Viajar
08 JUL 2019

Guia de escapadinhas no Centro de Portugal (40 dicas)

O Centro de Portugal está repleto de lugares encantadores que podes e deves conhecer. As maiores atrações são as serras, as Aldeias do Xisto, as praias fluviais do Zêzere e os percursos pedestres.

 

Leia por capítulos:

  • Melhores locais para visitar no Centro de Portugal
  • Melhores alojamentos/hotéis no Centro de Portugal
  • Melhores restaurantes no Centro de Portugal
  • Melhores atividades que podes fazer no Centro de Portugal

Melhores locais para visitar no Centro de Portugal

 

  1. Tomar

Tomar é uma cidade belíssima, na qual encontras uma grande riqueza artística e cultural.

O Convento de Cristo é o monumento mais importante, tendo sido já declarado Património Mundial pela UNESCO. Este convento é uma jóia arquitetónica que mistura o estilo gótico, manuelino e renascentista.

tomar-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Vortex Magazine 

 

 Ver opções de alojamento em Tomar

 

  1. Castelo Branco

Castelo Branco é outra cidade incrível que podes escolher como destino da tua escapadinha ao Centro de Portugal.

Ela é a capital da Beira Baixa e são cada vez mais os portugueses e estrangeiros que a procuram. Em Castelo Branco, podes também descobrir aquela que é considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal - Monsanto.

Em Monsanto consegues sentir-te transportado para o passado.

Castelo-Branco-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Vortex Magazine

 

 Ver opções de alojamento em Castelo Branco

 

  1. Leiria

Em Leiria existe uma grande mistura de influências medievais e modernas. Esta cidade está cada vez mais dinâmica e animada e oferece-te locais incríveis para visitar.

O imponente Castelo de Leiria é um destes locais que deves mesmo conhecer. No mesmo distrito, encontras Alcobaça, outra bela cidade recheada de encantos próprios. Nesta cidade, o Mosteiro de Alcobaça é um local de passagem obrigatória.

É neste mosteiro que se imortalizou o amor de D. Pedro e D. Inês de Castro, sendo que os seus túmulos foram colocados frente a frente para que os dois apaixonados se reencontrem no Dia da Ressurreição.

leiria-escapadinhas-no-centro-de-portugal

cm-leiria.pt

 

 Ver opções de alojamento em Leiria

 

  1. Coimbra

Coimbra é uma das cidades com mais história do país, tendo já sido ocupada por romanos e árabes. Além de ser o local de nascimento de D. Afonso Henriques, Coimbra foi também o palco do amor de Pedro e Inês.

A Quinta das Lágrimas, a Sé Velha, a Sé Nova ou o Portugal dos Pequeninos são locais incríveis para visitar. Um pouco mais longe da cidade, encontras aldeias de xisto lindíssimas, como Piódão.


coimbra-escapadinhas-no-centro-de-portugal

clickguarulhos.com.br

 

 Ver opções de alojamento em Coimbra

 

  1. Santarém

Santarém é apelidada de “cidade miradouro”, já que fica no alto de um planalto.

Aqui podes encontrar um interessante centro histórico, com muitos monumentos góticos e ruas movimentadas, sendo um local perfeito para uma escapadinha ao Centro de Portugal.

Em Santarém, existe também a bonita localidade de Dornes, na qual podes observar belíssimas vistas.


Santarém-escapadinhas-no-centro-de-portugal

NiT

 

 Ver opções de alojamento em Santarém

 

  1. Aveiro

Aveiro é conhecida como a Veneza portuguesa, sendo uma cidade de grande beleza. Aqui um passeio de moliceiro pela Ria é algo a não perder.

Além disso, perto da cidade existem percursos pedestres que podes realizar, como, por exemplo, os passadiços do paiva.


Aveiro-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Turismo Centro Portugal

 

 Ver opções de alojamento em Aveiro

 

  1. Peniche

Peniche é a cidade do surf, sendo um lugar indissociável ao mar. Nesta bela cidade, encontras um dos maiores portos de pesca tradicional de Portugal, bem como um grande centro de atividades marítimo-turísticas.

Em Peniche, não deixes de visitar o centro histórico, o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, das Igrejas de São Pedro e da Misericórdia e o Forte de Peniche.

Além de tudo isto, uma visita à ilha das Berlengas é também obrigatória e lá é o Forte de São João Batista a grande atração.

peniche-escapadinhas-no-centro-de-portugal

 

 Ver opções de alojamento em Peniche

 

  1. Nazaré

Nazaré é uma vila turística muito interessante para uma escapadinha pelo Centro de Portugal.

