Saúde
28 MAI 2018

Tudo o que tens de saber sobre frutos vermelhos (21 segredos)

Frutos vermelhos, frutos silvestres ou frutos do bosque são frutos de cor vermelha ou preta, que, por norma, estão dispostos em bagas. A cor avermelhada de alguns destes frutos provém da antocianina, um pigmento vegetal que tem a função de prevenir a degeneração das células. Estes frutos têm aspetos muito interessantes do ponto de vista nutricional e chegam a ser considerados por muitos como super alimentos.

 

Podemos encontrar uma grande variedade de frutos vermelhos na natureza, sendo que cada um tem características muito próprias. De seguida, enumeramos alguns dos frutos vermelhos mais populares:

 

  • Açaí
  • Acerola
  • Mirtilo
  • Mangostão
  • Amora
  • Cereja
  • Framboesa
  • Groselha
  • Morango
  • Arando
  • Bagas de Goji

 

Embora sejam frutos com um grande valor para a saúde, estes frutos têm uma característica menos positiva - eles deterioram-se rápido. Por isso, quando são comprados, eles devem ser consumidos quase de imediato.

Leia por capítulos:

  • Quais os benefícios dos frutos vermelhos?
  • Açaí - o companheiro dos desportistas
  • Acerola - um fruto revitalizante
  • Mirtilo - uma aspirina natural
  • Amora - a melhor amiga da juventude
  • Groselha - um anti-histamínico natural
  • Bagas de Goji - uma injeção de saúde
  • Arando - atua contra as infeções urinárias
  • Framboesa - uma aspirina natural 10 vezes mais forte
  • Cereja - a melhor aliada na perda de peso
  • Morangos - um dos mais populares
  • Mangostão - um excelente antioxidante

Quais os benefícios dos frutos vermelhos?

 

1. São alimentos antioxidantes

Uma das melhores características mais apetecíveis dos frutos vermelhos é o seu poder antioxidante. Entre os frutos vermelhos, os mais antioxidantes são os mirtilos, a groselha e a acerola. A propriedade antioxidante destes frutos faz com que os radicais livres nocivos sejam absorvidos. Desta forma, a pele, os rins, os nervos e o aparelho digestivo ficam com as suas células protegidas contra o envelhecimento e contra as agressões como o tabaco e a poluição.

 

2. Tornam a pele e os olhos mais saudáveis

Os frutos vermelhos fornecem uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, potássio e vitamina C, por isso, eles conseguem proteger os os nossos vasos sanguíneos, os ossos das cartilagens, as gengivas, os dentes e a pele. Além disto, os frutos vermelhos são ricos em carotenóides, que contribuem para a manutenção de uma visão e pele saudáveis. Assim, ao consumires frutos vermelhos vais conseguir uma pele mais bonita e uns olhos mais saudáveis.

 

3. Previnem e atenuam os efeitos de alguns cancros

Vários estudos já comprovaram que, de facto, os frutos vermelhos têm propriedades anticancerígenas. Frutos como o morango e a groselha, por exemplo, contêm grandes quantidades de vitamina C, ajudando, por isso, na prevenção do cancro da próstata.

 

4. Diminuem o stress

Não acreditas que os frutos vermelhos te podem ajudar a relaxar? É mesmo verdade. Através da vitamina C que está presente nestes super alimentos, os níveis de adrenalina são reestabelecidos e, por consequência, os níveis de stress e ansiedade tendem a diminuir.

 

5. Reduzem o apetite

Se estás a tentar emagrecer, os frutos vermelhos podem ser aliados poderosos. O consumo destes frutos faz com que a tua vontade de comer doces diminua, uma vez que os frutos prolongam a sensação de saciedade. Além disto, os frutos vermelhos têm uma elevada quantidade de fibra, o que é essencial numa dieta de perda de peso.

 

6. Desaceleram o envelhecimento

Os frutos vermelhos contêm propriedades anti envelhecimento muito interessantes, que ajudam a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. Como estes frutos neutralizam os radicais livres, eles ajudam a manter a tua pele jovem e saudável por mais tempo, retardando o envelhecimento.

