Guia de viagem: Pontos turísticos para visitar nos Açores

Vais conhecer o arquipélago dos Açores? Queres experienciar o melhor que as ilhas têm para oferecer? Neste guia vais encontrar todas as sugestões necessárias para aproveitares ao máximo os sítios, as tradições, a cultura e a gastronomia dos Açores.

Visitar

A região dos Açores é dos locais onde o turismo mais cresceu em Portugal, registando-se mais de um milhão de dormidas turísticas entre janeiro e agosto de 2021. 

Estejas apenas um ou três dias nos Açores, temos os melhores roteiros à tua espera.

O que fazer?

Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo é uma das maiores da Ilha de São Miguel e formou-se na cratera do vulcão do Maciço de Água de Pau.

Podes chegar até lá através de um trilho de 11 quilómetros, com duração média de 40 minutos – desta forma terás a oportunidade de apreciar de perto a flora endémica como a Uva-da-Serra. 

A Lagoa do Fogo foi classificada como reserva natural em 1974, permanecendo até aos dias de hoje quase sem intervenção humana, além de ser uma paisagem protegida.

Ver no Google Maps 

Lagoa do Fogo, Azores

Rota da Água

Para os amantes de caminhadas, a Rota da Água é uma excelente opção, dada a sua extensão de 7,6 quilómetros, com duração média de trajeto de 2h30. 

Quem optar por este percurso pode contar com vários túneis, um parque de merendas e ainda com a possibilidade de avistar vários Tritões perto da Janela do Inferno - uma parede vertical, rica em nascentes e onde é possível observar uma cavidade, criada pela erosão da água.

Ver no Google Maps  

Miradouro da Boca do Inferno

Este é um dos miradouros mais incríveis dos Açores, sendo também uma das imagens mais populares do arquipélago. Deste ponto é possível observar a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Canário, a Lagoa Rasa, a Lagoa de Santiago e parte da Serra Devassa. O miradouro fica a cerca de 730 metros e a vista transmite muita paz e harmonia com a natureza.

Ver no Google Maps

Boca do Inferno Viewpoint, Azores

Lagoa das 7 cidades

A Lagoa das Sete Cidades é o maior lago de água doce dos Açores, sendo considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal.

A partir do Miradouro de Vista do Rei tens uma vista belíssima para os dois lagos que constituem esta caldeira e que a diferenciam de todas as outras - a Lagoa Verde e a Lagoa Azul.

Esta lagoa tem várias lendas associadas, mas a mais famosa é a de uma princesa de olhos azuis que se apaixonou por um pastor de olhos verdes. Apesar do amor, a princesa e o pastor não ficaram juntos. De tanto chorar, as lágrimas da princesa ficaram lado a lado, na Lagoa das Sete Cidades, dando a tonalidade à cor da água.

Ver no Google Maps 

Sete Cidades Lagoon, Azores

Parque Terra Nostra

O Parque Terra Nostra fica na zona das Furnas e lá é possível nadar num enorme lago rico em ferro e encontrar mais de 350 variedades de camélias e plantas dentro de gaiolas.

Como a água do lago é rica em ferro, aconselhamos-te a não levar um fato de banho novo, uma vez que a água pode danificá-lo bastante. A água do lago pode chegar aos 42ºC, tornando toda a experiência agradável. 

Ver no Google Maps

Source - Terra Nostra, Azores

Lagoas das Empadadas

As Lagoas Empanadas são também conhecidas como as lagoas mais secretas de São Miguel, já que o seu acesso não é fácil. As lagoas estão rodeadas por um bosque e encontram-se separadas apenas por uma fina faixa de terra. 

Quem visita estas lagoas afirma que este local parece saído de um filme. 

Ver no Google Maps

Source - City Council (Ponta Delgada) Empadadas Lagoons, Azores

Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, São Miguel

O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões é uma área protegida que fica na freguesia da Achada, um concelho do Nordeste da ilha de São Miguel. Este parque natural de beleza única localiza-se nos declives da Serra da Tronqueira. Neste parque, vais encontrar bonitas cascatas, um lago incrível, Moinhos de Água, um Museu Etnográfico e as antigas casas de moleiro. Este é, sem dúvida, um lugar de paragem obrigatória nos Açores.

Ver no Google Maps 

Poça da Dona Beija, São Miguel

A Poça da Dona Beija é uma piscina de água quente que surge diretamente da terra. Este espaço é também chamado de Poça da Juventude e é um dos espaços termais mais apreciados no arquipélago dos Açores. 

Podes usufruir deste local das 7h00 às 23h00 e o tempo máximo de permanência no local é de 1h30. 