Esta vila oferece todas as condições para uns dias bem passados - praias, incríveis miradouros, monumentos, uma cultura rica e uma saborosa gastronomia são alguns dos seus pontos fortes.

Aqui, não deixes de visitar locais como a Capela da Memória, o Forte de São Miguel Arcanjo, o Miradouro do Suberco e a Gruta Natural do Forno d’Orca.

Além de tudo isto, a Nazaré é considerada um dos melhores locais para fazer surf e apanhar boas ondas, por isso, se gostas de desportos aquáticos, vais adorar este destino.

nazaré-escapadinhas-no-centro-de-portugal

 

 Ver opções de alojamento na Nazaré

 

  1. Viseu

A cidade de Viseu tem também muito para oferecer.

Caso decidas fazer a tua escapadinha pelo centro de Portugal em Viseu, não te esqueças de conhecer p Centro Comercial Palácio de Gelo, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, o Rossio (Praça da República), a Porta do Soar, a Catedral de Santa Maria de Viseu (Sé), o Museu Nacional Grão Vasco, o Funicular de Viseu e o Mercado 2 de Maio.


viseu-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Jornal Via Rápida

 

 Ver opções de alojamento em Viseu

 

  1. Guarda

Na cidade da Guarda podes visitar o Museu da Guarda, o Bairro Judaico e a Praça Luís Camões.

Nesta zona, a Serra da Estrela é também um local de visita obrigatória, bem como Almeida, uma vila histórica, e Loriga, outra vila histórica que fica no concelho de Seia.


Guarda-escapadinhas-no-centro-de-portugal

visitportugal.com

 Ver opções de alojamento na Guarda

 

Melhores alojamentos/hotéis no Centro de Portugal

Queres fazer uma escapadinha com todo o conforto a que tens direito? Então espreita as nossas sugestões de alojamento incríveis em vários locais do Centro de Portugal.

 

  1. Luna Hotel dos Carqueijais, Covilhã

O Luna Hotel dos Carqueijais fica na Covilhã e é um excelente local para passares a noite. Aqui terás uma vista privilegiada sobre o vale da Cova da Beira, poderás usufruir dos dois restaurantes do Hotel - o Cova da Beira e a Taberna Serrana -, de uma piscina exterior e de um campo de ténis.

Luna-Hotel-dos-Carqueijais-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Booking.com

 

  1. Cooking and Nature – Emotional Hotel, Alvados

Se procuras um local mais emocional e em comunhão plena com a natureza, o Cooking and Nature é uma opção fantástica. Neste hotel poderás usufruir de piscinas interiores e exteriores, de vistas únicas para a paisagem circundante e de massagens, aulas de ioga, bicicletas gratuitas e muito mais.

Cooking-and-Nature–Emotional-Hotel-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Município Porto de Mós

 

  1. H2otel Congress and medical spa, Unhais da Serra

O H2otel Congress and medical spa fica em Unhais da Serra, uma vila que se insere no Parque Natural da Serra da Estrela. Neste hotel, poderás usufruir de grande conforto e de comodidades como uma piscina paisagística e um spa. O restaurante do hotel, o Alquimia, tem pratos saudáveis e slow food para que consigas contemplar todos os sabores sem pressas.

H2otel-Congress-and-medical-spa-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Traventia

 

  1. Parador Casa da Ínsua, Penalva do Castelo

Em Penalva do Castelo, Viseu, podes optar pelo Parador Casa da Ínsua, um hotel de luxo, avaliado com 5 estrelas. Este hotel fantástico está situado num edifício do século XVIII e rodeia-se de jardins paisagísticos. O restaurante Casa da Ínsua, restaurante do hotel, serve pratos tradicionais portugueses e internacionais e é muito apreciado pelos hóspedes. Sem dúvida, esta é uma excelente opção de alojamento para uma escapadinha no Centro.

Parador-Casa-da-Ínsua-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Evasões

 

  1. Hotel Quinta das Lágrimas, Coimbra

O Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, é um hotel de 5 estrelas que foi recentemente renovado e que se encontra em pleno palácio medieval histórico. Além de um spa topo de gama e de uma vista incrível para a cidade, neste hotel poderás usufruir de jardins botânicos de grande beleza. No hotel existe ainda um campo de golfe e dois restaurantes.

