Guia: Costa Vicentina

A Costa Vicentina situa-se no litoral sudoeste de Portugal. Conhece as praias, restaurantes e hotéis que marcam a Costa Vicentina com o Excelente.

Visitar

A Costa Vicentina é uma das preciosidades de Portugal. Numa viagem que pode ser transformadora, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano oferece a beleza da natureza em todo o seu esplendor e o mar é o companheiro em todo o trajeto.

Para os amantes de caminhadas e de surf, a Costa Vicentina é o local perfeito para desfrutar de magníficas vistas panorâmicas enquanto se pratica desporto. No total são 110 quilómetros de extensão que abrange quatro municípios: Aljezur e Vila do Bispo (Faro), Sines (Setúbal) e Odemira (Beja).

Tudo pronto? A tua viagem está prestes a começar!

As quatro melhores praias

1. Praia de São Torpes, Sines

Esta é a praia mais conhecida da Costa Vicentina e, por isso, também a mais concorrida.  A popularidade deve-se à água quente, que chegava mesmo a atingir os 30 graus devido à central termoelétrica de Sines – entretanto encerrada em 2021. Esta praia é também conhecida pelas excelentes ondas que atraem surfistas e praticantes de desportos náuticos.

São Torpes Beach, Sines

2. Praia da Samoqueira, Porto Covo

A Praia da Samoqueira tem extensos passadiços em madeira que protegem a vegetação. O facto de ser um local que permanece quase inalterado pelo Homem, concede-lhe uma beleza singular, onde as protagonistas são as imponentes falésias e a água esmeralda.

Samoqueira Beach, Porto Covo

3. Praia da Ilha do Pessegueiro, Porto Covo

A Praia da Ilha do Pessegueiro, situada a 10 minutos do centro de Porto Covo, foi a responsável por inspirar o músico Rui Veloso a escrever uma composição. Esta praia é uma das mais populares na região, atraindo turistas e praticantes de desportos náuticos. Naquilo que respeita à ilha, esta é totalmente desabitada, mas sabe-se que foi dos primeiros centros de atividade humana da região.

Ilha do Pessegueiro Beach, Porto Covo

4. Praia das Furnas, Vila Nova de Milfontes

Não há como negar que a Praia das Furnas é uma das melhores do país – quem comprova tal facto é o galardão das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Esta é uma opção que junta a tranquilidade e a beleza singular de Vila Nova de Milfontes. Além disso, podes aproveitar para visitar a vila e o comércio local.

Furnas Beach, Vila Nova de Milfontes

Os melhores hotéis da Costa Vicentina

Hotel Praia do Canal Nature Resort

O Hotel Praia do Canal Nature Resort está a 7 quilómetros do Castelo de Aljezur. Aqui, podes aproveitar para mergulhar na piscina exterior ou interior e usufruir das acomodações do hotel de 5 estrelas, como o spa ou o centro de fitness. A Praia do Canal Nature Resort encontra-se a 5 quilómetros do local de surf da Praia da Arrifana e a 3 quilómetros do local de surf da Praia do Canal.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Praia do Canal Nature Resort Hotel

Casas Do Moinho - Turismo De Aldeia

As Casas do Moinho, em Odeceixe, têm piscina exterior e disponibilizam banheira de hidromassagem e serviços de massagem. Além disso, existem várias atividades das quais podes usufruir: surf, ciclismo de montanha, pesca, mergulho e caminhadas nas trilhas da Costa Vicentina. A Praia de Odeceixe, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, está a menos de 5 minutos de carro das Casas do Moinho.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Casas Do Moinho, Turismo De Aldeia

Hotel Vale Da Telha

O Hotel Vale Da Telha é um pequeno hotel, recomendado para quem prefere ambientes mais pacíficos. Os quartos apresentam varanda, frigorífico e mini-bar. Os hóspedes podem fazer uso da piscina e do terraço do hotel.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Vale Da Telha Hotel

