Guia de viagem: o que visitar na Madeira

A Ilha da Madeira é um local surpreendente. Com história, cultura, gastronomia com distinção e tem as mais belas paisagens da natureza e do mar.

Visitar

Precisas de ideias para começar a delinear o teu plano de viagem à ilha da Madeira? Se leres este artigo, irás encontrar todas as respostas que precisas para aproveitar a viagem ao máximo. 

Começa já a fazer a tua mala porque vais ser um verdadeiro explorador desta ilha.

O que fazer na Madeira? Quais os principais pontos turísticos do arquipélago?

Teleférico do Monte

O Funchal é o lugar ideal para iniciares a tua visita pela ilha. Para teres uma perceção geral do espaço, nada melhor do que uma viagem de teleférico, desde a baixa da cidade até ao alto da freguesia do Monte. Na viagem, irás observar a harmonia existente entre a parte mais urbana e os jardins e hortas, bem como o anfiteatro e a baía do Funchal. 

A viagem dura entre 15 a 25 minutos, sendo que o teleférico abre às 9h00 e encerra às 17h45. 

Ver no Google Maps

Monte Cable Car, Madeira

Carros de cesto

Os famosos “carros de cestos” são uma das atrações mais populares da Madeira. Estes carros, feitos artesanalmente com vime e madeira, são conduzidos e controlados por dois “carreiros”, trajados de branco e com chapéu de palha na cabeça.  Com grossas solas de borracha, as botas destes “carreiros” funcionam como travões dos “carros de cestos”. 

O percurso tem uma duração, por norma, de dez minutos e liga o Monte ao Funchal, percorrendo cerca de dois quilómetros de grande aventura. 

Ver no Google Maps

Mercado dos Lavradores

O Mercado de Lavradores foi construído na década de 30 do século XX e, hoje, é um dos locais mais turísticos da ilha. Este espaço, situado no centro do Funchal, tem dois pisos: no inferior, encontrarás o peixe e a carne e, no superior, as frutas tropicais. 

Uma curiosidade deste local é que irás encontrar frutas nunca antes vistas, como. por exemplo, o maracujá de tomate ou maracujá de laranja.

Com uma arquitetura da época do Estado Novo, este é, de facto, um ponto de paragem obrigatório na Madeira.

Ver no Google Maps 

Farmers' Market, Madeira

Zona histórica

A zona histórica da cidade é, também, outro local a visitar na Ilha da Madeira. As ruas estreitas da calçada e da zona velha do Funchal são zonas históricas com muitos bares e restaurantes. 

Muitas ruas têm fachadas coloridas com portas e janelas pintadas de forma artística. Aproveita e passeia pela Rua de Santa Maria e descobre os magníficos jardins. Quer seja dia ou seja noite, esta zona é bastante movimentada e não falta animação!

Ver Google Maps

Historic area, Madeira

Cabo Girão

Com uma verticalidade de 580 metros, o Cabo Girão é o maior cabo natural em Portugal, sendo considerada a segunda falésia mais alta do mundo. 

Recentemente, contou com a implementação de um miradouro com um fundo de vidro, o  que permite contemplar a beleza das fajãs. A partir deste miradouro, poderás contemplar a beleza do mar, de Câmara de Lobos e o Funchal. É uma atração turística muito visitada e desafiante para quem tem medo de alturas, mas fica descansado que a estrutura é bastante segura.

Ver no Google Maps

Cabo Girão, Madeira

Pico do Areeiro

Situado a 1818 metros de altitude, o Pico do Areeiro oferece-nos uma vista deslumbrante sobre o maciço central da ilha da Madeira. 

Aqui, é possível apreciar alguns percursos pedestres. Para os mais aventureiros, é aconselhável o trilho PR1 - Pico Areeiro - Pico Ruivo, em direção ao ponto mais alto do arquipélago. Se não tiveres muito tempo, aproveita o percurso de cerca de um quilómetro até ao miradouro em balcão, no qual também poderás desfrutar das vistas mais esplendorosas da ilha.

