Guia: As melhores praias de Portugal que vais querer descobrir (79 sugestões)

Desde as praias de águas calmas até às de águas agitadas, vais encontrar diferentes tipos de praia à tua disposição.

À Descoberta

És apaixonado por praia e não sabes bem por onde começar para descobrir a costa portuguesa? Não te preocupes mais. Com este guia, ajudamos-te a navegar pelas diversas praias do território português e a descobrir 832 quilómetros de praia.

Atualmente, mais de 55% das praias portuguesas possuem Bandeira Azul, com um selo de qualidade ambiental. No total, são 332 praias portuguesas que içam este certificado e que podes descobrir. 

As melhores praias de Portugal

Praia de Moledo, Caminha

A Praia de Moledo, em Viana do Castelo, no Norte de Portugal, é uma praia muito procurada devido à abundância de iodo, uma propriedade benéfica para atenuar alguns problemas de saúde. Outro motivo da crescente procura desta praia passa pelas paisagens que combinam a praia com os passadiços de madeira, as dunas e a serra.

No entanto, a  praia é bastante ventosa, por isso, assegura-te de que levas contigo um para-vento. Se gostas de desportos como windsurf ou kitesurf, esta praia oferece-te as melhores condições para os praticares.

Source - City Council (Caminha) - Moledo Beach, Caminha

Praia do Portinho da Arrábida, Setúbal

A Praia do Portinho da Arrábida é uma das praias mais surpreendentes do nosso país, uma vez que a areia branca e fina e a baía dispõem de uma imensa variedade de verdes e azuis, que tornam o local mágico e único.

No Parque Natural da Serra da Arrábida, o azul das águas contrasta com a vegetação da serra e o cenário é absolutamente encantador. 

A prática de mergulho é uma atividade bastante apreciada nesta zona. Como o fundo do mar é considerado uma reserva natural, não é permitida a caça submarina. 

Portinho da Arrábida Beach, Setúbal

Praia do Carvalhal, Grândola

A Praia do Carvalhal, em Grândola, é uma das melhores praias do país. Situada a poucos quilómetros da famosa praia da Zambujeira, a praia é escolhida pelos amantes da natureza.

O espaço trata-se de uma praia “naturalizada”, isto é, sem quaisquer construções humanas, o que lhe confere um valor simbólico acrescido. A praia é abraçada por um vale que acaba por a proteger do vento. 

Carvalhal Beach, Grândola

Praia da Rocha, Portimão

A Praia da Rocha é uma das praias mais populares do país. O seu vasto areal encontra-se protegido por arribas, justificando o nome pela qual a praia é conhecida. 

Nesta praia, que conta com Bandeira Azul e bons acessos, podes passear pelos passadiços de madeira ou simplesmente aproveitar para relaxar no areal.  

Existem ainda dois miradouros com uma vista fantástica para a praia, a Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar e o Miradouro dos Três Castelos. Apesar de ser uma praia muito extensa, é raro não ficar lotada, dada a sua popularidade.

Rocha Beach, Portimão

Praia Grande de Porto Covo, Sines

Rui Veloso canta sobre o lugar de Porto Covo e não é por acaso. A beleza deste lugar é indubitavelmente inspiradora. Em 2015, esta praia foi considerada pelo Huffington Post como uma das mais bonitas do mundo.

A praia Grande de Porto Covo é uma das praias mais populares da aldeia. A praia dispõe de vários serviços, tais como vigilância na época balnear, parques de estacionamento, café e duas escadas que proporcionam, através do parque de estacionamento, o acesso à praia.

Porto Covo Beach, Sines

Praia da Ilha do Pessegueiro, Sines

Não poderíamos mencionar Porto Covo sem referir a Ilha do Pessegueiro, junto à sua costa. Esta praia, que faz parte do Sudoeste Alentejano, pode ser acedida através de barcos que viajam  diariamente até à ilha.

