Guia para visitar a Serra da Estrela

A Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal continental e um dos destinos mais escolhidos para um dia de aventuras.

Visitar

Este é um dos poucos locais no país em que a quantidade de neve permite a prática de desportos como o ski ou snowboard. Além disso, a Serra da Estrela é também conhecida pelo famoso Queijo da Serra, capaz de atrair turistas durante todo o ano.

Para que não te percas na beleza e imensidão da Serra da Estrela reunimos um conjunto de locais, restaurantes e alojamentos que tens mesmo de visitar.

O que fazer e/ou visitar?

Para muitos a Serra da Estrela é um local a visitar apenas no Inverno e para fazer ski. Contudo, essa ideia não podia estar mais errada. São cada vez mais as atividades que estão disponíveis para visita e que permitem ser usufruídas em qualquer altura do ano.

Além das atividades na neve, este local reúne muitos pontos de interesse e a sua beleza é perfeita para dar longos passeios pela natureza.

Fica a saber mais sobre esta montanha que atinge uma altitude de 1.993 metros. Avançamos já que a vista é fascinante!

Trilho do Covão dos Conchos e Lagoa Comprida

No Parque Natural da Serra da Estrela existe um célebre funil onde as águas da Ribeira das Naves desaparecem – o Covão dos Conchos. Este ponto turístico foi construído pelo Homem para encaminhar as águas da Ribeira das Naves até à Lagoa Comprida, o maior reservatório da Serra da Estrela.

A única forma de chegar à Lagoa do Covão dos Conchos é a pé, pelo Trilho do Covão dos Conchos. O ideal é evitar os meses de muito calor, uma vez que a barragem costuma ficar seca. São cerca de 5 quilómetros a caminhar e no final encontras uma das paisagens mais emblemáticas da Serra!

Covão dos Conchos Trail and Lagoa Comprida

Poço do Inferno

De inferno este poço tem, de facto, muito pouco, pois na verdade é um autêntico paraíso. Se no inverno chega mesmo a congelar e a ser o reflexo perfeito da natureza e do céu, no Verão dá espaço a grandes mergulhos. Situado em Manteigas, é um cartão postal da Serra da Estrela, com uma esplendorosa cascata de dez metros de altura. O espaço tem parques de estacionamento, sítio para merendas e ainda trilhos para caminhadas.

Pit of Hell

Torre

A Torre é o ponto com maior altitude (1.993 metros), não só da Serra da Estrela como também de Portugal Continental. Se no inverno está coberta de neve, no verão a Torre é um miradouro de cortar a respiração, oferecendo uma vista até ao mar da Figueira da Foz. Este ponto turístico recebeu, em 1993, o estatuto de Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa.

Na Torre também podes encontrar restaurantes e lojas com produtos locais, como o queijo, presunto ou o pão. Se não tiveres vertigens, podes ainda dar um passeio de teleférico e acredita que vale mesmo a pena. Com ou sem neve, este sítio nunca desilude! 

The Tower

Desportos de Inverno

A estância de ski da Serra da Estrela abre dia 7 de dezembro e fica em atividade até dia 26 de abril. O parque está preparado com várias pistas com infraestruturas de apoio, além de pistas de neve sintética. Desde o trenó, ao snowboard e ao motosky, todas estas atividades são aclamadas naquele que é o único sítio em Portugal que as permite.

Na estância de Ski da Serra da Estrela tens à tua espera 7 km de pista, onde podes fazer uma daquelas atividades que te deixa um friozinho na barriga. Leva roupas apropriadas e bebe muitos líquidos, de preferência quentes para não desidratares nos dias de neve.

Winter sports, ski

Termas

A Serra da Estrela oferece diversas opções capazes de juntar o cuidado medicinal às paisagens relaxantes. Em Unhais da Serra, está situado um dos maiores Mountain Spa da Europa, o Aquadome. Este espaço está dividido em quatro secções principais:

- AquaTermas, o mais moderno centro termal do país. Com foco nas doenças respiratórias detém um elevado nível de especialização;
- AquaFisio, um completo centro de fisioterapia e osteopatia;
- AquaCorpus, para um encontro entre o corpo e a mente, associando estética a terapias orientais;
- AquaLudic, o mais inovador conjunto de piscinas dinâmicas tematizadas com Circuito Celta.

