Museus e espaços culturais que não pode deixar de visitar em Portugal (24 sugestões)

Conheça, com o Excelente, alguns dos museus e espaços culturais que marcam as cidades portuguesas.

À Descoberta

Portugal apresenta vários museus e espaços culturais. O Museu Serralves, o Museu de Côa, o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu da Tapeçaria de Portalegre são alguns dos espaços museológicos que deve visitar. Se decidir conhecer as diferentes cidades do território português, não pode deixar escapar os locais que conservam e promovem as tradições e os patrimónios dos diferentes concelhos. 

Museu do Traje de Viana do Castelo

O Museu do Traje de Viana do Castelo dá a conhecer os bens que marcaram e que marcam a vida e a cultura do alto-minho. O museu apresenta os trajes e as diferentes profissões que passaram por Viana do Castelo. 

Source - City Council - Viana do Castelo Costume Museum

Navio Gil Eannes

O Navio Gil Eannes era usado para apoiar a frota bacalhoeira portuguesa. Depois da frota ter sido desativada, o navio começou a degradar-se, até ser restaurado e aberto ao público. O Navio Gil Eannes permite aos visitantes contactar com os traços e espaços de embarcações.

Source - Facebook - Gil Eannes ship

Museu da Imagem

Situado numa das torres da antiga muralha medieval de Braga, o Museu da Imagem é composto por uma base de dados das imagens do Arquivo Aliança. O museu acolhe ainda exposições temporárias de fotografia, visitas guiadas e oficinas de trabalho. 

Source - Facebook - Município de Braga - Museum of Image

Palácio do Raio

O estilo barroco e os azulejos azuis do Palácio do Raio sobressaem na cidade de Braga. As pessoas podem visitar todo o Palácio e as diferentes exposições. No Palácio, os visitantes podem aventurar-se pela história de André Soares e Carlos Amarante, dois arquitetos que marcaram a cidade e pelas vivências do monumento. As pessoas podem também mergulhar na história da Irmandade e da Misericórdia de Braga. Um dos pontos a não perder no palácio é a sua escadaria. 

Palace of Raio

Museu de Olaria

O Museu da Olaria, aberto em 1995, disponibiliza nove mil peças provenientes, sobretudo, de Barcelos. Segundo o museu, este “possui como principal vocação estudar, documentar, conservar e divulgar as coleções de olaria que detém, bem como apoiar e colaborar na salvaguarda, estudo e divulgação do património olárico nacional”. O museu apresenta Salas de Exposições, Centro de Documentação, Oficinas, Reservas, Sala de Restauro e a Loja do Museu. 

Source - City Council - Pottery Museum

Museu Serralves

Um dos sítios mais bonitos no Porto é o Museu Serralves, que pode visitar gratuitamente no primeiro domingo de cada mês, das 10h00 às 13h00. Pode aproveitar para passear pelos belos jardins do Parque, visitar os espaços arquitetónicos e para descobrir as exposições do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Serralves Museum

World of Discoveries

No World of Discoveries, pode contactar com os Descobrimentos que marcaram a globalização da humanidade. O espaço convida-o ainda a descobrir “a cidade onde nasceu o Infante D. Henrique, o homem que deu novos mundos ao mundo”. O Parque de Descobrimentos encontra-se em Lisboa.

Source - City Council - Belmonte, World of Discoveries

Museu de Côa

O Museu de Côa, situado em Vila Nova de Foz Côa, foi inaugurado em 2010. O espaço dá a conhecer a arte rupestre dos vales do Côa e do Douro. O museu funciona ainda como um centro de acolhimento para investigadores que querem analisar o Côa. 

Côa Museum

Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos é uma paragem obrigatória para quem decide visitar Coimbra. No Parque pode explorar as Casas Regionais, Portugal Monumental, Além o Mar, Portugal Insular e Coimbra - tudo em miniatura. O Museu do Traje é também algo que pode explorar nestas cidades para os pequeninos.  

Source - Facebook - Coimbra, Portugal dos Pequenitos

Museu Monográfico de Conimbriga

O Museu Monográfico de Conimbriga exibe a cidade antiga de Conimbriga, as Ruínas e o Museu.  No museu, os visitantes podem contactar com objetos de uso quotidiano e com o urbanismo antigo. O museu apresenta estacionamento e um restaurante.  

Source - Facebook - 1962, Museu Monográfico de CONIMBRIGA - Museu Nacional

Museu Nacional Machado de Castro

O Museu Nacional Machado de Castro é composto por dois pisos e homenageia Joaquim Machado de Castro, um famoso escultor régio. Para a Câmara Municipal de Coimbra, “o Museu Nacional Machado de Castro é um dos mais importantes museus de belas-artes e arqueologia do país, que apresenta importantes coleções de pintura, escultura e artes decorativas, percorrendo uma história com mais de dois mil anos”. 