No passado, esta ilha foi utilizada como porto de abrigo pelos romanos e pelos cartagineses. Hoje, este é um excelente local para praticar diversos desportos náuticos.

Praia de Benagil, Lagoa

A Praia de Benagil é uma das praias mais secretas e românticas do Algarve. Na praia, encontrarás uma gruta com uma abertura no topo que deixa passar raios de sol para o areal e para o mar. Podes aceder à gruta a pé ou realizar um passeio de barco.

Nesta praia, vais encontrar muita tranquilidade e paz. Deste modo, é um espaço ideal para quem quer ter a máxima privacidade possível e contemplar uma paisagem incrível.

Benagil Beach, Lagoa

Praia da Nazaré, Nazaré

A Praia da Nazaré, inserida numa tradicional vila piscatória, é uma das mais concorridas da região Centro de Portugal. No local, é  possível encontrar  algumas mulheres vestidas com o tradicional traje de sete saias da Nazaré.

A bela Praia da Nazaré tem um areal bastante extenso, o que convida a longas caminhadas. Atividades como o surf e o bodyboard também são muito praticadas nesta praia, uma vez que o mar, aqui, é conhecido pela sua forte ondulação.

Para conseguires absorver toda a beleza da praia, através do ascensor centenário, sobe até ao ponto mais alto da Nazaré e contempla todo o espaço na sua plenitude. 

Nazaré beach, Nazaré

Praia do Ribeiro do Cavalo, Sesimbra

A Praia do Ribeiro do Cavalo, que deve o seu nome a um enorme rochedo que se assemelha à cabeça de um cavalo, é, sem dúvida, um dos segredos mais bem guardados de Portugal. Localizada numa zona deserta, é uma praia exótica e selvagem. Mesmo não possuindo quaisquer infraestruturas de apoio, este lugar tem sido merecedor de muitas visitas.

Ribeiro do Cavalo Beach, Sesimbra

Praia da Berlenga Grande, Peniche

Também conhecida por Praia do Carreiro do Mosteiro, a Praia da Berlenga Grande localiza-se a dez quilómetros de Peniche. Incluída na área protegida do Arquipélago das Berlengas, o local foi considerado, pela UNESCO, como Reserva Mundial da Biosfera, em 2011. Nesta praia, é muito comum a prática de desportos aquáticos, como mergulho e pesca desportiva de alto mar. 

Pela sua beleza natural, em agosto, os turistas rumam à Berlenga em busca de uma praia tranquila. A praia não possui, contudo, qualquer tipo de infraestrutura de apoio. 

Berlenga Grande Beach, Peniche

Norte

Praia de Afife, Viana do Castelo

A Praia de Afife, em Viana do Castelo, é uma das praias mais bonitas do norte do país, presenteando os seus visitantes com uma paisagem riquíssima e uma estrutura dunar com fauna e flora muito características.

Embora seja muito procurada pelas boas condições que oferece para a prática de surf, bodyboard e paddle, a praia acolhe também um extenso passadiço de madeira, perfeito para caminhadas. Serviços essenciais, como restauração, balneários, estacionamento e outros são disponibilizados no local.

Praia do Cabedelo, Viana do Castelo

A Praia do Cabedelo fica na freguesia de Darque, em Viana do Castelo, e é uma das praias mais procuradas da região. A particularidade de estar rodeada por um pinhal, onde existem parques de campismo, faz desta praia uma chamariz para a população. 

A paisagem é única e a animação do espaço acontece tanto de dia, na praia, como de noite, nos bares junto ao areal. Detentora de Bandeira Azul, a Praia do Cabedelo tem as condições ideais para a prática de surf, windsurf e bodyboard

Praia de Ofir, Esposende

A Praia de Ofir, em Esposende, é uma excelente opção para quem adora desportos de praia e aquáticos. Com um areal amplo, cujo acesso é facilitado por bonitos passadiços de madeira, nesta praia, a vegetação dunar é protegida por cercas, o que a torna mais bonita e lhe confere um aspeto ainda mais natural. 