Se queres um local para relaxar tens aqui uma ótima sugestão localizada no coração da Serra da Estrela. Vai poder encontrar tratamentos adequados às tuas necessidades e podes aceder às instalações sem estar hospedado no hotel.

Hot springs

Loriga

A Loriga é uma conhecida aldeia da Serra da Estrela, por muitos tratada como a “Suíça Portuguesa”. Tal facto está relacionado com a paisagem que envolve a aldeia, onde as montanhas são as protagonistas, principalmente a Penha dos Abutres (1.828 metros de altitude) e a Penha do Gato (1.771 metros de altitude).

No verão, além da beleza estonteante, podes também mergulhar na Praia Fluvial de Loriga, situada a 1 km do centro da vila. O local tem acessos bastante fáceis, pois encontra-se junto à estrada nacional. A Loriga é um local cuidado quanto à acessibilidade, sinalética, limpeza e é vigiada por nadadores salvadores.

Nesta praia podes estender a toalha e apanhar uns banhos de sol, ou então, se estiveres apenas de passagem, podes optar por piquenique. Sim, o espaço tem mesas e bancos e existe também um bar de apoio, caso precises de bebidas frescas.

Loriga

Feira do Queijo da Serra da Estrela

Tradicionalmente, acontece no domingo de Carnaval, no município de Gouveia, no distrito da Guarda. No cartaz do evento estão pastores, queijarias e produtores de queijo, reunidos com o propósito de promover a atividade do setor. Esta é uma visita essencial para os apreciadores de queijo. A Feira do Queijo da Serra da Estrela é capaz de apresentar alguns dos principais sabores da região.

Por isso, já sabes, se visitares a Serra da Estrela por esta altura do ano, a Feira do Queijo é uma paragem obrigatória!

Serra da Estrela Cheese Fair

Vale Glaciar do Zêzere

O Vale Glaciar do Zêzere tem 13 km de extensão e é um dos maiores da Europa. Além disso, conta com 16 percursos pedestres, com diversidade animal e vegetal, e com a Rota do Glaciar, de 17.2 km, que pode ser feita a pé ou em BTT.

Este é um dos locais mais sossegados de Manteigas e perfeito para passear e apreciar a natureza em todo o seu esplendor. As águas são límpidas e cristalinas. O acesso pode ser feito de carro até próximo do local, mas para conseguires apreciar esta paisagem devidamente, aconselhamos a que explores o local a pé, fazendo uma caminhada ou passeio.  Imperdível numa ida à Serra da Estrela!

Zêzere Glacier Valley

Onde comer?

Varanda da Estrela

A Varanda da Estrela é um autêntico refúgio na montanha. Além da decoração, a ementa também remete para o conforto, com pratos tipicamente portugueses: Borreguinho Grelhado na Brasa; Pernil de Leitão Confitado; Bacalhau com Espinafre em Crosta de Broa. Com uma ementa assim o frio não chega a fazer-se sentir.

Taberna A Laranjinha

A Taberna A Laranjinha está situada em Covilhã e reflete os sabores da região, à responsabilidade dos chefs João Paulo e Patrícia Romeiro. Esta é uma das opções mais conhecidas na Serra da Estrela. É um restaurante pequeno, mas com um ambiente muito acolhedor, por isso, é aconselhável que faças reserva.

A Taberna fica junto à Câmara Municipal da Covilhã, bem no centro da localidade. Nos dias de mais calor podes ainda aproveitar para almoçar na esplanada.