Ver no Google Maps 

Poça da Dona Beija, São Miguel - Azores

Miradouro do Pico do Carvão, São Miguel

O Miradouro do Pico do Carvão é um miradouro que oferece uma vista lindíssima sobre várias lagoas, como a Lagoa do Carvão, a Lagoa do Caldeirão Grande, da Lagoa das Éguas, da Lagoa do Peixe e da Lagoa das Achadas. 

Neste miradouro, que fica a pouco mais de 800 metros de altura, consegues apreciar uma grande área de cones vulcânicos.

Ver no Google Maps

Poço da Ribeira do Ferreiro

O Poço da Ribeira do Ferreiro, também conhecido como Poço da Alagoinha ou Lagoa das Patas, está situado na freguesia da Fajã Grande, Ilha das Flores, arquipélago dos Açores. O local, de beleza singular, conta com uma enorme falésia de onde saem as águas das diversas cascatas presentes no local.

Para chegar até ao Poço da Ribeira do Ferreiro terás de iniciar o percurso junto à ponte sobre a Ribeira do Ferreiro e percorrer cerca de 700 metros de trilho, com duração média de 15 minutos. 

Ver no Google Maps

Poço da Ribeira do Ferreiro, Flores

O que visitar gratuitamente?

Na verdade, a maior parte dos locais incríveis dos Açores têm entrada livre. Ainda assim, trazemos-te aqui mais dez sugestões de visita completamente grátis que podes aproveitar.

Observar a arte urbana, São Miguel

Se não esperas encontrar arte urbana de interesse nos Açores, esta vai ser uma agradável surpresa. Em Ponta Delgada existem graffitis que são verdadeiras obras de arte. Estes graffitis surgiram sobretudo através do festival de arte pública Walk & Talk criado nos Açores. Deixamos-te cinco sugestões dos melhores graffitis a visitar: 

  • Cyrcle (2013)
    Localização: Parque estacionamento Av. Dom João III, Calheta, Ponta Delgada.
  • Freddy Sam (2015)
    Localização: Rua da Solidariedade, Lagoa.
  • Remed (2012)
    Localização: Fábrica Finançor, Calheta, Ponta Delgada.
  • Mark Jenkins & Sandra Fernandez
    Localização: Tetrápodes – Av. Abel Ferin Coutinho, Santa Clara, Ponta Delgada.
  • Paulo Arraiano (2013)
    Localização: Rua de Lisboa, Ponta Delgada.
Urban Art, São Miguel - Portugal

Subir ao Miradouro da Vista do Rei, São Miguel

O Miradouro da Vista do Rei é um dos miradouros mais bonitos dos Açores. A partir deste miradouro tens uma vista privilegiada para a lagoa das Sete Cidades e podes apreciar o contraste entre o verde e azul das lagoas. Sem dúvida, um lugar obrigatório na tua visita aos Açores.

Ver no Google Maps

Viewpoint of Vista do Rei, São Miguel

Poço da Ribeira do Ferreiro, Flores

O Poço da Ribeira do Ferreiro fica na Ilha das Flores e é um local que não podes deixar de visitar. Este belo poço é também conhecido por Alagoinha e caracteriza-se por ter vegetação ao seu redor e uma pequena lagoa alimentada por várias cascatas.

Ver no Google Maps

Poço da Ribeira do Ferreiro, Flores

Visitar os campos e a fábrica de chá da Gorreana, São Miguel

A fábrica de chá da Gorreana começou a sua atividade no século XIX e ainda hoje o processo que dá origem ao chá dos Açores é o mesmo. A visita e a prova do chá são completamente gratuitas e os visitantes podem circular livremente pela fábrica e pelos campos nas alturas em que não está a haver produção. Aproveita para conheceres todas as variedades de chá dos Açores e para perceberes um pouco melhor o seu fabrico.

Ver no Google Maps

Fields and the tea factory of Gorreana, São Miguel

Conhecer a Lagoa do Congro, São Miguel

A Lagoa do Congo é outro sítio incrível que podes encontrar em São Miguel. Se gostas de caminhadas, podes aproveitar para fazer o fantástico trilho da Lagoa do Congo. Esta lagoa fica no concelho de Vila Franca do Campo e destaca-se por ser um pitoresco lago verde e se encontrar no meio de uma vegetação belíssima.

Ver no Google Maps

Congro Lagoon, São Miguel

Subir ao Miradouro Ponta do Sossego, São Miguel

O Miradouro Ponta do Sossego foi alvo de obras de restauro e manutenção e hoje oferece uma vista incrível sobre a costa norte da ilha de São Miguel. Além disto, o miradouro é acompanhado por belíssimos jardins com uma área de 130 mil metros quadrados, sendo, por isso, um local muito agradável para dares um longo passeio.

