Guia completo para visitar Braga

Uma das cidades mais antigas de Portugal é Braga. Tida como “vibrante”, “de enorme beleza e riqueza patrimonial”, a cidade promete uma “viagem no tempo dentro da modernidade”.

Visitar

O Santuário do Bom Jesus, a Sé de Braga, o Santuário da Nossa Senhora do Sameiro e o Mosteiro de Tibães fazem parte de Braga, uma cidade portuguesa situada no Norte de Portugal. Braga é caracterizada pelas suas raízes religiosas e pelo seu legado romano.  A cidade é conhecida por “Roma Portuguesa”, por ter origem na cidade romana “Bracara Augusta”.

Se gostarias de contactar com a história de uma nova cidade, se queres conhecer mais a fundo as tradições e a arquitetura portuguesa, o Excelente sugere que te percas por Braga. Descobre o que podes visitar, onde comer e onde podes passar as noites.

O que visitar?

Bom Jesus do Monte

Em 2019, o Santuário do Bom Jesus foi classificado como Património Cultural Mundial da Humanidade pela UNESCO. O Bom Jesus do Monte é um dos pontos mais famosos e icónicos de Braga. No local, as pessoas podem apreciar o Escadório do Pórtico, o Escadório dos Cinco Sentidos, o Escadório das Virtudes, o Largo do Pelicano, o Adro do Bom Jesus e a Basílica. Os interessados podem apreciar a Via-Sacra, que está distribuída pelo Santuário do Bom Jesus do Monte por 17 capelas. O funicular, conhecido por elevador do Bom Jesus, pode ser utilizado para evitar as escadarias e chegar ao Santuário do Bom Jesus. Perto do Santuário, as pessoas podem ainda encontrar um lago e grandes jardins. 

Bom Jesus do Monte

Sé de Braga

A Sé de Braga é um espaço de culto, mas também de visitas turísticas. Nos momentos de culto, o espaço não está aberto para as visitas. Os interessados em visitar a Sé, pode optar por realizar três percursos: o Tesouro-Museu da Sé de Braga, as Capelas e Coro Alto ou a Catedral de Braga. A exposição “Raízes de Eternidade: Jesus Cristo – Uma Igreja” pode ser visitada no percurso “Tesouro-Museu da Sé de Braga”. No percurso “Capelas e Coro Alto”, os interessados podem explorar as capelas dos Reis, de S. Geraldo, da Glória, o Coro Alto e os Órgãos da Catedral. Já no terceiro percurso, “Catedral de Braga”, os visitantes podem aventurar-se por aquela que foi a primeira catedral a ser desenvolvida em Portugal. 

Cathedral of Braga

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro

Situado no monte Sameiro, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro está a 566 metros de altitude e possibilita uma vista sobre a cidade de Braga. O Santuário apresenta-se como um “pólo de atração para milhares de peregrinos, turistas e visitantes ao longo de todo ano” e é o segundo santuário mariano de Portugal. As pessoas podem visitar a Basílica do Sameiro, os Monumentos dos Doutores Marianos e os Arcanjos no Sameiro. 

Sanctuary of Our Lady of Sameiro

Mosteiro de São Martinho de Tibães

O Mosteiro de São Martinho de Tibães pretende “fomentar o conhecimento do Mosteiro, da Ordem Beneditina e das suas relações históricas, artísticas, socioculturais e socioecónomicas com a região em que está inserido” e “salvaguardar todo o conjunto monástico”. Os interessados podem percorrer os 40 hectares do jardim que engloba o Mosteiro, podem visitar o cruzeiro e o edifício. No Mosteiro, os visitantes podem contactar com a igreja, a sacristia, o coro alto, os aposentos do D. Abade, a galeria dos ex-abades, entre outros espaços. 

Praça da República

A Praça encontra-se no centro da cidade bracarense. Na Praça, situam-se dois cafés centenários, o Café Vianna e o Astória, e a Igreja da Lapa. A Praça era conhecida por “Arcada” e era utilizada para as trocas dos comerciantes. Perto da Praça, encontra-se a Casa Rolão e o Museu Nogueira da Silva.