Cova da Loba

O restaurante Cova da Loba está situado em Linhares da Beira, concelho de Celorico da Beira. Este espaço é conhecido por unir tradição e inovação numa ementa onde protagoniza o requinte e o conforto. Entre os pratos mais conhecidos, o destaque vai para: Ovos Mexidos com Farinheira de Linhares em Pão Crocante; Cabritinho da Serra Grelhado com Salteado de Legumes; Borrego Grelhado com Arroz de Feijão e Lombinho de Novilho Grelhado.

Este restaurante está muito bem localizado, em pleno Largo da Igreja de Linhares da Beira, com esplanada tanto na frente como nas traseiras, esta com vista para o Castelo.

Soadro do Zêzere

Situado em Valhelhas, o Soadro do Zêzere faz as delícias dos apreciadores de comida serrana. Entre os pratos mais conhecidos, está a Sopa Seca – uma espécie de Cozido à Portuguesa em que o pão substitui a batata – e o Cabrito em Panela de Ferro.

Além das refeições de cozinha tradicional, o Soadro do Zêzere também é um bom local para estadias.

Lenda Viriato

A Lenda do Viriato está situada em Unhais da Serra e, em 1905, altura em que foi construído, era o forno a lenha comunitário da região. Desde de 2009, funciona como restaurante e deve o seu destaque aos traços lúdicos e culturais. Entre os vários pratos, estão o Cervo, o Javali e a Perdiz. 

O restaurante tem uma beleza rústica, pois está construído numa casa de pedra bem recuperada e decorada, com archotes na parede para um jantar bem agradável.

De terça a sexta-feira, a Lenda Viriato só serve jantares. Aos fins de semana, já fazem as duas opções: almoço e jantar.

Onde dormir?

Casa de São Lourenço - Burel Mountain Hotels

A Casa de São Lourenço é um soberbo hotel de 5 estrelas e também uma das principais atrações da região montanhosa mais emblemática de Portugal. A 1.250 metros de altitude tens o privilégio de uma magnífica vista sobre a montanha e acesso a uma área de bem-estar e sauna.

Naquilo que respeita ao restaurante do alojamento, o Chef Manuel Figueira supera as expectativas, trazendo uma cozinha típica da região das Beiras, aliada à sazonalidade dos ingredientes da Serra.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Casa de São Lourenço, Burel Mountain Hotels

Casa das Penhas Douradas

A Casa das Penhas Douradas está situada nas montanhas do Parque Natural da Serra da Estrela, concedendo uma vista panorâmica sobre o local. As instalações são de excelente qualidade e dispõe de uma piscina interior aquecida e sauna. 

Este hotel está a 1.500 metros de altitude e vais sentir-se como em casa, quer pela arquitetura do edifício, quer pelo acolhimento e hospitalidade.

Um sítio perfeito para apanhar ar puro, relaxar e sair da rotina. O SkiParque fica apenas a 30 minutos de carro da Casa das Penhas Douradas. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Casa das Penhas Douradas

Natura Glamping

O Natura Glamping, situado em Alcongosta, a 7,5 km do Fundão, é a opção ideal para aqueles que querem aliar conforto e natureza. De olhos postos na montanha, o Natura oferece a possibilidade de dormir numa tenda de luxo e adormecer a ver as estrelas. 

Este parque de campismo de 3 estrelas tem jacuzzi, que deve ser reservado com 48h de antecedência. No verão, podes ainda usufruir da piscina de borda infinita.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Natura Glamping

Aqua Village, Health Resort

O Aqua Village, em Oliveira do Hospital, é um resort e spa de 5 estrelas que oferece uma nascente termal, 3 piscinas e um Centro de Interpretação de Águas Minerais Termais. O alojamento dispõe de 29 apartamentos T1 ou T2 e uma piscina perfeita para quem procura relaxar e desligar da rotina diária.

Além de todas as ótimas comodidades, conta ainda com uma pequena praia fluvial, agradável para os dias mais quentes. O resort é um aldeamento perfeito para casais e famílias com crianças. Quem sabe uma escapadinha de fim de semana!