Hotel-Quinta-das-Lágrimas-escapadinhas-no-centro-de-portugal

booking.com

 

  1. Evolutee Hotel, Óbidos

Na bonita vila de Óbidos, podes escolher o incrível Royal Óbidos Evolutee Hotel. Este hotel dispõe de piscina exterior, spa com vários tratamentos, campo de golfe, um restaurante e dois bares. Todos os quartos deste hotel foram meticulosamente decorados por um estúdio de design, o que pode acrescentar muito valor à sua escapadinha pelo Centro.

Evolutee-Hotel-Óbidos-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Booking.com

 

  1. Pousada de Viseu, Viseu

Esta pousada de 4 estrelas fica num grande edifício do século XIX, em Viseu. Aqui terás ao teu dispor um spa, uma piscina interior e uma exterior, vistas panorâmicas sobre a cidade e um elegante restaurante. No restaurante do hotel podes aproveitar para saborear os pratos tradicionais da região, preparados com ingredientes naturais e especialidades do local, como maçãs Beira Alta e os queijos da Serra da Estrela.

Pousada-de-Viseu-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Booking.com

 

  1. Aqua Village Health Resort & Spa, Oliveira do Hospital

O Aqua Village Health Resort & Spa é um hotel de luxo, situado em Oliveira do Hospital, Coimbra. Além das vistas para a Serra da Estrela, este hotel destaca-se por oferecer águas termais que brotam da nascente inserida na propriedade.

Aqua-Village-Health-Resort-&-Spa-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Viaje Comigo

 

  1. Vila Galé Coimbra, Coimbra

Em Coimbra, o Vila Galé apresenta vistas incríveis sobre o rio Mondego, um spa, piscina interior e piscina exterior. Este hotel é o ideal se queres passar uns dias bastante tranquilo a descansar de dias mais agitados. O hotel tem um restaurante que serve pequeno-almoço, almoço e jantar. Se queres uma escapadinha tranquila por Coimbra, já sabes onde ficar.

Vila-Galé-Coimbra-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Vila Galé

 

  1. Hotel Praia, Nazaré

O Hotel Praia, na Nazaré, é um hotel de 4 estrelas com piscina coberta no último piso com vista panorâmica para o mar e com a praia da Nazaré a apenas 50 metros. Neste hotel poderás usufruir de cocktails no bar da praia, que fica num terraço virado para o mar. Além disso, também poderás aproveitar o ginásio do hotel para fazer algum exercício físico.

Hotel-praia-nazaré-escapadinhas-no-centro-de-portugal

booking.com

Melhores restaurantes no Centro de Portugal

No Centro de Portugal, encontram-se iguarias fantásticas, desde o tradicional Leitão à Bairrada até à Lampreia à Bordalesa (prato característico da Ria de Aveiro). Diversidade gastronómica não falta e estes são os melhores locais para descobrires todos os sabores.

 

  1. Tasca do Joel, Peniche

A Tasca do Joel, em Peniche, é um dos restaurantes mais bem classificados no Tripadvisor. Este restaurante foi remodelado e está agora mais confortável e elegante. Entre os pratos mais apreciados da casa estão os buziozinhos da Tasca, as lapas gratinadas, o camarão à Guilho, vários tipos de bacalhau (à Maria, frito, com batata a murro, à Joel, frito, com puré, e à Tasca, com batatas fritas), o Polvo assado no forno e o Cozido à Portuguesa. Como podes ver, são muitas as razões para visitares a tasca do Joel.

Tasca-do-Joel-Peniche-escapadinhas-no-centro-de-portugal

bestguide.pt

 

  1. Pedro dos Leitões, Mealhada

É de senso comum que o melhor leitão é o da Bairrada e o Pedro dos Leitões é um dos melhores restaurantes que por lá podes encontrar. Este restaurante tem mais de 75 anos e foi o primeiro restaurante a servir leitão assado à Bairrada. Se optares por este local, não percas o leitão, cujo segredo de confeção está na temperatura do forno. O leitão vem acompanhado com batatas fritas às rodelas. Com leitão, neste restaurante fazem-se ainda cabidela e açorda deliciosas.

Pedro-dos-Leitões-Bairrada-Mealhada-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Onde Vamos jantar?

 

  1. Restaurante do Museu do Côa, Vila Nova de Foz Côa

Em Vila Nova de Foz Côa, além de poderes visitar o incrível Museu do Côa, também podes usufruir de uma bela refeição no seu restaurante, que tem uma fantástica vista panorâmica. Este restaurante é um digno embaixador da gastronomia da região duriense e transmontana e também uma excelente escolha para um almoço ou jantar durante a tua escapadinha, já que esta localidade, embora ainda pertença à região Norte, fica muito próxima da região Centro.

