Saúde
05 ABR 2018

Tudo o que precisas de saber sobre manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é um creme natural obtido a partir da trituração do amendoim torrado e tem origens na América do Sul.

 

Há muito tempo que ouvimos falar deste produto em filmes e séries norte-americanas, sendo os EUA o maior fornecedor e consumidor do produto, contudo há alguns anos a manteiga de amendoim entrou também em força no mercado português.

 

Hoje, este é um alimento muito consumido em Portugal, principalmente por aqueles que praticam exercício físico.

 

Como o próprio nome indica, a manteiga de amendoim é constituída por amendoim, sendo que no mercado a presença do amendoim no produto varia entre 70% e 100%.

 

Ao contrário do que se possa pensar, o amendoim não é um fruto seco, é uma leguminosa. Apesar disto, as suas características nutricionais assemelham-se muito mais aos frutos secos e por isso é que muitas vezes se dá esta confusão.

 

Outro mal entendido existente é pensar que os termos pasta de amendoim e manteiga de amendoim correspondem ao mesmo produto. A pasta de amendoim contém açúcar, ao passo que a manteiga de amendoim não.

 

Portanto, os benefícios nutricionais de cada um deles são muito diferentes e ambos não devem ser consumidos da mesma forma. Sem dúvida que entre os dois, a manteiga de amendoim é a opção mais saudável, uma vez que é mais natural e o seu consumo não acarreta os malefícios do açúcar.

 

Leia por capítulos:

  • Mas a manteiga de amendoim é realmente saudável como se pensa?
  • Posso fazer manteiga de amendoim em casa?
  • Como devo armazenar a minha manteiga de amendoim?
  • Quem pode consumir manteiga de amendoim?
  • Qual a quantidade de manteiga de amendoim aconselhada por dia?
  • Quais são os benefícios da manteiga de amendoim?
  • E quais são os malefícios/desvantagens do consumo da manteiga de amendoim? A manteiga de amendoim também faz mal à saúde?
  • Como posso emagrecer com a manteiga de amendoim?
  • Como posso engordar/ganhar massa muscular com a manteiga de amendoim?
  • Mas como comer manteiga de amendoim? Quais as melhores receitas com manteiga de amendoim?

Mas a manteiga de amendoim é realmente saudável como se pensa?

 

A resposta a esta questão é: “Depende”. Existem muitas versões deste produto no mercado, algumas delas são, de facto, saudáveis, mas há outras que não o são de todo. Por isso, cada produto deve ser avaliado individualmente.

 

Mas como encontrar a opção mais saudável? É simples, o único ingrediente presente na manteiga de amendoim deve ser o amendoim. Ou seja, no rótulo com a lista de ingredientes deves encontrar a indicação de que o produto é 100% amendoim, não contendo quaisquer aditivos.

 

A informação nutricional que vais encontrar numa manteiga de amendoim com 100% amendoim será a seguinte, por uma colher de sopa (15g):

 

  • 98 Kcal
  • 4g de proteína
  • 8g de gordura total
  • 1,1g de hidratos de carbono
  • 1,7g de fibra

 

Ainda dentro das manteigas de amendoim com 100% de amendoim, as mais saudáveis são as que contém amendoins produzidos biologicamente. Isto porque os amendoins de produção convencional são cultivados com recurso a pesticidas, resultando num produto com químicos, o que não é benéfico para a nossa alimentação. Desta forma, a manteiga de amendoim mais saudável é a orgânica e com 100% de amendoim.

 

Por conseguinte, as manteigas de amendoim não saudáveis serão aquelas que contém outros ingredientes para além do amendoim. Várias marcas disponibilizam manteigas de amendoim que incluem gorduras hidrogenadas (que são cancerígenas e aterogénicas) e sal, por exemplo. Estas não são, definitivamente, uma opção saudável.

 

Posso fazer manteiga de amendoim em casa?

 

Para teres a certeza absoluta de que tens ao teu dispor um produto saudável, podes sempre fazer a tua própria manteiga de amendoim em casa.

