Guia completo para visitar Aveiro

Visite Aveiro e descubra a famosa Veneza portuguesa.

Visitar

A cidade é conhecida como “a Veneza de Portugal”. Aveiro é distinguida por causa dos seus famosos canais e moliceiros. As pontes de laços das amizades, os ovos moles e as casinhas coloridas também não podem ser esquecidos. 

Se pretende visitar uma cidade que engloba tradições portuguesas e uma essência única, então, é Aveiro que tem de visitar. A gastronomia portuguesa está presente em qualquer restaurante e a história portuguesa é contada de rua para rua. Mas as cores, o mar, as pessoas, os diferentes sabores são o que dão ainda mais vida a esta parte de Portugal. 

Vá até Aveiro. Visite as Salinas de Aveiro, ande de Moliceiro e aprecie a Ria. Corra as praias do concelho, veja as Casas Coloridas de Costa Nova, visite o Museu de Aveiro e aproveite para comprar peixe fresco. 

O que visitar?

Salinas de Aveiro

Nas Salinas de Aveiro, tem o privilégio de aprender sobre a produção do “ouro branco”, o sal. Se preferir, pode ainda experimentar os banhos salgados e descobrir a diversidade de aves aquáticas que fazem parte da Ria de Aveiro. Realize uma visita guiada e saiba como funcionam as marinhas de sal. 

Praia da Costa Nova

A Praia da Costa Nova é um local obrigatório a visitar para quem vai a Aveiro, não só pela qualidade da Praia, mas também devido às Casas Coloridas que se encontram perto da Praia. De um lado, as pessoas podem encontrar o mar e, do outro, podem encontrar a Ria de Aveiro. A praia apresenta um longo areal, ideal para passeios. Se preferir passear pelos passadiços, pode optar por aqueles que se encontram ao longo da Ria. 

Casas Coloridas Costa Nova

As Casas Coloridas Costa Nova são os Palheiros da Costa Nova. Estas casinhas coloridas, à riscas, dão vida à marginal da Praia da Costa Nova. Quando visitar Aveiro, não pode perder os palheiros, portanto, vá até à Praia da Costa Nova e dê um passeio para conseguir apreciar as casinhas. 

Praia da Barra

A Praia da Barra encontra-se perto do Farol da Barra. A Praia é ideal para praticar desportos como pesca desportiva, surf, kitesurf, bodyboard, voleibol e vela. A Praia da Barra apresenta Bandeira Azul e disponibiliza instalações sanitárias, duches, espreguiçadeiras e toldos. 

Farol da Barra

O Farol da Barra, situado na Praia da Barra, é o farol mais alto de Portugal. Se quer visitar este farol, lembre-se que o edifício tem 62 metros de altura. As visitas são realizadas às quartas-feiras, a partir das 14h00. 

Passadiços de Aveiro

Os Passadiços de cinco quilómetros levam os visitantes a passear entre Vilarinho e Esgueira. É comum assumir que os Passadiços de Aveiro terminam ou podem ser iniciados em Aveiro, no entanto, o percurso de madeira não chega até ao Centro de Aveiro. Se quiser iniciar o percurso em Aveiro, terá de andar dois quilómetros por um caminho de alcatrão e por um trilho de terra batida a par da autoestrada até chegar ao início dos passadiços em madeira, na Esgueira. O mesmo acontecesse se iniciar a caminhada em Vilarinho e se for até ao fim dos passadiços -, no fim, terá de percorrer os mesmos dois quilómetros até ao centro de Aveiro. 

A caminhada é feita num percurso plano e sem muita inclinação. Durante o trilho, pode encontrar placas informativas sobre a fauna e a flora da ria e pode avistar as diferentes aves que também vão passeando pela ria. 

Sé Catedral de Aveiro

A Sé Catedral de Aveiro situa-se no centro da cidade e pertence à Diocese de Aveiro. Na Sé Catedral de Aveiro, pode visitar as quatro capelas que a compõem. O espaço apresenta ainda Painéis de Azulejo, do séc. XVIII, e um órgão barroco, de 1754. Se visitar o local, deve tirar tempo para apreciar os traços arquitétonicos da frontaria da igreja. 

Canais de Aveiro

A Ria de Aveiro tem cinco canais urbanos em Aveiro: o Canal Central, o Canal do Côjo, o Canal das Pirâmides e os canais de São Roque e Canal dos Santos Mártires. Os Canais podem ser visitados através dos moliceiros. Enquanto percorre a Ria de Aveiro nas peculiares embarcações, também pode apreciar as cores da cidade. 