Ver no Google Maps

Ponta do Sossego Viewpoint, São Miguel

Conhecer a Lagoa do Fogo, São Miguel

A Lagoa do Fogo é a segunda maior lagoa da Ilha de São Miguel, sendo também a mais alta. Esta lagoa está classificada como Reserva Natural e apresenta uma paisagem incrível. Junto à lagoa, existe uma praia na qual podes aproveitar a imensidão e tranquilidade da natureza.

Ver no Google Maps

Lagoa do Fogo, São Miguel - Azores

Admirar os campos de pastagem, São Miguel

São Miguel é rico em campos de pastagem, sendo a vaca o animal mais predominante na ilha. Por cada habitante da ilha, existem duas vacas, por isso será fácil encontrares estes campos por toda a ilha. 

Grazing Fields, São Miguel

Visitar as ruínas do Hotel Monte Palace, São Miguel

As ruínas do Hotel Monte Palace são um dos locais mais visitados na ilha de São Miguel. 

Fica a saber o motivo:

No antigo hotel de cinco estrelas, tens uma vista fantástica para a Lagoa das Sete Cidades. O que restou do hotel, como alguns espelhos, por exemplo, criam um ambiente que chega a ser assustador, principalmente para os mais supersticiosos. Hoje em dia, este espaço é também utilizado como cenário de filmes e para intervenções artísticas.

Ver no Google Maps

Hotel Monte Palace, São Miguel

Conhecer as caldeiras da Ribeira Grande, São Miguel

A vila das Caldeiras da Ribeira Grande é uma belíssima vila, onde podes encontrar várias manifestações vulcânicas. Aqui, podes encontrar as características águas fumegantes com altas temperaturas da ilha de São Miguel. 

Se quiseres fazer uma pausa para almoçar, tens, ainda, uma zona para refeições ao ar livre com grelhadores. 

Ver no Google Maps

Ribeira Grande Beach, São Miguel

O que fazer à noite?

Os Açores não são, de um modo geral, um destino particularmente vivo durante a noite. A pandemia, por sua vez, veio detonar muitos dos espaços que se dedicavam à diversão noturna. Contudo, se tiveres vontade de beber um copo num local agradável ou apreciar arte, por exemplo, deixamos-te boas sugestões. 

Lava Jazz

O Lava Jazz Bar foi um conceito criado especialmente para os amantes de Jazz e do conceito de sala de estar fora de casa. Neste bar podes ouvir jazz ao vivo a partir das 20h00, sexta-feira e sábado, e beber um copo como se estivesses na tua sala de estar.

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Lava Jazz, Azores

Raiz Club

Para quem sai à noite em Ponta Delgada, o Raiz Bar é sem dúvida uma referência. Este bar diferencia-se pelo seu design inovador e arquitetura irreverente. O bar fica em pleno centro histórico de Ponta Delgada e tem vista para a Igreja Matriz. Aqui, podes encontrar espetáculos ao vivo, atuações de djs, duas salas e um excelente terraço. O bar está aberto das 23h00 às 5h00. 

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Raiz Club, Ponta Delgada

BomBom Bilhares

No BomBom Bilhares, podes jogar umas partidas de bilhar ou outros jogos típicos de um bar e beber um copo. Este agradável espaço fica na Faja de Baixo, em Ponta Delgada. É um ótimo local de convívio e o espaço está aberto entre as 10h00 e as 23h00. 

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - BomBom Bilhares

A Quinta – Furnas

A Quinta – Furnas, situada na Ilha de S. Miguel, conta com música ao vivo quase todos os fins de semana. O bar tem como mote ser um espaço ecológico, rodeado de várias árvores frutíferas, não deixando de lado as caipirinhas de lima, maracujá, morango e, mais recentemente, de ananás. Podes ainda petiscar no local e está aberto de segunda-feira a domingo, do meio dia à meia noite. 

Ver no Google Maps 

Source - Tripadvisor - The Quinta - Furnas

Arco 8

Situado em frente ao mar, o Arco 8 nasceu de um antigo armazém convertido numa galeria de arte que, atualmente, serve também de bar. O projeto nasceu com o objetivo de ser um laboratório artístico e, dessa forma, estar aberto a todas as formas de expressão. O Arco 8 funciona das 22h00 às 4h00 às sextas-feiras e sábados.

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Arco 8

Bar do Pi

O Bar do Pi, além de contar com uma vista privilegiada sob o mar, dispõe de uma esplanada de dimensões consideráveis, para que possas beber um gin – especialidade da casa. O Bar do Pi funciona entre as 18h00 e as 2h00 e é um excelente ponto de encontro em Ponta Delgada.