 

7. Mantêm o coração saudável

Os frutos vermelhos ajudam a queimar gorduras e a manter o peso, uma vez que são frutos pouco calóricos. Para teres uma ideia, em 500g de frutos vermelhos encontras apenas ⅓ das calorias presentes numa banana. Além disto, estes frutos ajudam a controlar o colesterol, o que também se revela fundamental para manter o coração forte e saudável. Estes super alimentos contêm antioxidantes e ácido fólico, que ajudam a proteger as artérias do colesterol, e, ainda, vitamina C, que evita a formação do mau colesterol.

 

8. Ajuda a evitar as gripes e têm um efeito anti-inflamatório

Outro aspeto de especial interesse em relação aos frutos vermelhos é o seu caráter anti-inflamatório. Devido à vitamina C e ao ácido fólico que estão presentes nestes frutos, conseguimos uma maior proteção imunitária contra gripes e vários tipos de infeções.

 

9. Atenuam os efeitos das alergias

Alguns frutos vermelhos, como a groselha,  contêm gama-linolênico, um ácido gordo que inibe a histamina, impedindo, assim, a reação alérgica aos pólens. Estes frutos podem ser excelentes aliado para quem sofre de alergias, sendo que eles ajudam a eliminar a congestão nasal e a comichão nos olhos relacionada com as alergias.

 

10. Melhoram a circulação sanguínea

Os frutos vermelhos fortalecem os vasos sanguíneos, sendo uma boa arma para combater o desenvolvimento de varizes. Em alguns destes frutos, podemos encontrar rutina,  bioflavonoide solúvel em metanol, que reforça e melhora a circulação sanguínea.

Açaí - o companheiro dos desportistas

 

O açaí é uma fruta cada vez mais popular em Portugal pelos seus inúmeros benefícios. O açaí é o segundo maior antioxidante existente, perdendo a primeira posição apenas para o cacau. Nesta fruta, encontramos as vitaminas C, B1 e B2, assim como uma grande quantidade de proteínas, fibras e lipídios. Este fruto tem um poder antioxidante tão grande devido à presença de antocianinas, que são também responsáveis pela ação anti-inflamatória, pelo aumento do colesterol bom e pela diminuição do colesterol mau.

 

O açaí revela-se especialmente interessante para adeptos da prática de exercício físico, uma vez que ele é um fruto altamente calórico, que fornece imensa energia ao corpo. Além disto, fornece vitamina E, cálcio, magnésio e potássio. Outro aspeto interessante é o facto deste fruto conseguir manter uma pessoa saciada por mais tempo.

 

A somar às vantagens já referidas, o açaí pode também ser uma excelente ajuda no tratamento de problemas de pele, relacionados com fatores inflamatórios, como é o caso do acne, da dermatite atópica e até nos tratamentos anti-envelhecimento. Ou seja, com o consumo de açaí, a tua pele vai aparentar ser mais saudável e mais jovem.

 

açaí-tudo-o-que-precisas-de-saber-sobre-frutos-vermelhos

Fonte: marieclaire.fr

Acerola - um fruto revitalizante

 

A acerola, azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas é um fruto pouco conhecido pelos portugueses, tendo origem nas Américas Central e do Sul. Este fruto assemlha-se a uma cereja, mas tem propriedades distintas e uma cor mais clara. A acerola é rica em vitamina C, vitamina A, flavenóides, fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio. Só para ficares com uma ideia, a acerola tem 20 vezes mais vitamina C que a laranja.

 

Este fruto pode ajudar-te na prevenção do envelhecimento precoce das células, combater o stress e até prevenir problemas oculares. Além disto, a acerola tem propriedades anti-infecciosas e remineralizantes, que conseguem prevenir gripes e até problemas do coração.