Ponte Laços de Amizade

A Ponte Laços de Amizade liga as margens da Ria de Aveiro e, tal como o nome indica, está decorada com inúmeros laços ou pulseiras da amizade. Se fizer o percurso de moliceiro, terá a oportunidade de apreciar as cores que iluminam a Ponte. Com certeza, o monumento não passará despercebido. 

Museu da Arte Nova

O Museu da Arte Nova de Aveiro apresenta exposições permanentes e temporárias de Arte Nova. A par das exposições, o museu também dispõe de uma casa de Chá. Se quiser passar pela Casa de Chá à noite, durante o fim de se semana, então, aproveite para apreciar a música ao vivo.

Museu de Aveiro

Criado em 1458, o Museu de Aveiro era um convento dominicano feminino. Localizado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, este espaço cultural é um dos mais antigos do concelho. O Museu de Aveiro é conhecido por ter acolhido a Princesa Santa Joana, filha de Afonso V. No espaço cultural, pode realizar o percurso monumental e ver a exposição permanente. Não deve deixar de visitar este local e apreciar a decoração, a arquitetura e as divisões do museu.

Museu Marítimo de Ílhavo

O espaço cultural apresenta cinco exposições permanentes. Na parte inferior do Museu, pode perceber mais sobre a pesca do bacalhau e sobre as fainas agro-marítimas da Ria de Aveiro. Já na parte superior, pode apreciar a Sala das Conchas e Algas, a Sala dos Mares e a Sala das Artes. Se preferir, pode realizar uma visita guiada. 

Museu Vista Alegre

O Museu Vista Alegre dá a conhecer o progresso da porcelana portuguesa. De acordo com a Câmara Municipal de Ílhavo, “o visitante é convidado a entrar no mundo dos primeiros vidros fabricados, nas peças únicas dos finais da monarquia portuguesa, nas peças comemorativas de datas assinaláveis e nas persas decorações executadas ao longo de quase 200 anos de fabrico”. Se tiver oportunidade, também deve visitar a Capela da Nossa Senhora de França.

Ecomuseu Marinha da Troncalhada

O Ecomuseu exibe as formas de produção artesanal do sal, dá a conhecer a paisagem, a fauna e a flora. Os visitantes podem visitar o Ecomuseu de forma individual ou, então, podem solicitar uma visita guiada. 

Navio-Museu Santo André

O Navio-Museu Santo André encontra-se no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. O monumento dá a conhecer as artes do arrasto. Se quiser visitar o navio, pode conhecer a casa das máquinas e o centro do navio. Um facto curioso? O navio apresenta cerca de 71 metros e tem um porão que consegue acolher vinte mil quintais de peixe.

Parque Infante D. Pedro

O Parque Infante D. Pedro é o Parque da Cidade de Aveiro. O espaço foi criado na antiga propriedade dos frades franciscanos, a partir de 1862. O Parque disponibiliza uma cascata, uma escadaria com fonte, painéis de azulejo, a Casa de Chá e a Avenida das Tílias. Dentro do Parque, pode aceder a cafés, casas de banho e a atividades infantis. Neste local, pode descobrir as aves e a flora que marcam os diferentes pontos e pode aproveitar para esticar as pernas e captar algumas fotografias. 

Onde comer?

A gastronomia de Aveiro é marcada pelos ovos moles e pelos guisados de peixe. Sendo um concelho que une a ria e o mar, o peixe é um produto que não pode faltar nos pratos dos restaurantes e das famílias de Aveiro. Os doces, como os ovos moles e os derivados de ovos moles, como as castanhas de ovos ou os fios de ovos, são outros petiscos que marcam fortemente a cultura gastronómica do concelho. Outras especialidades, como as bolachas americanas e as tripas doces ou a caldeirada de enguias, também têm de ser tidas em conta quando se visita a Veneza portuguesa. 

Se não conhece os famosos ovos moles, o Excelente deixa-lhe um conjunto de curiosidades sobre estes doces. A receita dos ovos moles surgiram das freiras do Convento de Jesus. Segundo a Oficina do Doce, os ovos moles “obtêm-se através da junção de gema com uma calda de açúcar e o saber-fazer tradicional, seguindo a receita conventual transmitida em segredo ao longo de gerações”. 