Praia do Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia

A Praia do Senhor da Pedra, em Vila Nova de Gaia, também designada por Praia de Miramar, é uma das praias mais incríveis de Portugal. No cenário envolvente desta praia, destaca-se uma capela que, quando a maré está alta, fica rodeada pelo mar. A capela do Senhor da Rocha dá nome e encanto à praia. 

Os locais referem que esta é provavelmente a única capela do mundo que se encontra posicionada de costas para o mar. A verdade é que a paisagem é espetacular.

Praia da Azurara, Vila do Conde

Em Vila do Conde, a Praia da Azurara é muito popular entre os mais jovens. A popularidade surge dos concertos e festivais que tendem a atrair milhares de pessoas. A praia é também procurada pelos amantes de desporto. 

Praia do Aterro, Matosinhos

A Praia do Aterro, frequentemente procurada para a prática de surf e bodyboard, é uma belíssima praia de Matosinhos. O espaço, galardoado com Bandeira Azul, apresenta uma paisagem marcada pelo areal e por rochas. Caso prefiras desportos de praia, podes usufruir dos campos de futebol e de voleibol.

Praia da Leça da Palmeira, Matosinhos

A Praia de Leça da Palmeira é uma das praias mais especiais do país. O seu areal bastante extenso e o mar agitado tornam este local muito apreciado por praticantes de desportos aquáticos.

A famosa Piscina das Marés  é albergada por esta praia. A Piscina das Marés é uma piscina de água salgada projetada pelo conceituado arquiteto Álvaro Siza Vieira e é considerada um monumento nacional.

Praia da Aguda, Vila Nova de Gaia

A Praia da Aguda, muito frequentada pelos amantes do surf, da pesca submarina e dos desportos de praia, caracteriza-se pelo vasto areal, pelas ondas fortes e pelos fundos rochosos. A praia encontra-se provida de casa de banho, de um posto SOS, balneários e de um bar.

Praia de Mindelo, Vila do Conde

Em Vila do Conde, temos mais uma praia maravilhosa, a Praia de Mindelo. O curto areal, delimitado por uma formação rochosa, torna este local um dos preferidos dos nortenhos. 

Praia da Madalena, Vila Nova de Gaia

A Praia da Madalena, em Vila Nova de Gaia, possui um areal amplo. Entre as dunas e a vegetação, encontram-se os passadiços de madeira, maioritariamente usado pelos campistas alojados no parque de campismo da zona.

Na zona central da praia corre a Ribeira da Madalena. Para absorver toda a beleza do local, são mais do que aconselhadas longas caminhadas pela praia. 

Centro

Praia de São Jacinto, Aveiro

Situada na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, em Aveiro, a Praia de São Jacinto é uma das praias mais bonitas do centro do país. Como se encontra praticamente em estado selvagem, é única.

A praia é indicada para a prática de desportos aquáticos, como o surf. No entanto, as caminhadas extensas são também uma boa atividade para se realizar no local. 

Praia do Osso da Baleia, Pombal

A Praia do Osso da Baleia é uma das praias mais peculiares de Portugal, tendo sido considerada Praia Dourada, devido às suas características únicas dos pontos de vista geológico, patrimonial, paisagístico, florístico e faunístico. Esta praia, de Bandeira Azul, é muito tranquila e, por isso, é um lugar fantástico para descontrair e relaxar.

O nome da praia deve-se ao facto de, segundo testemunhos dos locais, ter dado à costa, no século XX, um esqueleto de baleia naquele areal. Preparada para receber pessoas com mobilidade reduzida, é considerada uma Praia Acessível.

Praia da Torreira, Aveiro

A Praia da Torreira está situada no cordão litoral que separa a Ria de Aveiro do mar. Da praia, é possível avistar-se os moliceiros, os barcos coloridos e típicos de Aveiro. A praia oferece várias escolhas: experimentar as águas marítimas agitadas, prativar desportos aquáticos ou testar as águas calmas da ria. 