 

Tudo o que precisas de fazer é comprar amendoins biológicos, torrá-los no forno durante alguns minutos, para ajudar à libertação do óleo natural do amendoim, triturá-los e voilà… Terás ao teu dispor a tua manteiga de amendoim caseira, 100% amendoim e 100% saudável.

 

Como não vais adicionar qualquer conservante, a manteiga de amendoim terá uma validade média de 15 dias. É de ressalvar que não é mesmo necessário adicionar qualquer outro ingrediente extra, nem óleo, nem mel, nem açúcar, nem sal.

 

O próprio amendoim forma o seu óleo, ou a sua manteiga, e a mistura vai-se revelando cada vez mais cremosa.

 

Claro que quem preferir pode colocar uma pitada de sal ou algumas gotas de óleo, consoante o gosto e a textura que mais se deseja, sob pena da manteiga de amendoim ficar um pouco menos saudável.

 

Por outro lado, para as pessoas que preferem uma manteiga de amendoim mais doce, é aconselhável que coloquem apenas uma tâmara na mistura, evitando utilizar açúcar.

 

Caso decidas apenas colocar amendoins, a tua manteiga vai ter exatamente o mesmo valor calórico que o fruto, sendo logo a partir daí considerada saudável.

 

Como devo armazenar a minha manteiga de amendoim?

 

A manteiga de amendoim é preferencialmente conservada à temperatura ambiente de modo a manter a sua textura cremosa. Contudo, a manteiga de amendoim, por norma, contém muitos ingredientes naturais e não tem muitos conservantes, por isso não é aconselhável deixares passar muito tempo antes de consumires todo o produto.

 

No caso de manteigas de amendoim artificiais, podes deixar a manteiga de amendoim em temperatura ambiente por cerca de 3 meses no máximo, enquanto que com manteigas de amendoim caseiras terás apenas à volta de 2 semanas para o seu consumo.

 

Caso consideres que não vais consumir o produto nesses períodos, coloca-o antes no frigorífico e já terás um prazo mais alargado para o seu consumo. Algo muito importante que deves reter é que o óleo que se forma naturalmente no topo da embalagem da manteiga de amendoim é essencial para a sua conservação, por isso nunca o deves deitar fora.

 

Quando abrires a embalagem, só tens de mexer o conteúdo e o óleo misturar-se-á com o resto da manteiga de amendoim.

 

Quem pode consumir manteiga de amendoim?

 

A manteiga de amendoim é adequada a praticamente toda a população saudável e pode perfeitamente ser integrada num plano alimentar equilibrado. Como é óbvio, excluem-se desta lista pessoas alérgicas ao amendoim.

 

A alergia ao amendoim é uma das alergias mais graves relativas à alimentação, sendo esta a responsável por ¾ de todas as mortes causadas por alergias alimentares. Sendo das mais graves, esta é também uma das alergias mais comuns, chegando a apresentar em certas populações do mundo Ocidental rácios de 1 pessoa alérgica em cada 200.

 

Há alguns anos surgiram alguns estudos a referir que o alimento também não seria muito indicado a grávidas, uma vez que o amendoim é uma das oleaginosas que requer uma maior utilização de pesticidas, por ser facilmente contaminado por fungos que produzem uma toxina muito perigosa para a saúde humana - a aflatoxina.

 

A aflatoxina é potencialmente cancerígena e é considerada muito perigosa para populações de risco, como as grávidas. Pesquisas realizadas em 2007 concluíram que mulheres que comiam amendoim mais do que duas vezes por semana durante a gravidez, tinham uma maior probabilidade de ter filhos com sensibilidade para diversas alergias alimentares, incluindo o amendoim.

 

Contudo, estudos mais recentes vêm contrariar estas informações e dizem que se a grávida expor o seu bebé ao amendoim em quantidades moderadas estará a potenciar a sua imunidade ao alimento. Estes novos estudos vêm, assim, revelar que o consumo moderado do amendoim na gravidez pode ser até benéfico para o bebé.

