedrassalgadaspark.com

 Verificar preços e disponibilidade

 

5. Pousada Viana do Castelo

No alto do Monte de Santa Luzia, encontras a Pousada de Viana do Castelo. Este hotel é um dos melhores para fazeres a tua escapadinha pelo Norte de Portugal.

Os quartos têm vistas incríveis sobre o oceano e estão equipados com todas as comodidades necessárias para dias muito relaxantes. No exterior existe uma piscina, um campo de ténis e vários terraços.

escapadinhas-no-norte-Pousada-Viana-do-Castelo

Map Travel

 Verificar preços e disponibilidade

 

6. Monverde Hotel, Amarante

Se é uma escapadinha relaxante o que procuras, o Monverde Hotel, em Amarante, é uma excelente escolha. Neste hotel, podes usufruir de uma piscina exterior sazonal, uma piscina interior, sauna, banho turco, uma sala de jogos, um campo de golfe um restaurante e um bar.

O que mais se destaca neste alojamento é o spa, com uma grande variedade de tratamentos e massagens.

escapadinhas-no-norte-Monverde-Hotel

timeout.pt

 Verificar preços e disponibilidade

 

7. Torel Avantgarde, Porto

Um dos melhores locais que podes escolher para dormir no Porto é o Torel Avantgarde, um hotel de 5 estrelas premiado. Neste hotel, que fica a apenas 750 metros da Torre dos Clérigos, podes usufruir de uma piscina exterior, um centro de fitness e um jardim.

No excelente restaurante do hotel, podes saborear pratos típicos da região. Sem dúvida que uma escapadinha para este hotel seria muito bem passada.


escapadinhas-no-norte-Torel-Avantgarde-Park

nit.pt

 Verificar preços e disponibilidade

 

8. Douro41 Hotel & Spa

O Douro41 é um hotel comppletamente integrado com a natureza, o ideal para quem adora paisagens verdejantes.

Neste hotel de 4 estrelas, localizado em Vista Alegre, Castelo de Paiva, podes usufruir de uma deslumbrante piscina de beiral infinito. Além disto, o hotel proporciona ainda um circuito de hidroterapia no seu spa e um ginásio.

O design de todos os espaços do hotel são pensados ao pormenor, sendo a decoração minimalista e elegante, com detalhes de xisto e vidro nos interiores. Se procuras uma escapadinha inspiradora, este pode ser o local ideal.

escapadinhas-no-norte-Douro41hotel&spa

letsgotravel.pt

 Verificar preços e disponibilidade

 

9. Sheraton Porto Hotel & Spa, Porto

O Sheraton Porto Hotel & Spa fica a 1 minuto a pé da Avenida da Boavista, no Porto. Neste spa, podes usufruir de um spa moderno com 8 salas de tratamento e uma piscina interior e ter uma escapadinha muito relaxada.

 

No restaurante do hotel, vais encontrar uma adega em vidro. O hotel tem, ainda, um estúdio de ioga, uma área de relaxamento e um bar de sumos.

escapadinhas-no-norte-Hotel-Sheraton-Porto

Turismo do Porto e Norte de Portugal

 Verificar preços e disponibilidade

 

10. The Yeatman Hotel, Vila Nova de Gaia

O Caudalie Vinotherapie Spa do The Yeatman Hotel é uma excelente ideia para uma escapadinha muito relaxada. O luxuoso hotel de 5 estrelas The Yeatman disponibiliza no seu spa uma grande piscina interior, uma banheira de hidromassagem com vistas panorâmicas para a cidade do Porto.

 

Se queres descansar e ao mesmo tempo ficar perto do centro da cidade, o The Yeatman é a opção ideal para ti.

escapadinhas-no-norte-the-yetman-hotel

www.the-yeatman-hotel.com

 Verificar preços e disponibilidade

 

Melhores restaurantes no Norte de Portugal

Os restaurantes que te apresentamos de seguida são alguns dos restaurantes com melhores avaliações no Norte do país. Percorre a lista e escolhe já o restaurante onde vais fazer uma bela refeição na tua escapadinha ao Norte.

 

1. MUU Steakhouse, Porto

O MUU Steakhouse é um dos melhores restaurantes do Norte para os amantes de carne. Uma das entradas mais populares é o "Johnny's Scotch" (a 9€), um ovo com composição de carnes que vem com puré de chalota e jus de carne.