Praia da Cova da Gala, Figueira da Foz

Na Figueira da Foz, a Praia da Cova da Gala é uma praia de águas tranquilas, pouco ventosa e, por isso, uma das preferidas de muitos banhistas. Com excelentes acessos e serviços, esta praia tem Bandeira Azul. O local é ideal para quem quer ir a banhos num ambiente tranquilo e de qualidade. 

Praia da Tocha, Coimbra

Em Coimbra, a Praia da Tocha ostenta o distintivo Bandeira Azul há 32 anos consecutivos. Com acessos fantásticos, é um excelente local para se passar um dia bem relaxado e em comunhão com a natureza. As redes de pesca e os vários barcos que se encontram ao longo da praia remetem-nos para a ideia de que esta é uma praia de pescadores.

Praia de Buarcos, Coimbra

A Praia de Buarcos, em Coimbra, é uma das praias preferidas dos jovens, por oferecer as condições ideais à prática de desportos. Classificada como Praia Dourada, disponibiliza todas as comodidades necessárias para um excelente dia de praia.

Praia de São Pedro de Moel

A Praia de São Pedro de Moel é uma das praias mais pitorescas do centro do país. Se procuras um local para descansar, sem confusões ou problemas de estacionamento, esta é a praia ideal. Mas cuidado! Por norma, o mar está agitado.

A Praia de São Pedro de Moel tinha uma piscina oceânica muito bonita. Porém, a piscina encontra.se inativa desde 2013. Apesar disso, este lugar continua a merecer a tua visita.

Praia da Foz do Arelho

Entre as Caldas da Rainha e Óbidos, a Praia da Foz do Arelho oferece aos visitantes a possibilidade de escolherem as águas calmas quer da lagoa, quer do mar. Vigiada durante a época balnear, a praia possui Bandeira Azul, confirmando, assim, a sua elevada qualidade.

Praia Baleal, Peniche

A Praia Baleal é uma das praias mais bonitas de Peniche. A praia l, de areal vasto e águas tranquilas, é ótima para a prática de windsurf. No local existem vários campos de ténis, piscinas, uma discoteca e um centro hípico, o que pode tornar as tuas férias de verão ainda mais espetaculares.

Praia de Mira

Por último, temos a Praia de Mira, em Aveiro. Esta escolha destaca-se pela beleza do mar, do pinhal, da lagoa e das dunas com vegetação, que tornam a praia singular.

Na sua areia branca sobressaem as barraquinhas com tecidos de cores vivas. Esta é, sem dúvida, uma praia excelente para quem adora dias de praia despreocupados.

Região de Lisboa

Praia dos Galapinhos, Setúbal

A Praia dos Galapinhos, em Setúbal, foi considerada, em 2017, a melhor praia da Europa pela European Best Destination, ainda que os seus acessos não sejam fáceis. Por este motivo, a praia é frequentada sobretudo por jovens. 

Esta praia, classificada como uma praia semi-natural, é uma excelente opção para quem adora o contacto com a natureza, observar espécies marinhas e águas claras e calmas.

Praia do Guincho, Cascais

A praia do Guincho é uma das praias mais populares de Lisboa. Esta praia, de água cristalina e com um vasto areal, pertence ao Parque Natural Sintra-Cascais.

O espaço possui vigilância e, na época balnear, um posto médico. Por ser muitas vezes palco de campeonatos mundiais de modalidades aquáticas, é muito procurada pelos praticantes de surf, windsurf e kitesurf.

Praia das Maçãs, Sintra

A Praia das Maçãs é uma das mais bonitas desta região. O nome foi-lhe atribuído porque, em tempos, no areal, encontravam-se maçãs transportadas pela Ribeira de Colares, que desagua nesta praia.

A praia é muito familiar e tem excelentes acessos e infraestruturas. Podes aproveitar a praia ou usufruir do complexo com campo de ténis, futebol, piscinas de água salgada e restaurantes. Uma das grandes atrações desta zona é o passeio de elétrico, que voltou a funcionar, após ter sido encerrado.