 

Atualmente, a AAP (American Academy of Pediatrics) recomenda que apenas grávidas com historial de alergias a amendoim dentro da família evitem o consumo do amendoim.

 

Qual a quantidade de manteiga de amendoim aconselhada por dia?

 

A manteiga de amendoim é um alimento extremamente calórico, por isso não deves abusar nas quantidades diárias. O recomendável é não serem excedidas duas colheres de sopa de manteiga de amendoim por dia, o que corresponde um máximo de cerca de 30 gramas.

 

Quais são os benefícios da manteiga de amendoim?

 

O amendoim, que é o ingrediente principal de todas as manteigas de amendoim, é um alimento nutricionalmente muito rico e interessante. Na manteiga de amendoim podemos encontrar gorduras insaturadas, vitamina E, vitaminas do complexo B e vários minerais como o Zinco, o Magnésio e o fósforo.

 

Percorre a lista abaixo e descobre os vários benefícios que a manteiga de amendoim pode trazer para a tua saúde.

 

1.  A manteiga de amendoim ajuda a reduzir o colesterol

 

A manteiga de amendoim é rica em gordura monoinsaturada, também conhecida como “gordura boa”. Este tipo de gordura contribui para a redução do mau colesterol (LDL) e dos triglicerídeos e para o aumento do bom colesterol (HDL). Além disto, a manteiga de amendoim contém também resveratrol, que é um poderoso antioxidante que também impede a formação do mau colesterol.

 

2. A manteiga de amendoim faz bem ao coração

Como já foi referido, a manteiga de amendoim é um alimento rico em gorduras insaturadas que ajuda à redução do mau colesterol, logo deduzem-se as suas propriedades protetoras ao nível cardiovascular. 

 

Ao impede que o mau colesterol (LDL) forme placas nas artérias, a manteiga de amendoim ajuda-te a prevenir possíveis enfartes e AVCs. Além disto, este alimento ajuda a combater a hipertensão arterial através da arginina, que é um aminoácido presente no amendoim.

 

No fundo, o que acontece é que este aminoácido é transformado em óxido nítrico no nosso corpo, fazendo com que as artérias “relaxem” e o fluxo sanguíneo aumente, diminuindo, desta forma, a pressão arterial.

 

3. A manteiga de amendoim ajuda a evitar o envelhecimento, o cancro e o Alzheimer

Além de ajudar a prevenir as doenças cardíacas, a manteiga de amendoim traz benefícios ao combate de outras doenças graças à vitamina E. Esta vitamina, que está presente em grandes quantidades na manteiga de amendoim, é um ótimo antioxidante que protege as células dos radicais livres.

 

Assim, a vitamina E consegue prevenir o envelhecimento precoce, alguns tipos de cancro e até o Alzheimer. Em apenas duas colheres de sopa de manteiga de amendoim existem quase 3 mg de vitamina E, pelo que o consumo de manteiga de amendoim é uma excelente forma de extrair os benefícios desta vitamina.

 

4. A manteiga de amendoim faz com que a tua pele e cabelo fiquem mais bonitos

A manteiga de amendoim ajuda à produção de colagénio no nosso organismo, pelo que o seu consumo ajuda a manter a pele firme e jovem por mais tempo. Por outro lado, este alimento contém vitamina B2, que é um excelente aliado para o crescimento do cabelo. Assim, de um modo geral, o consumo de manteiga de amendoim fará com que fiques mais bonito.

 

5. A manteiga de amendoim ajuda-te a ganhar massa muscular

Este produto é uma verdadeira fonte de proteínas e é por isso que é tão popular entre as pessoas que praticam desporto. Como sabemos, a proteína é essencial para a manutenção e aumento da massa muscular.

 

A manteiga de amendoim é, assim, um alimento excelente para quem treina e pretende obter bons resultados físicos. Além da proteína, a manteiga de amendoim também tem nutrientes essenciais para um maior rendimento energético, o que faz com que consigas treinar por mais tempo, e niacina que ajuda a regular o desenvolvimento celular, bem como o crescimento.