Restaurante-do-Museu-do-Côa-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Boa Cama Boa Mesa - Expresso

 

  1. Restaurante Guarda Rios, Serra da Estrela

Na Serra da Estrela, tens o restaurante Guarda Rios, uma excelente opção para ficares a conhecer melhor a gastronomia do Centro de Portugal. Este é um restaurante amplo, com janelas com vista para o Poço da Broca, especializado em comida regional. Aqui poderás provar pratos como truta do pescador, cabrito serrano, galinha pedrês e sobremesas como o arroz-doce e a tigelada.

Guarda-Rios-Serra-da-Estrela-escapadinhas-no-centro-de-portugal

www.guardarios.net

 

  1. O Túnel, Oliveira do Hospital

Perto de Coimbra, encontras O Túnel, um restaurante muito apreciado pelos seus visitantes. Neste espaço, podes desfrutar de Chanfana, bacalhau à Túnel, costeleta na telha, polvo à lagareiro e cabrito assado no forno. Para sobremesas podes pedir tigelada, arroz-doce e queijos serra da Estrela.

O-Túnel-Oliveira-do-Hospital-escapadinhas-no-centro-de-portugal

TripAdvisor

 

  1. O Burgo, Lousã

O Burgo é um restaurante da Lousã que se localiza junto à ermida e à praia fluvial de Nossa Senhora da Piedade. Este restaurante apresenta uma decoração rústica e serve sobretudo sabores da região. Entre os pratos mais aclamados estão o cozido do Talasnal servido na broa, o javali com castanhas ou o cabrito no alguidar.

Burgo-Serra-da-Lousã-escapadinhas-no-centro-de-portugal

olhares.sapo.pt

 

  1. Restaurante Casa Ti’Augusta, Sobreira Formosa

O restaurante Casa Ti’Augusta é um excelente restaurante de Sobreira Formosa, concelho de Proença-a-Nova. Aqui podes experimentar o Afogado da Boda (carne de cabra estufada, vinho branco e hortelã) ou, por exemplo, cabrito assado no forno. Para sobremesa podes escolher iguarias como a veraneana (queijo fresco de cabra com laranja e mel). Se decidires ir no verão, pode ser que assistas a concertos de jazz e música tradicional ao vivo.

Casa-Ti

Boa Cama Boa Mesa - Expresso

 

  1. O Abrigo da Montanha, Sabugueiro

No Sabugueiro, em Seia, podes escolher O Abrigo da Montanha, um restaurante e antiga estalagem já com quatro décadas de existência. Aqui, podes comer petiscos regionais da Serra da Estrela, como arroz de carqueja com enchidos, cabrito assado ou bacalhau com pão.

O-abrigo-da-montanha-escapadinhas-no-centro-de-portugal
casaemleiria.blogs.sapo.pt

 

  1. Puralã, Covilhã

Na Covilhã, uma excelente opção é o restaurante Puralã. Neste restaurante, podes desfrutar de algo como queijo de cabra gratinado com cantarelos em compota, cebola roxa e vinagre de figo, creme de castanhas e aipo com raviolis de trufa e shitake ou pastel de molho da Covilhã com caldo aromático de rabo de boi e açafrão. Podes ainda pedir pratos como angus de Idanha na tábua com batata rústica e salada de abacate. No Puralã, as refeições são obra do chef Hélder Bernardino.

Puralã-Covilhão-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Trendy

 

  1. Restaurante Cova da Loba, Linhares da Beira

Em Linhares da Beira, podes optar pelo restaurante Cova da Loba, um dos restaurantes mais criativos da região. Aqui encontras comida de conforto e sempre com uma inspiração regional, sendo utilizados produtos locais. Entre os pratos mais aclamados estão a sopa de perdiz com boletus e shitake em massa folhada, a alheira de caça e a compota de cebola roxa ou o queijo de cabra panado com compota de frutos do bosque.

Restaurante-Cova-da-Loba-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Visão - Sapo

Melhores atividades que podes fazer no Centro de Portugal

 

  1. Visitar as aldeias do Xisto

No Centro do país, encontras as vinte e sete aldeias que fazem parte da rede das Aldeias do Xisto. Planear uma visita a estas aldeias é uma excelente opção de escapadinha. Nestas aldeiras, fazer passeios pedestres, de BTT ou conhecer as praias fluviais são ótimas atividades. Entre as opções, destacamos as aldeias de Piódão, Aigra Nova, Candal, Chiqueiro, Benfeita, Pedrógão Pequeno e Covas do Monte.