Republic Square

Palácio do Raio

O estilo barroco e os azulejos azuis do Palácio do Raio sobressaem na cidade de Braga. As pessoas podem visitar todo o Palácio e as diferentes exposições. No Palácio, os visitantes podem aventurar-se pela história de André Soares e Carlos Amarante, dois arquitetos que marcaram a cidade e pelas vivências do monumento. As pessoas podem também mergulhar na história da Irmandade e da Misericórdia de Braga. Um dos pontos a não perder no palácio é a sua escadaria. 

Palace of Raio

Arco da Porta Nova

O Arco da Porta Nova é um dos pontos mais distintos e notáveis de Braga. O Arco da Porta Nova nunca deu origem a um caminho nem nunca possuiu uma porta.  Este é um dos motivo pelos quais os bracarenses são conhecidos por pessoas que não fecham as portas - daí a comum pergunta “és de Braga”, quando alguém deixa uma porta aberta. Junto ao Arco da Porta Nova, encontra-se o Museu da Imagem, um espaço destinado às pessoas que apreciam fotografias e que gostam de fotografar. 

Arch of Porta Nova

Museu dos Biscainhos

O Museu e os Jardins dos Biscainhos estão localizados no centro histórico de Braga, perto do Arco da Porta Nova. O museu é um palácio antigo, composto por dois níveis: o andar térreo e o andar nobre. Já o Jardim Histórico faz parte da “Rota dos Jardins Históricos do Baixo Minho”. De acordo com o Museu, “os Jardins do Palácio dos Biscainhos são um cenário surpreendente e sempre renovado ao longo das estações do ano, onde é possível encontrar um pequeno refúgio ambiental”. 

Biscainhos Museum

Theatro Circo

O Theatro Circo está situado na Avenida da Liberdade, em Braga. O espaço tem uma agenda cultural diversificada repleta de concertos, teatros, exposições, cinema e festivais. Além dos momentos de animação, a arquitetura do Theatro Circo é algo que deve ser apreciado. 

Source - Theatro Circo

Jardim de Santa Bárbara

O jardim municipal localiza-se no centro de Braga e é abraçado pela fachada do paço Medieval de Braga. No centro do Jardim, encontra-se uma fonte com uma figura de Santa Bárbara, uma mulher que foi morta pelo pai por ter partilhado a palavra da religião cristã.

Museu PIO XII

O Museu PIO XII “é um espaço museológico da Arquidiocese de Braga”. O museu é composto por três núcleos: o núcleo expositivo permanente: “Um Museu. Uma História”, a Galeria Henrique Medina e a Torre Medieval. O espaço apresenta ainda duas salas para exposições temporárias e atividades culturais e mais uma sala destinada a serviços educativos. O museu apresenta elementos arqueológicos, telas, desenhos, pinturas, esculturas, ourivesaria, entre outros. 

Source - PIO XII Museum

Capela e Casa dos Coimbras

A Capela e a Casa dos Coimbras encontram-se lado a lado, mas são monumentos autónomos. A Capela é um monumento nacional desde 1910 e a Casa dos Coimbras é um bar/restaurante.

Onde comer?

Bira dos Namorados

O restaurante uniu a dança do Vira e os lenços dos namorados num espaço especializado em hambúrgueres, pregos e bowls. O Bira dos Namorados apresenta uma decoração que reflete as tradições minhotas. De segunda a sexta-feira, o restaurante sugere um menu. Além das refeições, o Bira dos Namorados tem ainda uma lojinha que vende peças de cerâmicas, lenços minhotos, carteiras, bonecas, entre outros.