 

6. A manteiga de amendoim pode ser um bom aliado para a perda de peso

Sendo este um alimento muito calórico, nem sempre as pessoas conseguem perceber como a manteiga de amendoim pode ser um aliado para a perda de peso.

 

A verdade é que as gorduras monoinsaturadas presentes no alimento diminuem a gordura da barriga. A somar a isto, a proteína e a fibra presentes no produto oferecem uma sensação de saciedade, o que é fundamental para quem está a tentar perder peso.

 

Na prática, a tua vontade de comer algo doce e menos saudável acabará por diminuir com o consumo da manteiga de amendoim. Por outro lado, as fibras também ajudam a regular o intestino e a combater a prisão de ventre, o que vai ajudar ao emagrecimento.

 

7. A manteiga de amendoim ajuda a prevenir os diabetes

Para teres uma noção do poder da manteiga de amendoim, ela é capaz de reduzir o risco de desenvolveres diabetes do tipo II em 21%. Para isto, basta consumires uma colher de sopa cinco ou mais vezes por semana. Isto porque o  amendoim tem gorduras insaturadas e estas melhoram, comprovadamente, a sensibilidade à insulina.

 

8. A manteiga de amendoim ajuda o teu metabolismo a trabalhar melhor

Parece que os benefícios da manteiga de amendoim não conhecem limites. A juntar a tudo o que já foi mencionado, a manteiga de amendoim também consegue combater problemas metabólicos. Isto graças à sua abundante quantidade de magnésio, que promove a remoção de amoníaco prejudicial e protege as células do stress fisiológico.

 

E quais são os malefícios/desvantagens do consumo da manteiga de amendoim? A manteiga de amendoim também faz mal à saúde?

 

1. Muitas manteigas de amendoim do mercado não são saudáveis

Como já foi referido neste artigo, a manteiga de amendoim é um alimento extremamente calórico e a maior parte das marcas não vende sequer manteiga de amendoim cujo ingrediente único é o amendoim. Por isso, as manteigas de amendoim disponíveis nos supermercados são, por norma, muito gordurosas e pouco saudáveis.

 

Um dos grandes perigos que este produto tem para a nossa saúde são os ingredientes extra que normalmente são adicionados no produto pela indústria alimentar, como açúcar, gorduras hidrogenadas ou semi-hidrogenadas, mono e diglicerídeos, sal e outros corantes ou conservantes.

 

Em consequência destas tentativas da indústria de tornar a manteiga de amendoim mais apelativa para o paladar do consumidor, cresce o apetite do consumidor em relação ao produto, o que pode potenciar exageros no seu consumo.

 

Além disto, a indústria alimentar recorre, normalmente, a um processo de esterificação das gorduras vegetais, o que causa uma diminuição da qualidade nutricional do produto, acabando por “anular” alguns dos benefícios referidos anteriormente.

 

2. O amendoim pode trazer alguns problemas

Por outro lado, o amendoim é uma leguminosa que pode trazer alguns problemas relacionados com segurança alimentar, devido às condições em que ele cresce, o amendoim tem uma alta propensão a ser colonizado por um fungo que produz aflatoxinas (um tipo de toxina altamente cancerígena).

 

Além da possibilidade de alojar aflatoxinas, o amendoim tem na sua constituição omega 6, que, ao contrário do omega 3, é uma substância pró-inflamatória, e lectinas, que são também substâncias que desencadeiam inflamações.

 

Isto faz com que, por vezes, a manteiga de amendoim caseira também não seja a melhor opção, uma vez que existe sempre um risco associado aos próprios amendoins que são comprados.

 

Embora a manteiga de amendoim caseira, com 100% de amendoim, tenha propriedades nutricionais muito mais interessantes do que as manteigas industrializadas, a verdade é que as últimas são mais vigiadas e esterilizadas, sendo o perigo das mesmas serem tóxicas para a saúde muito menor.

