Guia: tudo o que deves saber antes de fazer os Passadiços do Paiva

Descobre já todas as informações essenciais para passares um dia incrível nos Passadiços do Paiva. 

À Descoberta

Queres fazer os Passadiços do Paiva, mas não sabes como te preparar nem o que fazer antes? Não precisas de procurar mais. Neste artigo do Excelente, vais ficar a par de tudo o que é importante para esta aventura. 

Os Passadiços do Paiva são, sem dúvida, os passadiços mais populares do país e também uns dos mais bonitos. Localizados no concelho de Arouca, em Aveiro, estes passadiços pedonais têm uma extensão de 8,7 quilómetros, sendo que quem fizer o caminho de ida e volta fará uma caminhada de cerca de 17,4 quilómetros.

Com estas dicas que te oferecemos, vais poder aproveitar para praticar exercício físico e aproveitar a paisagem na companhia do rio Paiva, enquanto conheces este Património Geológico da Humanidade reconhecido pela UNESCO. 

No passadiço, que liga as freguesias de Areinho e Espiunca, podes fazer o caminho de ida e volta ou fazer apenas um sentido. De qualquer das formas, não és obrigado a fazer o trajeto completo de 8,30 quilómetros, uma vez que já existe uma saída dos passadiços em Vau.

Onde ficam?

Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do rio Paiva, no concelho de Arouca, e ligam as freguesias Areinho e Espiunca. Para encontrares facilmente o início dos Passadiços, deixamos-te aqui as coordenadas para colocares no teu GPS e alguns detalhes deste percurso. 

Municipality of Arouca

Coordenadas:

Espiunca
40°59'34.67"N    8°12'41.19"W

Areinho
40°57'9.68"N    8°10'33.05"W

Distância: 8,30 km 
Grau dificuldade: Alto
Duração: 3h00
Altitude máxima: 295 metros
Altitude mínima: 95 metros

Mapa dos Passadiços do Paiva

Através desta imagem do site oficial dos Passadiços do Paiva, consegues entender todas as variações do percurso, assim como os vários geossítios que vais conhecer ao longo da caminhada.

Source - Paiva Walkways

Onde começar o percurso?

Para fazeres os Passadiços do Paiva terás de escolher onde iniciar o percurso. Há duas opções: iniciar na freguesia de Espiunca ou em Areinho. A escolha irá depender do grau de dificuldade que estás disposto a fazer. 

O percurso considerado mais fácil é o percurso no sentido Areinho - Espiunca. Neste trajeto, as subidas mais complicadas estarão no início do trajeto, sendo o resto do percurso quase sempre a descer. Desta forma, consegues gerir melhor o teu esforço, uma vez que no início tens mais energia e consegues superar mais facilmente as subidas íngremes. No final, quando já estiveres mais cansado, as descidas irão ajudar-te a concluir a caminhada. 

Por outro lado, na praia do Areinho há um parque de estacionamento e um bar, contrariamente a Espiunca. Deves também ter este fator em conta quando decidires o sentido da tua caminhada.

Para qualquer um dos sentidos, não terás de fazer o caminho de ida e volta, pois existem muitos táxis disponíveis no local para fazer o caminho entre as duas freguesias. 

Esta viagem de táxi para quatro pessoas tem o custo de 12,5 euros e de 15 euros numa carrinha com mais passageiros. 

Paiva Walkways

Bilhetes e Preços

A entrada nos Passadiços do Paiva é paga, sendo necessário adquirir bilhete, através do website ou no próprio local.

Se comprares com antecedência o bilhete online no site oficial dos Passadiços do Paiva, o mesmo fica-te por um euro. Se preferires comprar no local, o valor do bilhete sobe para os dois euros. Caso queiras reservar o teu bilhete com antecedência, podes aceder aqui à bilheteira online. Na época alta, entre o dia 1 de abril de 2022 e 31 de outubro de 2022, os preços duplicam.

O que fazer nos Passadiços do Paiva?

Para além da longa caminhada que podes fazer nos Passadiços do Paiva, há outras coisas que não deves perder neste lugar. Percorre esta lista ordenada de nove  atividades para descobrires este percurso. A lista está ordenada no sentido Espiunca - Areinho.

Observar a Falha da Espiunca

Junto à ponte da Espiunca existe uma falha geológica muito interessante, intitulada de Falha da Espiunca. A falha é considerada normal, uma vez que o bloco superior não se sobrepõe ao inferior. Se és um amante de geologia ou apenas um curioso, não deixes de reparar neste fenómeno geológico junto ao início do percurso. 

