Lisboa é cada vez mais uma cidade voltada para o turismo. Em 2018, conquistou a distinção de “Melhor Cidade Destino da Europa” nos World Travel Awards, que são, no fundo, os óscares do turismo mundial. Ainda não conheces todos os recantos de Lisboa? Está na hora de mudares isso.
O que fazer em Lisboa? Quais os principais pontos turísticos de Lisboa?
Precisas de ideias para começares a delinear o teu plano de viagem à capital? Aqui tens 10 pontos turísticos que não podes mesmo perder enquanto estiveres por lá.
Castelo de S. Jorge
O Castelo de S. Jorge é um local de paragem obrigatória em Lisboa. Além de ter um miradouro incrível sobre a cidade, permite-te descobrir vestígios arqueológicos do antigo Paço Real.
Torre de Belém
A Torre de Belém é um dos monumentos mais característicos não só de Lisboa, mas também de Portugal. Se visitares Lisboa, não deixes de entrar na Torre de Belém. Património da Humanidade desde 2007, é considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal. Esta torre foi construída na margem do Tejo, no ano de 1515, para servir como fortaleza defensora da entrada do porto de Lisboa.
Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos foi declarado Monumento Nacional, em 1907, e Património Mundial da UNESCO, em 1983. Estreitamente ligado à Casa Real Portuguesa e à epopeia dos Descobrimentos, é também uma das 7 Maravilhas de Portugal.
Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos, também designado Monumento aos Descobrimentos ou Monumento aos Navegantes, em Belém, é outro símbolo histórico de grande importância para Portugal. Este monumento foi erguido em 1940 com o objetivo de homenagear as figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos portugueses. A atual réplica, em betão e pedra, é posterior a essa, tendo sido inaugurada em 1960.
Oceanário
Adoras a vida marinha e toda a sua envolvência? Então, não podes deixar de visitar o Oceanário de Lisboa, um aquário público de referência nacional e internacional, que aloja mais de oito mil criaturas. Neste oceanário,a diversão e a aquisição de novos conhecimentos são garantidos.
Jardim Zoológico
Se viajares com crianças ou se fores simplesmente apaixonado pelo mundo animal, uma ida ao Jardim Zoológico é obrigatória. Mesmo que tenhas ido há pouco tempo, existem sempre novidades e é sempre um programa divertido e que te permitirá partir à descoberta.
Elevador de Santa Justa
Proveniente do tempo em que o ferro forjado era, além de um material de construção, uma forma de arte, o elegante Elevador de Santa Justa, inserido no centro histórico de Lisboa, integrou uma rede inestimável de transportes públicos. Se nunca tiveste oportunidade de fazer esta viagem, não podes mesmo deixar de o fazer agora. A vista, no topo, sobre a parte antiga da cidade é fantástica.
Miradouro do Arco da Rua Augusta
O Miradouro do Arco da Rua Augusta, integralmente reabilitado e com acesso a um incrível miradouro, pela panorâmica única sobre a cidade e em particular sobre a Praça do Comércio, é uma recente atração cultural e turística que não vais querer perder.
Museu Nacional dos Coches
O Museu Nacional dos Coches apresenta a mais importante coleção, a nível mundial, de coches e carruagens reais desde o século XVI até ao século XIX. Se és um amante da história, visita este museu.
Panteão Nacional
Se tens especial interesse pela História de Portugal, na zona histórica de Santa Clara,encontras o Panteão Nacional, que acolhe os túmulos de grandes vultos da história nacional.
O que visitar em Lisboa gratuitamente?
Tens um orçamento modesto para visitar a capital? Não te preocupes. Existem inúmeros locais fantásticos que podes conhecer. Espreita aqui 10 sugestões de visitas grátis.
Alfama
Alfama é um dos locais mais bonitos e históricos da capital portuguesa. Neste bairro, entre ruas pitorescas, descobrirás as raízes do fado e poderás até, nas casas de fado, assistir a alguns espetáculos.
Miradouro de São Pedro de Alcântara
O Miradouro de São Pedro de Alcântara é considerado a vista panorâmica mais completa de Lisboa. Para subires até ao miradouro, podes recorrer ao Elevador da Glória, caso não queiras ir a pé.
