Jardins Zoológicos e Aquários a visitar em Portugal (17 sugestões)

Conheça todos os animais e diferentes espécies que são cuidadas, conservadas e preservadas nos Jardins Zoológicos, Oceanários e Aquários de Portugal.

À Descoberta

Portugal tem um conjunto variado de Jardins Zoológicos e Aquários. Se gostaria de visitar os diferentes espaços ou se quer explorar aqueles que estão mais próximos da sua localização, veja com o Excelente as características de cada um.

Aquamuseu do Rio Minho

O Aquamuseu do Rio Minho está situado em Vila Nova de Cerveira. O Aquamuseu é composto por um Aquário, por um Lontrário e pelo Museu das Pescas. Se nunca viu uma lontra de perto, então, tem de ir conhecer a Eureka, a lontra que vive no Aquamuseu. Nos aquários, tem ainda o privilégio de conhecer os animais mais representativos do Rio Minho. No exterior do Aquamuseu, tem o Parque de Lazer do Castelinho, espaço onde se pode realizar atividades aquáticas e explorar o campo de mini-golfe, o parque infantil e o parque de lazer.

Source - City Council Vila Nova de Cerveira - Aqua Museum of the Minho River

Zoo da Maia

No Zoo da Maia, vai encontrar animais, como o tigre, o urso pardo, a zebra das planícies, o lince euroasiático, a anaconda amarela, a iguana, a jibóia, entre outros. Durante a semana, dependendo do horário, tem a oportunidade de assistir à Demonstração de Voo Livre. O parque tem uma zona de merendas para fazer um piquenique, mas se não quiser trazer o almoço de casa, pode aceder ao bar ou ao restaurante. 

Source - Facebook - Maia Zoo

Sea Life Porto

No Sea Life Porto, pode navegar pelo Barco Afundado, os Rios e Riachos, o Rio Douro e pelas Piscinas Rochosas. Neste espaço, deve descobrir a Gruta dos Oceanos, o Reino do Neptuno e a diversão exterior. Os répteis, os cavalos-marinhos e as raias são animais com templos especiais que também podem ser visitados. Se decidir passar um bom momento no Sea Life Porto, também terá oportunidade de participar nas palestras e nas sessões de alimentação. 

Source - Facebook - Sea Life Porto

Zoo Santo Inácio

O parque apresenta-se como “o maior e mais verde Zoo do Norte”. O Zoo, localizado a dez minutos do centro do Porto, dispõe de 15 hectares, 200 espécies e 600 animais.  O Zoo Santo Inácio foca-se na proteção da vida selvagem e no bem-estar dos animais. O parque apresenta zonas para merendas, um bar e um restaurante. Se preferir, pode realizar festas de aniversário, visitas escolares ou de campos de férias neste espaço. Por outro lado, se adorar o Zoo, pode adquirir um passe anual e visitar o parque as vezes que quiser. 

Zoo Santo Inácio, Oporto

Estação Litoral Da Aguda

Se visitar Vila Nova de Gaia, tem de passar pela Estação Litoral Da Aguda. A Estação apresenta o Museu das Pecas, o Aquário e o Departamento de Educação e Investigação. Neste espaço, pode encontrar mais de mil animais de cerca de 60 espécies, que marcam os habitats da Praia da Aguda, e pode conhecer mais sobre a pesca artesanal. 

Source - Facebook - Estação Litoral da Aguda

Zoo de Lourosa

O Zoo de Lourosa é o único parque ornitológico de Portugal e conta com mais de 500 aves, de mais de 150 espécies, de mais de 80 habitats. O Zoo dispõe ainda de uma coleção botânica de mais de 120 espécies exóticas e autóctones. Se precisar de entreter os mais pequenos, tem um parque infantil e, para um lanche, tem a Esplanada & Bar.

Source - Facebook - Zoo Lourosa

Parque Biológico da Serra da Lousã

Localizado na Serra da Lousã, encontra-se o Parque Biológico. O parque “surgiu com o objetivo de privilegiar e ajudar na conservação das espécies que habitam ou habitaram o território português”. O espaço apresenta 68 espécies diferentes e 375 animais. Além do parque, também pode visitar o Museu Espaço da Mente, o Museu da Tanoaria e o Museu de Artes e Ofícios Tradicionais. 

Source - Facebook - Serra da Lousã Biological Park

Fluviário de Mora

O Fluviário de Mora tem um aquário público “dedicado aos ecossistemas de água doce”. Neste espaço, tem acesso a seis exposições, pode encontrar mais de 60 espécies dulciaquícolas de Portugal e não deve perder a alimentação das lontras. 

