Emblemáticas Passagens de Ano (15 sugestões)

Descubra onde pode passar o Ano Novo. Amesterdão? Berlim? Madeira? Estocolmo? O Excelente apresenta-lhe 15 cidades que podem ser ótimas para celebrar a passagem de ano.

À Descoberta

Comemorar a passagem de ano numa outra cidade implica explorar a gastronomia, a cultura e a arquitetura local. Além dos festejos habituais, deve tirar alguns momentos para conhecer os pontos altos de cada cidade, saborear novos petiscos e descobrir diferentes monumentos. 

Na contagem decrescente que marca a transição do Ano Velho para o Ano Novo, muitas das cidades são envolvidas por espetáculos de fogo de artifício. Os festejos tendem também a realizar-se nas ruas e os Mercados de Natal ainda podem ser visitados. Em algumas cidades, as celebrações de Ano Novo prolongam-se durante mais dias. 

Amsterdão, Holanda

Em Amsterdão, pode passar a sua passagem de ano no festival Awakenings, com muita música techno, ou no Festival de Inverno, onde pode fazer patinagem. A cidade possui ainda o que é considerado o “Paraíso de Inverno”. Aqui, no centro da cidade, pode-se realizar várias atividades de inverno: andar em carrosséis, na roda gigante, na pista de gelo, fazer uma luta de bolas de neve e esqui. 

A cidade acolhe ainda o Festival de Luzes. Com este evento, Amsterdão é iluminado por várias luzes e projetos de arte, design e tecnologia. Na passagem de ano, deve aproveitar para apreciar o espetáculo de luzes num passeio de barco.  À meia-noite, os habitantes costumam unir-se e nas ruas são lançados fogos de artifício. 

Ver opões de alojamento em Amsterdão
Amsterdam, Netherlands

Berlim, Alemanha

É no Portão de Brandemburgo que os cidadãos se juntam para fazer a contagem decrescente e acolhem o novo ano. Neste espaço, as pessoas podem apreciar os espetáculos e o fogo de artifício. Em Breitscheidplatz, perto do Mercado de Natal de Gedächtniskirche, também se comemora a passagem de ano na rua. 

Ver opções de alojamento em Berlim
Berlin, Germany

Buenos Aires, Argentina

Em Buenos Aires, os festejos tendem a ser mais silenciosos. Na capital da Argentina, pode celebrar de uma forma calma nos restaurantes ou nos clubes. Se preferir algo mais agitado, deve visitar os boliches (bares ou boates), ou Puerto Madero, onde há um espetáculo de fogo de artifício e música ao vivo. Além do espetáculo de fogo de artifício em Puerto Madero, que dura cerca 15 minutos, também pode assistir ao que decorre nos Bosques de Palermo. 

À meia-noite, os habitantes de Buenos Aires costumam sair à rua e cantam música local. Na noite de passagem de ano, a cidade também organiza vários espetáculos de tango. 

Ver opções de alojamento em Buenos Aires
Buenos Aires, Argentina

Bruxelas, Bélgica

O espetáculo de fogo de artifício, em Atomium, é um dos pontos altos da passagem de ano de Bruxelas. O Festival FCKNYE é tido como a “maior festa de Ano Novo” de Bruxelas. O evento reúne 15 mil pessoas e conta com mais de 35 artistas internacionais. Em Bruxelas, deve explorar ainda o Palácio Real de Bruxelas, o Palácio Oficial dos Reis Belgas e a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula.

Ver opções de alojamento em Bruxelas
Brussels, Belgium

Cidade do Cabo, África do Sul

Os festejos são mais intensos nos primeiros dias de janeiro, no dia 1 e 2. Portanto, se quiser festejar o Ano Novo na Cidade do Cabo, tem de prolongar a sua estadia até ao dia 2 ou 3 de janeiro. É no bairro Victoria & Alfred Waterfront que se assiste ao fogo de artifício. As comemorações tendem a terminar cedo e não se prolongam noite adentro. Se quer ter uma noite mais animada, pode visitar o Jardim Botânico de Kirstenbosch. Neste espaço, os visitantes têm acesso a uma programação especial de música eletrónica. 

Ver opções de alojamento em Cidade do Cabo
Cape Town, South Africa

Dubrovnik, Croácia

Em Dubrovnik, do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro, os restaurantes têm menus especiais e o centro da cidade é preenchido por concertos de música clássica. Tal como as cidades mencionadas acima, também Dubrovnik é iluminada pelas cores do fogo de artifício à meia noite. No centro de Dubrovnik, deve visitar o Palácio Sponza, a Placa Stradun, a Torre do Sino, o Velho Porto e o Mosteiro Franciscano. 

Ver opções de alojamento em Dubrovnik
Dubrovnik, Croatia

Estocolmo, Suécia

Se quer assistir ao fogo de artifício, tem de posicionar-se no Palácio Real de Estocolmo, à meia-noite.  É recomendado que visite o Museu Skansen Open-air, o Museu ABBA, o Palácio de Drottningholm ou o Artipelag, ou que assista a um concerto na Royal Opera House. Se quiser um pouco de diversão, deve explorar as pistas de patinagem de Kungsträdgården. Passar a véspera de Ano Novo num navio de Strömma também é uma possibilidade, em Estocolmo. 

Ver opções de alojamento em Estocolmo
Stockholm, Sweden

Lisboa, Portugal

Em Lisboa, pode participar numa das múltiplas festas que são organizadas nos diferentes bares e clubes. Se preferir, conhecer o Tejo, pode fazer um passeio de barco, experimentar as tapas, a mariscada e o caldo verde. Durante a viagem, vai ter música ao vivo e poderá apreciar as luzes da cidade. As viagens de barco podem ainda incluir uma garrafa de Moët & Chandon e um buffet mais sofisticado. É na Praça do Comércio, no Parque das Nações, no Parque Eduardo VII e no Jardim Amália Rodrigues  que se realizam os espetáculos de fogo de artifício. 