Memmo Baleeira - Design Hotels

O Memmo Baleeira localiza-se no Parque Natural da Costa Vicentina. Todos os quartos têm uma área de estar e só alguns é que têm vista para o jardim e para o mar. O hotel disponibiliza piscina e spa, composto por banho turco, piscina interna, sauna e zona de massagens. Se quiser descobrir o centro histórico de Sagres, só precisa de caminhar 200 metros. Já as Praias do Tonel e do Martinhal localizam-se a 5 minutos a pé do espaço.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Memmo Baleeira, Design Hotels

Porto Covo Praia Hotel & SPA

O Porto Covo Praia Hotel & SPA disponibiliza restaurante, salão partilhado, piscina exterior e bar. Além da estadia, os hóspedes podem experimentar o pequeno-almoço do hotel. Perto do Porto Covo Praia Hotel & SPA encontram-se as Praias do Espingardeiro, de Porto Covo e do Banho.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Porto Covo Praia Hotel & SPA

Os melhores restaurantes da Costa Vicentina

Trinca Espinhas

O Trinca Espinhas está situado na Praia de São Torpes e conta com uma esplendorosa vista sobre o mar. A especialidade do restaurante é a Cataplana de Peixe e o Peixe Grelhado.

Ver no Google Maps

Tasca do Celso

Na Tasca do Celso, em Vila Nova de Milfontes, pode-se saborear o Alentejo em cada prato. A par das receitas, o restaurante tem ainda uma magnífica adega de vinho. A ementa conta com o famoso peixe fresco, Cataplana à Trinca Espinhas, Arroz de Tamboril e Peixe Grelhado na brasa.

Ver no Google Maps

Taberna Ti Vitória

A Taberna Ti Vitória tem como especialidade os grelhados no carvão, quer de peixe quer de carne. Apesar de se assumir como churrasqueira, a carta tem todo o tipo de petiscos de verão.

Ver no Google Maps

Vila Nova de Milfontes Route

Vila Nova de Milfontes: um dos locais mais populares da Costa Vicentina

Vila Nova de Milfontes está plantada junto ao mar e é um dos locais mais populares da Costa Vicentina. Para aqueles que preferem férias em família podem contar com praia de mar e fluvial. Para os mais radicais, podem ainda fazer BTT, trilhos ou andar de moto 4. Vila Nova de Milfontes é também conhecida pela “Terra das Três Mentiras”, porque não é uma vila, não é nova, nem tem mil fontes.

O Excelente fez uma seleção dos melhores locais para ficar, petiscar e visitar.

Onde ficar?

Duna Parque Group

O Duna Parque Group é também uma excelente opção para quem gosta de praia, estando apenas a sete minutos da mais próxima. Além disso, tem uma extensa piscina exterior e uma piscina coberta. O apartamento inclui um quarto, uma kitchenette com um microondas e um frigorífico, uma televisão de ecrã plano, uma área de estar e uma casa de banho.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Duna Parque Group

Casa do Adro da Igreja turismo de habitação

A Casa do Adro da Igreja fica a dois minutos da praia – uma autêntica preciosidade para aqueles que amam combinar o descanso e a comodidade. Para os apreciadores de rio, sugerimos a praia fluvial da cidade, situada a 15 minutos a pé deste alojamento.

A casa dispõe de duas salas de estar partilhadas com uma lareira acolhedora e dois charmosos terraços exteriores. A cozinha comum inclui um microondas, máquina de café e um frigorífico abastecido com frutas frescas.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Casa do Adro da Igreja, Turismo de Habitação

Raminhos Guest House

A Raminhos Guest House está rodeada de praias. A Praia da Franquia fica a 750 metros e a Praia das Furnas fica a 1 quilómetro. Para contemplar, tens um magnífico jardim onde o sol é o protagonista. Além disso, dispõe de sala comum.

