O Guia Michelin, este ano, distinguiu mais seis restaurantes em Portugal. Um de Lisboa, um do Porto, um do Alentejo e dois do Algarve.
Pois, mas falta um…
No âmbito de um compromisso da gastronomia com a sustentabilidade, pela primeira vez, dois estabelecimentos portugueses foram contemplados com uma estrela verde, uma distinção recente, mas relevante. Um deles na Ilha da Madeira e o outro no Alentejo que além da Estrela Michelin obteve também esta distinção.
No total, são já 33 os que fazem parte da lista de ouro deste guia. Fica a conhecer os que, em 2022, foram premiados e começa já a preparar as próximas expedições por Portugal.
Vila Foz, Porto | Estrela Michelin
Em pratos repletos de detalhes, apresentações cuidadas e sabores bem definidos, o chef Luís Brito concentra as suas raízes, sem esquecer sabores de outras latitudes.
O restaurante é todo ele deslumbrante, em particular a varanda, onde podes desfrutar de um enquadramento único pela vista panorâmica sobre a cidade de Tavira e vista sobre o rio Gilão.
Com uma abordagem diferenciadora e num apelo aos sentidos, o A Ver Tavira promete uma experiência gastronómica única.
CURA, Lisboa | Estrela Michelin
No renovado Four Seasons Hotel Lisbon, mas com acesso independente ao hotel, nasceu uma engenhosa curadoria na sua essência, o CURA. Um espaço atual, elegante e com cozinha aberta, que é coordenado pelo chef Pedro Pena Bastos.
Em pratos aparentemente simples, exaltando os produtos locais da estação, o chef, que coloca doses pessoais de alegria e personalidade no que confeciona, criou três interessantes menus de degustação: Meia Cura, Origens e Raízes.
Esporão, Reguengos de Monsaraz | Estrela Michelin e Estrela Verde
Entre os vinhedos premiados da Herdade do Esporão, olivais e até uma barragem,o restaurante Esporão apresenta uma cozinha du terroir, essencialmente focada na inclusão de produtos autóctones de qualidade. O espaço está decorado com pormenores de inspiração nórdica e é comandado pelo chef Carlos Teixeira.
O menu Carta Branca, no qual poderás escolher entre cinco ou sete pratos, é o aconselhado para que a harmonização dos sabores e definição de diferentes texturas sejam experienciadas.Merecedor de uma estrela Michelin, este restaurante conta com a sua própria criação de gado e uma horta que lhe proporciona a maior parte das hortaliças usadas, muitas biológicas. Adicionalmente, é um espaço auto-suficiente, o que contribuiu para que se tornasse num dos primeiros restaurantes portugueses a ser também agraciado com uma estrela verde, distinção atribuída a estabelecimentos com propostas sustentáveis.
Muito bem Esporão, premiado a dobrar!
Al Sud, Lagos | Estrela Michelin
Liderado pelo chef Louis Anjos, no resort Palmares Ocean Living & Golf, e apenas seis meses após a sua abertura, o Al Sud conquistou a sua primeira estrela Michelin.
Entre menus de degustação compostos por oito, dez ou doze opções, a cozinha criativa e delicada tem como referência os produtos regionais, dando protagonismo aos peixes e mariscos da costa algarvia.
Este restaurante em Odiáxere, é caracterizado pela sua explosão de sabores e proporciona uma vista maravilhosa sobre o oceano Atlântico.
A Ver Tavira, Tavira | Estrela Michelin
Aberto apenas para jantares, o restaurante encontra-se numa mansão do século XIX, com vista para o Atlântico, e ocupa o salão principal do hotel Vila Foz.
Aqui, pela mão talentosa e criativa do chef Arnaldo Azevedo, evocando uma cozinha contemporânea em vários menus, incluindo até um vegetariano, és convidado a embarcar numa aventura surpreendente de texturas e sabores.
Nas propostas de degustação, o mar é o protagonista e é realçada a frescura e o sabor característicos do peixe e do marisco da costa portuguesa, com elegância, técnica e ousadia.
Il Gallo D’Oro, Funchal | Estrela Verde
O Il Gallo D’Oro fica no The Cliff Bay, um hotel de cinco estrelas no Funchal, e está ao comando do chef francês Benoît Sinthon. O espaço com toques modernos e janelões, que percorrem toda a frente do restaurante, sofreu uma renovação e reabriu em 2021.
Aqui, impera uma combinação entre o requinte da cozinha aromática e da cozinha ibérica. Os ingredientes produzidos na Ilha da Madeira são presença assídua em todos os pratos servidos. A maioria deles são provenientes da horta PortoBay e são, depois, combinados com outros provenientes de diferentes regiões europeias. Após representar a primeira atribuição de uma estrela Michelin na Madeira, foi agora premiado também com uma estrela Verde, por não esquecer o valor da sustentabilidade na gastronomia.
Restaurantes com uma Estrela Michelin
- A Cozinha - Guimarães
- A Ver Tavira – Tavira
- Al Sud – Lagos
- Antiqvvm - Porto
- Bon Bon - Lagoa
- 100 Maneiras - Lisboa
- CURA – Lisboa
- Eleven - Lisboa
- Eneko Lisboa - Lisboa
- EPUR – Lisboa
- Esporão – Reguengos de Monsaraz
- Feitoria - Lisboa
- Fifty Seconds - Lisboa
- Fortaleza do Guincho - Cascais
- G Pousada - Bragança
- Gusto - Almancil
- Lab by Sergi Arola - Sintra
- Largo do Paço - Amarante
- Loco - Lisboa
- Mesa de Lemos - Passos de Silgueiros
- Midori - Sintra
- Pedro Lemos - Porto
- Vila Foz – Porto
- Vista - Portimão
- Vistas Rui Silvestre - Vila Nova de Cacela
- William – Funchal
Restaurantes com duas Estrelas Michelin
- Alma - Lisboa
- Belcanto - Lisboa
- Casa de Chá da Boa Nova - Leça da Palmeira
- Il Gallo d'Oro - Funchal
- Vila Joya - Albufeira
- Ocean - Porches
- The Yeatman - Vila Nova de Gaia
O Guia Michelin reconhece a excelência da gastronomia, com base em cinco categorias avaliadas de forma anónima pelos inspetores: qualidade dos produtos, domínio dos pontos de cozedura e das texturas, equilíbrio e harmonia dos sabores, personalidade da cozinha e regularidade. Não é tarefa fácil integrar esta cobiçada lista, mas é o melhor reconhecimento que qualquer restaurante pode receber!