Ver opções de alojamento em Lisboa
Lisbon, Portugal

Madeira, Portugal

No arquipélago da Madeira, em Portugal, os visitantes podem contactar com um dos espetáculos de fogo de artifício da Europa. O evento demora cerca de oito minutos e, em 2006, foi classificado pelo Guinness como o maior espetáculo do mundo. Por Funchal, vão desenrolar-se espetáculos de som e luz. Na Placa Central da Avenida Arriaga, os visitantes podem assistir a atuações de vários grupos e visitar o Mercado de Natal. 

Na Aldeia Etnográfica, instalada no Largo da Restauração, os visitantes podem contactar com a gastronomia, artesanato e folclore madeirense. É também nesse espaço que se encontram dois presépios tradicionais que também devem ser visitados.

Ver opções de alojamento em Madeira
Madeira, Portugal

Marbella, Espanha

Além das festas temáticas, os habitantes de Marbella costumam reunir-se na Plaza de los Naranjos, no centro da cidade. Aqui, as pessoas juntam-se com as garrafas de caba e cachos com 12 uvas, assistem ao concerto habitual e esperam que o relógio da Câmara Municipal soe a meia-noite. Nesse momento, ao longo da costa, podem ser apreciados os espetáculos de fogo de artifício. Os cidadãos costumam comer as uvas para terem bons momentos no ano seguinte. A Plaza de los Naranjos apresenta vários bares e restaurantes que festejam o novo ano noite adentro. 

Ver opções de alojamento em Marbella
Marbella, Spain

Paris, França

Em Paris, para celebrar o Ano Novo, deve passar pela Disneyland Paris ou fazer um cruzeiro de Ano Novo no rio Sena. Um passeio na roda gigante, que normalmente se encontra no Jardin des Tuileries, também é algo que os turistas costumam fazer. A Catedral de Notre Dame também costuma organizar a missa da meia-noite na passagem de ano. A Saint Chapelle também tende a organizar alguns concertos de música de inverno. 

Se preferir algo mais animado, tem de visitar os clubes e bares da cidade ou contactar com as celebrações de rua em Sacre-Coeur ou em Champs-Élysées. É na avenida Champs-Élysées que acontece o espetáculo de fogo de artifício à meia noite. No Arco do Triunfo, pode assistir aos espetáculos de som e de luz. 

Ver opções de alojamento em Paris
Paris, France

Sydney, Australia

Assistir ao fogo de artifício é o momento mais esperado durante toda a noite. A cidade apresenta vários pontos organizados para que as pessoas consigam ver os dois espetáculos de fogo de artifício. O primeiro espetáculo inicia-se às 21h00 e o segundo dá-se às 24h00. Os festejos começam nas ruas pelas 20h00 e incluem música e dança. 

Ver opções de alojamento em Sydney
Sydney, Australia

Tbilisi, Georgia

Nesta cidade, tem de provar o gozinaki, o doce de mel e nozes que apenas é confecionado nesta altura do ano. Por toda a cidade, encontra restaurantes e bares que acolhem os festejos de passagem de ano. Só tem de escolher aquele que é mais apelativo. Como em várias cidades, também Tbilisi apresenta um espetáculo de fogo de artifício na transição de anos. No entanto, aqui, o espetáculo é muito apreciado e é considerado o grande momento da passagem de ano.  

Em Tbilisi, pode contactar com o chichilaki, uma tradição na qual os cidadãos queimam uma árvore de Natal branca, depois de trocarem os presentes. As pessoas também tendem a escolher o mekve, a primeira pessoa a atravessar a porta de casa - essa mesma pessoa determina se o novo ano vai ser um ano repleto de coisas boas ou de azar. 

No dia 1 de janeiro, é tradição as pessoas passarem pelos banhos de enxofre. No dia 2 de janeiro, continuam as celebrações. Os habitantes creem que aquilo que acontece neste dia vai dar definir como vai correr o ano. Passados cinco dias, as pessoas voltam a festejar o Natal e as celebrações voltam a inundar a cidade. 

Ver opções de alojamento em Tbilisi
Tbilisi, Georgia - 31 December, 2020: Christmas time in Tbilisi, Liberty square
Tbilisi, Georgia

Veneza, Itália

Tal como muitas outras cidades, também Veneza empurra a festa para a rua, mesmo quando a noite de passagem de ano é gelada. Na Piazza San Marco, realiza-se o White Venice Capodanno a Venezia, um evento que reúne milhares de pessoas, espetáculos e concertos. No dia 1 de janeiro, o Teatro La Fenice recebe o concerto de Ano Novo, conduzido por Daniel Harding. 

Ver opções de alojamento em Veneza
Venice, Italy

Viena, Áustria

A festa Sylvester Pfad acontece todos os anos e reúne habitantes da cidade e turistas no centro da cidade. O evento apresenta vários concertos e, perto da meia-noite, as pessoas juntam-se e dançam valsa, para dar as boas-vindas ao Ano Novo. É nesta altura que o sino Pummerin da Catedral de St. Stephens assinala a meia-noite, seguindo-se o fogo de artifício. A Orquestra Filarmônica de Viena vai organizar também um espetáculo de ópera no Musikverein. 

Ver opções de alojamento em Viena
Vienna, Austria
Emblemáticas Passagens de Ano (15 sugestões)
À Descoberta
Emblemáticas Passagens de Ano (15 sugestões)