Os melhores museus para crianças (10 dicas)

O Excelente fez uma lista dos dez melhores museus para crianças.

À Descoberta

Desenganem-se aqueles que acham que os museus são desadequados para as crianças. De norte a sul do país, com muitas atividades criativas à mistura, não faltam opções que podem contribuir para que os mais pequenos adquiram novos conhecimentos, de forma bem divertida. 

Selecionamos para ti os dez melhores museus para crianças.

Museu Interativo da Fábrica do Chocolate, Viana do Castelo

Como o nome sugere, num edifício onde outrora se fabricava chocolate, a experiência é totalmente interativa. Através de atividades sensoriais, os visitantes podem ficar a conhecer melhor a história do cacau e do chocolate. Por outro lado, podem percorrer o fascinante circuito produtivo do chocolate e de transformação do cacau numa tablete de chocolate. No final, após terem “trabalhado” na fábrica, é possível recolher o chocolate confecionado e, com um rótulo, personalizá-lo.

Source - Facebook - Interactive Museum of the Chocolate Factory, Viana do Castelo

World of Discoveries, Porto

De  forma divertida e didática, os mais pequenos podem fazer uma viagem pelos Descobrimentos. As crianças vão conseguir  entrar numa nau do século XVII,  ter encontros com o Adamastor e contactar com elefantes das florestas tropicais 

Source - World of Discoveries, Oporto

Museu das Marionetas, Porto

Em pleno centro histórico do Porto, o Museu das Marionetas, pequeno, mas encantador, é o local ideal para dar largas à imaginação. Repleto de peças direcionadas para o público infanto-juvenil, com possibilidade de realizar uma visita guiada por um ator da companhia, as crianças podem ver  de perto a coleção de marionetas que integram o Teatro de Marionetas do Porto. Os mais pequenos, graças a um kit,  vão poder ainda montar a sua marioneta e experimentar técnicas de manipulação e construção cénica.

Source - Puppet Museum, Oporto

Museu do Brinquedo, Seia

No total, são oito mil os brinquedos nacionais e internacionais que se encontram expostos no Museu do Brinquedo de Seia. O espaço museológico apresenta  brinquedos de várias épocas, lembrando o quão importantes foram e são para o desenvolvimento de uma criança. Entre bonecas, carrinhos, triciclos, puzzles, peluches, jogos de tabuleiro e muito mais, aqui, os graúdos vão poder rever os brinquedos comuns da sua  infância e dá-los a conhecer aos miúdos.

Source - City Council (Ponte de Lima) - Toy Museum, Seia

Museu do Sabão, Gavião

O Museu do Sabão, em Gavião, é um dos quatro museus sobre esta temática existentes no mundo. Numa antiga escola, na vila de Belver, revela as memórias da terra, fundamental no desenvolvimento da indústria saboeira nacional, e conta a história do começo da produção do sabão. Pelas atividades e demonstrações ao vivo, para os mais novos, mais do que uma descoberta animada, esta visita poderá ser uma experiência inolvidável.

Source - City Council (Gavião) Soap Museum, Gavião

Dino Parque, Lourinhã

Na Lourinhã, encontra-se o Dino Parque, um dos núcleos museológicos do Museu da Lourinhã. Inaugurado em 2018, é o maior parque temático inteiramente dedicado à história dos dinossauros e o maior museu ao ar livre de Portugal. Divididos pelos quatro períodos mais importantes da história da terra e da evolução da vida,o parque acolhe 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real.

Fonte: Facebook - Dino Parque Lourinhã.

Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas, Sintra

Podes ficar a conhecer o misticismo, o romantismo e os segredos que englobam Sintra Cruzando a realidade e a ficção com recurso a cenografia, técnicas multimédia e experiências sensoriais, através da história, da música e da literatura, podes aceder a um percurso que conta com 17 espaços diferentes. Durante o passeio, podes ficar a conhecer o misticismo, o romantismo e os segredos que envolvem Sintra. No Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas, podes experimentar a sensação de entrar no Poço Iniciático da Regaleira e até mesmo ficar frente-a-frente com o temível Adamastor.

Source - Sintra Romântica - Sintra Myths and Legends Interactive Center, Sintra

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa

O espaço  é uma das propostas culturais mais apelativas na capital portuguesa, talvez pela sua estrutura imponente, com assinatura da britânica Amanda Levete, que chama a atenção de todas as idades. Para além de acolher exposições diversificadas, refletindo grandes temas e tendências hodiernas, este projeto da Fundação EDP oferece workshops em família e um programa educativo de atividades sobre arte, tecnologia e arquitetura.

Museum of Art, Architecture and Technology, Lisbon

Museu de Portimão, Portimão

Localizado na zona ribeirinha de Portimão, o museu ergueu-se nas antigas instalações da conserveira Fábrica Feu – Hermanos. Com atividades intrinsecamente ligadas ao mar, às conservas e à pesca, não esquecendo a presença de apontamentos romanos e islâmicos na região, somos conduzidos pelas origens e histórias da cidade. A variada programação cultural do Museu de Portimão apresenta uma exposição permanente e exposições temporárias, é variada.

Source - Portimão Museum, Portimão

Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha

O Museu da Cerâmica é o reflexo de um antigo desejo de muitos caldenses, dado as Caldas da Rainha serem um centro cerâmico de reconhecida tradição. Situado na Quinta Visconde de Santarém, o espaço cultural propõe uma imersão pela história da cerâmica portuguesa. Em toda a coleção exposta, a obra e o nome de Rafael Bordalo Pinheiro destacam-se. Os mais pequeninos podem participar nos ateliers organizados pelo museu e podem ainda aprender sobre a arte milenar.

Source - Facebook - Museum of Ceramics, Caldas da Rainha
Os melhores museus para crianças (10 dicas)
À Descoberta
Os melhores museus para crianças (10 dicas)