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Bar do Pi

Karma Privé

O Karma Privé assume-se como um espaço de glamour e requinte, situado em Ponta Delgada. Um novo conceito de Nightclub aposta na redução da “grande pista de dança”, promovendo a criação de um espaço – “privé” - que permite juntar grupos num ambiente mais descontraído. O Karma Privé abre entre as 23h00 e as 8h00, todas as sextas-feiras e sábados.

Ver no Google Maps

Karma Privé

Clube Asas do Atlântico

O Clube das Asas do Atlântico, fundado em 1946, é uma referência na ilha de Santa Maria e funciona como uma associação cultural, desportiva e recreativa portuguesa.

Atualmente, além de ser um ótimo espaço para beber um copo, é ainda uma rádio – Rádio Clube Asas do Atlântico. O clube funciona entre as 12h00 e as 24h00. 

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Clube Asas do Atlântico

Chaminé Club

O Chaminé Club é considerado o espaço de eleição na noite da Ilha de Santa Maria. O espaço tem dois pisos, cada um com um estilo de música distinta, e conta ainda com várias festas temáticas. Vais querer perder?

Ver no Google Maps 

Source - Tripadvisor - Chaminé Club

Onde comer?

Nos Açores, vais encontrar uma gastronomia muito interessante e, mais do que isso, muito saborosa. Entre os pratos mais típicos dos Açores estão o Cozido das Furnas (carnes e legumes cozidos numa panela enterrada em solos geotérmicos por 6h00). 

Descobre os melhores restaurantes do arquipélago: 

Vale das Furnas

O Vale das Furnas é o restaurante predileto para aqueles que primam por um cozido de qualidade e tradicional, mas longe do fluxo de turistas. Desde a carne, aos enchidos, aos dois tipos de couve e cenoura, ao inhame, e à batata e arroz, este prato faz jus à fama que detém. Mas, além do cozido das Furnas podes ainda experimentar bacalhau, feijoada e o polvo vindo da fumarola (apenas por encomenda). 

Ver no Google Maps 

Source - Facebook - Vale das Furnas

Associação Agrícola de São Miguel

Se procuras um restaurante onde te possas deliciar com a genuína carne açoriana, o restaurante da Associação Agrícola é o local ideal. Aqui, vais encontrar apenas  pratos de carne cozinhados de modo simples, nos quais o destaque vai todo para a qualidade do produto. Para teres uma ideia, meio bife deste restaurante tem, por norma, cerca de 300 gramas.

Ver no Google Maps 

Source - Agricultural Association of São Miguel

Alcides

O Alcides, situado em Ponta Delgada, é conhecido pelo famoso prato de naco de carne, condimentado com muito alho e pimenta da terra - o Bife à Alcides. A carta de bebidas possui várias cervejas artesanais dos Açores. O atendimento também é um dos pontos fortes deste restaurante e aconselhamos a que faças reserva.

Ver no Google Maps

A Tasca

A Tasca é considerado o restaurante mais popular de Ponta Delgada. Não aceita reservas, faz fila e não para das 11h00 à 00h00, de segunda-feira a sábado. Um dos pratos mais conhecidos é o bife de atum com sementes de sésamo, acompanhado por batata doce. Aqui, encontras uma vasta oferta de tapas e pratos de carne e peixe.

Ver no Google Maps

Casa Chá e Bar

Na Casa Chá e Bar, na Horta, na Ilha do Faial, encontras um espaço bastante agradável tanto para lanchar como para almoçar ou jantar. Podes usufruir do jardim e da companhia dos gatos que por lá passam.

Ver no Google Maps

Source - Facebook - Casa Chá e Bar

Areais

No Areais, encontras uma grande diversidade de pratos de alta qualidade como: ovo a baixa temperatura com crocante de bolo lêvedo, queijo creme e alho-francês e até ceviche de gambas, filetes de abrótea em cama de abóbora, sultanas e alga Wakame. Aqui, tens também à disposição os melhores vinhos da ilha. 

Ver no Google Maps

Maré Viva

O Maré Viva, na Fajã das Almas, dispõe de uma enorme esplanada com vista para o Pico e serve o peixe e o marisco mais frescos de sempre. Um restaurante com ambiente descontraído e acompanhamento musical em modo Blues. O restaurante tem parque de estacionamento próximo. 

Ver no Google Maps

Cella Bar

O Cella Bar é um restaurante lindíssimo da Ilha do Pico. Neste espaço, os petiscos e os produtos tradicionais são servidos de uma forma contemporânea. Se estás com um grupo de amigos e queres experimentar os vários produtos regionais da ilha, este é o local ideal uma vez que é servida uma grande variedade de tapas.