Ver no Google Maps

Pico do Areeiro, Madeira

Pico Ruivo

Com uma altitude de 1861 metros, o Pico Ruivo é o ponto mais alto da ilha da Madeira. Para os apreciadores dos trilhos e da natureza, esta é outra paragem obrigatória. Se quiseres chegar ao Pico, terás de caminhar até à Achada do Teixeira, em Santana, e daí iniciar o percurso que dura cerca de 1h30 para os dois sentidos. Uma verdadeira aventura na natureza!

Ver no Google Maps 

Pico Ruvio, Madeira, Portugal

Piscinas naturais de Porto Moniz

Criadas a partir da atuação da lava vulcânica, as piscinas naturais de Porto Moniz formam uma zona de banho sem ondas, onde o mar entra naturalmente nas rochas. Este espaço, considerado o ex-libris de Porto Moniz, oferece uma piscina para crianças e  parque infantil.

As piscinas dispõem de 3.800 metros quadrados de área para natação e 3.217 metros quadrados de área para solários, proporcionando uma verdadeira experiência sensorial. Estão abertas ao longo de todo o ano, das 9h00 às 17h00, no inverno, e das 9h00 às 19h00, no horário de verão.

Ver no Google Maps 

Natural pools of Porto Moniz, Madeira

Museu CR7

No museu de Cristiano Ronaldo, irás encontrar os 150 troféus conquistados, ao longo da  carreira do craque português. Pelo menos até agora.

Os visitantes podem, também, assistir a vídeos e fotografias dos momentos mais marcantes do percurso de CR7, explorar conteúdos interativos e tirar fotografias com a figura de cera do jogador. São consideradas as grandes atrações do museu as três Bolas de Ouro e as quatro Botas de Ouro conquistadas por Cristiano Ronaldo. 

Ver no Google Maps

Source - CR7 Museum, Madeira

Jardim Botânico da Madeira

O Jardim Botânico é um dos chamarizes da ilha da Madeira. O espaço, que conta com uma área de 35 mil metros quadrados, oferece uma autêntica experiência visual.

Os coloridos mosaicos de flores e os arbustos constituem a imagem mais marcante do Jardim Botânico. Além de ter mais de 2.500 plantas indígenas e endémicas, neste jardim, podes usufruir, também, de vistas incríveis sobre a cidade.

Ver no Google Maps

Madeira Botanical Garden, Portugal

O que visitar na Madeira de forma grátis?

Ponta de São Lourenço

Se adoras caminhar ao ar livre, vais adorar a Madeira. A Ponta de São Lourenço, o extremo mais oriental da ilha, com nove quilómetros de comprimento, é ideal para caminhadas e trilhos.

Caracterizado pelo seu terreno árido, este local é uma reserva natural, permitindo-te observar diversas espécies de plantas rasteiras e de animais. 

O percurso é um pouco cansativo e é necessária alguma resistência principalmente em dias de mais calor. 

Caso estejas mesmo cansado e não consigas realizar o caminho de volta, no final da Ponta existe uma empresa de barcos de recreio que te traz de volta até à Marina do Caniçal.

Ver no Google Maps

Ponta de São Lourenço, Madeira

Cascata das Vinte e Cinco Fontes

Localizada no Paul da Serra, a Cascata das Vinte e Cinco Fontes caracteriza-se pelos seus 30 metros de altura. Esta cascata forma um variado conjunto de quedas de água que descem pelas rochas revestidas de plantas e pelos líquenes que desaguam na lagoa, conduzindo a água para a Levada das 25 Fontes.  

Nesta Cascata, deparas-te com uma paisagem de tirar o fôlego e por ser um local bastante procurado, o Excelente aconselha-te a visitar este lugar logo pela manhã ou então ao final do dia. Assim consegues evitar as multidões e apreciar toda a vista calmamente.