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Aqua Village Health Resort

Casas Da Lapa, Nature & Spa Hotel

A Casa da Lapa está situada no Parque Natural da Serra da Estrela, numa aldeia típica de montanha, a Lapa dos Dinheiros. Entre as várias acomodações, dispõe de piscina, sauna, salas de vapor e sala de jogos.

O conceito deste alojamento é diferente de um hotel, pois o ambiente é mais pessoal e familiar. A sua localização é próxima da praia fluvial de Lapa dos Dinheiros e tem um caminho pedestre que passa mesmo à porta, caso queiras fazer uma caminhada. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Casas Da Lapa, Nature & Spa Hotel

Lobos Village

O Lobos Villa está situado em Seia, a 1 km do Museu do Pão e a menos de 9 km da Lagoa Longa. Neste alojamento podes usufruir de um extenso buffet para o pequeno almoço, onde encontras alguns produtos locais como o Queijo da Serra, e desfrutar da piscina exterior.

Os quartos são cuidadosamente pensados para o teu descanso e conforto, sendo muito espaçosos, bem decorados e modernos. É um sítio muito bem localizado, de fácil acesso e super tranquilo.

Ver preços e disponibilidade
Source - Facebook - Lobos Village

Pena D'Água Boutique Hotel & Villas

O Pena D’Água Boutique Hotel & Villas está situado na Covilhã e, além de piscina e sauna, tem área fitness. O hotel é ideal para quem gosta de esquiar, dada a sua localização a 20km da Estância de Ski da Serra da Estrela.

O hotel tem uma decoração, espaço e ambiente fabulosos e alia a tranquilidade e o requinte. O Restaurante Açafrão é onde podes descobrir novos sabores da Beira Interior. Se preferires, tens ainda um Bar Lounge para momentos mais relaxantes.

Neste hotel, podes ainda marcar várias experiências como: provas de vinhos, visitas guiadas e atividades de desporto ou descontração.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Pena D'Água Boutique Hotel & Villas

H2otel Congress & Medical SPA

O H2otel Congress & Medical SPA está a 12 minutos a pé da praia fluvial da Arxada. O espaço possui uma piscina paisagística e tratamentos de spa e bem-estar. Localizado em Unhais da Serra, dispõe ainda de um restaurante com cozinha saudável e slow food.

Situado a 750 metros de altitude e num vale de origem glaciar, é um espaço bastante luxuoso e com instalações fantásticas. O H2otel Congress & Medical SPA é um eco-hotel certificado e muito procurado para eventos empresariais. O espaço ainda está aberto à possibilidade de realizar casamentos e celebrações no recinto.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - H2otel Congress & Medical SPA

Quinta do Quinto

A Quinta do Quinto é uma casa de turismo rural na Guarda com uma extensa área verde e piscina exterior sazonal. Este alojamento dispõe de várias casinhas e todas elas com sala de estar e acesso a wi-fi.

É um local antigo, mas restaurado, com ambiente sossegado e bem acolhedor. Sem dúvida um refúgio excecional para passar uns dias perto da Serra.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Quinta do Quinto

Luna Hotel Serra da Estrela

O Luna Hotel Serra da Estrela é uma excelente opção para visitar em família. Além de disponibilizar serviços de babysitting e parques infantis, tem uma escola de ski e atividades desportivas ao ar livre durante todo o ano. Para melhorar tudo isto, tem ainda uma piscina coberta e exterior.

O hotel de 4 estrelas fica situado numa aldeia de montanha na Covilhã e tem vistas panorâmicas para o vale. O Lina Hotel Serra da Estrela tem uma localização privilegiada, pois fica apenas a 10 km da Estância de Ski da Serra da Estrela.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Luna Hotel Serra da Estrela

A Serra da Estrela é de facto um sítio único e capaz de te fazer apaixonar quer pela natureza, quer pela diversidade de atrações e atividades. Parte à descoberta e embarca numa viagem pelos caminhos de Portugal.

Já sabes o que fazer, onde comer e onde ficar alojado. Agora só falta mesmo ir!

Guia para visitar a Serra da Estrela
Visitar
Guia para visitar a Serra da Estrela