Guia completo para visitar Sintra

Do Palácio da Pena ao Travesseiro de Sintra, há clássicos em Sintra que nunca passam de moda. Do óbvio ao menos óbvio, temos um guia repleto de dicas para visitares aquela que é uma das cidades mais românticas de Portugal.

Visitar

Sintra é visita obrigatória para todos aqueles que decidem conhecer a capital ou redondezas. A menos de uma hora de Lisboa, a cidade é conhecida por ser uma das mais românticas de sempre e, claro, é notável pelas paisagens pitorescas. As paisagens da cidade são de tal forma preciosas que, em 1995, a UNESCO classificou a Paisagem Cultural de Sintra como Património Mundial da Humanidade.

O que visitar em Sintra?

Palácio da Pena

O Palácio da Pena é um autêntico diamante na Serra de Sintra. Das cores à arquitetura, o cenário parece saído de um filme. Cada recanto do monumento representa perfeitamente o Romantismo que marca Portugal e o legado eterno de Fernando II, o Rei-Artista – conhecido pela sua irrepreensível cultura e pelo facto de falar alemão, húngaro, francês, inglês, espanhol, italiano e, claro, português.

Se quiseres visitar o Palácio da Pena, o melhor mesmo é optares por fazê-lo nos meses com menos afluência de turistas e, claro, com temperaturas mais baixas (setembro – junho).

The Pena Palace

Palácio de Monserrate

O palácio foi criado em 1856, de modo a acolher Francis Cook durante as férias de verão. Também repleto de toques do Romantismo, o espaço é composto por uma galeria, uma sala de música, uma sala de jantar e também apresenta uma biblioteca. 

O Palácio de Monserrate é rodeado por um jardim com cerca de 50 hectares, intitulado por Parque de Monserrate. O parque é preenchido por plantas com as mais diversas origens. 

O Parque e Palácio de Monserrate fazem parte da "Rota Europeia de Jardins Históricos", que integra as "Rotas Culturais do Conselho da Europa", desde 2020.

Monserrate Palace

Quinta da Ribafria

A quinta foi construída em 1541, na zona de Lourel. O espaço esteve abandonado durante alguns anos e, depois, tornou-se propriedade da autarquia. A 1 de maio de 2015, a quinta abriu portas ao público e passou a ser palco de eventos culturais, desportivos e recreativos. 

A Quinta da Ribafria é composta por um Solar e por um jardim com 13 hectares. Atravessada pelo rio Colares, o espaço tem sequóias centenárias e inúmeras outras plantas. 

Castelo dos Mouros

Este é outro dos locais de paragem obrigatória em Sintra e que pode ser visitado quase na totalidade sem qualquer custo. Situado no alto de um penedo, a vista que se consegue ter a partir do Castelo dos Mouros é de cortar a respiração.

O Castelo dos Mouros foi uma estrutura importante na defesa do território e dos acessos marítimos de Lisboa. Desde 1976, o espaço tem sido alvo de escavações arqueológicas, que permitem conhecer um pouco mais sobre a história do local. O Castelo dos Mouros fica a 200 metros do Palácio da Pena.

Moorish Castle

Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra reúne arquitetura medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica. O palácio foi habitado pela Família Real Portuguesa até ao final da Monarquia, em 1910. Para os amantes de história, a visita ao Palácio Nacional de Sintra é uma maneira de recuar no tempo, já que por ali passaram quase todos os reis e rainhas de Portugal.

Quem por ali passa não deixa de reparar nas duas chaminés cónicas, que também marcam o conhecido como Palácio da Vila.

Sintra National Palace

Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira, também conhecida como a Quinta da Torre, está dividida em sete pontos de visita: o Poço Iniciático, o Palácio, a Capela, o Passeios dos Deuses, o Portal dos Guardiões, o Poço de Iniciação e as Passerelles Subterrâneas.

O espaço está, desde 2002, classificado como Imóvel de Interesse Público devido aos jardins, largos, grutas e ao ambiente enigmático no qual está mergulhado.