Ver no Google Maps

Twenty-Five Fountains Cascade, Madeira

Santana

Situado na costa norte da ilha, o concelho de Santana é um dos locais de visita obrigatória.  Encontrarás as famosas casas típicas com teto coberto de colmo e pintadas de cores vivas, características que se devem ao facto de, durante muito tempo, o concelho ter estado inacessível por terra e mar, não tendo sofrido influências exteriores. 

Nos dias de hoje, Santana vive muito do turismo, sendo um dos lugares predilectos dos seus visitantes para tirar fotografias e para comprar produtos locais. 

Ver no Google Maps

Santana, Portugal

Costa de São Jorge

Entre Santana e São Vicente, encontras uma estrada que te permite percorrer algumas das povoações mais características da Madeira, tais como São Jorge, Ribeira Funda, Arco de São Jorge, Boaventura e Ponta Delgada.

Trata-se da estrada ER101 e passa por vários miradouros, permitindo uma imersão no modo de vida tradicional da população. Ao longo do caminho, podes aproveitar para comprar fruta tradicional aos agricultores locais a um preço mais acessível. Procura frutas como a banana-maracujá, a banana-ananás, a maracujá-laranja, a maracujá-limão ou a simples e saborosa banana da Madeira.

Ver no Google Maps

Costa de Sao Jorge, Madeira, Portugal

Pico do Areeiro e Pico Ruivo

A partir do Pico do Areeiro é possível observar alguns percursos pedestres. Para os mais aventureiros, é aconselhável o trilho PR1 - Pico Areeiro - Pico Ruivo, em direção ao ponto mais alto do arquipélago. Se não tiveres muito tempo, aproveita o percurso de cerca de um quilómetro até ao miradouro em balcão.

O acesso é feito por caminhos de montanha, com vistas esplêndidas e grande altitude. A paisagem muda em cada parte do percurso, entre rochosa,  espaços verdes, descidas, subidas e ainda atravessas alguns túneis. Percorrer o Pico do Areeiro é como andar em cima das nuvens.

Ver no Google Maps

O Pico Ruivo é o ponto mais alto da ilha da Madeira. Para chegares ao Pico, terás de caminhar até à Achada do Teixeira, em Santana, e daí iniciar o percurso que dura cerca de 1h30 para os dois sentidos. 

A caminhada é um pouco exigente e tens muitas escadas pela frente, mas no final quando te deparas com a vista deslumbrante da Madeira reconheces que vale mesmo a pena!

Ver no Google Maps

Pico Ruivo and Pico do Areeiro mountain peaks in Madeira, Portugal

Zona histórica

A zona histórica da cidade é também merecedora de uma visita. Aqui, deves conhecer as ruas estreitas da calçada e da zona velha do Funchal. Aproveita ainda para passear pela Rua de Santa Maria e descobre os magníficos jardins. 

Nestas ruas encontras vários restaurantes e bares, lojas de comércio e as antigas casas de comerciantes. Uma particularidade desta zona é que as portas das casas foram pintadas por artistas e tornaram-se uma atração como espécie de museu ao ar livre.

A zona histórica é uma das melhores zonas da cidade para provar os pratos típicos da Madeira e animação não te vai faltar!

Ver no Google Maps

Madeira Island, Portugal

Cabo Girão

Com uma verticalidade de 589 metros, o Cabo Girão é o maior cabonatural em Portugal, sendo considerada a falésia mais alta do mundo. 

Recentemente, com a implementação de um miradouro com um fundo de vidro, o cabo permite que contemplemos as fajãs. 

O Gabo Girão é considerado um dos lugares imperdíveis da Ilha da Madeira e, neste Skywalk, terás uma vista à beira-mar sobre um passadiço envidraçado de todo o panorama do mar e da cidade, desde Câmara de Lobos até ao Funchal. 

Ver no Google Maps

Cabo Girão, Madeira

Curral de Freiras

Curral das Freiras, a pequena freguesia do concelho de Câmara de Lobos, fica no coração das montanhas da ilha da Madeira e é um dos melhores locais para respirar a natureza.

