Guia para uma escapadinha em Madrid

A pouquinhas horas de Portugal, encontra-se Madrid. Se quer combinar o conhecimento com a diversão e até mesmo com a gastronomia, a capital espanhola é sempre um excelente destino.

Visitar

O Excelente, a pensar na tua próxima escapadinha, selecionou os melhores locais para visitar, bem como os melhores restaurantes e hotéis. Viaje connosco!

O que visitar?

Puerta del Sol

Por pulsar a vida da capital espanhola, é frequentemente comparada a Times Square. Há cinco séculos que, tanto de dia como de noite, repleta de restaurantes, bares e lojas, a Puerta del Sol concentra em si eventos, vida social, vibrações humanas e muita animação.

Puerta del Sol, Spain

Calle del Arenal

Riquíssima em termos arquitetónicos, a Calle del Arenal é uma das ruas mais históricas de Madrid. Embora muitas das suas mansões se tenham convertido em hotéis, albergues e pousadas, potenciando o posterior aparecimento de livrarias, cafés e tertúlias artísticas, a bonita Iglesia de San Ginés, do século XVII, mantém-se intacta.

Palácio Real de Madrid

Dos maravilhosos jardins da Plaza de Oriente, pode-se ver o grandioso Palácio Real, o maior palácio da Europa Ocidental. Opulento, conta com 3418 divisões, apesar de ter apenas uma parte ser aberta ao público. Decorado com materiais nobres, é a casa de diversas coleções reais com grande relevância histórica e a morada oficial da família real espanhola.

Royal Palace of Madrid, Spain

Mercado de San Miguel

Com uma cobertura de ferro que tanto o caracteriza, no coração de Madrid, o Mercado de San Miguel é um autêntico monumento da cozinha espanhola. Banquinhas com pratos diversificados não faltam neste mercado coberto. Para degustação de diferentes especialidades, este é o local ideal, visto que até os chefs com estrelas Michelin têm espaço em San Miguel.

San Miguel Market, Spain

Plaza Mayor

A vida e a arquitetura predominantes na Plaza Mayor vão chamar por ti. De todas as praças de Madrid, esta é a mais emblemática, por isso, a visita é obrigatória. Numa das suas muitas esplanadas, pode-se apreciar a estátua de Filipe III, com uma história da qual vais querer saber, as arcadas históricas e os murais pintados da Casa de La Panadería.

Plaza Mayor, Spain

Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía

Considerado um dos melhores museus madrilenos, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía é residência fixa de um espólio incrível de arte moderna e contemporânea. O famoso quadro “Guernica”, de Picasso, é a principal atração do museu, que também conta com coleções permanentes e estonteantes de Dalí e Miró.

Museu Thyssen-Bornemisza

Restaurado pelo arquiteto Rafael Moneo, desde 1992, o Palácio Villahermosa abriga a completa coleção de mais de 900 obras, que compreende pinturas modernas, bem como históricas, da família Thyssen-Bornemisza. Uma visita é uma oportunidade única para ver de perto trabalhos de Monet, Cézanne, Van Gogh e Mondrián.

Source - Thyssen-Bornemisza Museum

El Retiro

No El Retiro, o tempo passa rapidamente. Conhecido como o pulmão de Madrid, trata-se de um autêntico refúgio verde no centro da cidade. Além dos belíssimos jardins ornamentais, o parque aloja um cipreste com 400 anos, o monumento a Alfonso XII, o Palácio de Velázquez, fontes e dezenas de estátuas.

El Retiro, Madrid - Spain

Gran Vía

Repleta de salas de espetáculo e cinemas, esta extensa e glamourosa avenida, onde surgiram os primeiros arranha-céus de Madrid, faz lembrar a Broadway. Os seus edifícios refletem as inspirações da arquitetura Art Nouveau e Art Deco. O Teatro Lope de Vega, os edifícios Capitol e Metrópolis, o Casino Militar e o cinema Callao são protagonistas nesta avenida. 

Gran Vía, Madrid - Spain

Plaza de España

Entre a Gran Vía e a Rua Princesa, encontra-se a Plaza de España. Enquadrada pela imponência dos edifícios, entre os quais se destaca o Edificio España, e por uma área também arborizada, a praça homenageia Cervantes, escritor espanhol que celebrou a personagem de Don Quijote em todo o mundo. 

Plaza de España, Madrid

Templo de Debod

Pertinho da Plaza de España, o Templo de Debod, principalmente procurado ao final do dia, dada toda a sua envolvência romântica, é merecedor de uma visita. Transladado do Assuão, este antigo museu e templo egípcio foi reconstruído num espaço verde muito apreciado pelos madrilenos.

Temple of Debod, Madrid - Spain

Barrio de La Latina

Além de ser um dos bairros mais antigos na Madrid medieval, este é o mais autêntico bairro da capital espanhola. De origens mercantis, labiríntico e com ruas muito estreitas e tortuosas, este espaço tem acompanhado a evolução da cidade.