Se quer experimentar este ícone turístico, deve visitar a Confeitaria Peixinho, a M1882 - Maria da Apresentação da Cruz, a Fábrica dos Ovos Moles ou o Quiosque dos Ovos Moles. 

Espeto do Sul

O festival de sushi e o rodízio de carne são os pratos que mais marcam o Espeto do Sul. As pessoas que já visitaram o restaurante destacam o eficaz atendimento, a qualidade dos pratos e os bons preços. 

Salpoente

O restaurante foi destacado pelo Guia Michelin, em 2019, e já arrecadou vários prémios. Os que visitaram o restaurante consideram o Salpoente digno de todas as premiações, saudando a experiência gastronómica que os clientes lá podem ter. Se visitar o restaurante, experimente o Menu de Degustação e explore os sabores que marcam Aveiro. 

Faros Gourmet

Se vai conhecer o Faros Gourmet, então, tem de experimentar as tapas para conseguir captar todas as pequenas iguarias e petiscos que marcam maioritariamente a gastronomia portuguesa. Se não quiser só aventurar-se pelas entradas e se decidir optar por um prato principal, pode optar pela francesinha, pela hambúrguer ou pelo risoto. Para sobremesa, não deixe escapar o Bolo Feio. 

MUSGO - Restaurante Vegan

O restaurante vegan apresenta pratos variados, tais como Panados de Tofu, Strogonoff de Seitan, Chamuças artesanais, Feijoada de Cogumelos Shitake e Lasanha de Vegetais, entre outros. Se quer experimentar bebidas caseiras, tem de ir ao Musgo. 

Un Poco Loco - Tacos & Drinks

Un Poco Loco - Tacos & Drinks apresenta-se como “o único restaurante de influência Mexicana da cidade e um dos poucos da zona centro do país”. O restaurante disponibiliza Antojitos, petiscos típicos Mexicanos, Tacos e Tostadas, Saladas e Sobremesas. Se quer experimentar algumas bebidas mexicanas, como tequila ou mezcal, Un Poco Loco - Tacos & Drinks tem uma “garrafeira especializada em produtos Mexicanos”. 

O Bairro

Quer provar o Cheesecake de Caju, as Natas do Céu, o prato de peixe O Mercado volta ao Bairro, o prato de bife do novilho Eis o bife, e o prato de cogumelos salteados com camarão Ninho Terra e Mar? Então, vá conhecer O Bairro. Além da comida, também poderá apreciar o ambiente característico do restaurante e da cidade. 

Bacalhau & Afins

Tal como o nome do restaurante pode indicar, o prato que mais se privilegia é o bacalhau. Pasteis de bacalhau, bacalhau à brás, arroz de bacalhau, bacalhau com manga ou bacalhau com broa são algumas iguarias que pode experimentar no Bacalhau&Afins. 

Cais da Tosca

Bolinhas de Alheira, Saladinhas de Ovas e de Mexilhão, Paelha Tosca, Bacalhau Lascado, Ovos Rotos, Pluminhas de Coentrada ou Hambúrguer de Novilho são alguns dos pratos apresentados por Cais da Tosca. Além de ter uma localização rotulada como “excelente”, o restaurante é visto como “ótimo” para petiscos e para boas refeições. 

Fama by Luís Lavrador

Fama by Luís Lavrador apresenta-se como “um espaço de convívio e sabores familiares, à sua espera, em Aveiro!”. Desenvolvido por um pai e por um filho, o restaurante disponibiliza o menu “fama”, um menu criado por entrada inicial, entrada principal, prato peixe, prato de carne e sobremesa. No entanto, se preferir, pode escolher individualmente os elementos que vão compor a sua refeição. 

Maré Cheia

A Maré Cheia sugere uma variedade de pratos de peixe e de marisco. O creme de marisco, a mariscada, a sapateira, a lagosta são algumas das iguarias que pode experimentar no restaurante. O leite creme, as natas do céu, a tarte de maçã e o pão de ló de ovar são as sobremesas que não deve perder. 

Onde dormir?