Praia do Meco, Sesimbra

Diz-se que a Praia do Meco é uma das melhores praias do país. A argila verde, muito utilizada em diversos tratamentos, abunda por aqui. A praia tem uma extensão de cerca de quatro quilómetros, ideal para longas caminhadas no areal.

Praia da Figueirinha, Setúbal

Situada em Setúbal, a Praia da Figueirinha tem Bandeira Azul e é bastante popular, pelo seu vasto areal e pelo mar pouco agitado. Quando a maré está baixa, um caminho de areia emerge, permitindo que caminhemos pelo mar tranquilamente.  Nesta região, a Praia da Figueirinha é uma das praias mais bonitas para serem visitas.

Praia da Adraga, Sintra

A Praia da Adraga, em Sintra, é uma praia inserida no Parque Natural de Sintra - Cascais. Famosa pelas águas claras, esta praia chegou a ser considerada, em 2003, pelo The Sunday Time, uma das 20 melhores praias europeias.

De forma harmoniosa, a zona combina paisagens de praia e de montanha. A praia dispõe de todos os serviços necessários para desfrutares de um dia formidável.

Praia do Tamariz, Estoril

A Praia do Tamariz, no Estoril, é uma praia com excelentes infraestruturas, disponibilizando balneários, vigilância na época balnear, restaurantes e desportos náuticos.

Além disso, a Praia do Tamariz  tem uma piscina de água salgada, junto ao pontão. Os acessos são ótimos à praia e o espaço é ideal para relaxares ou para realizares atividades náuticas.  

Praia dos Pescadores, Ericeira

A Praia dos Pescadores, na Ericeira, é das melhores praias do país, por ser uma das mais  calmas deste concelho. A pacificidade é conseguida pela baía que é criada pelo pontão da praia. Esta praia, também conhecida por Praia da Ribeira ou Praia do Peixe, apresenta águas limpas e ricas em sais minerais.

Praia da Conceição, Cascais

A Praia da Conceição é uma pequena praia de Cascais muito bonita. Quando a maré está baixa, através desta praia, é possível ter acesso à praia da Duquesa. A praia tem excelentes acessos e disponibiliza todos os serviços necessários.

Praia da Costa da Caparica, Almada

A Praia da Costa da Caparica é uma das praias com um areal mais extenso da região. Nesta praia, tens vigilância durante a época balnear, restaurantes, estacionamento, bares, entre outros serviços. Além disso, nos meses de verão também tens um comboio em funcionamento para te deslocar mais facilmente. 

Sul

Praia da Comporta, Grândola

A Praia da Comporta, em Grândola, é uma das praias mais bonitas de Portugal. Esta praia, de areias brancas e marés calmas, é muito sossegada. Assim, é ideal para relaxar e ler um livro. Os acessos à praia são ótimos e o ambiente tranquilo é o grande motivo pelo qual os turistas tanto a visitam.

Praia da Marinha, Lagoa

Em Lagoa, no Algarve, a Praia da Marinha destaca-se pela beleza dos seus túneis naturais. A praia foi considerada uma das cem melhores praias do mundo pelo Guia Michelin, por se encontrar mesmo em estado selvagem. As águas que banham esta praia são calmas, tornando-a muito agradável para os banhistas.

Praia da Falésia, Albufeira

A Praia da Falésia, em Albufeira, está entre as “25 Melhores Praias do Mundo", de acordo com os utilizadores do TripAdvisor. Esta bonita praia caracteriza-se pelo seu extenso areal e pela cor vibrante da falésia que lhe dá nome. É ideal para os dias de praia em família. 

Praia de Tróia-Galé, Grândola

Com vistas deslumbrantes sobre a Serra da Arrábida, é uma das praias mais bonitas do sul do país. Galardoada com a Bandeira Azul, já foi reconhecida como uma praia de Qualidade de Ouro, pela Quercus.