Bairro Alto
O Bairro Alto, com imensos restaurantes e bares, é dos melhores sítios, em Lisboa, para saídas à noite. Passear por lá é uma passeio muito agradável e, se quiseres fazer uma paragem, encontras bebidas a preços em conta.
Parque Eduardo VII
Muito procurado para corridas matinais, ao final do dia ou simplesmente para caminhadas, no Parque Eduardo VII, poderás relaxar um pouco enquanto aprecias a beleza do jardim.
Chiado
Se estás a pensar passear por Lisboa, por se tratar de um importante bairro a nível cultural e comercial, uma ida ao Chiado, uma das mais icónicas zonas da cidade, é praticamente obrigatória. Junto ao famoso café “A Brasileira”, encontrarás a estátua de Fernando Pessoa, que muitos visitantes gostam de fotografar.
Largo do Carmo
Na zona do Chiado, acessível às ruínas do Convento do Carmo, ideal para passeios, com um chafariz edificado em 1771, tens o sossegado Largo do Carmo. Se quiseres fazer uma pausa do teu passeio, podes repousar numa das esplanadas existentes no largo.
Cais do Sodré
O Cais do Sodré transformou-se num dos bairros mais trendy da capital. A mais vibrante vida noturna de Lisboa, que se concentra maioritariamente na Rua Cor-de-Rosa, que merecerá a tua visita, concentra-se aqui.
MAAT
Embora a entrada no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia seja cobrada, apreciar a arquitetura exterior do museu, que vale muito a pena, é totalmente grátis.
Lx Factory
A Lx Factory é uma espécie de Lisboa underground dentro de Lisboa. Com a orla do rejuvenescido rio Tejo como pano de fundo, entre bares e restaurantes diversificados, lojas de decoração, oficinas criativas e atividades com diferentes temáticas, possíveis ocupações não te vão faltar.
Mouraria e Martim Moniz
Se procuras um local agradável para passear e conhecer diferentes formas de expressão de arte e cultura, não deixes de conhecer a Mouraria e o Martim Moniz. Estas zonas foram alvo de trabalhos de revitalização e são, hoje, locais muito interessantes. O bairro da Mouraria é considerado o berço do fado, sendo a morada de muitos fadistas. Ao fim de semana, na Praça Martim Moniz, podes encontrar o “Mercado de Fusão”.
Onde comer em Lisboa? Quais os melhores restaurantes em Lisboa?
ALMA Henrique Sá Pessoa
Se vais à procura de cozinha de autor, o ALMA, do chefe Henrique Sá Pessoa, é uma excelente opção. Com duas estrelas Michelin e uma carta que é um autêntico convite a uma viagem por vários sabores, o restaurante está minuciosamente preparado para te proporcionar uma experiência inesquecível.
The Old Pharmacy
Aberto desde o verão de 2012, foi uma farmácia, mas agora é um wine bar. Fica no Bairro Alto e é ideal para quem, em vez de uma refeição completa, num ambiente rústico e, simultaneamente, sofisticado, pretende combinar petiscos com um copo de vinho.
Belcanto
O conhecido restaurante do chef José Avillez - o Belcanto, distinguido com duas estrelas Michelin, é um dos melhores restaurantes do nosso país. No Chiado, apresenta um serviço discreto e pratos de alta qualidade.
Sanskar Nepal
Reconhecido pelas iguarias com frango, cordeiro e camarão, na zona da Bica, o Sanskar Nepal, também super indicado para vegetarianos e veganos, é especialista em comida indiana.
Rosa da Rua
Encontra-se no Bairro Alto e é conhecido por aquele que os leitores da NIT, numa votação, consideraram o melhor cozido à portuguesa de Lisboa. O restaurante não é grande, mas opções de comida tradicional portuguesa não faltam.
Há tapas no mercado
No Mercado de Arroios, em Arroios, com um menu composto por uma variada panóplia de tapas, encontras o Há Tapas no Mercado.
Sucolento
Na Rua do Instituto Industrial, em Santos, O Sucolento, conhecido pelos pratos de carne, é um restaurante de cozinha mediterrânea e europeia.