Antigamente, esta população estava praticamente isolada num vale fechado e era  conhecido como o refúgio das freiras desde a época em que os piratas saqueavam a ilha.  Atualmente, já existe um túnel que facilita os acessos. 

Nos cafés locais podes provar a Poncha e a Nikita, bebidas típicas na Madeira.

Ver no Google Maps

Curral das Freiras, Madeira

Miradouro Cristo Rei

Na Ponta do Garajau, com uma vista de tirar o fôlego, encontramos a estátua de Cristo Rei de Garajau.

O miradouro foi feito, em 1927, pelo escultor francês Georges Serraz, quatro anos antes de ser criada a estátua do Cristo, a estátua mais famosa do Rio de Janeiro. 

Este monumento no topo da colina, foi erguido em homenagem a Jesus Cristo e oferece uma vista panorâmica sobre o Oceano Atlântico.

Percorrendo o caminho que se encontra no lado esquerdo da estátua, é possível ir até à Ponta do Garajau e existe um teleférico até à praia.

Ver no Google Maps

Cristo Rei Viewpoint, Madeira

O que fazer na Madeira à noite?

Ida ao casino

Se queres ter uma noite diferente na Madeira, experimenta os jogos da sorte no casino da ilha, onde encontrarás mesas de blackjack, roletas, partidas de poker e muito mais. No casino, a entrada é gratuita.

Ver no Google Maps

Source - Facebook - Casino da Madeira, Portugal

Passeio pela zona velha

A zona velha do Funchal é também um bom local para aproveitares a tua noite. Lá podes observar o projeto Arte de Portas Abertas, uma iniciativa artística de revitalização da zona velha do Funchal, que tornou a cidade mais colorida com as suas pinturas. 

Na zona velha, encontras vários restaurantes, bares e muita animação nas ruas típicas do Funchal. Aproveita para experimentar os pratos gastronómicos da Ilha.

Ver no Google Maps

Beber um copo na Venda Velha

Queres aproveitar a ilha para beber um copo? Então, temos o sítio ideal: a Venda Velha. Neste local tradicional, poderás experimentar a tradicional poncha, uma bebida feita com aguardente, mel e limão.

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Venda Velha, Madeira

Ida ao Porto de Funchal

O Porto de Funchal é uma excelente opção para os serões, por ter alguns bares. Podes, por exemplo, ir até ao Marginal, um bar com música alternativa, ao Jam, de música mais comercial, ou ao Vespas, o local que atrai mais jovens.

Ver no Google Maps

Port of Funchal, Madeira

Jantares musicais e noites temáticas

São muitos os hotéis que oferecem programas semanais interessantes e abertos ao público. A Parreira e A Seta organizam espetáculos de folclore madeirense acompanhados de um jantar típico. Já na zona da Cidade Velha, o Arsénio’s e o Marcelino organizam jantares ao som de fado, não faltando opções para te divertires. 

Ver no Google Maps Restaurante A Parreira
Ver no Google Maps Restaurante A Seta
Ver no Google Maps Restaurante  O Arsénio´s
Ver no Google Maps Restaurante O Marcelino

Musical dinners and theme nights, Madeira

Quais os melhores restaurantes na Madeira?

A riqueza da gastronomia madeirense é verdadeiramente apaixonante. Visitar a Madeira com tempo, para poder provar de tudo um pouco, é essencial.

O segredo está, sobretudo, no uso de ingredientes frescos e variados, provenientes da natureza vulcânica deste arquipélago.

Desde o milho frito às espetadas de carne, passando pelo peixe-espada, pelo atum, pelas lapas, pelo bolo do caco, pelo bolo de mel e até pela fruta, há imenso para descobrir na ilha.

Descobre, de seguida, os melhores restaurantes da Madeira, nos quais poderás degustar as especialidades locais. 

Adega Moniz

O restaurante Adega Moniz é um dos locais mais bem posicionados no que diz respeito à relação qualidade/preço. 