Praia de São Torpes, Sines

A Praia de São Torpes pertence à zona costeira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A água desta praia, que costuma rondar quase os 30 graus, é das mais quentes do nosso país. A Praia de São Torpes é uma das praias mais encantadoras do Sul de Portugal. 

O nome da praia surgiu da crença de que São Torpes deu à costa naquele espaço. Marcando o lugar onde se crê que São Torpes, santo e mártir cristão terá alegadamente sido sepultado, encontra-se um padrão.

Praia da Lagoa de Santo André, Santiago do Cacém

A Praia da Lagoa de Santo André é uma das praias mais tranquilas do Alentejo. A praia destaca-se por apresentar uma lagoa no meio do areal. Com excelentes infraestruturas, é fantástica para um dia com amigos, em família e até com crianças.

Praia de Odeceixe, Aljezur

Considerada uma das melhores praias de Portugal no evento das 7 Maravilhas, a Praia de Odeceixe, em Aljezur, é mesmo uma praia que deves conhecer. Situada no extremo norte do concelho, a praia é delimitada por uma praia fluvial, a Ribeira de Seixe. A praia tem Bandeira Azul e um acesso fácil. É excelente para caminhadas.

Praia do Camilo, Lagos

A Praia do Camilo, em Lagos, no Algarve, é uma praia de pequenas dimensões. Para que possas aceder à praia, terás de o fazer com recurso a uma escadaria de cerca de 200 degraus.

A praia é moldada por uma formação rochosa impressionante, com formas recortadas e grutas escavadas pelo mar. A Ponta da Piedade encontra-se muito próxima deste local.

Praia do Pintadinho, Lagoa

Se gostas de praias tranquilas, com espaço para estender a toalha e simplesmente relaxar, a Praia do Pintadinho, é uma ótima escolha.

A praia é destacada com Bandeira Azul desde 2018. Descobre mais sobre as belíssimas praias do Algarve aqui.

Açores

Praia da Ribeira Quente, São Miguel

Embora as praias, nos Açores, não sejam as mais procurada, é sempre bom saber que lá também podes encontrar excelentes praias. Uma das melhores praias dos Açores é a Praia da Ribeira Quente, também chamada de Praia de Fogo, que fica na Ilha de São Miguel. Como o próprio nome da praia indica, é uma praia com água muito quente e que, por isso, agrada bastante os banhistas. 

Fajã da Caldeira de Santo Cristo, São Jorge

Em São Jorge, a Praia da Fajã da Caldeira de Santo Cristo é classificada como Reserva Natural. Embora possua acessos difíceis, é uma das praias mais bonitas e secretas dos Açores. A Praia da Fajã trata-se de uma praia muito tranquila e onde a privacidade é quase total.

Praia Formosa, Santa Maria

Na Ilha de Santa Maria, encontras a fantástica Praia Formosa. Conhecida por acolher anualmente o Festival Maré de Agosto, um dos eventos musicais mais antigos dos Açores, a praia tem águas limpas e temperaturas muito agradáveis. A paisagem que podes vivenciar neste local é simplesmente incrível, principalmente se subires até ao chamado Miradouro da Macela. 

Praia Porto Pim, Faial

A Praia do Porto Pim, no Faial, é uma das praias mais bonitas dos Açores. Nesta praia de Bandeira Azul, assistir ao nascer e ao pôr do sol é de cortar a respiração. 

Praia da Fajã Grande, Flores

Abrigada por rochas de origem vulcânica, a Praia da Fajã Grande é mais uma praia açoriana merecedora da tua visita. No local, podes onde fazer mergulho e outros desportos aquáticos.

Praia dos Biscoitos, Terceira

A peculiar Praia dos Biscoitos, na Ilha Terceira, é constituída por belas piscinas naturais que são delimitadas por formações rochosas resultantes de erupções vulcânicas. A Praia dos Biscoitos é o local ideal para quem adora a serenidade da água.

