Guia Michelin 2022: Restaurantes de Norte a Sul de Portugal

O Guia Michelin reconhece a excelência da gastronomia.

À Descoberta

O Guia Michelin, este ano, distinguiu mais seis restaurantes em Portugal. Um de Lisboa, um do Porto, um do Alentejo e dois do Algarve. 

Pois, mas falta um…

No âmbito de um compromisso da gastronomia com a sustentabilidade, pela primeira vez, dois estabelecimentos portugueses foram contemplados com uma estrela verde, uma distinção recente, mas relevante. Um deles na Ilha da Madeira e o outro no Alentejo que além da Estrela Michelin obteve também esta distinção.

No total, são já 33 os que fazem parte da lista de ouro deste guia. Fica a conhecer os que, em 2022, foram premiados e começa já a preparar as próximas expedições por Portugal.

Vila Foz, Porto | Estrela Michelin

Em pratos repletos de detalhes, apresentações cuidadas e sabores bem definidos, o chef Luís Brito concentra as suas raízes, sem esquecer sabores de outras latitudes.

O restaurante é todo ele deslumbrante, em particular a varanda, onde podes desfrutar de um enquadramento único pela vista panorâmica sobre a cidade de Tavira e vista sobre o rio Gilão.

Com uma abordagem diferenciadora e num apelo aos sentidos, o A Ver Tavira promete uma experiência gastronómica única.

Ver no Google Maps

Source - Guia MICHELIN - Vila Foz

CURA, Lisboa | Estrela Michelin

No renovado Four Seasons Hotel Lisbon, mas com acesso independente ao hotel, nasceu uma engenhosa curadoria na sua essência, o CURA. Um espaço atual, elegante e com cozinha aberta, que é coordenado pelo chef Pedro Pena Bastos.

Em pratos aparentemente simples, exaltando os produtos locais da estação, o chef, que coloca doses pessoais de alegria e personalidade no que confeciona, criou três interessantes menus de degustação: Meia Cura, Origens e Raízes.

Ver no Google Maps

Source - Four Seasons Hotels and Resorts

Esporão, Reguengos de Monsaraz | Estrela Michelin e Estrela Verde

Entre os vinhedos premiados da Herdade do Esporão, olivais e até uma barragem,o restaurante Esporão apresenta uma cozinha du terroir, essencialmente focada na inclusão de produtos autóctones de qualidade. O espaço está decorado com pormenores de inspiração nórdica e é comandado pelo chef Carlos Teixeira.

O menu Carta Branca, no qual poderás escolher entre cinco ou sete pratos, é o aconselhado para que a harmonização dos sabores e definição de diferentes texturas sejam experienciadas.Merecedor de uma estrela Michelin, este restaurante conta com a sua própria criação de gado e uma horta que lhe proporciona a maior parte das hortaliças usadas, muitas biológicas. Adicionalmente, é um espaço auto-suficiente, o que contribuiu para que se tornasse num dos primeiros restaurantes portugueses a ser também agraciado com uma estrela verde, distinção atribuída a estabelecimentos com propostas sustentáveis.

Muito bem Esporão,  premiado a dobrar!

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Esporão

Al Sud, Lagos | Estrela Michelin

Liderado pelo chef Louis Anjos, no resort Palmares Ocean Living & Golf, e apenas seis meses após a sua abertura, o Al Sud conquistou a sua primeira estrela Michelin.

Entre menus de degustação compostos por oito, dez ou doze opções, a cozinha criativa e delicada tem como referência os produtos regionais, dando protagonismo aos peixes e mariscos da costa algarvia.

Este restaurante em Odiáxere, é caracterizado pela sua explosão de sabores e proporciona uma vista maravilhosa sobre o oceano Atlântico.

Ver no Google Maps

Source - Palmares Ocean Living & Golf Resort

A Ver Tavira, Tavira | Estrela Michelin

Aberto apenas para jantares, o restaurante encontra-se numa mansão do século XIX, com vista para o Atlântico, e ocupa o salão principal do hotel Vila Foz.

Aqui, pela mão talentosa e criativa do chef Arnaldo Azevedo, evocando uma cozinha contemporânea em vários menus, incluindo até um vegetariano, és convidado a embarcar numa aventura surpreendente de texturas e sabores.

Nas propostas de degustação, o mar é o protagonista e é realçada a frescura e o sabor característicos do peixe e do marisco da costa portuguesa, com elegância, técnica e ousadia.

Ver no Google Maps

Source - A Ver Tavira

Il Gallo D’Oro, Funchal | Estrela Verde

O Il Gallo D’Oro fica no The Cliff Bay, um hotel de cinco estrelas no Funchal, e está ao comando do chef francês Benoît Sinthon. O espaço com toques modernos e janelões, que percorrem toda a frente do restaurante, sofreu uma renovação e reabriu em 2021.

Aqui, impera uma combinação entre o requinte da cozinha aromática e da cozinha ibérica. Os ingredientes produzidos na Ilha da Madeira são presença assídua em todos os pratos servidos. A maioria deles são provenientes da horta PortoBay e são, depois, combinados com outros provenientes de diferentes regiões europeias. Após representar a primeira atribuição de uma estrela Michelin na Madeira, foi agora premiado também com uma estrela Verde, por não esquecer o valor da sustentabilidade na gastronomia.

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Il Gallo D’Oro

Restaurantes com uma Estrela Michelin

Source - Guia MICHELIN - Pedro Lemos
Source - Guia MICHELIN - A Ver Tavira

Restaurantes com duas Estrelas Michelin

Source - Guia MICHELIN - Ocean
Source - Guia MICHELIN - Alma

O Guia Michelin reconhece a excelência da gastronomia, com base em cinco categorias avaliadas de forma anónima pelos inspetores: qualidade dos produtos, domínio dos pontos de cozedura e das texturas, equilíbrio e harmonia dos sabores, personalidade da cozinha e regularidade. Não é tarefa fácil integrar esta cobiçada lista, mas é o melhor reconhecimento que qualquer restaurante pode receber!

Guia Michelin 2022:  Restaurantes de Norte a Sul de Portugal
À Descoberta
Guia Michelin 2022: Restaurantes de Norte a Sul de Portugal