Os melhores baloiços de Portugal: de Norte a Sul (21 sugestões)

Os Baloiços Panorâmicos não só se tornaram moda, como vieram para ficar. Desta vez, deixamos-te as nossas 21 melhores sugestões, mas ainda existem muitas mais por descobrir.

À Descoberta

Os baloiços panorâmicos realçam a beleza paisagística de lugares secretos e são cada vez mais procurados por todo o país.  Parte à descoberta e deslumbra-te sem teres de sair de território nacional. Aproveita o amanhecer ou o pôr do sol e tira as melhores fotografias. De Norte a Sul, vais ficar a conhecer os baloiços com vista para os recantos mais bonitos de Portugal!

Norte

Baloiço da Boneca, Penafiel

O Baloiço e o Miradouro da Boneca encontram-se a cerca de uma hora do Porto. Os interessados podem aceder ao trilho, que se inicia perto da Junta de Freguesia de Sebolinho, para chegarem aos monumentos. O trilho apresenta um pouco de inclinação, mas só precisas de percorrer cerca de um quilómetro para chegares ao destino. 

O Baloiço foi criado por um grupo de amigos que queria atrair as atenções para a Serra da Boneca. Depois de se tornar num ícone da Serra, tiveram de reposicionar o Baloiço e o grupo construiu ainda o Miradouro. 

A partir do Baloiço e do Miradouro da Boneca, as pessoas podem desfrutar de uma paisagem marcada pelo rio Douro e pelas peculiaridades da Serra.  

Ver no Google Maps 

Baloiço do Mezio, Arcos de Valdevez

Na freguesia de Cabana Maior, em Arcos de Valdevez, perto da aldeia do Soajo, encontras o Baloiço do Mezio. Este é o maior baloiço de corda em Portugal. Uma estrutura de madeira com mais de sete metros de altura.

De lá, podes usufruir de uma belíssima vista de 360º para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, considerado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. Além disso, podes dar uma caminhada, desfrutar do pôr-do-sol e apreciar todo o espaço pois o acesso é livre.

Ver no Google Maps

Baloiço do Cervo – CerLove (Vila Nova de Cerveira)

Instalado no monte do Miradouro do Cervo, mesmo ao lado da famosa escultura que homenageia Vila Nova de Cerveira, encontras este baloiço de dois lugares.

Também conhecido como CerLove, este baloiço tem vista desde a passagem por Valença até à foz, em Caminha, até ao Oceano Atlântico. Ao fundo, podes vislumbrar o rio Minho.

No local, existe um parque de estacionamento na zona, o que ajuda bastante, pois o baloiço é bastante visitado, em especial pelos nossos vizinhos espanhóis.

Como este baloiço tem lugar para  duas pessoas, este é um dos mais procurados para proporcionar um cenário romântico.

Ver no Google Maps

Baloiço do Castro de Anissó (Vieira do Minho)

Instalado no alto do Castro de Anissó a 732 metros de altitude, encontras o Baloiço do Castro de Anissó.

Com uma vista majestosa sobre o Gerês, em particular sobre a Albufeira do Ermal, este local é perfeito se quiseres registar uma paisagem única ou um pôr-do-sol a dois.

Este baloiço tem uma estrutura de dois lugares e para quem gosta de natureza vai certamente encantar-se com o cenário das serras.

Para acederes ao local, terás de deixar o carro a alguma distância e fazer um pequeno percurso a pé.

Ver no Google Maps

Baloiço Nossa Senhora da Luz (Marco de Canaveses)

Localizado em Bem Viver, uma freguesia de Marco de Canaveses, este baloiço oferece uma paisagem deslumbrante e é um excelente miradouro para o rio Douro.

Inaugurado em junho de 2020, é um local já bastante visitado por quem gosta de apreciar os vales e montanhas. Se o plano for um dia em família, prepara a cesta com o lanche, porque existem mesas e podes fazer um piquenique.

Os acessos são fáceis e podes seguir as indicações do parque do Divino Salvador.

Ver no Google Maps

Baloiço 440 (Fafe)

Se procuras um local para uma surpresa romântica, este é sem dúvida um sítio a visitar.

“O amor que nos une” é a frase gravada no banco dos apaixonados que faz deste um dos baloiços panorâmicos mais emblemáticos de Portugal.

Situado na freguesia de Travassós, em Fafe, o Baloiço 440 é um dos sítios prediletos para fotografias de casal, não só pelo tema que o descreve como também pela vista incrível.

Além disso, possui o kit completo dos caça baloiços: mesas para piqueniques, água potável, churrasqueiras, estrada alcatroada até ao local e sítio para estacionar. Queres melhor?