Quinta da Regaleira

Lagoa Azul

A Lagoa Azul, situada em plena Serra de Sintra, é um ponto de encontro com a natureza. O local é palco de várias provas de BTT e é também escolhido pelas famílias para a realização de piqueniques.

Blue Lagoon

Azenhas do Mar

As Azenhas do Mar são uma aldeia situada nas arribas da costa e que parece saída de um conto de fadas. Além de ser um local excelente para visitar e explorar, também chama os mais curiosos a experimentar o peixe fresco e marisco.

Além de apresentar uma incrível piscina natural, as Azenhas do Mar é um local único, onde se pode assistir a um dos pores do sol mais bonitos da costa portuguesa.

Azenhas do Mar

Praia da Adraga

Durante três anos consecutivos a Praia da Adraga foi distinguida pela Quercus como “Praia com Qualidade de Ouro” e os motivos são óbvios. O areal é de fácil acesso e as águas são puras. Além disso, a praia consegue combinar o ambiente da montanha com o vasto areal.

Adraga Beach

Cabo da Roca

Se fores a Sintra, não podes perder uma visita ao ponto mais ocidental da Europa Continental, o Cabo da Roca.

A cerca de 150 metros do mar, consegues uma vista abrangente sobre a Serra de Sintra e sobre a costa. Além disso, podes apreciar o Farol do Cabo, o terceiro mais antigo de Portugal ainda em funcionamento, com 165 metros de altitude e 22 metros de altura.

Roca Cape

Onde comer em Sintra?

Sabores do Mercado

Conhecido por ser “uma jóia escondida no coração de Sintra”, o restaurante mistura as comidas portuguesas com os sabores de Sintra e desenvolve pratos modernos. O Sabores do Mercado está disponível para almoços e jantares, disponibilizando uma lista variada de vinhos e compotas. 

Os clientes podem experimentar as tapas, o bacalhau do chefe, bochechas de porco, lasanha vegetariana ou o polvo confitado. O pudim de queijo da serra, o tiramissú  e o brownie de chocolate são algumas das opções que podem marcar as sobremesas.

Source - Tripadvisor - Sabores do Mercado

Maria Bojarda

O restaurante de tapas e de petisco considera-se “o primeiro restaurante de petiscos modernos que veio revolucionar o concelho de Sintra”. A Maria Bojarda apresenta tábuas de carne, peixe, vegetarianas e de sobremesa. A francesinha, o bife da casa e o bacalhau no forno são os pratos principais da ementa. 

O restaurante sugere vinhos variados, cervejas artesanais e prepara cocktails na hora para que as famílias possam desfrutar de tudo aquilo que é obrigatório numa refeição. Por vezes, o espaço acolhe música ao vivo e espetáculos de Fado.

Source - Tripadvisor - Maria Bojarda

Taverna dos Trovadores

A Taverna dos Trovadores, inserida num local calmo, é conhecido pela deliciosa comida, mas também pela música ao vivo que anima o ambiente. Esta opção é ideal para vários contextos, entre eles, jantares de grupo, uma vez que podes fazer a reserva de salas privadas.

A Taverna dos Trovadores alberga música portuguesa ao vivo todas as sextas-feiras e sábados, a partir das 23h00. Naquilo que respeita à carta, a comida é tradicional portuguesa, composta por sabores das várias regiões de Portugal.

Source - Facebook - Taverna dos Trovadores

Apeadeiro

O restaurante Apeadeiro é conhecido pelo tamboril, camarão frito e a sopa de frutos do mar. As estrelas nas sobremesas são as queijadas.

Source - Tripadvisor - Apeadeiro

Azenhas do Mar

O restaurante Azenhas do Mar é o local ideal para almoçares/jantares de olhos postos no mar e na povoação das Azenhas do Mar, construída sobre o penhasco.

