Ilhas Cíes: o paraíso a 1h30 do Porto

As Ilhas Cíes são um autêntico paraíso. As águas cristalinas, areia clara e trilhos estão em total comunhão com a natureza.

Escapar

As Ilhas Cíes são um autêntico paraíso apenas a 1h30 do Porto. As águas cristalinas, areia clara e trilhos estão em total comunhão com a natureza.

Situadas em Espanha, as Ilhas compõem o incrível Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza. As Ilhas são consideradas um dos lugares mais bonitos do país e é por isso que os romanas as intitularam de Ilhas dos Deuses. O arquipélago das Cíes é constituído por três ilhas: Monte Agudo, O Faro e San Martiño - as duas primeiras estão unidas pela Praia de Rodas. Segue as sugestões do Excelente e faz boa viagem!

Como chegar às Ilhas Cíes?

Para chegar às Ilhas Cíes pode partir de três pontos:

  • Vigo

  • Cangas

  • Baiona

O preço da viagem de barco ronda os 21 euros/pessoa para adultos e dez euros para crianças (até os 12 anos). Os horários variam consoante a época do ano. A viagem tem duração média de 45 minutos.

Tendo em conta a elevada procura em época alta (junho-setembro), é aconselhada a compra do bilhete de barco com antecedência.

Como chegar a partir do Porto?

Dependendo do meio de transporte que optares para fazeres a tua viagem, ir do Porto até ao cais pode demorar cerca de 1h30. Vamos deixar-te três alternativas:

  • Carro: podes deixar o carro no estacionamento e pagar 19 euros/24h.

  • Comboio: esta opção é das mais económicas a nível financeiro, já que o bilhete de ida e volta fica por 23,90 euros (Porto Campanhã – Vigo). No entanto, a viagem pode demorar mais tempo, até 2h20, sendo que da estação de Vigo até ao cais é mais uma hora de caminhada.

  • Excursão: existem várias empresas destinadas a fazer excursões entre Porto-Vigo. A Vertical Tur, por exemplo, cobra 40 euros por um pacote que inclui transporte de ida e volta para o Porto (1h30) e bilhete de ida e volta do barco (45min).

    Locais e horários:
    6.35 h – Hospital de São João / Frente ao Posto de Combustível
    6.50 h – Boavista / Frente à casa da Música
    7.00 h – Trindade / Estação do Metro
    7.15 h – Campanhã / Estação Comboios

  • Autocarro: O valor da viagem de autocarro varia consoante a altura do ano e pode ir dos 10 euros (ida e volta) aos 30 euros (ida e volta), demorando até 2h30. Faz a tua simulação aqui.

Praias a visitar nas Ilhas Cíes

Praia das Rodas

Considerada pelo The Guardian (2006) como uma das praias mais bonitas do mundo. Esta praia é responsável por receber os turistas na chegada de barco e tem um areal com mais de 1.300 metros de comprimento e 60 metros de largura.

Rodas Beach, Spain

Praia das Figueiras ou Praia dos Alemães

Esta opção é conhecida pelo contraste de cores, desde o azul da água, até ao verde da mata. Além disso, é conhecida pela prática de nudismo.

Figueiras Beach or Germans Beach, Portugal

Praia de Nossa Senhora

Situada na Ilha O Faro, a praia tem uma bela escadaria em madeira que recebe os visitantes. Esta é uma das melhores opções para os adeptos de snorkeling.

Nossa Senhora Beach, Portugal

Praia dos Bolos ou Praia das Conchas

Esta praia é a continuação da praia das Rodas. O nome de “Praia das Conchas” deve-se ao facto de, dependendo do estado da maré, a areia ficar coberta de conchas, formando-se um autêntico lençol. É daqui que saem os passeios de kayak.

Bolos Beach or Conchas Beach, Spain

Praia Areíña e Praia de Muxieiro

O acesso para estas praias faz-se por um curto caminho ao lado do restaurante.

Praia de Cantareira e Praia das Margaridas

Esta praia é das menos frequentadas pelos turistas, pelo que é a opção ideal para aqueles que procuram alguma tranquilidade. Além disto, está cercada por rochas, permitindo alguma privacidade e reduzindo o vento.

Praia de San Martiño

A areia tem cerca de 300 metros de extensão, mas só é possível visitar a praia através do aluguer de um barco com autorização de ancoragem.

Trilhos que não podes perder

As Ilhas Cíes estão recheadas de tentações. Desde os banhos de sol, aos mergulhos e à total envolvência conseguida no contacto próximo com a natureza, este é o local ideal para explorar e, por isso, nada melhor do que aliar à sua viagem um trilho.