Source - Facebook - Fluviário de Mora

Jardim Zoológico de Lisboa

No Jardim Zoológico de Lisboa, as famílias podem explorar a Baía dos golfinhos, o Bosque Encantado, o espaço dos Pelicanos e o Reptilário. O Templo dos Primatas, o Vale dos Tigres, a Tapada do Lince-ibérico, a Quintinha do Lidl, a Casa da Lagoa e a Savana Meo são outros pontos que podem ser visitados. As famílias podem ainda andar no Teleférico ou no Comboio do Zoo. O Jardim Zoológico apresenta espaços de restauração, visitas guiadas, um espaço bebé e uma loja. Se pretende visitar o Zoo, pode adquirir os bilhetes online.

Source - Lisbon Zoo

Oceanário de Lisboa

O Oceanário apresenta oito mil criaturas marinhas distribuídas por sete milhões de litros de água salgada. Além da exposição permanente, o espaço também tem exposições temporárias ao longo do ano. O Oceanário de Lisboa é o equipamento cultural com mais visitas em Portugal, portanto, se ainda não foi conhecer as diversas exposições, aproveite enquanto pode! 

Lisbon Oceanarium

Aquário Vasco da Gama

No Aquário Vasco da Gama, pode conhecer um pouco mais sobre a vida no meio aquático, através da visita aos aquários e ao museu. Associado ao Aquário Vasca da Gama, encontram-se o Museu de Marinha, o Planetário de Marinha e a Biblioteca. Assim, se vai até Oeiras, visite todos estes marcos. 

Source - Facebook - CCM, Comissão Cultural de Marinha

Badoca Safari Park

O Badoca Safari Park encontra-se no Alentejo, em Vila Nova de Santo André. O parque apresenta 90 hectares, 600 animais e mais de 80 espécies diferentes. No Badoca Safari Park, pode contactar com os animais no seu habitat natural, aceder às diferentes apresentações e pode ainda interagir com alguns animais. O parque disponibiliza ainda experiências VIP.

Source - Facebook - Badoca Safari Park

Zoo de Lagos

O Zoo de Lagos apresenta mais de 150 espécies dos cinco continentes. Se visitar o Zoo de Lagos, pode alimentar os pelicanos, as lontras, os pinguins e/ou os lémures. O parque dispõe de um restaurante para almoços ou jantares. 

Source - Facebook - Zoo de Lagos

Krazy World Zoo

O Krazy World Zoo é um Zoo interativo, no qual os visitantes podem interagir com aves, com tartarugas, coelhos, entre outros animais. Além da visita aos animais e apresentações com animais, pode mergulhar nas piscinas do parque ou pode experimentar o minigolf. O Zoo disponibiliza ainda um restaurante e atividades como arvorismo, kart a pedal, passeio de pónei e paintball

Source - Facebook - Krazy World Zoo

Zoomarine Algarve

No Zoomarine Algarve, pode assistir às apresentações dos animais, pode aceder ao aquário, ver as borboletas e o jardim botânico, pode assistir ao voo das araras e aos passeios das tartarugas, das américas e dos jacarés. Se acha que isto são muitas atividades, ainda há mais! Com a família, pode ver filmes em 4D e aventurar-se por todas as atividades aquáticas e pelas diferentes diversões. Se procura experiências mais únicas, deve aceder ao Dolphin Emotions e contactar com os golfinhos. 

Source - Facebook - Zoomarine Algarve

Aquário da Madeira

O Aquário da Madeira pretende apresentar a biodiversidade marinha que marca os mares do arquipélago. Aqui, tem a oportunidade de contactar com 90 espécies distribuídas por mais de dez tanques de exposição. No Aquário da Madeira também consegue fazer mergulho e aprender mais sobre o equipamento associado à modalidade. 

Source - Facebook - Aquário da Madeira

Aquário do Porto Pim

O Aquário do Porto Pim encontra-se na Ilha do Faial, no arquipélago dos Açores. O espaço tem um tanque central e dois conjuntos de tanques repletos de espécies que marcam a vida marítima nos Açores. Além dos animais, também deve ver a exposição sobre o Parque Marinho dos Açores e assistir ao filme que é passado no Aquário. 

Source - Tripadvisor - Aquário do Porto Pim
Jardins Zoológicos e Aquários a visitar em Portugal (17 sugestões)
À Descoberta
Jardins Zoológicos e Aquários a visitar em Portugal (17 sugestões)