Source - Facebook - Azenhas do Mar

Tascantiga

A Tascantiga é um restaurante familiar destinado a tapas e petiscos, todos eles carregados de sabores portugueses, mas apresentados de forma original. O restaurante abriu portas no verão de 2016 e já faz sucesso entre os locais e turistas. Alguns dos pratos mais conhecidos, além das tapas, são o caldo e as bochechas de porco. Entre as sobremesas, o destaque vai para o petit gâteau, crumble de maçã e bolo inglês.

Source - Facebook - Tascantiga Sintra

Piriquita

Ir a Sintra e não ir à Piriquita, é como ir a Roma e não ver o Papa. O negócio familiar com mais de 160 anos abre portas ao melhor travesseiro de Sintra e às tradicionais queijadas. O travesseiro é composto por massa folhada no exterior, recheio com creme de ovo e amêndoa no interior e o mais importante: um ingrediente secreto. Atualmente, a Piriquita é um dos principais pontos turísticos da vila e já conta com duas lojas.

Source - Facebook - Piriquita Sintra

Onde dormir em Sintra

Chalet Saudade

O Chalet Saudade posiciona-se no centro de Sintra, encontrando-se a 100 metros da Estações Ferroviária e Rodoviária de Sintra, a 20 minutos a pé do Castelo dos Mouros e a 5 quilómetros do Palácio Nacional da Pena. A casa de hóspedes situa-se no coração da cidade, mas está ligeiramente afastada dos pontos turísticos. 

A casa de hóspedes foi renovada durante cinco anos e, atualmente, a decoração do espaço aproxima os hóspedes do século XIX. Para dar um toque subtil à estadia, todos os quartos incluem comodidades para preparar chá e café, e alguns têm uma kitchenette.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Chalet Saudade

A Barca Charm House

A Barca Charm House é uma casa de férias situada em Colares, a 2,8 quilómetros da praia mais próxima. Na villa podes usufruir de uma magnífica piscina e de serviços de babysitting. A casa disponibiliza cinco quartos.

Apenas a 5 quilómetros, tens ao teu alcance muitos dos principais pontos turísticos de Sintra, como o Palácio da Pena, Quinta da Regaleira, Cabo da Roca e Museu da História Natural de Sintra.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - A Barca Charm House

Quinta do Pé Descalço

A Quinta do Pé Descalço é ideal para quem quer descansar em total comunhão com a natureza, dada a sua envolvência com áreas verdes e a sua piscina exterior. Ao pequeno almoço, podes contar com pão fresco, queijo local, sumo de laranjas do algarve e compota caseira.

A partir da Quinta do Pé Descalço estás perto de Lisboa (linha direta de comboio), Cascais (20 minutos de carro) e de praias vigiadas ou selvagens.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Quinta do Pé Descalço

PG - Beach House

Se queres um alojamento junto à praia, então a PG – Beach House é a tua melhor opção, já que fica a seis minutos da praia mais próxima e a 400 metros da Praia Pequena do Rodízio. Além disso, podes tirar partido da piscina privada, do jardim, das comodidades para churrasco e de um parque infantil.

Se as tuas férias forem em grupo, não te preocupes. A casa conta com cinco quartos. A Praia das Maçãs fica a menos de 1 km da PG - Beach House.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - PG, Beach House

Quinta do Cabo Guesthouse

Na Quinta do Cabo, podes usufruir de belos banhos de sol enquanto aprecias a piscina exterior e, ao longe, o mar. A partir do alojamento, estarás a 20 minutos de carro de Colares. Os hóspedes podem jogar ténis e bilhar. Na quinta, está também disponível um serviço de aluguer de bicicletas.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Quinta do Cabo Guesthouse

Azen Cool House

Piscina infinita e em total comunhão com a natureza, assim é o Azen Cool House. Neste alojamento podes disfrutar de um verdadeiro descanso ou aproveitar e tirar partido do campo de padel, do ténis de mesa, do snooker, dos dardos e de um ginásio. Além disso, estás a 700 metros da praia mais próxima.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Azen Cool House
Guia completo para visitar Sintra
Visitar
Guia completo para visitar Sintra