 

acerola-tudo-o-que-precisas-de-saber-sobre-frutos-vermelhos

Fonte: revistacampoenegocios.com.br

Mirtilo - uma aspirina natural

 

O mirtilo é considerado por muitos um superalimento, dados os seus inúmeros benefícios para a saúde e, em especial, para o funcionamento do cérebro. Este fruto consegue melhorar o equilíbrio e a coordenação motora. Por serem uma fonte de fitonutrientes, os mirtilos atuam na redução dos danos cerebrais causados por AVCs e chegam a estimular o desenvolvimento de novas células cerebrais.

 

Além destas vantagens, os mirtilos também contêm antocianinas, uma substância que encontramos na aspirina. É mesmo isso que estás a pensar, os mirtilos são uma espécie de aspirina natural, sem efeitos secundários. A juntar a tudo isto, os mirtilos ajudam na prevenção de doenças neurológicas como o Alzheimer e o Parkinson.

 

mirtilos-tudo-o-que-tens-de-saber-sobre-frutos-vermelhos-frutos-antioxidantes

Amora - a melhor amiga da juventude

 

As amoras são outro fruto vermelho recheado de vitamina C. Além disto, têm ácido elágico, que é um fitonutriente importante na proteção da pele contra os raios UV nocivos e também na luta contra a perda de colagénio na pele. Assim, comer amoras, além de ser delicioso, ajuda-te a manter a pele mais bonita e firme. Isto pode ser explicado devido à presença de silício, que ajuda a estimular o colagénio e a elastina.

 

Por outro lado, este poderoso fruto também é rico em potássio e em pectina, que, juntos, são uma boa combinação para quem faz exercício físico e para quem quer perder peso. Isto porque o primeiro é um bom tónico muscular e porque o segundo oferece uma grande sensação de saciedade.

 

amoras-tudo-o-que-precisas-de-saber-sobre-frutos-vermelhos

Groselha - um anti-histamínico natural

 

A groselha tem uma propriedade deveras interessante para todos aqueles que sofrem com alergias, especialmente durante a primavera. Na groselha encontra-se ácido gama-linolênico, uma substância que consegue inibir a histamina do corpo, que é libertada pelas pessoas alérgicas em resposta ao contacto com os pólens. Ou seja, a groselha é praticamente um anti-histamínico natural. Além disto, a groselha também ajuda a evitar a congestão nasal e a comichão dos olhos e do nariz associada às alergias.

 

basket-berries-close-up-209421

Bagas de Goji - uma injeção de saúde

 

As bagas de goji têm benefícios verdadeiramente impressionantes, tendo a capacidade de ajudar na perda de peso, manter o sistema nervoso saudável, fortalecer o funcionamento do fígado e dos rins, baixar o colesterol, prevenir vários tipos de cancros, proteger a visão, a pele e os ossos e muito mais. Esta fruta é conhecida como a fruta da longevidade entre os Tibetanos. Além destas vantagens, as bagas de goji também protegem a pele contra os danos causados pelo sol, impedem a formação da celulite e promovem a fertilidade (sendo também conhecidas como o viagra natural no oriente).

 

Este fruto é rico em vitamina C, B1, B2, B3 e B6 e tem um grande teor de proteínas, aminoácidos e minerais. As bagas de goji também contêm betaína, que combate os radicais livres e que torna este fruto antioxidante, como a maior parte dos frutos vermelhos.

 

As bagas de goji são provavelmente o fruto com maior riqueza nutritiva conhecida no mundo. Quando o fruto está maduro, ele contém betasisterol, que é um agente anti-inflamatório, que baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão, e sesquiterpenoides, que ajudam a regular a pressão arterial e a aliviar o desconforto menstrual. A juntar a tudo isto, as bagas de goji também possuem fisalina, que é uma substância que atua contra todos os tipos de leucemia.

 

tudo-o-que-precisas-de-saber-sobre-frutos-vermelhos-bagas-de-goji

 

Arando - atua contra as infeções urinárias

 

O arando ficou popular por ter a capacidade de evitar infecções urinárias, graças à grande concentração de proantocianidina que encontramos presente no fruto. Além de consumir o fruto ao natural, podemos encontrá-lo em chás, sumos e até com a polpa congelada. Este fruto previne, ainda, a formação de pedras nos rins, ajuda a reduzir o odor da urina e evita gripes, dado que é rico em antioxidantes como vitamina C e flavonoides.