A Real Basilica de San Francisco El Grande, no Barrio de La Latina, pelo seu estilo neoclássico e pelo seu património artístico, é muito visitada.

Apenas superada pela da Basílica de São Pedro, no Vaticano, a sua cúpula é de uma grandiosidade indefinível. No seu interior, destacam-se ainda obras de grandes vultos da pintura espanhola, como Goya.

As calles deste bairro, repleto de vermuterías, são um ponto de encontro para muitos que pretendem descontrair no final de um dia de trabalho. Nos restaurantes e bodegas, a noite pode-se prolongar com degustação de tapas.

Não te faltarão opções para terminares a tua noite em grande. Poderás assistir a um espetáculo de flamenco no El Corral de la Morería ou de cabaret no Berlín Cabaret, uma das mais famosas casas europeias dedicadas a esta arte. Em alternativa, se gostares de dançar, passa pelo emblemático Contraclub ou pelo Shoko Madrid. Se preferires, podes ficar por um dos muitos bares da calle de la Cava Baja.

Barrio de La Latina, Spain

Malasaña

Malasaña é considerado o mais famoso bairro alternativo de Madrid. É aconselhável consultar a programação do bairro antes de se visitar o espaço. Através de restaurantes com menus dedicados à vasta gastronomia espanhola ou de uma visita a um dos seus bares, entre os quais se destacam o Tupperware, o Taboo, o Madklyn ou o Picnic, todos com nomes muito cómicos, descobre-se a chamada movida espanhola.

Malasaña, Madrid - Spain

Onde comer?

DiverXO

O restaurante do chef David Muñoz, em apenas cinco anos, conseguiu três estrelas Michelin. A cozinha é elaborada, reflexo de técnicas gourmet e da junção criteriosa de sabores e texturas. Nem sempre é fácil reservar mesa aqui, mas vale a pena tentar.

Source - Tripadvisor - Diverxo

A’Barra

Liderado por José Antonio Medina, pela sua decoração cuidada, o A’Barra consegue ter uma atmosfera relaxante. A interação com o chef é essencial, por isso quase tudo é preparado em frente do cliente, desde os menus tradicionais aos mais formais, não esquecendo as bebidas. 

Source - Tripadvisor - A’Barra

DSTAgE

Em pleno Barrio Chueca, com uma estética industrial, incluindo paredes em tijolos e tubos metálicos propositadamente visíveis, no DSTAgE, que alcançou uma estrela Michelin, existem dois menus de degustação disponíveis. A gastronomia é descrita como livre e sem limites.

Source - Michelin Guide - DSTAgE

Taberna Verdejo

A harmonização dos mais tradicionais sabores da gastronomia espanhola, na Taberna Verdejo, é garantida. Como os cardápios são sazonais, a cada nova temporada, surgem 12 novos pratos. A seleção de queijos, curados, frios ou em conserva, é o pilar de todos os menus elaborados.

Source - Taberna Verdejo

Onde dormir?

Artrip Hotel

No coração do bairro de Lavapiés, a apenas 15 minutos a pé do Museu do Prado, o Artrip Hotel dispõe de quartos altamente funcionais e climatizados, sendo que alguns possuem varanda com vista para a rua. Com um pequeno e cómodo café no rés-do-chão, o hotel está decorado com uma grande variedade de obras de arte.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Artrip Hotel Madrid - Spain

Hotel Regina

De portas abertas deste 1928, no centro de Madrid, a 100 metros da Puerta del Sol, este hotel adaptou-se à passagem do tempo. Os seus quartos são modernos, mas elegantes. Do seu terraço, é possível avistar-se o centro histórico madrileno. O Hotel Regina conta ainda com um restaurante, onde é servido o melhor da cozinha mediterrânea em pratos sazonais.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel Regina, Madrid - Spain

Hard Rock Hotel

Como numa mixtape, no Hard Rock Hotel, tendo a música sempre presente, o velho mistura-se com o novo. É normal encontrar guitarras e outros instrumentos como elementos decorativos. Bem localizado, próximo de várias atrações turísticas, do seu maravilhoso terraço, é possível vislumbrar quase toda a cidade.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hard Rock Hotel - Madrid, Spain

Riu Plaza España

No centro de Madrid, bem pertinho do Palácio Real, da Gran Vía e do Templo de Debod, contando com quatro estrelas, o Riu Plaza España possui restaurante e sky bar, piscina exterior, centro de fitness e discoteca. Ao pequeno-almoço, os hóspedes podem desfrutar de um buffet ou, em alternativa, de uma refeição sem glúten.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel Riu Plaza España, Spain
Guia para uma escapadinha em Madrid
Visitar
Guia para uma escapadinha em Madrid