Os 10 trilhos pedestres mais bonitos de Portugal

Há cada vez mais amantes de caminhadas e seja mais a norte ou mais a sul existem muitos percursos por explorar. Parte à descoberta da natureza e conhece os locais mais belos de Portugal!

À Descoberta

És apaixonado pelos caminhos de Portugal mas não sabes muito bem que trilhos fazer? É normal. De Norte a Sul do país, há centenas de percursos pedestres disponíveis que nem sempre são lembrados.

Da montanha, à floresta ou ao rio, o Excelente dá-te uma lista completa dos melhores percursos que fazem do nosso país um lugar único a descobrir. Percorre a lista reunida pelo Excelente e começa já a planear a tua atividade do próximo fim de semana.

Passadiços do Paiva, Arouca

Situado na margem esquerda do rio Paiva e integrado no Geoparque de Arouca, os Passadiços do Paiva estendem-se ao longo de 8 km para oferecer uma incrível experiência com a natureza.

Este trilho, que liga Espiunca a Areinho, encontra-se, sobretudo, suspenso em estruturas e é acompanhado por vertentes rochosas e escarpadas. O percurso pode ser feito nos dois sentidos, sendo possível voltar para trás pois trata-se de um trilho linear e não circular. 

Os Passadiços do Paiva foram inaugurados em junho de 2015 e, desde então, já passaram por lá muitos visitantes. O percurso já arrecadou também diversos prémios turísticos como, por exemplo, os World Travel Awards.

Distância: 8 km 
Ver no Google Maps

Source - Paiva Walkways, Arouca

Trilho dos Pescadores (Rota Vicentina), Odemira, Alentejo

A costa alentejana é um lugar incrível, sobretudo, quando percorrida a pé, apreciando a Rota Vicentina e todo o cenário envolvente. 

O Trilho dos Pescadores é um trilho que acompanha sempre a linha da costa, passando pelos trajetos percorridos pelos pescadores e locais. Este percurso dispõe de vários troços que podes escolher, consoante os quilómetros que estás disposto a percorrer. Este é, sem dúvida, um dos trilhos pedestres mais ricos e belos que podes fazer em Portugal.

Distância: 9-20 km
Ver no Google Maps 

Source - Fishermen's Trail (Rota Vicentina), Odemira, Alentejo

Rota dos Penedos Mouros, Gouveia, Guarda

A Rota dos Penedos Mouros atravessa as freguesias de Nespereira, Arcozelo, Rio Torto e Vinhó num percurso circular rico em áreas de interesse arqueológico.

Na área dos Penedos Mouros vais poder observar duas sepulturas antropomórficas esculpidas no topo de um rochedo. A diversa fauna e flora, que é possível encontrar ao longo de todo o percurso, é um dos aspetos que faz deste trilho um dos mais belos de Portugal.  

Distância: 20,26 km
Ver no Google Maps 

Route of the Moorish Boulders, Gouveia, Guarda

Trilhos da aldeia histórica de Piódão, Arganil, Coimbra

Também conhecida como a Aldeia Presépio, Piodão é uma das aldeias mais antigas e bonitas de Portugal. 

As casas de xisto e telhado de ardósia, que percorrem a encosta da serra, apaixonam qualquer um. Por isso mesmo, uma das melhores formas de conhecer esta aldeia é percorrer os seus idílicos caminhos. 

Estes percursos pedestres têm um declive pouco acentuado, salvo algumas exceções. No final da caminhada, podes aproveitar para descansar e deliciar-te com os famosos produtos gastronómicos que ali são produzidos.

Distância: 6,7 km 
Ver no Google Maps  

Trails of the historic village of Piódão, Arganil, Coimbra

Trilhos do Geoparque Litoral de Viana do Castelo

Os trilhos do geoparque litoral de Viana do Castelo oferecem a visita a cinco geossítios, junto ao mar. Os locais que não deves perder caso faças estes percursos pedestres são as salinas da Idade do Ferro e as pinturas rupestres da praia de Fornelos. 

Uma parte do percurso do Geoparque Litoral de Viana do Castelo é feito num passadiço litoral, sempre junto à costa, o que proporciona um passeio fantástico.

Distância: 6 - 9,3 km
Ver no Google Maps

Trails of the Coastal Geopark of Viana do Castelo

Rota do Javali, Manteigas, Guarda

Com uma vista panorâmica sobre a Vila de Manteigas, a Rota do Javali permite-te invadir o interior de belas florestas, subir ao topo da ribeira de Leandres e passar pela cascata do Poço do Inferno. 

Ao longo do percurso, tens a possibilidade de contemplar a casa do Guarda-Florestal do Carvalhais e o Viveiro Florestal das Moitas.

Distância: 11 km
Ver no Google Maps 

Boar Route, Manteigas, Guarda

Trilho do Vinho do Porto, Lamego, Alto Douro Vinhateiro

O trilho Vinho do Porto é, sem dúvida, um dos mais bonitos percursos pedestres que podes encontrar em Portugal. 

Este trilho permite atravessar as famosas vinhas da zona do alto douro vinhateiro, classificado património mundial, desde 2001, pela UNESCO. 

Com o rio Douro sempre presente, poderás descobrir mais sobre esta região que produz vinho há mais de dois mil anos, percorrendo os caminhos rurais e agrícolas que delimitam as famosas vinhas. 

Distância: 7,8 km 
Ver no Google Maps

Port Wine Trail, Lamego, Alto Douro Wine Region

Trilho Terras de Granito, Mata da Penoita, Viseu

O trilho Terras de Granito atravessa a floresta do Parque Natural Vouga Caramulo, no concelho de Viseu. 

Neste percurso, encontram-se caminhos e trilhos esculpidos em pedra granítica, como o próprio nome do trilho indica. 

Embora possas fazer o trilho a qualquer altura do ano, a época mais bonita é no Outono e no final do Inverno, uma vez que a água sobe nas albufeiras, tornando as paisagens ainda mais incríveis.

Distância: 8 km 
Ver no Google Maps  

Granite Lands Trail, Mata da Penoita, Viseu

Circuito Pré-histórica Fiais/Azenha, Carregal do Sal, Viseu

O Circuito pré-histórico Fiais/Azenha é um dos trilhos onde podemos encontrar uma maior quantidade de indícios da presença humana na pré-história. O trilho está bem sinalizado e contém vários painéis explicativos. 

Para além da beleza arqueológica do percurso, ainda poderás admirar a beleza do rio Mondego enquanto fazes a tua caminhada.

Distância: 4 km 
Ver no Google Maps

Source - City Council - Prehistoric Circuit Fiais/Azenha, Carregal do Sal, Viseu

Trilho da aldeia de Drave, Geoparque de Arouca, Aveiro

A aldeia de Drave, uma aldeia desabitada desde o início do século XVI, fica no coração da Serra da Freita, no Geoparque de Arouca. 

Este é um dos percursos pedestres mais belos e mais representativos da ruralidade do interior do país. A sua localização, as casas em ruínas e todo o meio envolvente convidam a uma visita. 

O percurso, denominado “A aldeia mágica”, é uma caminhada obrigatória para os amantes de trilhos pedestres, permitindo conhecer melhor o passado e o presente desta aldeia. O trilho começa na aldeia de Regoufe, vai até Drave e termina no ponto de partida.

Distância: 8 km 
Ver no Google Maps 

Trail of Drave Village, Arouca Geopark, Aveiro
Os 10 trilhos pedestres mais bonitos de Portugal
À Descoberta
Os 10 trilhos pedestres mais bonitos de Portugal