Ver no Google Maps

Baloiço de Moldes (Arouca)

O Baloiço de Moldes fica bem juntinho ao Parque da Lazer da Palma, em Arouca. Localizado no cimo de um monte de Moldes, este é um sítio bastante calmo e rodeado pela natureza.

A vista é sobre as montanhas, espaço verdes e as aldeias circundantes. Para apreciadores dos recantos de Portugal, esta é uma paisagem típica do Norte. O Baloiço de Moldes é muito visitado por turistas e há quem prefira visitar durante o dia, mas também há quem opte por captar o luar. O Baloiço de Moldes é acessível de carro e podes estacionar a apenas alguns metros do local.

Ver no Google Maps

Centro

Baloiço I Love Pateira (Águeda)

Nas margens da lagoa da Pateira de Óis da Ribeira, foi inaugurado em agosto de 2020 o baloiço I Love Pateira. Este lugar é muito procurado para piqueniques, passeios na natureza e  prática desportiva. 

A vista é maravilhosa e ainda podes usufruir de um ambiente descontraído nas proximidades, pois, mesmo ao lado, há um bar com esplanada e restaurante.

Se moras na zona de Águeda, não percas a oportunidade de visitar este baloiço.

Ver no Google Maps

Baloiço de Colherinhas (Aguiar da Beira)

Para os lados da Guarda, mais concretamente em Colherinhas de Cima, existe outro baloiço que não podes perder! O Baloiço das Colherinhas fica na freguesia de Aguiar da Beira e é simplesmente encantador. Sabes a sensação de voar? Essa mesmo.

Não é ainda muito popular, por isso, o ambiente é tranquilo e permite estar em comunhão com a natureza.

Apesar do acesso ser um pouco difícil, a vista compensa tudo!

Ver no Google Maps

Baloiço do Rio (Oliveira de Frades)

O Baloiço do Rio é talvez um dos mais visitados. O baloiço encontra-se perto da Barragem de Ribeiradio, junto ao Rio Vouga, e oferece uma vista espetacular. A partir deste local, é possível ver o horizonte entre montanhas e vales, rodeados de vegetação a refletir sobre o rio. 

O espaço possui estacionamento e bons acessos, inclusive para pessoas de mobilidade reduzida. O baloiço fica na N16, perto da ecopista e é uma sugestão bem atrativa para uma caminhada ou passeio de bicicleta no distrito de Viseu.

Ver no Google Maps

Baloiço do Seminário Maior (Coimbra)

Já na zona centro, encontras um local bastante instagramável: o Baloiço do Seminário Maior de Coimbra. De frente para o rio Mondego e nas traseiras do Seminário Maior, este baloiço possui capacidade para duas pessoas e é suportado por uma estrutura de madeira.

Embora seja perfeito para momentos a dois ou de relaxamento, este baloiço passa por vezes despercebido, o que acaba por lhe conferir uma tranquilidade ao redor. Não existe sinalização a indicar o local exato, mas é só contornar o edifício do Seminário Maior de Coimbra e chegas ao teu destino!

Ver no Google Maps

Baloiço da Boa Vista (Pampilhosa da Serra)

Em Coimbra, mais precisamente Pampilhosa da Serra, podes visitar o Baloiço da Boa Vista. Consta que o baloiço artesanal foi feito por dois miúdos desta terra e reflete a hospitalidade dos habitantes, tendo se tornado numa atração turística.

Pampilhosa da Serra é um local tranquilo, deslumbrante e ideal para respirar ar puro. A vista recai sobre as casas da vila desta região da Beira Baixa e é com certeza mais um baloiço para a lista dos teus próximos passeios.

Ver no Google Maps

Baloiço do Trevim (Serra da Lousã)

Situado no ponto mais alto da Serra da Lousã, com cerca de 1.200 metros de altitude, o Baloiço de Trevim conquista pelas suas paisagens infinitas. As vistas panorâmicas fazem deste um local magnífico e instagramável, onde te podes sentir mergulhado na imensidão da natureza.

O tamanho do Baloiço do Trevim é gigantesco, o que o torna convidativo para miúdos e graúdos. Apesar dos acessos não estarem em perfeito estado, o local tem espaço para estacionar e é de certeza um sítio a colocar na tua wishlist.

Sugestão: aproveita o pôr do sol porque nesse horário poderás encontrar animais à solta, o que  torna o cenário muito mais selvagem e encantador.

Ver no Google Maps

Baloiço Penedo dos Namorados (Carregal do Sal)

O Baloiço do Penedo dos Namorados tem uma paisagem deslumbrante! Junto à aldeia de Papízios, bem no alto do Carregal do Sal, o Baloiço do Penedo dos Namorados é muito procurado por casais que, no vaivém deste baloiço, têm uma vista privilegiada sobre o Rio Dão.  