Para pratos principais as escolhas neste restaurante recaem sobre a "Costela Mendinha" (21€),o Lombo (17€), a Vazia maturada (18€), o RIB EYE maturado premium (56€), o Black Angus (44€) ou o "Tomahawk" (62€). Como acompanhamentos, podes escolher a batata frita ou o rosti, o esparregado ou os legumes no forno, tudo isto a 3,5€.

As sobremesas são todas a 6€ e entre as opções tens o “Poker de chocolate”, a “Acqua di MUU” ou o "Ninho do Goulardt", todas elas deliciosas.

Preço médio: 35€ - 55€ (por pessoa)
 

escapadinhas-no-norte-melhores.restaurantes-do-norte-muu-steakhouse

lifecooler.com

 

2. Solar Bragançano, Bragança

Se é a cozinha regional típica que procuras, o Solar Bragançano, em Bragança, é uma escolha incrível. O restaurante está instalado num antigo solar do século XVIII, apresentando um ambiente acolhedor e romântico.

A ementa deste restaurante privilegia os pratos de caça, destacando-se o javali estufado, a posta de vitela mirandesa e ainda a perdiz com uvas e o arroz de lebre. O bolo de castanhas e a sopa de cerejas são outros atrativos desta casa. 

Preço médio: 25€ (por pessoa)

escapadinhas-no-norte-melhores-restaurantes-do-norte-solar-bragançano

Lifecooler

 

3. O Paparico, Porto

O Paparico, no Porto, é outra excelente opção. Neste restaurante, a decoração segue um estilo campestre e os pratos que se servem são tradicionais. Aqui terás ao teu dispor uma excelente lista de vinhos.

Para entradas, podes escolher entre polvo com molho verde, pataniscas ou fumeiro de qualidade. Os pratos principais incluem bacalhau assado na brasa com batatas a murro, polvo grelhado na brasa e arroz de bacalhau, entre outros.

Preço médio: 100€ (por pessoa)

escapadinhas-no-norte-o-paparico-porto-restaurantes-no-norte

TheFork

 

4. Taberna Belga, Braga

Considerada por muitos como o melhor sítio para comer a típica iguaria nortenha francesinha, a Taberna Belga é uma excelente opção para uma escapadinha no Norte do País.

Além da francesinha, tens ainda o famoso Prego no Prato, que podes acompanhar com uma cerveja da casta carta de cervejas estrangeiras de todo o mundo.

Preço médio: 15€ (por pessoa)

escapadinhas-no-norte-taberna-belga-restaurantes-no-norte

We Braga

 

5. A Cozinha por António Loureiro, Guimarães

A Cozinha por António Loureiro destaca-se pela qualidade das refeições e não só. Neste restaurante há um grande trabalho em curso com o objetivo de se conseguir uma redução significativa dos desperdícios.

Aqui podes escolher a super-entrada mar do norte, composta por lula, lingueirão, amêijoa, tobiko, bisque e mousse de coentros. Para prato principal, o rodovalho e lagostim é uma ótima opção, assim como o bacalhau com migas ou o vitelão com alho negro.

Para sobremesa, a recomendação recai no pudim abade de Priscos que é servido com gelado de lima, esponja de cardamomo, gel de laranja e terra de avelã.

Preço médio: 40€ (por pessoa)

escapadinhas-no-norte-a-cozinha-por-antónio-guimarães-restaurantes-no-norte

Lifecooler

 

6. éLeBê, Póvoa de Varzim

O éLeBê é um restaurante de inspiração minhota que podes encontrar tanto no Porto como na Póvoa de Varzim. Esta é uma excelente opção para quem quer fazer uma escapadinha para o Norte de Portugal e para ficar a conhecer a gastronomia minhota.

O projeto pertence ao chefe Pedro Torres e, na Póvoa de Varzim, está instalado na fortaleza da cidade, oferecendo uma vista incrível.

Preço médio: 25€ (por pessoa)

escapadinhas-no-norte-éLeBê-póvoa-de-varzim-restaurantes-no-norte

Lifecooler

 

7. Ferrugem Restaurante, Famalicão

O restaurante Ferrugem nasceu no século XVIII e hoje é um dos melhores restaurantes de Portugal. Este elegante restaurante de Vila Nova de Famalicão só trabalha com produtos orgânicos, preferencialmente de agricultura sustentável.

Preço médio: 40 € (por pessoa)

escapadinhas-no-norte-Ferrugem-Famalicão-restaurantes-no-norte

visao.sapo.pt

 

8. Restaurante Pena, Amarante

O Pena é um restaurante situado em Vila Caiz, Amarante, e resulta da reabilitação de um espaço com história. A gastronomia aqui apresentada pelo chefe Carlos Pina é característica da região, mas está aliada à sua grande criatividade.