Ver no Google Maps

Source - Facebook - Cella Bar

Anfiteatro

O Anfiteatro é um dos melhores restaurantes que podes encontrar na ilha de São Miguel. Este restaurante fica na Marina de Ponta Delgada e pertence à Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, sendo por isso um restaurante escola. O Anfiteatro recebe frequentemente chefs, bartenders e sommeliers do continente e de outros países europeus. 

A carta deste restaurante vai desde o sushi ao hambúrguer de lula e chicharro. Como especialidades, o Anfiteatro apresenta o pastel de massa tenra de costeletão com molho rouille e as sopas do Espírito Santo.

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Anfiteatro

Onde dormir? 

Não fazes ideia de quais são as melhores opções de alojamento nos Açores? Sem problema! Reunimos os hotéis com melhor classificação na plataforma de alojamento Booking para facilitar a tua procura. 

Garoupas Inn

O Garoupas Inn está situado em Ponta Delgada, a cerca de 500 metros da Praia de São Roque e a 3,1 quilómetros das Portas da Cidade. O hotel dispõe de uma banheira de hidromassagem e de varandas envidraçadas para que consigas descansar de olhos postos no mar. 

A localização é um dos parâmetros mais bem cotados pelos hóspedes. A partir do Garoupas Inn estás a quatro quilómetros do Santuário de Nossa Senhora da Esperança, a cinco quilómetros das Estufas de Ananases e a sete quilómetros do Aeroporto João Paulo II. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Garoupas Inn

Cabanas da Viscondessa

A Cabana das Viscondessa, localizada na Quinta da Bacelada, é uma experiência imersiva na natureza. O alojamento dispõe de um restaurante, um bar, um salão partilhado e um jardim em Urzelina. No Cabanas da Viscondessa, todos os quartos possuem uma área de estar que podes usufruir enquanto és abraçado pela natureza. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Cabanas da Viscondessa

SENSI Azores Nature and SPA

O SENSI Azores Nature and Spa está situado na Lomba dos Gagos, em Ponta Delgada, e possui uma extensa piscina de borda infinita que, além de se cruzar com o mar, cruza também com o verde dos campos que circundam o hotel. Para os dias mais frios, dispõe, ainda, de uma piscina interior com cascata. 

O Spa Termal de Ferraria fica a três quilómetros e a Lagoa das Sete Cidades, bem como as Piscinas Naturais de Mosteiros estão a oito quilómetros.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - SENSI Azores Nature and SPA

The Shipyard - Angra

Localizado a 500 metros da Zona Balnear da Prainha, o The Shipyard – Angra é sinónimo de conforto. Todas as unidades incluem um sofá, uma área de estar e uma kitchenette bem equipada com uma área de refeições para que não deixes de te sentir em casa. Ainda assim, diariamente o hotel oferece pequeno-almoço continental e de estilo buffet. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - The Shipyard - Angra

Quinta das Perdizes

A Quinta das Perdizes está localizada a 2,9 quilómetros da Praia de São Roque. O alojamento prima pelo conforto e, a pensar nisso, dispõe de autênticos apartamentos – com quartos, varanda, cozinha e área de lazer. O principal destaque vai para a simpatia dos funcionários. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Quinta das Perdizes

White Exclusive Suites & Villas

A White Exclusive Suites & Villas é caracterizada pelo uso de madeiras na decoração e por estar situada quase em cima do mar. É o local perfeito para quem procura o sossego aliado a um ambiente mais rústico e minimalista. 

O alojamento dispõe de um restaurante, uma piscina exterior, um bar e um jardim em Lagoa. A pensar nos grupos maiores, o hotel disponibiliza quartos familiares, para que nem o convívio seja deixado ao acaso. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - White Exclusive Suites & Villas

Sul Villas & Spa - Azores

Localizado em Lagoa, o Sul Villas & Spa – Azores é uma referência  no que diz respeito a comodidades. O hotel disponibiliza um restaurante, uma piscina exterior, um bar e um serviço de aluguer de carros para os hóspedes que pretendam explorar a zona circundante. Além disso, podes desfrutar de uma sauna e de uma banheira de hidromassagem.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Sul Villas & Spa - Azores

Mosteiros Place

Localizado a 400 metros da Praia dos Mosteiros, o Mosteiros Place disponibiliza uma piscina exterior, um bar e acomodações climatizadas, para que nem o frio estrague os teus planos. Cada unidade inclui um sofá, uma área de estar e uma kitchenette bem equipada com área de refeições. Todas as unidades possuem uma varanda com vistas para a piscina e todos dias é servido um pequeno almoço continental. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Mosteiros Place

Terra Nostra Garden Hotel

O Terra Nostra Garden está localizado num vale rodeado por árvores e dispõe de uma vista soberba. Fica ao lado do Parque Botânico Terra Nostra e possui piscinas interiores e exteriores. Os hóspedes poderão começar o dia com um pequeno-almoço continental à carta, antes de alugar uma bicicleta para explorar a área. O restaurante do hotel serve, ainda, pratos locais que podes comer no local, ou pedir serviço take-away. 