 

3. A manteiga de amendoim em exagero faz mal à saúde

Nunca é demais relembrar que o amendoim é uma leguminosa com um elevado teor de gordura, que mesmo sendo insaturada tem um grande valor energético associado. Consumir manteiga de amendoim em exagero pode rapidamente causar um desequilíbrio alimentar uma vez que é extremamente calórica (9 Kcal/g).

 

Por outro lado, embora seja rica em gorduras mono e poliinsaturadas, de enorme valor nutricional para o nosso organismo, a manteiga de amendoim também é rica em vitamina A, que apesar de ser uma vitamina lipossolúvel de extrema importância para o sistema imunológico, acaba por causar secura da pele, náuseas, dores de cabeça e problemas no fígado quando ingerida em excesso.

 

Em suma, o segredo é consumir de forma regrada, moderada e atenta a manteiga de amendoim, de forma a retirar dela todos os seus inúmeros benefícios.

 

Como posso emagrecer com a manteiga de amendoim?

 

Como a manteiga de amendoim é um alimento muito calórico e rico em gordura pode não ser muito fácil de acreditar que ela pode, de facto, ajudar a emagrecer. A verdade é que este alimento pode ser um bom aliado na batalha contra o excesso de peso.

 

Para isso, a manteiga de amendoim deve ser consumida em menores quantidades e num horário estratégico. Podes incluir a manteiga de amendoim no teu pequeno-almoço, de modo a ficares mais saciado e não teres vontade de comer tantos doces e gorduras durante o dia.

 

Podes, ainda, optar por comer manteiga de amendoim antes dos treinos, ela vai fornecer-te energia extra para que consigas aguentar mais tempo a fazer exercício físico, o que te vai ajudar a emagrecer de um modo saudável.

 

Contudo, deves ter em atenção para nunca comeres mais do que uma colher de sopa por dia, caso contrário em vez de conseguires emagrecer podes ter o efeito reverso.

 

Como posso engordar/ganhar massa muscular com a manteiga de amendoim?

 

Caso o teu objetivo seja engordar, a manteiga de amendoim, sendo um alimento rico em proteína, hidratos de carbono complexos, vitaminas e antioxidantes, é uma opção válida, mas deves consumi-la de forma diferente ao explicado anteriormente.

 

Se quiseres engordar, deves comer 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim por dia, sendo este o limite máximo recomendado. Se o teu objetivo não é só aumentar peso, mas sim ganhar massa muscular, então deves comer manteiga de amendoim antes e depois do teu treino e também antes de te deitares (na ceia).

 

Deves comer antes do treino para te dar energia e depois do treino para te ajudar na constituição dos músculos. Ao fim de algum tempo de certeza que vais começar a sentir alguns resultados. Não é por nada que este é um dos alimentos preferidos dos desportistas.

 

1. Manteiga de amendoim da Prozis

manteiga-de-amendoim-da-prozis

A manteiga de amendoim da Prozis é uma das mais populares no mercado e as suas características são bastante interessantes a um nível nutricional. Esta manteiga é constituída por amendoins a 100%, não tem adição de sal, aromas artificiais ou óleos hidrogenados. A Prozis disponibiliza duas versões da manteiga de amendoim original, uma crocante e outra cremosa.

 

Além disto, a marca tem ainda uma outra versão orgânica do produto original e também manteigas de amendoim de diversos sabores. A manteiga de amendoim da Prozis é indicada para vegans e vegetarianos, o que é ótimo para quem segue estes estilos de vida e precisa de incluir proteína na sua dieta.

 

O facto de não conter qualquer tipo de aroma artificial faz com que a opção da Prozis seja uma opção saudável e com um sabor fiel ao amendoim.

Preço: 4,49€ por 500g

 

2. Manteiga de amendoim do Lidl

No lidl podes encontrar a manteiga de amendoim Vita D’Or e a Mister Choc. Estas opções de manteiga de amendoim são as mais baratas desta lista e são também das mais baratas que podes encontrar nos supermercados.

 

A manteiga de amendoim Vita D'Or é constituída por 93% de amendoim, óleo vegetal e sal. Apesar de não ser 100% amendoim, esta manteiga não contém açúcar nem emulsionantes, o que é um aspeto positivo comparativamente a outras do mercado.