Se é um local que combina requista com rusticidade o que procuras, este pode ser o restaurante ideal para conheceres durante a tua escapadinha ao Norte. 

Preço médio: 30€/pessoa

escapadinhas-no-norte-restaurante-Pena-Amarante-restaurantes-no-norte

Anabela Magalhães

 

9. O Abocanhado, Terras de Bouro, Braga

O Abocanhado é um dos restaurantes mais populares do Gerês e fica na aldeia típica de Brufe, em Terras de Bouro. Neste restaurante, localizado num cenário idílico, podes experimentar o cabrito e a vitela barrosã, que se alimentam livremente pelos belos campos de Brufe.

Preço médio: 25€/pessoa

escapadinhas-no-norte-o-abocanhado-brufe-restaurantes-no-norte

allaboutportugal.pt

 

10. Restaurante Camelo, Viana do Castelo

O restaurante Camelo em Viana do Castelo é conhecido pelo seu ambiente familiar e pelos seus pratos regionais. Entre os pratos mais populares estão o cabrito, o arroz de galo pé descalço (cabidela), o sarrabulho à lavrador e a lampreia assada no forno com batatinha nova.

Aqui poderás também poderás aproveitar para experimentar uma das garrafeiras mais completas da região, com propostas de licores para acompanhar as sobremesas.

Preço médio: 30€/pessoa

escapadinhas-no-norte-camelo-viana-do-castelo-restaurantes-no-norte

Turismo do Porto e Norte de Portugal

Melhores atividades para fazer no Norte de Portugal

Se estás a pensar em fazer algo diferente e até radical no Norte de Portugal, fica a saber que existem imensas opções para te divertires. Percorre a lista abaixo e planeia já a tua escapadinha.

 

1. Canyoning, Gerês

Se adoras aventuras e atividades radicais ao ar livre, opta por fazer canyoning, uma atividade na qual apenas tens de utilizar as habilidades básicas da caminhada ao longo de um percurso. Praticamente qualquer pessoa pode fazer esta atividade e retirar dela uma grande satisfação.

Basicamente desces de gargantas ou desfiladeiros, seguindo o curso de um rio, apoiado por várias técnicas de progressão. Aproveita para desafiares os teus limites físicos e para ficares a conhecer os melhores sítios do Gerês.

Existem várias empresas que podes contactar no Gerês para fazeres esta atividade, como a Latitude41, o GeresMont ou a Mente Desportiva.

Preço médio: 62€

escapadinhas-no-norte-Canyoning-no-Gerês-atividades-no-norte

latitude41.pt

 

2. Passar um dia num parque aquático

No Norte podes encontrar as seguintes opções para um dia de diversão na água.

 

Fafe, Parque Aquático de Fafe

Horário: das 10h às 19h

Entrada: grátis - 12€

ver website

 

Amarante, Parque aquático de Amarante

Horário: das 10h às 19h

Entrada: grátis - 17€

ver website

 

Vila Real, Naturwaterpark, Parque de Diversões do Douro

Horário: das 10h às 19h

Entrada: grátis - 15€

ver website

 

Gerês, Water Park Gerês

Horário: das 10h às 17h

Entrada: 5€ - 13€

ver website

 

Bragança, Torre de Moncorvo, Aquafixe - Parque aquático

Horário: das 10h às 19h

Entrada: grátis - 16€

ver website

 

3. Visitar os centros históricos

No Norte podes encontrar alguns dos centros históricos mais bonitos e interessantes de Portugal. Caso decidas passar alguns dias a fazer uma escapadinha pelo Norte do país, visita os centros históricos de Braga, Guimarães, Porto, Bragança ou Ponte de Lima. De certeza que vais adorar conhecer qualquer um destes lugares.

escapadinhas-no-norte-Guimarães
Jornal i - Sapo

 

4. Fazer um escape game

Ainda não conheces o conceito dos “escape games”? Basicamente consiste em seres colocado dentro de uma sala e através de várias pistas tens de descobrir como escapar da mesma. Este tipo de atividade é fantástico para se fazer com um grupo de amigos.

Tens várias empresas a oferecer estas experiências no Norte, sendo que os preços, por norma, variam entre 49,90€ e 99,90€ para grupos de 2 a 10 pessoas. Podes encontrar “escape games” nas cidades de Braga, Porto, Guimarães e Viana do Castelo.

escapadinhas-no-norte-escape-games-atividades-no-norte

timeout.pt

 

5. Conhecer os museus

No Norte do país podes encontrar museus muito interessantes. Podes conhecer o Museu de Lamego com um espólio constituído por diversos elementos do extinto Convento das Chagas de Lamego, pelo acervo arqueológico da Câmara Municipal e pelo permanente enriquecimento através de doações.