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Terra Nostra Garden Hotel

Grand Hotel Açores Atlântico

Virado para a Marina de Ponta Delgada, o Grand Hotel Açores Atlântico beneficia de uma localização privilegiada e disponibiliza uma piscina interior aquecida. No alojamento encontra vistas magníficas, onde podes escolher entre a paisagem do mar, da cidade ou da baía. O restaurante à carta do hotel propõe um menu exclusivo inspirado na gastronomia e produtos dos Açores. 

Para uma maior praticidade, o alojamento inclui um serviço de lavandaria, babysitting e serviços de transporte, mediante pedido.

Ver preços e disponibilidade
Source - Booking - Grand Hotel Açores Atlântico

O que fazer em dias de chuva?

Existe a possibilidade de chover nos dias em que vais visitar o arquipélago dos Açores? Não te preocupes, podes prevenir-te com as nossas fantásticas sugestões para dias de chuva.

Algar do Carvão

O Algar do Carvão está localizado no meio da ilha Terceira, a norte da cidade de Angra do Heroísmo. De grande interesse geológico, o Algar do Carvão é visita obrigatória pelos bonitos cenários naturais, que em tudo se devem às concavidades vulcânicas. A visita tem duração de 30 minutos.

Ver no Google Maps

Source - Tripadvisor - Algar do Carvão

Igreja do Santo Cristo

Uma excelente sugestão para um dia de chuva é uma visita à Igreja do Santo Cristo, também chamada de Igreja de Nossa Senhora da Esperança. Esta igreja fica em Ponta Delgada e é uma parte do Convento da Esperança, na qual se venera o Senhor Santo Cristo dos Milagres. Existe uma lenda que diz que a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres foi oferecida pelo Papa Paulo III às freiras do convento.

Ver no Google Maps

Plantação de Ananases

O Ananás é a fruta que impera no arquipélago dos Açores. Produzida em estufas de vidro torna-se a atividade perfeita para dias de chuva. Desta forma, ficarás a saber mais sobre todo o seu processo: desde a plantação até à colheita e comercialização. 

Temos uma dica: não deixes de experimentar os produtos derivados do ananás, como compotas, licores e morcela de ananás. 

Alguns dos locais disponíveis para visita são: Plantação de Ananás dos Açores e Ananás Santo António, ambos em Ponta Delgada. 

Ver no Google Maps Plantação de Ananás dos Açores
Ver no Google Maps Ananás Santo António

Pineapple Plantation, Azores

Mercado da Graça

O Mercado da Graça, construído em 1848, reúne produtos únicos cultivados em terras açorianas, como acontece com a fruta, legumes, licores e queijos. Localizado em Ponta Delgada, este mercado tem uma característica muito própria pois realiza-se numa garagem devido às encostas íngremes.

É o local perfeito para comprar souvenirs!

Ver no Google Maps

Source - City Council (Ponta Delgada) - Mercado da Graça, Azores

Rei dos Queijos

Uma vez no Mercado da Graça, não podes deixar de visitar o Rei dos Queijos – uma das lojas mais conhecidas de S. Miguel e que vende os famosos queijos da ilha. Terás a ajuda dos funcionários na escolha do melhor queijo, conforme o teu paladar e gosto e encontras ainda uma variedade de doces regionais e licores.

Ver no Google Maps

Source - Facebook - Rei dos Queijos

Fábrica de Licores Eduardo Ferreira

A Fábrica de Licores Eduardo Ferreira fica na Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, e é um excelente local para experimentares os licores típicos da região. O produto mais popular é o Licor de Maracujá Ezequiel, que em vez de ser embalado numa garrafa tradicional, vem em estátuas com formas peculiares (forma de mulher, touro, vaca ou da Torre Matriz).

Ver no Google Maps

Spa Termal da Ferraria

Se o tempo estiver chuvoso e não existir a possibilidade de fazeres os incríveis trilhos dos Açores, aproveita para relaxar num belo spa. O Spa Termal da Ferraria, na Ilha de São Miguel, oferece uma grande variedade de tratamentos que te vão deixar bastante tranquilo.

Ver no Google Maps

Águas quentes termais da Caldeira Velha

E porque tratares de ti nunca é demais, visita também as termais da Caldeira Velha – uma das cascatas mais populares da ilha de São Miguel. Só para teres ideia, a temperatura média da água é de 34 graus. 