O espaço, localizado na zona de Gaula, tem feito as delícias de quem o visita, ao proporcionar uma experiência marcante.

É um restaurante ideal para apreciar um bom vinho e uma deliciosa tábua de queijos e enchidos.

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Adega Moniz

Rei da Poncha

O Rei da Poncha é um dos melhores restaurantes para experimentar a famosa Poncha. Podes usufruir de uma autêntica experiência regional com os diferentes sabores disponíveis.

A bebida pode ser acompanhada do tradicional bolo do caco, de um hambúrguer ou cachorro. 

Ver no Google Maps 

Source - Facebook - Rei da Poncha

MadMarket Restaurante

No interior do centro comercial Monumental Experience, o Restaurante MadMarket oferece aos seus clientes um momento gastronómico exclusivo. 

Aberto todo o dia, o espaço serve almoço, lanches e jantares. É aconselhável que os clientes façam reservas para assegurar lugar. 

Aqui come-se um pouco de tudo: peixe, marisco e carne. 

Devido à sua localização um pouco escondida, dizem que o MadMarket é "o segredo mais bem guardado da Madeira".

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - MadMarket Restaurante

Faí­sca

Em Ribeiro Frio, o Snack-Bar Faísca faz as delícias dos turistas que fazem questão de provar as iguarias deste espaço. 

O prego em bolo de caco é um dos pratos mais apreciados, mas as outras especialidades tradicionais e locais não ficam nada atrás.

É um local carismático no interior da Ilha da Madeira e lá também podes provar o “curtadinho”, uma típica bebida de café com vinho tratado.

Ver no Google Maps

Source - Facebook - Snack-Bar Faísca

Fajã dos Padres

O atum salpresado, também conhecido como atum de São João, é uma iguaria que não se encontra em muitos restaurantes da Madeira. Se o quiseres provar, a Fajã dos Padres é uma excelente opção. 

Este restaurante tem uma curiosidade bastante interessante pois só consegues aceder ao espaço através de teleférico. Aproveita a viagem e ainda podes passar o dia na praia da Fajã dos Frades, logo em frente.

Ver no Google Maps

Source - Facebook - Fajã dos Padres

II Gallo d'Oro

No restaurante Il Gallo D’Oro, encontras um ambiente descontraído, mas, simultaneamente, elegante e requintado. A cozinha de Benoît Sinthon afirma-se no panorama gastronómico internacional, sendo um dos melhores restaurantes que podes encontrar na ilha da Madeira. 

Com duas estrelas Michelin, neste restaurante, o carabineiro português faz as delícias dos seus clientes, acompanhado por um royal de funcho e caviar ou pelo pombo eucalyptus 2015-2016. 

Ver no mapa Google Maps

Source - Tripadvisor - II Gallo d'Oro

O Barqueiro

No restaurante O Barqueiro, o peixe do dia está logo à entrada, exposto para que os clientes o possam ver e fazer uma escolha personalizada. O marisco vivo, existente em aquários, decora o espaço. 

Neste restaurante, também podes provar a tradicional espetada Madeirense e saborear comida deliciosa desde as entradas à sobremesa, com imensa variedade.

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - O Barqueiro

Restaurante PVP: Pão, Vinho e Petiscos

No restaurante PVP, que possui três espaços distintos (esplanada, salão de refeições e adega), podes encontrar diversos pratos regionais. Na adega, podes pedir um bom vinho e provar umas tapas. No salão das refeições, poderás pedir uma tradicional espetada com bolo do caco.

Vale a pena visitar o PVP, pois encontras um lugar calmo, acolhedor e com boa comida.