Viver uma aventura na Gola do Salto

A Gola do Salto tem uma distância aproximada de três a quatro metros do rio Paiva, sendo o desnível mais acentuado do rio Paiva. A Gola do Salto é considerada um dos melhores locais para a prática de desportos como rafting e caiaque. Se gostas de desportos radicais, tens aqui uma excelente oportunidade para te aventurares.

Dar um mergulho na Praia Fluvial do Vau

A meio do percurso, vais encontrar uma praia fluvial, na qual podes parar um pouco para relaxar e dar um mergulho. Este rio chegou a ser considerado o menos poluído da Europa na década de 90 e continua, ainda hoje, a ser um dos mais limpos e bonitos de Portugal.

Parar para um piquenique

Para além de fazeres um pouco de praia, podes aproveitar para realizar um piquenique no meio do trajeto. 

Vais encontrar alguns lugares com sombra, como é o caso da Praia Fluvial do Vau. Só tens de levar alguma comida, uma toalha e estás pronto para um piquenique bastante agradável. Nesta praia fluvial tens ao teu dispor um pequeno bar, no qual podes também aproveitar para comer qualquer coisa ou beber um refresco.

Passar a Ponte Suspensa

A Ponte Suspensa dos Passadiços do Paiva é uma das grandes atrações do passadiço. Algumas pessoas podem até temê-la, mas a verdade é que a estrutura é segura e a paisagem sobre o rio é incrível. Aprecia este local com toda a atenção.

Source - Ponte 516 Arouca

Observar o Castelo dos Carvalhais

A partir de um miradouro incrível nos Passadiços do Paiva, consegues observar o Castelo de Carvalhais, um castelo roqueiro da época da Reconquista, estrategicamente posicionado e, provavelmente, destinado a controlar a travessia do rio Paiva. Uma importante barreira morfológica entre as margens do Douro e o vale de Arouca. 

Contemplar a Cascata das Aguieiras

No mesmo miradouro, consegues ver a Cascata das Aguieiras. Esta incrível cascata insere-se numa área designada para os praticantes de desportos de águas bravas.

Observa a Garganta do Paiva

A Garganta do Paiva é outro geossítio que vais conseguir contemplar a partir dos Passadiços do Paiva. Neste local, o rio Paiva estreita e enfurece, isto é, neste segmento do rio, o leito torna-se mais estreito e prolonga-se desde a ponte de Alvarenga até ao Vau. O estrangulamento acontece devido à maior resistência do granito de Alvarenga, à meteorização e erosão quando comparada com as rochas metassedimentares a montante da ponte.

Source - Arouca Geopark

Contemplar a Ponte de Alvarenga

Ao longo do percurso também irás encontrar uma bela ponte - a Ponte de Alvarenga. Datada de 1791, esta ponte tem dois  metros de altura, 4,80 metros de largura e é formada por três arcos. Fica atento durante o trajeto para não deixares de admirar esta ponte. 

Quais os melhores hotéis perto dos Passadiços do Paiva?

Se estás a pensar ficar uma ou mais noites por Arouca, perto dos Passadiços do Paiva, de forma a começar a caminhada bem cedo ou a ficar a descansar após o exigente percurso, fica a saber que existem excelentes opções de alojamento. 

Percorre a lista que se segue e escolhe o hotel que melhor se adequa às tuas necessidades.

Rio Moment’s (Castelo de Paiva)

Situado em Castelo do Paiva, o Rio Moment’s encontra-se a 30 minutos de carro  dos Passadiços do Paiva. Este alojamento possui piscina exterior, restaurante, estacionamento gratuito, um centro de spa e um terraço para banhos de sol. Nas proximidades deste alojamento, poderás ainda dar um passeio a cavalo, fazer rafting ou alugar bicicletas.

Source - Booking - Rio Moment’s

Quinta de Novais (Arouca)

A Quinta de Novais, localizada a 26 minutos de carro dos Passadiços do Paiva, já foi, no século XVIII, apenas uma quinta agrícola. Este hotel rural, próximo da bela Serra da Feita, oferece um restaurante, ginásio, piscina e um espaço de golfe. Aqui terás todo o conforto que precisas para recuperar da grande caminhada.