Rota do Monte Faro

Esta é a rota mais longa e mais popular da ilha. A partir desta caminhada e, se a água o permitir, vais poder observar a grande variedade de peixes, crustáceos e algas. Tendo em conta que apenas o ponto alto da ilha tem árvores que oferecem alguma sombra, é aconselhável o uso de chapéu e protetor solar.

Distância: 7,4 Km (ida e volta)
Duração: 2h 30min (ida e volta)
Dificuldade: média
Circular: não
Local de Partida/Chegada: Porto de Rodas/Farol das Cíes

Monte Faro Route, Spain

Rota do Farol da Porta

A Rota do Farol da Porta, nas Ilhas Cíes, sugere um percurso pela costa mais meridional da ilha de O Faro. Este trilho permite uma visão das ilhas bem próximo do mar.

Distância: 5,2 Km (ida e volta)
Duração: 1h45min (ida e volta)
Dificuldade: baixa
Circular: não
Local de Partida/Chegada: Porto de Rodas/Farol d’A Porta

Rota do Alto do Príncipe

É a rota das Ilhas Cíes mais curta e fácil de seguir sem perder nada da beleza do arquipélago.

Distância: 3 Km (ida e volta)
Duração: 1h 15min (ida e volta)
Dificuldade: baixa
Circular: não
Local de Partida/Chegada: Porto de Rodas/Alto do Príncipe

Route of Alto do Príncipe, Spain

Rota do Monteagudo

Este trilho leva-te dos bosques idílicos até ao alto do Farol do Peito. Pela proximidade à massa continental podes desfrutar de vistas magníficas, incluindo para a Ría de Vigo.

Distância: 5,6 Km (ida e volta)
Duração: 1h 45min (ida e volta)
Dificuldade: baixa
Circular: não
Local de Partida/Chegada: Porto de Rodas/Farol do Peito

Onde dormir?

Camping

As Ilhas Cíes oferecem uma excelente opção de alojamento em total comunhão com a natureza: o campismo. Para o efeito, existe um Campismo Oficial com lotação de 600 lugares – tendo em conta o número limitado de vagas, o melhor mesmo é reservares um lugar através do site oficial.

O parque fica a 100 metros da praia e dispõe de restaurantes, supermercado e cafetaria. Além disso, fica a 1 quilómetro do parque de estacionamento e podes utilizar a tua tenda ou alugar uma no local.

Ver no Google Maps

Caso prefiras um hotel, então o melhor é optares por escolher um alojamento em Vigo.

Os melhores alojamentos em Vigo

Vigo está repleto de hotéis incríveis, muitos deles com vista para o mar. Dependendo da tua preferência, seja a privacidade de um quarto de hotel ou a praticidade de um apartamento, o melhor mesmo é espreitares a nossa seleção:

Apartamentos Dunas de Samil (9,6/10)

Este alojamento fica a três minutos a pé da praia – haverá melhor? Esta opção oferece-te todas as comodidades necessárias, desde cozinha, a varanda e a quartos meticulosamente preparados para oferecer todo o conforto.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Apartments Dunas de Samil, Spain

Olivo Apartment by Pris (9,5/10)

No Olivo Apartment, vais poder adormecer com os olhos postos no mar. Este alojamento, de apenas um quarto, tem uma soberba varanda com vistas para a cidade e para a praia.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Olivo Apartment by Pris, Spain

Samil Playa (9,3/10)

O alojamento Samil Playa é um apartamento, com varanda, parque de estacionamento gratuito e situado junto à praia. Esta opção permite ainda que leves o teu companheiro de quatro patas.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Samil Playa, Spain

Axis Vigo (9,3/10)

Uma das principais vantagens deste hotel é a sua localização, uma vez que está a curta distância de vários pontos de interesse da cidade, tais como o Museu de Arte Contemporânea, a Estação Marítima, entre outros.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Axis Vigo, Spain

Hotel Pazo Los Escudos Spa & Beach (9,0/10)

Situado junto à praia, o Pazo Los Escudos é um hotel de cinco estrelas, onde o luxo é o verdadeiro protagonista. Esta opção não só apresenta piscina exterior, como spa com uma banheira de hidromassagem, sauna, uma piscina interior aquecida e um hammam

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel Pazo Los Escudos Spa & Beach, Spain

Se ainda não visitaste as Ilhas Cíes, não sabes o que perdes! Embora a água seja um pouco fria , a viagem é relativamente rápida desde do Porto ao local e tens à tua espera os melhores cenários de uma Ilha do Atlântico.Um local mágico, com praias lindíssimas. Basicamente, o paraíso na terra!

Ilhas Cíes: o paraíso a 1h30 do Porto
Escapar
Ilhas Cíes: o paraíso a 1h30 do Porto