Source - Tripadvisor - Bira dos Namorados

DeGema Hamburgueria Artesanal

O mote da hamburgueria é “feitos à mão por quem sabe do que faz”. Criada em 2013, a DeGema Hamburgueria Artesanal promete “cumprir a vertente artesanal à risca” e fazer todos os ingredientes dos hambúrgueres dentro do restaurante. Segundo a hamburgueria, “o difícil é mesmo escolher” o que comer. O restaurante disponibiliza diversos hambúrgueres de novilho, de frango e vegetarianas. 

Source - DeGema Artisanal Hamburger Restaurant

Kartilho

O restaurante privilegia uma variedade de carnes maturadas e sem maturação, abrindo um pequeno espaço para o camarão e para o polvo. Segundo o Kartilho, os consumidores podem encontrar “carne única”, uma “garrafeira com mais de 300 referências” e a “essência de um lugar de harmoniosos contrastes”. 

Source - Tripadvisor - Kartilho

Taberna do Lebre

A Taberna dá prioridade aos petiscos e aos pratos minhotos. O restaurante é uma espaço familiar com duas salas e uma esplanada. Segundo a Taberna do Lebre, os pratos “são confeccionados com o saber de gerações, recheados de muita entrega e dedicação, e seguem envoltos pelo caloroso bom receber minhoto”. 

Source - Facebook - Taberna do Lebre

Churrasqueira Nacional

O restaurante dá prioridade aos churrascos e aos grelhados. A Churrasqueira Nacional apresenta frango, bifes, polvo, hambúrgueres, costelinhas e espetadas, entre outras iguarias.  Além da comida, os consumidores salientam o “bom” e “rápido” serviço. 

Source - Tripadvisor - Churrasqueira Nacional

Restaurante Vegetariano Gosto Superior

A missão do restaurante passa por “proporcionar a todos uma alternativa vegetariana saborosa e caseira, num ambiente intimista, com boa música e atendimento amigável”. O Restaurante Vegetariano Gosto Superior tem pratos como strogonoff thai de tofu, tarte de legumes, espetada de seitan e legumes, quiche de tofu, alho francês e courgette, burger de lentilhas e espinafres, entre outros. 

Source - Facebook - Vegetarian Restaurant Gosto Superior

Bellucci Pizzaria

A pizza e a massa são os pratos privilegiados pelo restaurante. Além da comida, o espaço também clama as tradições italianas. A Bellucci Pizzaria dá prioridade à concessão dos pratos no forno a lenha. 

Source - Facebook - Bellucci Pizza Restaurant

Pizza D'artista - Braga

A Pizza D'artista de Braga apresenta uma variedade de pizzas. As lasanhas, massas e saladas são pratos menos variados. A cerveja é uma das bebidas mais aclamadas no restaurante. 

Source - Tripadvisor -Pizza d'Artista, Braga

Azeite & Alho

O restaurante é marcado pelos cozinhados do chefe Ivo Loureiro. Além de preservar os pratos tradicionais minhotos, o restaurante também apresenta opções para vegetarianos, vegans e opções sem glúten. A paelha de peixe, os secretos de porco com arroz de fumeiro, o pernil, as lulas grelhadas, o arroz de frango e a alheira são algumas das iguarias que podem ser experimentadas no restaurante. 

Source - Facebook - Azeite & Alho

pPlace - Restaurant & Cocktail Bar

O restaurante, localizado perto da Sé Catedral, dá foco à massa, à lasanha, ao frango assado e às asinhas de frango. O pPlace também apresenta um conjunto de cocktails rotulados como “super imaginativos, cheios de cor e sabores exóticos”.

Source - Tripadvisor - PPlace®, Restaurant & Cocktail Bar

Onde dormir?