O facto de se encontrar numa propriedade privada em nada impossibilita a tua visita a este baloiço, desde que sejas cuidadoso. O terreno é bastante acidentado e não existe parque de estacionamento nem WC nas proximidades.

Ver no Google Maps

Baloiço Terra e Mar (Oliveira de Frades)

Se há um nome que foi fácil de escolher, com certeza foi o deste baloiço. Localizado em Ribeiradio, no concelho de Oliveira de Frades, o Baloiço Terra e Mar une o melhor dos dois mundos: a terra e o mar. Se experimentares o baloiço, poderás ter uma vista magnífica de 360 graus sobre o Litoral Centro e o Baixo Vouga e sobre o Oceano Atlântico.

Muito próximo do baloiço existe a mota do amor, que também é uma atração turística desta zona e que também é muito procurada para fotografias engraçadas. Os acessos de carro são desaconselhados devido ao terreno rochoso, no entanto, o espaço é um excelente destino para um passeio de bicicleta.

Ver no Google Maps

Baloiço da Ladeira (Nazaré)

Localizado no Sítio da Nazaré, em Leiria, o Baloiço da Ladeira recebeu como nome de batismo “Foi Amor à primeira vista”. O baloiço oferece uma vista panorâmica da costa portuguesa e fica mesmo em frente à Praia da Nazaré.

Vale realmente a pena descer a ladeira e visitar este local para apreciar a paisagem. Podes optar por subir no elevador até ao sítio e depois descer uns 15 metros a pé. Aconselhamos a que leves calçado confortável para poderes fazer o percurso.

Ver no Google Maps

Lisboa

Baloiço das Portelas (Loures)

Em Loures, na estrada de Fanhões, integrado num programa de melhoria e humanização dos espaços, foi idealizado e construído o Baloiço das Portelas. Além do agradável miradouro, que, pela sua beleza paisagística, convida a intervalos de serenidade e liberdade, na zona encontrarás o cenário ideal para as tuas fotografias. Este baloiço fica mesmo às portas de Lisboa e quem lá passa realça a beleza da vista e a sua segurança.

Ver no Google Maps

Baloiço Forte da Carvalha (Arruda dos Vinhos)

Situado no ponto mais alto do concelho de Arruda dos Vinhos, é no Forte da Carvalha,  que surge este novo ponto de interesse: o baloiço. Este baloiço está inserido numa zona arqueológica que integra a Rota Histórica das Linhas de Torres e tem boa acessibilidade. 

Aqui, junto às Linhas de Torres, vais apreciar detalhes histórico-culturais e ambientais da zona. Se és admirador de história e natureza, o Baloiço Forte da Carvalha é o local onde vais encontrar uma vista incrível!

Ver no Google Maps

Alentejo

Baloiço da Serra D’Ossa (Estremoz)

Em pleno Alentejo Central, mais concretamente Estremoz, encontras a Serra D’Ossa pintada em tons de verde. Construído na estrada da Meia Serra, o Baloiço da Serra D´Ossa está rodeado de uma paisagem rural, povoada e extensas planícies. Um cenário bem típico do Alentejo.

Estremoz é conhecida como “Cidade Branca” devido às jazidas de mármores, mas este baloiço no meio da serra mostra o que de melhor a natureza tem para oferecer.

Ver no Google Maps

Baloiço da Pipa (Barrancos)

O Baloiço da Pipa fica no concelho de Barrancos, no distrito de Beja, e tem vista para as emblemáticas planícies e vales alentejanos. O simples facto de te sentares no baloiço é uma experiência arrebatadora, pois a sensação de liberdade é automática e tens como plano de fundo uma vista sensacional.

O acesso pode ser feito de carro até ao local. Basta seguires na Estrada de Barrancos para a Ponte da Ribeira da Murtega e chegas ao teu destino.

Ver no Google Maps

Algarve

Baloiço Panorâmico de Messines de Cima

Em São Bartolomeu de Messines, vila do concelho de Silves,  surge a instalação deste baloiço que promete ser o primeiro de muitos. O Baloiço Panorâmico de Messines de Cima nasceu de um projeto da autarquia messinense em conjunto com a Associação Extremo Sul. Apesar de não existir sinalização, está posicionado num ponto bem alto e terás uma vista panorâmica sobre grande parte do Algarve. 

Ver no Google Maps

Como vês Portugal tem muito para oferecer. Os Baloiços Panorâmicos não só se tornaram moda, como vieram para ficar.

Desta vez, deixamos-te as nossas 20 melhores sugestões mas ainda existem muitas mais por descobrir. Não percas as novidades do Excelente!

Os melhores baloiços de Portugal: de Norte a Sul (21 sugestões)
À Descoberta
Os melhores baloiços de Portugal: de Norte a Sul (21 sugestões)