Ver no Google Maps 

Caldeira Velha, Azores

Queijadas da Vila do Morgado

As queijadas da Vila são, certamente, dos doces mais conhecidos e procurados pelos visitantes dos Açores e, claro, pelos nativos. Se fores à Ilha de São Miguel não deixes de visitar a fábrica que produz as iguarias. Um local de paragem obrigatória em Vila Franca do Campo e muito bem situado com vista para a marina.

Ver no Google Maps

Passeio de comboio na Ilha de São Miguel

Uma forma de ficares a conhecer Ponta Delgada sem te molhares é dares um passeio de comboio. Estes passeios que são disponibilizados no centro de Ponta Delgada oferecem cinco circuitos distintos: o histórico, o património, os jardins, as periferias e a praia. 

Ver no Google Maps

O que visitar num dia?

Um dia é pouco para visitares os Açores, mas com as nossas dicas fica mais fácil. Começamos por te recomendar o aluguer de um carro para conseguires percorrer todos os locais da nossa lista. Ora vê: 

Miradouro do Pico do Ferro

Podes começar o teu dia no miradouro do Pico do Ferro, de onde consegues ver toda a extensão da Lagoa das Furnas. A Lagoa das Furnas é uma lagoa lindíssima, rodeada por vegetação e abundantes manifestações vulcânicas como fumarolas, sulfatara e caldeiras de água quente.

Este emblemático miradouro é de fácil acesso, com um parque de estacionamento bem condicionado e uma pequena loja de souvenirs.

Ver no Google Maps

Pico do Ferro Viewpoint, Azores

Cozido das furnas

Na Lagoa das Furnas, junto às águas vulcânicas fazem-se os tradicionais cozidos à portuguesa debaixo da terra com o calor dessas manifestações vulcânicas. Nas margens desta lagoa, irás encontrar também a peculiar capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias.

Esta tradição é das principais atrações das furnas e das zonas mais tranquilas dos Açores para se estar em família.

Ver no Google Maps

Cozido das furnas, Azores

Terra Nostra

Ainda na zona das Furnas, podes aproveitar para visitar o Parque Terra Nostra, que tem um lago enorme rico em ferro. Como a água do lago é rica em ferro, aconselhamos-te a levar o fato de banho mais velho que tenhas, uma vez que o ferro pode danificá-lo bastante. A água do lago pode chegar aos 42ºC, sendo por isso muito agradável tomar um banho nesse local.

Ver no Google Maps

Source - Terra Nostra, Azores

Poça da Dona Beija

A Poça da Dona Beija é uma piscina de água quente que surge diretamente da terra e onde é tão agradável mergulhar no Verão como no Inverno. Este espaço é também chamado de Poça da Juventude e é um dos espaços termais mais apreciados no arquipélago dos Açores. Sem dúvida que não podes deixar de conhecer este local no teu dia na ilha de São Miguel.

Ver no Google Maps

Poça da Dona Beija, São Miguel - Azores

Caldeira Velha

O Monumento Natural e Regional da Caldeira Velha é um dos lugares mais inspiradores e famosos dos Açores. A Caldeira fica na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, e tem uma cascata de água quente férrea, que se assemelha a um grande jacuzzi e onde se pode tomar banho. 

Além disto, neste local também podes encontrar zonas de fumarolas, zonas de desgaseificação e uma nascente de água termal. Este é um excelente local para terminares o teu dia em São Miguel.

Ver no Google Maps

Caldeira Velha, Azores

O que fazer em 3 dias?

Os fins de semana prolongados são excelentes oportunidades para uma escapadinha, principalmente se o pano de fundo for a beleza incomparável dos Açores. Deixamos-te uma sugestão de roteiro para três dias para visitares a Ilha de São Miguel. 

1º Dia – Ponta Delgada

Ponta Delgada é uma das maravilhas dos Açores e em muito se deve às crateras vulcânicas que agora são preenchidas por lagos e flores silvestres. 

Ver no Google Maps

Lagoa das Sete Cidades

Uma das sugestões que temos para ti é visitares a Lagoa das Sete Cidades e, além disso, usufruíres da paisagematravés do Miradouro da Vista do Rei, no alto do lado sul da caldeira. 

Ver no Google Maps

Sete Cidades Lagoon, Azores

Miradouro do Pico do Carvão

De seguida, passa pelo Miradouro do Pico do Carvão e surpreende-te com os maravilhosos pastos verdes. 

Um local que nunca desilude e consegues ter na mesma fotografia o lado norte e sul da ilha.

Ver no Google Maps 

Observação de baleias e golfinhos

Uma das atividades que não podes perder é a observação de baleias e golfinhos. O passeio pode durar o mínimo de três horas. Algumas das empresas que oferecem este tipo de serviços são a Azores Whale Watching TERRA AZUL e a Picos de Aventura. 