Hotel do Templo

O hotel localiza-se ao lado do Santuário do Bom Jesus. O espaço tem quartos com vista para o santuário e disponibiliza um jardim paisagístico. Os quartos apresentam janelas francesas, televisão e casa de banho privada. O Hotel do Templo está a seis quilómetros do centro histórico da cidade e a quatro quilómetros do Santuário do Sameiro. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel do Templo

Hotel do Parque

O hotel encontra-se no Parque Natural do Bom Jesus, a cinco quilómetros do centro de Braga. O espaço disponibiliza uma sala de jogos, quartos climatizados, estacionamento gratuito e bar. Se preferirem, os hóspedes podem aceder ao pequeno-almoço nos quartos e mergulhar na comida tradicional portuguesa no Restaurante Panoramic.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel do Parque

The Arch - Charming Apartments in the Historic Center

O The Arch - Charming Apartments in the Historic Center situa-se a 90 metros da Sé Catedral de Braga. Os hóspedes dos apartamentos podem aceder a uma kitchenette, a uma área de refeições e a uma casa de banho privada. As unidades apresentam ainda uma placa de fogão, frigorífico, torradeira, máquina de café e chaleira. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - The Arch, Charming Apartments

Burgus Tribute & Design Hotel

O Burgus Tribute & Design Hotel está situado perto da Sé Catedral de Braga. O hotel apresenta restaurante, bar, salão partilhado e estacionamento partilhado. Perto do hotel, os hóspedes podem aceder ao Museu dos Biscainhos, ao Museu da Imagem ou ao Parque de Exposições de Braga. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Burgus Tribute & Design Hotel

Hotel Moon & Sun Braga

O hotel está a dois minutos do centro histórico de Braga e da Catedral de Braga, e a um quilómetro do Museu Medina. Os quartos do hotel apresentam um espaço de trabalho, uma televisão e uma casa de banho privada. Os hóspedes podem usufruir do pequeno-almoço na sala de pequenos-almoços. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel Moon & Sun Braga

Hotel Bracara Augusta

O Hotel Bracara Augusta é um edifício renovado do século XIV. Situado no centro de Braga e a 200 metros do Museu Nogueira da Silva, o hotel disponibiliza quartos com pisos de madeira e paredes de pedra. Os quartos misturam o mobiliário moderno com toques decorativos mais antigos. O hotel apresenta ainda o Restaurante Centurium e um bar. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel Bracara Augusta

Hotel Villa Garden Braga

Os quartos do Hotel Villa Garden Braga encontram-se na ala histórica e na nova ala do edifício do século XIX e têm decorações consoante a ala em que estão. Os hóspedes podem usufruir do buffet de pequeno-almoço, mas também podem ter a primeira refeição do dia nos quartos. O hotel apresenta uma conjunto de comodidades que incluem aluguer de automóveis, estacionamento gratuito, serviço de baby-sitting, lavandaria e serviços de limpeza a seco.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel Villa Garden Braga

Suites - Se Inn

As unidades do Suites - Se Inn têm casa de banho privativa e kitchenette com placa de fogão e frigorífico. Algumas acomodações possuem terraço e/ou varanda com vista para o jardim. O Suites - Se Inn encontra-se no centro de Braga, perto do Museu dos Biscainhos e da Catedral de Braga.  

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Suites, Sé Inn

Surribes

O alojamento tem quatro quartos, duas casas de banho, uma área de refeições e uma cozinha. Localizada a cerca de dois quilómetros da Catedral da Sé de Braga e do Estádio Municipal, a Surribes cede uma piscina privada, estacionamento privado e um jardim. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Surribes

Diamante house

A unidade de alojamento está a um quilómetro da Universidade do Minho e a dois quilómetros da Catedral de Braga. O apartamento localiza-se numa área na qual os hóspedes podem fazer caminhadas e andar de bicicleta. A Diamond house tem três quartos, duas casas de banho, uma cozinha e uma varanda. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Diamante house

Com todas estas sugestões já pode partir para a aventura e descobrir Braga. Percorra as ruas da cidade, delicie-se com os pratos e espaços culturais minhotos. Não se esqueça! Antes de visitar Braga, explore a agenda cultural e escolha iniciar a sua viagem numa altura em que a cidade é marcada por bons espetáculos. 

Guia completo para visitar Braga
Visitar
Guia completo para visitar Braga