Baco Alto
Se preferires, em vez de uma refeição completa, apenas beber um copo de vinho de qualidade e petiscar, fica a saber que aqui encontrarás uma extensa carta de vinhos.
Alto do Bairro
O Alto do Bairro, na Travessa das Mercês, no Bairro Alto, é um restaurante de tapas e cocktails, que combina a gastronomia de fusão com opções adequadas também a vegetarianos.
Seen Lisboa by Olivier
Tendo como base o conceito desenvolvido pelo Chefpreuner Olivier da Costa, o Seen Lisboa, combinando vistas panorâmicas, ambiente cool, cozinha eclética e um menu de bar, com a sua decoração art deco e DJ residente, é o hotspot incontestável da cidade.
Onde dormir em Lisboa? Quais os melhores hotéis de Lisboa?
Reunimos as melhores classificações dos utilizadores da plataforma de alojamento Booking, para te apresentarmos boas possibilidades de hospedagem.
Hotel da Baixa
O Hotel da Baixa, por ficar a 250 metros do centro da cidade e a nove minutos a pé da Avenida da Liberdade, é um hotel com uma excelente localização. Animado e moderno, tem a classificação de quatro estrelas.
Ver preços e disponibilidade
Áurea Museum by Eurostars Hotel Company
Localizado nas margens do Rio Tejo, num edifício histórico, no icónico bairro de Alfama, equipado com restaurante, piscina, sala de massagens e banho turco, encontra-se o Áurea Museum by Eurostars Hotel Company.
Ver preços e disponibilidade
Corpo Santo Lisbon Historical Hotel
Merecedor de cinco estrelas, a 400 metros do Chiado, fundindo as vistas sobre as casas nobres do século XVII com um pedaço da histórica Muralha Fernandina do século XIV, o Corpo Santo Lisbon Historical Hotel é ideal para quem pretende aliar o conforto ao requinte.
Ver preços e disponibilidade
Lisbon Wine Hotel
Contando com quatro estrelas, muito próximo do Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, o Lisbon Wine Hotel disponibiliza um restaurante e acesso ao Wi-Fi gratuito em todas as áreas. O hotel providencia o aluguer de carros, caso necessite desse serviço.
Ver preços e disponibilidade
MYRIAD by SANA Hotels
Nas margens do Rio Tejo e com vistas panorâmicas, este hotel de 5 estrelas localiza-se no Parque das Nações e, com acomodações luxuosas e decorações originais e coloridas, é definido como um verdadeiro oásis futurista.
Ver preços e disponibilidade
Raw Culture Art & Lofts Bairro Alto
O Raw Culture Art & Lofts Bairro Alto é um apart-hotel que prima pela diferença, ao oferecer uma experiência cultural única, bem como um ambiente confortável e sofisticado. Todos os chalés possuem decoração baseada na coleção de arte do proprietário, incluindo exibições temporárias.
Ver preços e disponibilidade
Martinhal Lisbon Chiado Family Suites
O Martinhal Lisbon Chiado Family Suites fica no centro de Lisboa, no bairro do Chiado, a apenas 6 minutos a pé da Estação de metro e comboio do Cais do Sodré. Este apart-hotel foi idealizado a pensar nas famílias com membros mais pequeninos, daí a existência de um Clube Infantil nas imediações.
Ver preços e disponibilidade
Inspira Santa Marta Hotel & Spa
De decoração elegante e quartos projetados segundo os princípios do Feng Shui, este hotel de quatro estrelas fica a 80 metros da Avenida da Liberdade e a 300 metros da Praça Marquês de Pombal.
Ver preços e disponibilidade
Olissippo Saldanha
A quatro metros da Estação de Metro do Saldanha, com quartos modernos e bem iluminados, no Olissippo Saldanha, detentor de quatros estrelas, terás uma estadia muito agradável assegurada.
Ver preços e disponibilidade
Pestana CR7
Localizado no centro histórico, a dois minutos da Praça do Comércio, o Pestana CR7 resulta de uma parceria entre o grupo Pestana Hotels e o futebolista de renome mundial Cristiano Ronaldo. Se gostas de futebol, vais adorar o hotel Pestana CR7.
Ver preços e disponibilidade