 

A manteiga de amendoim da Mister Choc, por sua vez, tem uma maior percentagem de amendoim, 95%, mas contém açucar de cana, óleo de palma e sal, fazendo com que esta não seja a opção mais saudável. Porém, esta última é a manteiga de amendoim mais barata que conseguirás encontrar.

Vita D'Or

manteiga-de-amendoim-Vita-D’Or

Preço: 2,99€ por 500g

 

Mister Choc

mister-choco-manteiga-de-amendoim

Preço: 1,49€ por 340g

 

 

3. Manteiga de amendoim da Calvé

manteiga-de-amendoim-calvé

A manteiga de amendoim da Calvé é também uma das opções mais consumidas pelos portugueses, sendo possível encontrá-la com excelentes promoções nos supermercados. Esta manteiga de amendoim prima por ser isenta de glúten e por não ter qualquer adição de açúcar.

 

Ela é constituída por 81% de amendoim (a percentagem mais baixa de amendoim desta lista) e os restantes 19% são óleos vegetais, gordura de palma hidrogenada e sal. Estes ingredientes extra fazem com que o produto final não seja tão saudável, mas são essenciais na preservação da manteiga de amendoim durante mais tempo.

 

Caso aches que não vais conseguir consumir todo o produto rapidamente, por vezes estas manteigas de amendoim são uma boa opção. A Calvé dispões também de duas versões para a sua manteiga de amendoim - a cremosa e a com pedaços.

Preço:  4,14€ por 350g

 

4. Manteiga de amendoim da Myprotein

manteiga-de-amendoim-my-protein

A manteiga de amendoim da Myprotein é constituída a 100% por amendoim com pele. A marca disponibiliza duas versões, uma cremosa e outra com pedaços. Há ainda uma manteiga de amendoim orgânica, cuja única diferença é a produção dos amendoins ser biológica.

 

Além destas versões originais, a Myprotein tem também manteiga de amendoim com sabor a côco, cuja lista de ingredientes inclui, além do amendoim, côco e mel. Esta manteiga de amendoim tem também a indicação de ser apropriada para vegans e vegetarianos.

Preço: 3,49€ por 500g

 

5. Manteiga de amendoim do Celeiro

No celeiro existem duas excelentes opções de manteiga de amendoim. A manteiga de amendoim crocante biológica da Clearspring da Nature Foods, sendo que as duas são muito semelhantes a um nível nutricional.

 

A manteiga de amendoim da Clearspring é constituída por 99,4% de amendoim e 0,6% de sal marinho e a manteiga de amendoim Nature Foods é 99,3% de amendoim e 0,7% de sal marinho. Ambos os produtos são provenientes de agricultura biológica e recomendados para vegetarianos e vegans.

Clearspring

manteiga-de-amendoim-do-celeiro-clearspring

Preço: 3,39€ por 350g

Nature foods

manteiga-de-amendoim-biológica-do-celeiro-nature-foods

Preço: 3,89€ por 350g

 

Mas como comer manteiga de amendoim? Quais as melhores receitas com manteiga de amendoim?

 

A manteiga de amendoim pode ser consumida de diferentes formas, sendo que algumas combinações podem ser mais benéficas para a tua saúde do que outras. Para tirares partido do baixo índice glicémico e do seu poder de saciedade, podes comer manteiga de amendoim com outros alimentos ricos em fibras, como pão, aveia ou fruta.

 

Contudo, como este é um produto calórico, ele não deve ser consumido com pão branco, por exemplo, sobretudo para quem quer perder peso, uma vez que a combinação entre os dois alimentos será muito pesada.

 

Assim, por norma, a manteiga de amendoim é consumida, por exemplo,com panquecas, com papas de aveia, com iogurte natural e com batidos de frutas, uma vez que este produto costuma ser integrado na dieta alimentar de desportistas.

 

Apesar disto, a manteiga de amendoim pode ser utilizada em diversas receitas, incluindo em doces. De seguida, apresentamos-te algumas das melhores receitas de sobremesas com manteiga de amendoim que recolhemos.