O Museu do Traje de Viana do Castelo é outro museu que deves ponderar visitar, ficando a conhecer mais sobre o modo como as pessoas de Viana trajaram ao longo do tempo e das ocasiões. Também o Museu de Arqueologia D.Diogo de Sousa vale a pena a visita, assim como o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, no Porto.


No Museu do Côa, em Bragança, podes ficar a saber mais sobre pinturas rupestres e no Centro Internacional das Artes José de Guimarães podes descobrir mais sobre a arte contemporânea e as relações que esta estabelece com artes de outras épocas e diferentes culturas e disciplinas.

escapadinhas-no-norte-museu-vila-nova-de-foz-côa-atividades-no-norte

ArchDaily 

 

6. Escalada numa ponte

Já pensaste no quão divertido deve ser escalar uma ponte? No Porto isso é possível para qualquer pessoa sem qualquer tipo de preparação física específica. Se fizeres uma escapadinha pelo Norte, uma boa atividade será escalar a Ponte da Arrábida, o único monumento nacional do século XX no Porto e também a única ponte que disponibiliza escalada no Norte do país.


Se gostas de fazer exercício, esta é uma excelente opção para o fazeres e aproveitares a fantástica paisagem que conseguirás ter sobre o rio Douro. A experiência é promovida pelo Turismo do Porto e conta com todos os equipamentos de segurança necessários.

O preço varia entre os 13€ e os 15€, dependendo do tamanho do grupo.

escapadinhas-no-norte-Escalar-Ponte-da-Arrábida-atividades-no-norte

Evasões

 

7. Visitar os principais monumentos

Se escapaste ou vais escapar para o Norte de Portugal, não percas alguns dos monumentos mais relevantes. O Mosteiro de Tibães, em Braga, a Torre dos Clérigos, no Porto, a Ponte Romana de Trajano, em Chaves, o Castelo de Bragança, a Ponte D. Luís, o Santuário da nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, a Santa Luzia, em Viana do Castelo, o Bom Jesus, em Braga, ou a Capela do Senhor da Pedra, em Vila Nova de Gaia, são excelentes opções.

escapadinhas-no-norte-conhecer-vários-monumentos-atividades-no-norte

Casamentos.pt

 

8. Slide Super Homem, Póvoa de Lanhoso

Na Póvoa de Lanhoso, em Braga, podes experimentar um slide incrível, no qual vais deitado em posição de super-homem. A empresa que oferece esta e outras atividades radicais é a DiverLanhoso e aqui podes descer o slide Super Homem a partir de 11,60€.

escapadinhas-no-norte-Slide-Super-Homem-atividades-no-norte

Parque Aventura DiverLanhoso

 

9. Trilhos, ecovias, ecopistas ou passadiços

Caminhar pela natureza é uma atividade cada vez mais em voga. Se aprecias este tipo de atividade, o Norte do país é o sítio ideal para o fazeres. Existem imensos locais onde podes dar um belo passeio e fazer algum exercício.

Alguns bons locais por onde podes caminhar é a Ecovia do Vez, em Arcos de Valdezes, o trilho da natureza entre o Cávado e o Atlântico, em Esposende, o trilho com passadiços entre Porto e Miramar (Gaia), a Ecopista do Tâmega, que liga Amarante a Arco de Baúlhe, a Ecovia Litoral, em Viana do Castelo, ou o percurso pedestre de pequena rota Cidade da Calcedónia, em Terras de Bouro.


escapadinhas-no-norte-ecovia-do-vez-atividades-no-norte

vortexmag.net

 

10. Descobrir as praias

Para quem adora praia, aproveitar esta escapadinha para conhecer as melhores do Norte de Portugal é uma ideia excelente. A praia do moledo, em Caminha, Viana do Castelo, é considerada por muitos a melhor praia do Norte de Portugal.

Nesta praia podes usufruir de uma beleza única e das qualidades terapêuticas do iodo. Além desta praia, destacamos a praia do Cabedelo, também em Viana do Castelo, a praia da Apúlia e a de Ofir, em Esposende, a praia da Aguda, em Gaia, e a Praia Redonda, na Póvoa de Varzim.

escapadinhas-no-norte-descobrir-as-praias-atividades-no-norte

Rentalia