Ver no Google Maps Azores Whale Watching TERRA AZUL
Ver no Google Maps Picos de Aventura

Source - Tripadvisor - Whale and dolphin watching

Portas da Cidade – Centro de Ponta Delgada

As Portas da Cidade, em plena Avenida Marginal, são o cartão postal dos Açores. Lá poderás encontrar o brasão da cidade. O monumento é feito de pedra vulcânica regional.

Em 1953, foi classificado como Imóvel de Interesse Público – título que mantém até aos dias de hoje. Tanto as celebrações de Natal como do Ano Novo costumam ocorrer no local. Entre os arcos encontra-se a Igreja Matriz de São Sebastião.

Ver no Google Maps 

Source - City Council (Ponta Delgada) - Portas da Cidade, Ponta Delgada Centre

Igreja Matriz de São Sebastião

Uma vez nas Portas da Cidade, deves visitar a imponente Igreja Matriz de São Sebastião, construída no séc. XVI. O interior é embelezado pelo altar de Nossa Senhora do Rosário e pela talha dourada tão característica do reinado de D. João V. Anexo à igreja existe um pequeno museu de arte sacra. 

Ver no Google Maps

Mother Church of São Sebastião, Azores

Poça da Dona Beija

Nada como terminar o dia com um relaxante banho nas águas quentes termais da Poça da Dona Beija. 

A premissa mais importante do local é, precisamente, “renascer nas águas de bruma”. 

Ver no Google Maps

Poça da Dona Beija, São Miguel - Azores

2º Dia – Ribeira Grande

Para o segundo dia deixamos como sugestão a visita a Ribeira Grande – o concelho onde se encontra o maciço vulcânico da Serra de Água de Pau. O seu ponto mais alto situa-se no Pico da Barrosa a 947 metros de altitude.

Ver no Google Maps

Miradouro de Santa Luzia

À semelhança de outros locais nos Açores, o miradouro de Santa Luzia oferece uma vista privilegiada sobre o mar, a praia Monte Verde e a costa norte, bem como do maciço vulcânico da Serra Devassa. 

Mas há mais: aqui podes fazer um incrível piquenique, uma vez que o local dispõe de várias mesas para o efeito. 

Ver no Google Maps

Piscinas da Ribeira Grande

Para os dias de maior calor, as piscinas da Ribeira Grande são uma excelente opção. O local é composto por duas piscinas ao lado do mar, uma de água salgada e outra de água doce.

Ver no Google Maps

Ribeira Grande Pools, Azores

Museu do Tabaco

O Museu de Tabaco da Maia era uma das fábricas mais antigas de tabaco dos Açores, tendo encerrado as portas em 1988. Atualmente, funciona sob a alçada da Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia e tem como objetivo a divulgação, documentação, conservação e interpretação da história da agroindústria do tabaco nos Açores. 

Ver no Google Maps

Centro de Artes Contemporâneas – O ARQUIPÉLAGO

O ARQUIPÉLAGO, como é conhecido, é um espaço que nasceu do objetivo de criar, produzir e difundir arte contemporânea. Inclui, ainda, uma loja, livraria, oficinas, centro de exposições, centro documental e centro de produção audiovisual. 

Ver no Google Maps

Source - Facebook - Centre for Contemporary Arts

Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo é uma das maiores atrações da ilha, em muito pelas águas azuis e pela beleza singular. A lagoa foi considerada reserva natural em 1974, pelo que é protegida de qualquer intervenção humana. 

O acesso até à lagoa pode ser feito a pé ou de carro, ainda que o mais aconselhado seja fazer os trilhos e, dessa forma, conseguir uma experiência imersiva e próxima da fauna e flora. 

Ver no Google Maps

Lagoa do Fogo, Azores

3º Dia – Último dia

Fábrica de Chá da Gorreana

A Gorreana é a mais antiga e única plantação de chá da Europa. Com um legado de mais de 130 anos, a fábrica é conhecida pelos produtos orgânicos, sem utilização de químicos. Atualmente, é uma plantação, fábrica e museu. 

As plantações da Gorreana cobrem uma área de 32 hectares, onde se produzem cerca de 33 toneladas de chá por ano. A colheita é feita entre abril e setembro, pelo que são os meses recomendados para visita.

Source - Facebook - Gorreana Tea Factory

Les Açores sont une véritable perle de l'Atlantique. En totale communion avec la nature, ils constituent une excellente option pour ceux qui aiment se connecter au silence et à la tranquillité. Des mirador aux meilleurs restaurants, ne manquez pas d'explorer l'archipel !

Guia de viagem: Pontos turísticos para visitar nos Açores
Visitar
Guia de viagem: Pontos turísticos para visitar nos Açores