A casa está situada numa zona próxima do centro (7-8 minutos), mas ao mesmo tempo é tranquila e silenciosa. Se quiseres, podes aceder ao estacionamento junto ao hotel.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Raminhos Guest House

Onde comer?

Restaurante Picatapa

O Picatapa é conhecido pelas suas maravilhosas tapas e petiscos. Neste espaço podes encontrar tábuas de queijos e enchidos, requeijão com mel e nozes, Tiras de Choco Frito, Saladas de Polvo, Pica-Pau de Porco Preto.

Ver no Google Maps

Alento

O Restaurante Alento está situado em Vila Nova de Mil Fontes. O restaurante promete “uma grande variedade de pratos saborosos e frescos”, “sobremesas caseiras divinais”, “pão fresco” e entradas “conhecidas sobretudo pela sua frescura e pelo seu sabor particular”. 

O Alento é perito em cozinha tradicional portuguesa, embora ofereça também opções adaptadas a vegetarianos. Entre os vários pratos, muitos são cozinhados em forno a lenha, tal como o Bacalhau Assado, o Leitão com Risoto de Cogumelos, o Tataki de Atum e os peixes e mariscos. As sobremesas não ficam de fora e são sempre caseiras, tal como o pão fresco que pauta todas as refeições.

Ver no Google Maps

Stressfree

O Stressfree oferece pratos e petiscos tradicionais portugueses, como as tábuas de queijos e enchidos da região para saboreares com um bom copo de vinho. As especialidades são os Peixinhos da Horta com molho de Iogurte e Menta e Mexilhão com Tomate. O Stressfree é o equilíbrio entre a oferta de pequenos-almoços e brunches, e a oferta de petiscos tradicionais, como as Moelas.

Ver no Google Maps

Ritual

O Ritual é perfeito tanto para quem quer comida tradicional, como para aqueles que procuram comida do mundo. O restaurante abraça os pratos internacionais e vai desde os “Burguers”, aos Bifes e até a pratos como Caril de Gambas, Manga & Malagueta.

Ver no Google Maps

O que visitar?

Além de comeres e de ficares hospedado em Vila Nova de Mil Fontes, podes aproveitar os marcos culturais da cidade. O Excelente deixa-te dicas de alguns pontos que deves visitar.

Farol das Milfontes

Do Farol das Mil Fontes, consegues ter uma excelente vista sobre o mar e sobre a foz do rio Mira.  O farolim entrou ao serviço em 1889 e, atualmente, é um ponto de referência em Vila Nova de Mil Fontes. Existe também um Miradouro situado na rotunda da estátua do Arcanjo, mesmo junto à praia.

Ver no Google Maps

Centro da Vila

Vila Nova de Mil Fontes tem cerca de cinco mil habitantes e é considerado um dos melhores portos naturais da costa sul de Portugal. O centro da freguesia é um local característico do litoral alentejano com lojas e restaurantes regionais. É quase que obrigatório visitares o forte de São Clemente, a igreja matriz e a Capela de São Sebastião.

Praia das Furnas

A Praia das Furnas é um local agradável, onde o mar salgado e a água doce do rio se encontram e fazem uma combinação única. É uma praia ampla de areia fina e com vista para a fortaleza de Milfontes. No local, existem duas vias de acesso e estacionamento, que permitem a passagem de cadeiras de rodas até à praia.

Ver no Google Maps

Vistas Panorâmicas

Vila Nova de Mil Fontes tem paisagens deliciosas. Junto à praia tens o melhor pôr do sol: um cenário incrível com uma vista deslumbrante. Junto ao rio, podes dar caminhadas e aproveitar para apreciar a beleza natural da Costa Alentejana. Vais sair de lá com as melhores fotografias!

Agora que já tens todas as dicas, parte à descoberta da Costa Vicentina! Seja de verão ou de inverno será sempre um destino de eleição. Se aproveitares as sugestões do Excelente,  será muito mais fácil organizar o teu roteiro.

Guia: Costa Vicentina
Visitar
Guia: Costa Vicentina