Ver no Google Maps

Source - Facebook - PVP- Pão, Vinho e Petiscos

William Restaurant

O William Restaurant, com uma estrela Michelin, situa-se dentro do edifício principal do hotel de luxo Belmond Reid’s Palace e é um dos melhores restaurantes da ilha da Madeira. A carta do restaurante foi desenhada pelo premiado chef Joachim Koerper, sendo Luís Pestana o chef executivo do restaurante. Aqui, podes encontrar pratos como “Sinfonia de Atum em Tataki e Tártaro” ou “Leitão Confitado com Chutney de Tomate, Maracujá e Batata Ponte Nova”

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - William Restaurant

Dining room

O Dining Room é um restaurante exclusivo da Quinta da Casa Branca. Este espaço, rodeado por um enorme jardim, caracteriza-se pelo ambiente luxuoso e clássico, sendo exigido um dress code formal.

A carta do Dining Room é moderna e inclui iguarias como Vieiras Salteadas sobre Puré de Espargos Verdes ou Garoupa e Carabineiros Harmonizados sobre Puré de Tinta de Choco.

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Dining room

Quais os melhores hotéis na Madeira?

Depois de um dia preenchido a conhecer os encantos da ilha madeirense, nada melhor do que apreciar o conforto de um bom hotel. Descobre os melhores hotéis para ficares hospedado e quais as suas pontuações na plataforma Booking.

1905 Zino’s Palace

Este hotel, construído num palacete na Ponta do Sol, prima pela elegância e pelo conforto. O Zino’s Palace dispõe de quartos climatizados, piscina exterior, bar, jardim e terraço. A sua área envolvente é excelente para caminhadas e passeios ao ar livre. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Facebook - 1905 Zino's Palace

Three House Hotel

A elegância e a localização do Three House Hotel não deixam ninguém indiferente. Localizado no centro da cidade, com a receção aberta por 24 horas, este alojamento possui uma piscina exterior e um terraço.

Os quartos são equipados com uma área de estar e uma casa de banho privativa. Perto do hotel, situa-se a Marina, a Catedral do Funchal e o Forte de São João.

Ver preços e disponibilidade
Source - Tripadvisor - Three House Hotel

Savoy Palace The Leading

Este hotel de 5 estrelas é uma excelente opção para quem quer passar uma noite inesquecível.

Bem localizado, possuidor de uma vista deslumbrante, o Savoy Palace dispõe de uma piscina exterior, de um centro fitness e de espaço noturno.

Ver preços e disponibilidade
Source - Facebook - Savoy Palace

Pestana Churchill Bay

Em Câmara de Lobos, o Pestana Churchill Bay oferece uma vista panorâmica para a baía.

O hotel de 4 estrelas, com acomodações de elevada qualidade, proporciona aos seus hóspedes uma verdadeira experiência sensorial.

Todos os quartos estão equipados com ar condicionado, sendo que alguns deles possuem varanda com vista para a cidade.

Ver preços e disponibilidade
Source - Facebook - Pestana Churchill Bay

Hotel Cajú

Próximo das grandes atrações turísticas e culturais, mesmo no centro do Funchal, o Hotel Cajú conta com um restaurante, um centro fitness e um bar. Minuciosamente decorado, este espaço é um dos mais apreciados por quem visita a ilha e pretende conhecer o Funchal. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Facebook - Hotel Cajú

Village Cabo Girão

Caracterizado pela calma e pelo sossego da zona circundante, o Village Cabo Girão faz as delícias de quem deseja, sobretudo, viver uns dias relaxantes.

A partir da encosta virada para o Oceano Atlântico, com piscinas exteriores e interiores, este hotel dispõe de villas e apartamentos.

As acomodações deste hotel encontram-se devidamente equipadas, para que possas usufruir de uma experiência de qualidade.

Ver preços e disponibilidade
Source - Facebook - Village Cabo Girão

Arts in Hotel Conde Carvalhal

Numa antiga mansão restaurada, bem no centro histórico do Funchal, com vista para a cidade e para o mar, os hóspedes, neste hotel, podem aproveitar para passear nos jardins botânicos e relaxar nos terraços. Climatizados e decorados com mobiliário moderno e elegante, os quartos são equipados com todas as comodidades.