Candal-escapadinhas-no-centro-de-portugal

E-konomista

 

  1. Conhecer uma das belas praias fluviais

No Centro de Portugal, encontras várias praias fluviais muito bonitas. Por exemplo, a praia Fluvial de Bogueira, na Lousã, é uma ótima opção para dar banhos rodeado pela natureza. Esta praia acompanha o curso do rio Ceira e inclui todas as infraestruturas necessárias para uma tarde bem passada - campos de jogos, mesas de piquenique e até uma piscina fluvial para os mais novos.

praia-Fluvial-de-Bogueira-lousã-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Visão - Sapo

 

  1. Percursos pedestres

Provavelmente os passadiços mais populares em Portugal, os passadiços do paiva ficam na região Centro. Por isso, se adoras caminhadas pela natureza, este passadiço deve obrigatoriamente de ser inserido nos teus planos de escapadinha ao Centro de Portugal. Além deste percurso, encontras outros, igualmente interessantes, como em Idanha-a-Nova, a Rota dos Abutres, a Rota da Egitânia e a Rota dos Fósseis, em Aveiro, o Percurso do Salreu, o percurso entre Casal de São Simão e Fragas em Figueiró dos Vinhos ou os Passadiços da Foz do Arelho, em Caldas da Rainha.

Percursos-pedestres-e-passadiços-escapadinhas-no-centro-de-portugal

greentrekker.pt

 

  1. Tirar uma fotografia no baloiço do Trevim

Na Serra da Lousã, mais especificamente no ponto mais alto desta serra, fica o baloiço do Trevim. Este baloiço tem feito um grande sucesso no Instagram, sendo todos os dias visitado por imensas pessoas que procuram tirar aquela foto incrível. Este é um baloiço gigante que fica a 1.200m de altitude, o que permite uma vista incrível e também assustadora enquanto balanças. Se decidires visitar este baloiço, dá também uma vista de olhos no Parque Biológico da Serra da Lousã, de certeza que não te vais arrepender.

Baloiço-do-Trevim-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Viagens à Solta

 

  1. Fazer turismo religioso

Para quem é católico, uma visita por ano no Santuário de Fátima faz parte dos planos. Além do Santuário de Fátima, existem outras basílicas, capelas, catedrais, conventos, igrejas, mosteiros e museus de arte sacra no Centro de Portugal. Se o turismo religioso é algo que aprecias, o Centro tem muito para te oferecer.

Turismo-Religioso-Santuário-de-Fátima-escapadinhas-no-centro-de-portugal

getyourguide.com.br

 

  1. Andar num moliceiro de Aveiro

Em Aveiro, uma experiência que não deves perder é o passeio pelos canais num moliceiro. Neste passeio ficarás a conhecer melhor a Veneza portuguesa, já que durante o passeio os guias vão contando um pouco da história da ria de Aveiro.

Moliceiro-aveiro-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Sentir Aveiro

 

  1. Ski, Serra da Estrela

Se gostas de desportos de inverno, a Serra da Estrela pode ser uma opção de escapadinha. Porque não fazer um pouco de ski durante o inverno no Centro de Portugal? A estância foi recentemente renovada, por isso tens mais um motivo para a visitar.

Ski-na-serra-da-estrela-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Porto Envolto. By Vera Dantas

 

  1. Visitar as gruta

Na região Centro de Portugal, encontras serras calcárias entre Rio Maior, Alcobaça, Porto de Mós, Batalha, Leiria, Ourém, Torres Novas e Alcanena. São duas as serras principais, a de Aire e a dos Candeeiros. Porque não visitas uma das duas durante a tua escapadinhas?

Grutas-mira-d

Grutas de Mira de Aire

 

  1. Visitar Águeda e os seus guarda-chuva

Se queres percorrer estas ruas abrigadas por guarda-chuvas coloridas, podes ponderar uma visita a Águeda entre julho e setembro. Se fores em julho, vais poder usufruir do festival de arte urbana anual da cidade - o AgitÁgueda.

gueda-guarda-chuvas-escapadinhas-no-centro-de-portugal

weheartit.com

 

  1. Visitar as casas coloridas da Costa Nova

Se nunca visitaste Costa Nova, em Aveiro, esta escapadinha ao Centro pode ser a tua oportunidade para teres esta vista incrível. Aqui vais poder ver várias casas coloridas e usufruir da praia do local.

Casas-da-Costa-Nova-escapadinhas-no-centro-de-portugal

Litoral Magazine