Hotel Afonso V

O hotel situa-se a 700 metros do centro de Aveiro e a 800 metros de vários restaurantes. O Museu de Aveiro, o Centro Comercial Forum Aveiro e a Antiga Capitania de Aveiro também se encontram perto do alojamento. Os quartos apresentam uma casa de banho privada, uma televisão e, se pedir com antecedência, pode usufruir do minibar. O hotel disponibiliza lavandaria e Wi-Fi gratuito.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel Afonso V

Hotel do Mercado

O Hotel do Mercado privilegia quartos coloridos compostos por duas camas individuais ou por uma cama de casal. Algumas unidades têm uma varanda e têm paredes com pinturas relativas a Aveiro. Além de poderem desfrutar de pequeno-almoço, os hóspedes podem aceder ao centro de fitness. O hotel também propõe um conjunto de atividades que são comuns no concelho. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel do Mercado

Light Blue Apartment

O apartamento tem um quarto, uma cozinha equipada com frigorífico e microondas, uma casa de banho, uma máquina de lavar roupa e uma televisão. O alojamento disponibiliza toalhas, roupa de cama e uma vista para a cidade. A Capela de São Gonçalinho, a Igreja de Vera Cruz, a Antiga Capitania de Aveiro, o Centro Comercial Forum Aveiro e o Museu de Aveiro são alguns dos pontos de interesse que se encontram mais próximos do Light Blue Apartment. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Light Blue Apartment

Soldouro Guesthouse

A Soldouro Guesthouse apresenta seis quartos para serem reservados individualmente. Todas as unidades dispõem de um roupeiro, uma casa de banho privada, uma televisão, toalhas e roupa de cama. Alguns dos quartos têm uma varanda. O Centro Comercial Forum Aveiro, a Igreja de Vera Cruz, o Museu de Aveiro e a Antiga Capitania de Aveiro podem ser visitados perto do alojamento.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Soldouro Guesthouse

Patio79 Aveiro

O Patio79 Aveiro encontra-se no centro de Aveiro. Os quartos da casa têm um roupeiro, uma secretária, ar condicionado e uma televisão. Alguns quartos têm ainda um pátio. O alojamento está situado perto do Centro Comercial Forum Aveiro, da Antiga Capitania de Aveiro, da Igreja de Vera Cruz, do Museu de Aveiro, entre outros. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Patio79 Aveiro

Hotel Aveiro Palace

Os hóspedes do Hotel Aveiro Palace têm vista para o Canal Central e para os Moliceiros de Aveiro. Todos os quartos do hotel disponibilizam uma casa de banho privada e uma televisão, já alguns têm uma área de estar e uma secretária. Os hóspedes podem experimentar os pequenos-almoços e as bebidas servidas no salão do hotel. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel Aveiro Palace

Hotel Aveiro Center

O Hotel Aveiro Center dispõe de quartos compostos pode comodidades para preparar chá e café, televisão e secretária. Os hóspedes podem experimentar o buffet de pequeno-almoço na sala do hotel ou nos seus quartos. As pessoas podem optar por um quarto duplo ou triplo, por uma suíte ou por um quarto twin. O hotel disponibiliza ainda quartos twin acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel Aveiro Center

Cais do Pescador

O alojamento dispõe de várias unidades, tais como lofts, apartamentos, estúdios, entre outros. Com uma arquitetura moderna, algumas unidades apresentam cozinha, casa de banho privada e máquina de lavar louça. O Cais do Pescador admite animais de estimação. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Cais do Pescador

Hotel das Salinas

O hotel está situado no centro de Aveiro, perto da Capela de São Gonçalinho, da Igreja de Vera Cruz, do Centro Comercial Forum Aveiro e do Museu de Aveiro . Os quartos têm comodidades para fazer chá e café, uma televisão, uma casa de banho e uma secretária. Os estúdios apresentam uma cozinha totalmente equipada. Os hóspedes podem desfrutar do pequeno-almoço na sala do hotel ou na privacidade dos quartos. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Hotel das Salinas

Barcos Casa Aveiro

Os Barcos Casa Aveiro dispõem de acomodações, estacionamento privado, restaurante, piscina exterior, bar, uma área de praia privada, um jardim, um spa e um centro de bem-estar. Os quartos apresentam uma cozinha, área de estar, casa de banho privada, uma televisão e um terraço para banhos de sol. Os Barcos Casa Aveiro têm comodidades para pessoas com mobilidade condicionada. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Barcos Casa Aveiro

Com todas estas dicas, faça as malas, marque o hotel e vá percorrer as ruas de Aveiro. Visite as Salinas de Aveiro! Faça uma viagem de moliceiro e não perca os oves moles! 

Guia completo para visitar Aveiro
Visitar
Guia completo para visitar Aveiro