Source - Booking - Quinta de Novais

Quinta de Anterronde (Arouca)

Localizada numa quinta que produz kiwi e mirtilos biológicos, a Quinta de Anterronde, em Arouca, fica a 24 minutos de carro dos Passadiços do Paiva. Esta quinta, que remonta ao século XV, é considerada um ponto de interesse histórico. O alojamento oferece um jardim botânico, uma piscina exterior e uma biblioteca. Esta quinta permite ainda a possibilidade de usufruir da paisagem na companhia dos pequenos riachos, vales e montanhas que envolvem o cenário. 

Source - Booking - Quinta de Anterronde

Casa do Paúl (Espiunca)

A Casa do Paúl, em Espiunca, a 17 minutos dos Passadiços do Paiva é o alojamento ideal para uma família ou para um grupo de amigos, uma vez que aqui consegues ter toda a privacidade e estar rodeado pela natureza. Esta casa é o resultado da recuperação de um edifício rural. Nos dias mais frios, os hóspedes podem aquecer o ambiente com o recurso à lareira disponível na sala de estar. 

Source - Booking - Casa do Paúl

Traços d’outrora (Vale de Cambra)

A 43 minutos dos Passadiços do Paiva, fica o alojamento Traços d’outrora. Esta casa situa-se na aldeia do Trebilhadouro, no concelho de Vale de Cambra, e caracteriza-se pela  fantástica envolvência da Serra da Freita. Se procuras um refúgio simples no meio da natureza, esta casa é ideal para ti.

Fonte - Booking - Traços D’Outrora

Parque de Campismo do Merujal (Arouca)

Se preferes acampar ou ficar num bungalow, fica a saber que existe um parque de campismo perto dos Passadiços do Paiva. Este parque de campismo, em plena Serra Freita, situa-se a 15 quilómetros  de Arouca e a um quilómetro do rio Caima. Neste parque de campismo, podes acampar, estacionar a tua caravana ou usufruir de um bungalow. O parque dispõe também de várias atividades e programas, como por exemplo, campo de férias, montanhismo, escalada, canyoning, rafting e orientação. 

Disponível por encomenda, podes ser servido com cozinha tradicional portuguesa e comida vegetariana. Se adoras o contacto com a natureza, vais adorar este parque de campismo. 

Source - Arouca Geopark

Quais os melhores restaurantes perto dos Passadiços do Paiva?

Perto de Arouca, encontras vários restaurantes de gastronomia típica de grande excelência. Se queres ficar a conhecer os cinco melhores restaurantes, disponibilizamos uma lista de opções que não vais querer perder. 

Pedestre 142

Trazer os sabores da montanha para a mesa é a missão do Pedestre 142. Este restaurante caracteriza-se por servir carne, legumes e doces produzidos por agricultores da zona. 

Experimentar os pratos deste restaurante é fazer uma viagem incrível pelos trilhos da serra e, por isso, o Pedestre 142 integra o Geofood, um projeto comprometido com a produção 100% local. 

Source - Tripadvisor - Pedestre 142

Casa no Campo

Localizado em Arouca, o Casa no Campo oferece um contacto permanente com a montanha que não deixa ninguém indiferente. 

O bacalhau na broa ou o assado no forno são algumas das especialidades da cozinha deste restaurante pensado “à moda antiga”. A sopa seca e o leite-creme também não ficam nada atrás. 

Source - Facebook - Casa no Campo

Colher de Pau

Neste restaurante, vais encontrar cozinha típica da região, bons vinhos e até espetáculos de fado, de vez em quando. A vitela e o cabrito assados no forno, a posta arouquesa no espeto e o bacalhau com broa e grelos são as especialidades da casa que não podes perder. 

Source - Tripadvisor - Colher de Pau

Parlamento

Fazer os Passadiços do Paiva e terminar no restaurante Parlamento é uma boa opção para terminar o seu passeio em beleza. Este restaurante em Arouca, de comida tradicional, oferece doses bem servidas, deixando os clientes com vontade de voltar. A vitela especial é um dos pratos mais apreciados. 

Source - Facebook - Restaurante Parlamento

Assembleia

Situado no centro de Arouca, o restaurante Assembleia oferece aos seus visitantes um menu muito variado e uma carta de vinhos de excelência. Neste restaurante, o arroz de fumeiro faz as delícias dos seus visitantes que vivem uma autêntica experiência sensorial.

Source - Facebook - Assembleia
Guia: tudo o que deves saber antes de fazer os Passadiços do Paiva
À Descoberta
Guia: tudo o que deves saber antes de fazer os Passadiços do Paiva