 

1. Bolo com manteiga de amendoim

bolo-com-manteiga-de-amendoim-kirbie-cravings

Selecionamos esta receita do blog kirbie Cravings porque é provavelmente a mais rápida e simples de fazeres. Tudo o que precisas é de juntar numa caneca:

  • 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 ovo

 

Instruções: Depois de misturares todos os ingredientes muito bem, só tens de levar a caneca ao microondas durante um minuto e está pronto! Um bolo com manteiga de amendoim delicioso em apenas 5 minutos. Esta receita é ideal para quem tem pouco tempo e quer incluir o alimento na sua alimentação de uma forma deliciosa.

 

2. Bolachas de manteiga de amendoim

bolachas-com-manteiga-de-amendoim-The-Thriving-vegan

Para fazer bolachas de manteiga de amendoim, escolhemos a receita do blog The Thriving Vegan que ensina como fazer bolachas de manteiga de amendoim vegan deliciosas.

 

Esta é uma forma saudável e deliciosa de incluíres a manteiga de amendoim na tua dieta. Para conseguires fazer 20 bolachas de manteiga de amendoim apenas vais precisares de:

 

  • 1 xícara de farinha de aveia ou de trigo integral
  • 1/2 xícara de manteiga de amendoim sem sal
  • 1/4 xícara de xarope de bordo
  • 1/4 xícara de leite de planta (ou água)
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • uma pitada de sal

 

Instruções: Deves começar por misturar os ingredientes secos, como a farinha de aveia/trigo integral, a canela, o fermento em pó e o sal. Noutra tigela diferente, deves misturar os ingredientes húmidos, como a manteiga de amendoim, o xarope de bordo, o leite de planta e o aroma de baunilha.

 

De seguida, deves misturar todos os ingredientes até a massa ficar moldável. Com o forno pré-aquecido a 180°C, deves forrar duas assadeiras com papel vegetal e começar a fazer pequenos bolinhos (cerca de 1 colher de sopa de massa por cada bolacha) e colocá-los no papel.

 

Depois, podes alisar os pequenos bolinhos com uma colher/garfo criando a forma que pretenderes para as tuas bolachas. Elas devem ficar no forno entre 8 a 10 minutos.Após este período de tempo, apenas tens de as tirar do forno, deixar esfriar e desfrutar de um belo lanche.

 

3. Cheesecake com manteiga de amendoim

cheesecake-com-manteiga-de-amendoim-tasty-demais 

Por último, trazemos-te uma receita um pouco mais pecaminosa e menos fit - o cheesecake com manteiga de amendoim do Tasty Demais. Para fazeres esta receita, ideal para 8 a 10 pessoas, vais precisar de:

 

  • 1 pacote de bolachas
  • 7 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 680g de queijo creme
  • 1½ xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha
  • 1½ xícara de gotas de chocolate derretido
  • 2 xícaras de manteiga de amendoim derretida
  • 1 xícara de açúcar de pasteleiro
     

Instruções: Para começar, deves triturar as bolachas. De seguida, deves colocar a bolacha numa tigela e adicionar a manteiga derretida, misturando sempre até que a textura se assemelhe a areia húmida.

 

Depois, pressiona a bolacha até formar uma camada uniforme no fundo de uma forma para bolo e coloca-a no frigorífico. Numa tigela, bate o queijo creme até teres uma mistura homogénea. Depos, adiciona o açúcar, a baunilha e o chocolate derretido, misturando até a mistura ficar com uma cor homogénea.

 

De seguida, apenas tens de despejar a mistura sobre a camada de bolacha na forma com fundo removível e colocar tudo no frigorífico. Numa outra tigela, mistura a manteiga de amendoim derretida e o açúcar de pasteleiro.

 

Depois, deves colocar a mistura sobre o cheesecake na forma com fundo removível, espalhando uniformemente. Por fim, levas tudo ao frigorífico por 2 ou 4 horas e depois desse período estará pronto.