Source - City Council - Machado de Castro National Museum

Museu da Lourinhã

O Museu da Lourinhã apresenta três áreas temáticas, Etnografia, Arqueologia e Paleontologia. O museu exibe informação sobre o património da região e disponibiliza uma visita pelos vestígios de dinossauros e de outros seres vivos. O museu tem dois núcleos museológicos complementares: um com a exposição “Aqui Nasceu o Atlântico” e outro inserido no PDL – Parque dos Dinossauros da Lourinhã.

Source - Facebook - GEAL - Museu da Lourinhã

Museu das Tapeçarias de Portalegre

No Museu das Tapeçarias de Portalegre, pode contactar com a tapeçaria de Portalegre. Segundo o museu, “a tapeçaria de Portalegre é uma obra de arte original, única pelas suas qualidades intrínsecas e pela técnica usada para traduzir o cartão do pintor”. 

Source - Facebook - Manufactura de Tapeçarias de Portalegre

Palácio Nacional de Mafra

O Palácio Nacional de Mafra, localizado em Mafra, em Lisboa, é composto pelo palácio, por um convento e por uma biblioteca. O conhecido Convento de Mafra dispõe de 1.200 divisões. A par dos cómodos e da decoração, os visitantes podem contactar com as pinturas, as esculturas e a ourivesaria. 

Mafra National Palace

Palácio da Pena

O Palácio da Pena é um autêntico diamante na Serra de Sintra. Das cores à arquitetura, o cenário parece saído de um filme. Cada recanto do monumento representa perfeitamente o Romantismo que marca Portugal e o legado eterno de Fernando II, o Rei-Artista – conhecido pela sua irrepreensível cultura e pelo facto de falar alemão, húngaro, francês, inglês, espanhol, italiano e, claro, português.

Pena Palace

Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira, também conhecida como a Quinta da Torre, está dividida em sete pontos de visita: o Poço Iniciático, o Palácio, a Capela, o Passeios dos Deuses, o Portal dos Guardiões, o Poço de Iniciação e as Passerelles Subterrâneas. O espaço está, desde 2002, classificado como Imóvel de Interesse Público devido aos jardins, lagos, grutas e ao ambiente enigmático no qual está mergulhado.

Quinta da Regaleira

Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian

O Centro de Arte Moderna reúne várias obras dos artistas mais representativos do século XX até à atualidade. O museu conta ainda com obras de artistas internacionais e peças de arte arménias. O Centro de Arte Moderna apresenta cerca de nove mil peças. 

Source - Facebook - Fundação Calouste Gulbenkian

Museu Nacional do Azulejo

Considerado um dos museus mais importantes, o museu é dedicado ao azulejo. O Museu Nacional do Azulejo engloba a produção azulejar da segunda metade do século XV até à atualidade. A par dos azulejos, no museu também pode encontrar peças de cerâmica, porcelana e faiança dos séculos XVI a XXI. 

Source - Facebook - Museu Nacional do Azulejo

Palácio Nacional da Ajuda

O Palácio Nacional da Ajuda é um antigo palácio real. Este palácio é o único de Lisboa que apresenta a decoração do séc. XIX. O espaço dispõe ainda de uma coleção de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX. O Palácio da Ajuda situa-se no alto da Calçada da Ajuda. 

Source - Facebook - Palácio Nacional da Ajuda

Museu Nacional de Arte Antiga

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), situado em Lisboa, “alberga a mais relevante coleção pública portuguesa, entre pintura, escultura, ourivesaria e artes decorativas, europeias, de África e do Oriente”. Segundo o espaço museológico, o museu apresenta o maior número de pinturas, esculturas e obras de artes decorativas. 

Source - Facebook - Museu Nacional de Arte Antiga

Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches situa-se em Belém. O espaço apresenta a mais importante coleção, a nível mundial, de coches e carruagens reais desde o século XVI até ao século XIX. “Mais que um museu, o projeto funciona como uma infraestrutura urbana, que oferece ‘espaço público’ à cidade”, explica o site do espaço. 

Source - National Coach Museum

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Localizado em Lisboa, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) acolhe diversas exposições e pode ser apreciado pela sua própria arquitetura. Se quiser, também pode visitar a Central Tejo e os jardins do Campus da Fundação EDP.

Museum of Art, Architecture and Technology

Museu de Sines

O Museu de Sines está localizado nos edifícios interiores do Castelo de Sines. No museu, pode encontrar uma exposição das peças mais relevantes do património da região. A Casa Vasco da Gama faz parte do Museu de Sines e dá a conhecer a biografia do famoso Vasco da Gama. 

Source - City Council - Sines Museum

Museu Municipal de Faro

O Museu Municipal de Faro pretende reunir, preservar e difundir testemunhos materiais e imateriais que dão a conhecer o concelho de Faro. Neste espaço, pode aprender mais sobre a história e tradições do concelho. 

Source - Facebook - Museu Municipal de Faro
Museus e espaços culturais que não pode deixar de visitar em Portugal (24 sugestões)
À Descoberta
Museus e espaços culturais que não pode deixar de visitar em Portugal (24 sugestões)