10 Mercados de Natal para descobrir na Europa

Jantar com o Pai Natal? Avistar um trenó no céu? Não perca a oportunidade. A pensar em si, trazemos os maiores e melhores mercados de Natal da Europa.

À Descoberta

O Natal é a época mais mágica do ano. Se, em 2020, muitos Mercados de Natal ficaram em suspenso, em 2021 e 2022, vieram para abrilhantar as ruas e ser pano de fundo de várias cidades europeias. Desde a música, às luzes, à decoração e aos tradicionais doces de época, o Natal tende a não passar despercebido. 

Mercado de Natal de Frankfurt, Alemanha

O Mercado de Natal de Frankfurt atrai, todos os anos, mais de três milhões de visitantes e dispõe de 200 barraquinhas para entreter o público. Lá poderá encontrar vinho quente com especiarias, salsichas grelhadas e bolachas de gengibre. Desde comida, à decoração e às bebidas quentes, o facto é que o evento vende, mais do que artigos e alimentos, a premissa de que o Natal é sobre magia.

No Mercado de Natal de Frankfurt não deixe de visitar a enorme e imponente árvore de Natal situada no centro antigo da cidade. O evento irá decorrer entre os dias 21 de novembro a 22 de dezembro de 2022. 

Christmas Market in Frankfurt, Germany

Mercado de Natal de Rathausplatz (Viena), Áustria

Os mercados de Natal, em Viena, existem desde 1298. Atualmente, a cidade tem mais de dez mercados de natal oficiais. O mais célebre e antigo situa-se em Rathaus, o edifício que serve de sede do concelho municipal da cidade.

O mercado, conhecido pela gastronomia vienense, dá palco à magia tradicional da época. As luzes, os cânticos à volta da árvore de natal e o comboio Christkindl Express são os verdadeiros protagonistas da cidade austríaca. O mercado vai desenrolar-se entre os dias 19 de novembro a 26 de dezembro de 2022. 

Christmas Market on Rathausplatz (Vienna), Austria

Mercado de Natal de Basiléia, Suíça

Este mercado é frequentemente apontado como um dos maiores e mais bonitos da Europa recebendo, todos os anos, mais de um milhão de visitantes - um dos motivos está associado à promoção de atividades para os mais novos.O evento tem um espaço especial para as crianças: o Märchenwald (que significa, floresta encantada). Neste espaço, os miúdos e graúdos podem decorar velas, fazer pinturas e trabalhar com madeira. Pode visitar o mercado entre os dias 24 de novembro e 23 de dezembro de 2022.

Christmas market in Basel, Switzerland

La Fira de Santa Lúcia (Barcelona), Espanha

Barcelona apresenta uma beleza singular todo o ano, mas no Natal fica particularmente deslumbrante. “La fira de santa llúcia” é o maior e mais antigo mercado de Natal da capital da Catalunha e está situado em frente à Catedral de Barcelona. A feira vai decorrer entre os dias 25 de novembro e 23 de dezembro de 2022 e terá à disposição mais de 100 chalés com as principais tradições da cidade.

La Fira de Santa Lucia (Barcelona), Spain

Le Grand Market (Paris), França

À semelhança de outros países, França está recheada de mercados de Natal, mas é em Paris, no Le Grand Market, que se situa um dos mais imponentes. Entre os dias 19 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, a cidade do amor abre portas à época mais mágica do ano. Monumentos, como a Catedral de Notre Dame ou a Champ de Mars, oferecem uma vista privilegiada para a iluminada Torre Eiffel, não deixando de lado o artesanato e a gastronomia. 

Mas há mais: No Le Grand Market pode fazer um passeio de carruagem. Toda a cidade está preparada para proporcionar uma excelente experiência de Natal, com pistas de gelo, coros e muitas luzes. 

Le Grand Market (Paris), France

Praça da Cidade Velha (Praga), República Checa

Entrar nos mercados de Natal de Praga é como entrar num autêntico conto de fadas. O maior e mais conhecido situa-se na Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí) e irá abrilhantar a cidade entre os dias 26 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023. A atmosfera de magia vivida em Praga está, sobretudo, associada aos edifícios góticos, renascentistas e barrocos. Além disso, todos os dias existe um espetáculo ou um concerto ao vivo.

Para quem prefere um mercado mais calmo e frequentado por locais, também há solução: existe uma opção na Praça da República, a uma curta caminhada da Praça da Cidade Velha, e com um menor fluxo de turistas. Este mercado pode ser explorado entre o fim de novembro e o início de dezembro.

Old Town Square (Prague), Czech Republic

Mercado de Natal do Tivoli Gardens (Copenhaga), Dinamarca

Entre os meses de novembro e dezembro, Copenhaga é mergulhada na agitação natalícia. O Tivoli Gardens dá lugar a um autêntico parque de diversões. À entrada do parque, o visitante é surpreendido com um túnel de luz de 70 metros, que é iluminado por 50 mil  luzes. O parque de diversões conjuga o mercado de natal com os desfiles iluminados da Guarda Juvenil de Tivoli. O evento decorrerá entre os dias 18 de novembro a 31 de dezembro de 2022. 

Tivoli Gardens Christmas Market (Copenhagen), Denmark

Mercado de Natal de Bruges, Bélgica

À semelhança de outros mercados, também a Feira de Natal de Bruges oferece muito artesanato e magia. Contudo, e além dos típicos waffles e do chocolate quente, também promove a cerveja belga. Este evento decorrerá entre os dias 25 de novembro de 2022 e 31 de dezembro de 2022. 

Christmas market in Bruges, Belgium

Mercado de Natal de Montreux, Suíça

O Mercado de Natal de Montreux destaca-se pelas suas atrações. Não só o evento conta com uma roda gigante, como com a chegada do Pai Natal em trenó, fazendo as delícias dos mais pequenos. Além disso, o mercado construiu chalés para albergar restaurantes completos, para aqueles que preferem usufruir da refeição sentados. O evento está ainda situado na margem do lago Léman – na parte da Suíça que fala francês. O mercado vai desenrolar-se entre os dias 19 de novembro a 24 de dezembro. 

Christmas Market in Montreux, Switzerland

Mercado de Natal de Bussolengo (Verona), Itália

Já pensaste em jantar com o Pai Natal? Neste mercado é possível. O mercado de Natal de Bussolengo pode ser facilmente apelidado de “Aldeia de Natal”, uma vez que, no total, são mais de sete mil metros quadrados. O evento italiano diferencia-se dos demais por todas as quintas-feiras e sextas-feiras, entre o final de novembro e meados de dezembro, oferecer a oportunidade de um jantar com o pai natal. Pode visitar o mercado entre os dias 5 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. 

Bussolengo Christmas Market (Verona), Italy
10 Mercados de Natal para descobrir na Europa
À Descoberta
10 Mercados de Natal para descobrir na Europa