Ilhéu de Vila Franca, São Miguel

Em São Miguel, a praia do Ilhéu de Vila Franca é uma pequena ilha vulcânica. Por ser considerada um dos locais mais bonitos dos Açores, fazer praia neste sítio é uma experiência que não deves mesmo perder.

Aqui encontras uma piscina natural, com águas calmas e cristalinas, nas quais podes apreciar toda a beleza da natureza. A praia é também um local bastante indicado para a prática de mergulho.

Praia da Ribeira Grande, São Miguel

A Praia da Ribeira Grande é uma das melhores praias dos Açores. No seu areal extenso, podes praticar desportos como surf ou bodyboard ou podes simplesmente relaxar e aproveitar as maravilhas desta praia açoriana. 

Praia da Pedreira, São Miguel

Em Vila Franca do Campo, a Praia da Pedreira, assim chamada pela existência de uma pedreira nas proximidades, é uma bela praia de águas azuis que te permite um contacto pleno com a natureza.

Praia de São Roque, São Miguel

A Praia de São Roque, também denominada por Praia da Igreja ou por Poço Velho, é uma das praias mais charmosas da Ilha de São Miguel. A areia é escura, à semelhança da areia presente em toda a ilha, e o mar é sereno.

Madeira

Praia de Porto Santo, Porto Santo

A Praia de Porto Santo é uma das praias mais bonitas de Portugal. No concurso “7 Maravilhas de Portugal”, a Praia de Porto Santo foi eleita a “Melhor Praia de Dunas” de Portugal.

Com nove quilómetros de comprimento, de areia dourada, com águas com propriedades terapêuticas comprovadas, é considerada uma das melhores estâncias balneares do país.

Piscinas naturais de Porto Moniz, Madeira

O grande ex-líbris da vila de Porto Moniz são as suas piscinas naturais de água salgada. Estas piscinas, anualmente, recebem milhares de turistas, estando a tornar-se cada vez mais populares.

Praia e piscinas de Ponta Gorda, Madeira

Se há sítio onde encontras de tudo um pouco na Madeira, desde uma praia a um piscina de água salgada, não esquecendo duas piscinas de água doce, é em Ponta Gorda. Este lugar é ideal para quem quer desfrutar de um dia calmo, mas divertido. Se estás com crianças, ótimo! Elas vão adorar Ponta Gorda.

Praia da Prainha, Madeira

A Praia da Prainha é uma das poucas praias não artificiais que tem areia, na ilha da Madeira. Se fores à Madeira, não te esqueças de visitar este agradável lugar.

Praia da Laje, Madeira

A Praia da Laje, no Seixal, célebre pela paisagem verdejante única, é também conhecida por Praia da Jamaica. Ainda que não seja vigiada, é uma praia que não vais querer perder. O silêncio que se faz sentir, bem como pela beleza das areias e das palmeiras são os fatores que te vão levar a escolher este local.

Praia Fajã do Mar, Madeira

Com águas cristalinas, calmas e extremamente limpas e com temperaturas consideradas muito agradáveis, a Fajã do Mar é uma praia rochosa quase secreta. A praia é ideal para quem busca a serenidade necessária para relaxar, por ser um local muito sossegado. 

Praia dos Anjos, Madeira

Embora sem areia e de dimensões reduzidas a Praia dos Anjos é das mais bonitas da ilha, por permitir uma imersão profunda na beleza da natureza. Nesta praia, ao teu dispor, terás o serviço de um bar que anima o espaço.

Piscinas do Lido, Madeira

Com acesso ao mar, as Piscinas do Lido, no Funchal, são excelentes para um dia mega divertido. Podes optar por um mergulho na serenidade das águas da piscina ou na agitação das do mar.

Praia da Calheta, Madeira

Inaugurada em 2004, dona de uma beleza imensa, a Praia da Calheta é uma pequena praia artificial. Delimitada por duas enseadas artificiais, possui todos os serviços necessários para aproveitares o teu dia. Além disso,é indicada para a prática de desportos, tais como a canoagem ou o windsurf.