 

arando-tudo-o-que-precisas-de-saber-sobre-frutos-vermelhos

Framboesa - uma aspirina natural 10 vezes mais forte

 

A framboesa é uma fruta riquíssima do ponto de vista nutricional. Esta fruta é rica em vitamina C, vitamina A, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, potássio e antocianina. A framboesa é um dos frutos vermelhos mais desintoxicantes, sendo capaz de combater a retenção de líquidos e manter as unhas, a pele e o cabelo bonitos.

 

As framboesas são 10 vezes mais eficaz para aliviar as inflamações do que as aspirinas, não tendo efeitos secundários. Esta fruta contém também ácido elágico, que protege o organismo dos poluentes existentes nos alimentos processados e no fumo de cigarros. Além de ser uma fruta deliciosa, as framboesas têm a capacidade de aumentar as defesas do teu organismo e de favorecer a saúde ocular. As framboesas diminuem também o risco de doenças neurológicas, como a doença de Parkinson, e ajudam a perder peso.

 

framboesas-tudo-o-que-precisad-de-saber-sobre-frutos-vermelhos

Cereja - a melhor aliada na perda de peso

 

As cerejas são frutas com propriedades nutricionais interessantes, sendo ricas em fibras, vitamina C e potássio. Para quem tem excesso de peso, esta fruta pode ser uma excelente ajuda. A cereja tem poucas calorias e ajuda a evitar a retenção de líquidos, o que é ótimo para quem está a tentar perder peso.

 

Além destas vantagens, a cereja tem uma ação antioxidante, combate a prisão de ventre, tem propriedades anti-inflamatórias e previne a acumulação de gordura nas artérias.

 

cereja-tudo-o-que-precisas-de-saber-sobre-frutos-vermelhos

Morangos - um dos mais populares

 

Os morangos são um dos frutos vermelhos mais consumidos em Portugal, uma vez que têm um sabor bastante agradável e inúmeros benefícios para a saúde. Para ficares com uma ideia, em 8 morangos tens mais vitamina C do que numa laranja e nestes frutos encontras uma grande quantidade de antioxidantes.

 

Os morangos são ótimos para evitar as doenças cardíacas, a artrite, as rugas, a perda de memória e até o cancro. Além dos seus benefícios, o morango é muito fácil de encontrar e também de introduzir nas refeições.

 

morangos-tudo-o-que-precisas-de-saber-sobre-frutos-vermelhos

Mangostão - um excelente antioxidante

 

O Mangostão é uma fruta muito interessante do ponto de vista da saúde. Esta fruta é também conhecida por Mangosta, Mangostim, Mangusta ou Garcínia e ela pode ser utilizada no tratamento de vários problemas de saúde e até para ajudar a emagrecer. O Mangostão é muito popular na Ásia, sendo classificado enquanto refrescante ou quente, conforme sejam yin ou yang. Apesar de ser um fruto muito saboroso e suculento, o mangostão é mais conhecido pelos seus consumidores pelas suas propriedades antioxidantes, uma vez que este fruto é um dos que tem o maior poder antioxidante.

 

O segredo deste poder antioxidante do mangostão são as xantonas antioxidantes, compostos de elevado poder antioxidante, que se encontra na casca do fruto. Estas substâncias apenas podem ser encontradas num reduzido grupo de plantas tropicais. Ao todo, na natureza, existem cerca de 200 tipos de xantonas, sendo que o mangostão possui cerca de 40. Além de tudo isto, o mangostão também é uma fonte de vitaminas, minerais e polifenóis.

 

A juntar a todas estas vantagens, o mangostão também ajuda no tratamento da diarreia, da má digestão, da febre, da gonorreia, no eczema e no fluxo menstrual irregular. Sem dúvida que este é um fruto bastante importante para teres sempre em casa.

 

mangostão-tudo-o-que-precisas-de-saber-sobre-frutos-vermelhos

Fonte: FindaTopDoc