Ver preços e disponibilidade
Source - Facebook - Arts in Hotel Conde Carvalhal

The Cliff Bay - Porto Bay

No topo de uma montanha, o The Cliff Bay oferece um serviço de qualidade e conforto exímios.

O hotel de cinco estrelas possui piscinas interiores e exteriores, assim como um restaurante com 2 estrelas Michelin, o II Gallo d’Oro.

O spa, os campos de ténis, a sala de jogos e a biblioteca são recantos onde, também, te poderás ocupar.

Ver preços e disponibilidade
Source - Facebook - The Cliff Bay - Porto Bay

Four Views Oasis

Para quem procura usufruir de momentos de qualidade em família, o Four Views Oasis é uma excelente opção. Rodeado por jardins, com vista para as Ilhas Desertas, presenteia os seus visitantes com uma estadia de qualidade. Se pretende relaxar, o hotel contempla uma piscina interior aquecida, uma sala de leitura e um espaço dedicado ao fitness.

Ver preços e disponibilidade
Source - Tripadvisor - Four Views Oasis

Albatroz Beach & Yacht Club

O hotel Albatroz Beach, de cinco estrelas, conhecido pelas vistas para o oceano e as Ilhas Desertas, conta com quartos espaçosos com varanda, três piscinas, sendo que duas se encontram ao nível do mar e, por isso, são de água salgada. Os hóspedes podem ainda usufruir do campo de ténis ou jogar golfe no Campo de Golfe de Campeonato do Santo da Serra.

Ver preços e disponibilidade
Source - Tripadvisor - Albatroz Beach & Yacht Club

O que fazer na Madeira com chuva?

Se há a possibilidade de chover nos dias em que estarás a conhecer a Madeira, não te preocupes. Temos soluções para ti.

Fábrica de Santo António

Aproveita o mau tempo para conhecer as maiores tradições da Madeira. Uma visita ao arquipélago não está completa sem uma visita à Fábrica de Santo António, onde podes comprar o tradicional bolo de mel. Esta famosa iguaria contém mel de cana, cidra cristalizada, frutas secas e especiarias.

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Fábrica de Santo António

Livraria Esperança

A Livraria Esperança, além da maior livraria portuguesa e uma das maiores da Europa,  é uma das mais antigas e originais livrarias portuguesas. Lá encontrarás três pisos repletos de livros. 

Ver no Google Maps

Esperança Bookstore

Visita um museu

Na Madeira, poderás visitar e conhecer, pelo menos, 20 museus. Entre o Museu de Arte Sacra, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Cristiano Ronaldo, o Museu da Baleia ou o Museu do Brinquedo, opções não faltarão.

Câmara de Lobos, Portugalia

Delicie-se com uma prova de vinho

Se és um amante de vinho, não desperdices a oportunidade de fazer uma prova de vinhos. Uma das adegas mais antigas de vinho é a Blandy’s Wine Lodges. Aproveita para conhecer as várias fases de produção do vinho da Madeira, através de pinturas de Max Romer e da degustação de vinhos de diferentes castas.

Wine tasting

Visite as Grutas de São Vicente e o Centro de Vulcanismo

Não deixes de conhecer os tubos misteriosos de lava que, na ilha, se formaram há cerca de 890.000 anos. Agenda uma visita de cerca de 30 minutos e fica a conhecer todo o centro de vulcanismo. 

As grutas de São Vicente são outra raridade que podes encontrar na Madeira. Dentro da gruta, ao som de música ambiente e com iluminação meticulosamente pensada para criar, ao longo da visita, um espírito místico,  podes encontrar pequenos lagos de água transparente.

Ver no Google Maps

Source - Facebook - São Vicente Caves

Aproveita o guia do Excelente e faz a lista dos locais que gostarias de visitar. Quer seja verão ou inverno, terás muito para conhecer. Não te esqueças de deixar espaço na bagagem para trazer souvenirs, ponchas e algumas bananas da Madeira!

Guia de viagem: o que visitar na Madeira
Visitar
Guia de viagem: o que visitar na Madeira