Praia da Alagoa, Madeira

A Praia da Alagoa, no Porto da Cruz, é uma das praias mais graciosas da ilha da Madeira. As suas ondas agitadas atraem muitos surfistas. Contudo, também é bestial para quem procura relaxar e apreciar a paisagem.

Praias fluviais

Praia do Alamal, Gavião, Portalegre

A Praia do Alamal, no concelho de Gavião, em Portalegre,  é uma das praias fluviais, de Bandeira Azul, mais bonitas do nosso país. Para além de possuir Bandeira Azul, foi distinguida com a atribuição do galardão de Praia Acessível. A beleza das águas calmas do rio Tejo conjuga-se com as margens verdejantes, criando uma paisagem incrível e apelativa para uns bons mergulhos. 

Pego Fundo, Alcoutim, Faro

Em Alcoutim, no distrito de Faro, a Pego Fundo é uma praia fluvial vigiada, com Bandeira Azul e excelentes acessos. Em alternativa à praia, podes sempre visitar o circuito de manutenção ou fazer uma refeição no parque de merendas. 

Praia de Cardigos, Mação, Santarém

A Praia de Cardigos, também designada por Praia do Vergancinho, é uma belíssima praia no concelho de Mação, em Santarém. Em 2013, venceu na categoria Património Natural - Praias Fluviais, a Estrela do Médio Tejo. 

Praia do Reconquinho, Penacova, Coimbra

A Praia do Reconquinho, em pleno rio Mondego, distinguida com Bandeira Azul, fica em Penacova, Coimbra. Além do amplo areal, de uma zona de merendas e de uma pitoresca ponte de madeira, junto à praia, encontrarás o Parque de Campismo de Penacova, onde poderás pernoitar.

Praia da Louçainha, Penela, Coimbra

Em Penela, podes encontrar a Praia da Louçainha. Inserida nas Represas Naturais da Louçainha, a praia é destacada pela qualidade da água, pela paisagem refrescante e pelo ambiente pacífico. A praia conta com excelentes acessos, parques de merendas, casas de banho com duche e restaurantes nas proximidades. 

Praia de Foz d'Égua, Arganil, Coimbra

Da junção da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, no concelho de Arganil, em Piódão, surge uma das mais arrebatadoras praias fluviais do país, a Praia de Foz d’Égua. Assim que tenhas oportunidade, visita esta praia. 

Praia das Rocas, Castanheira de Pêra, Leiria

No centro da praia fluvial das Roscas, existe uma ilha com a maior piscina de ondas do país. Caso sejas adepto das atividades radicais, poderás passear de barco, participar numa aula de hidroginástica, experimentar o slide, os barcos insufláveis ou os simuladores de surf. A estadia neste espaço implica o pagamento de cinco euros. . 

Praia de Adaúfe, Ribeira, Braga

A apenas 15 minutos de Braga, localizada na freguesia de Ribeira, encontras a Praia Fluvial de Adaúfe, ideal para te refrescares sem teres de sair da cidade. 

Praia da Senhora da Piedade, Lousã, Coimbra

Com uma vista magnífica sobre as Ermidas de Nossa Senhora da Piedade e para o Castelo da Lousã, se pretendes absorver tranquilamente a beleza da natureza, aconselhamos-te uma visita à Praia da Senhora da Piedade. A praia está inserida na bela Serra da Lousã. 

Praia fluvial da Albufeira do Azibo

A 40 quilómetros de Bragança, em Macedo de Cavaleiros, com tudo aquilo de que necessitas para um dia de praia em beleza, encontras aquela que foi a primeira praia fluvial a ser distinguida com Bandeira Azul, a Praia Fluvial do Azibo. 

Guia: As melhores praias de Portugal que vais querer descobrir (79 sugestões)
À Descoberta
Guia: As melhores praias de Portugal que vais querer descobrir (79 sugestões)