Lugares
12 AGO 2017

Os mais incríveis passadiços em Portugal (8 passadiços)

Com o verão a aproximar-se, começam a ser cada vez mais habituais as saudáveis caminhadas ao ar livre. Exercitar o corpo e a alma tendo a natureza como pano de fundo é algo cada vez mais procurado.

 

Os passadiços são uma excelente opção para quem quer caminhar e para quem quer conhecer novas paisagens dentro do país. Portugal tem belíssimos passadiços que talvez ainda não conheças.

 

Neste artigo, mostramos-te os passadiços mais incríveis de Portugal, assim como informações relevantes que deves saber antes de fazer cada um deles.

Leia por capítulos:

  • Passadiços do Paiva (8,7 Km) - Aveiro
  • Passadiço do Alvor (6Km) - Faro
  • Passadiço do Sistelo (10 Km) - Viana do Castelo
  • Passadiço da Foz do Arelho (800 m) - Leiria
  • Passadiço do Osso da Baleia - Leiria
  • Passadiço de Fiães (4 Km) - Aveiro
  • Passadiço das Papeleiras (8,6 km) - Porto
  • Passadiço Marítimo de Gaia (15Km) - Porto/Aveiro

Passadiços do Paiva (8,7 Km) - Aveiro

 

Os passadiços do Paiva são invariavelmente os passadiços mais populares do país e também uns dos mais bonitos. Estes passadiços ficam no concelho de Arouca, em Aveiro, e têm 8,7 Km de extensão, sendo que quem quiser fazer o caminho de ida e volta fará uma caminhada de cerca de 17,4 Km.

 

Estes passadiços são excelentes para quem quer fazer exercício físico e aproveitar uma bela paisagem natural. Os passadiços estão inseridos no Arouca Geopark, que já foi reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade.

 

Descobre aqui todas as informações necessárias para tirares o máximo partido dos Passadiços do Paiva ou lê o resumo abaixo.

 

O que fazer?

Estes passadiços são fantásticos para longas caminhadas a dois, em família ou entre amigos. Os Passadiços do paiva ficam na margem esquerda do Rio Paiva, por isso podes também aproveitar para mergulhar nas várias praias fluviais que vais encontrar pelo caminho. Este rio chegou a ser considerado o menos poluído da Europa na década de 90 e continua hoje a ser um dos mais limpos e bonitos de Portugal.

 

Além disto, tens ao longo do percurso vários geossítios fantásticos para conhecer - a garganta do Paiva, a Cascata das Aguieiras, a Praia Fluvial do Vau, a Gola do Salto e a Falha de Espiunca.

 

Algo que podes fazer nos passadiços é parar a meio para um agradável piquenique. ao longo do percurso irás encontrar várias sombras e locais adequados. Previne-te, leva alguma comida e bebida e a meio do percurso faz uma pausa boa e relaxante rodeado pela paisagem natural.

 

Como chegar?

Para iniciares a caminhada nos passadiços, podes escolher a partida na freguesia de Espiunca ou do Areinho, no concelho de Arouca, em Aveiro. Se quiseres um percurso menos íngreme, com mais descidas do que subidas, o melhor é fazeres os passadiços no sentido Areinho - Espiunca.

 

Coordenadas: 

 

Espiunca

40°59'34.67"N    8°12'41.19"W

 

Areinho

40°57'9.68"N    8°10'33.05"W

 

Preço da entrada

Se comprares com antecedência online, o bilhete fica-te por 1€. Se preferires comprar no local, o valor do bilhete sobe para os 2€. Caso queiras reservar o teu bilhete, podes aceder aqui à bilheteira online.

 

os-passadiços-mais-incríveis-em-portugal-passadiços-do-paiva

Fonte: passadicosdopaiva.pt

Passadiço do Alvor (6Km) - Faro

 

O Passadiço do Alvor tem um percurso de cerca de 6 Km que ligam todas as praias do Alvor, sendo, por isso, os maiores passadiços do Algarve. Estes passadiços surgiram em resultado da requalificação da Praia do Alvor. Estes passadiços pedonais ligam a praia dos Três Irmãos à Ria de Alvor.

 

Estes passadiços são excelentes para quem quer conhecer melhor a zona de Alvor, para quem quer praticar algum exercício e também para quem tem mobilidade reduzida ou carrinhos de bebés. A vista para a praia é um elemento extra que vai fazer com que não te custe tanto aguentar todo o percurso.

 

O que fazer?

Pela sua localização, junto ao mar, os Passadiços do Alvor beneficiam da beleza e riqueza natural da Ria e também das praias. Assim, podes simplesmente praticar exercício, correndo ou caminhando, ou podes fazer umas paragens para estender a toalha e dar uns mergulhos no mar.

 

Como chegar?

Os Passadiços do Alvor ficam na freguesia de Alvor, no concelho de Portimão, no distrito de Faro. Podes iniciar o percurso na Praia dos Três Irmãos ou na Ria de Alvor.

 

Coordenadas

37º07'08.99 N

8º34'46.10 W

 

Preço da entrada

Gratuito

 

os-passadiços-mais-incríveis-em-portugal-passadiços-do-alvor

Fonte: Sul Informação

Passadiço do Sistelo (10 Km) - Viana do Castelo

 

O Passadiço do Sistelo fica nos Arcos de Valdevez em Viana do Castelo, muito próximo do Parque Nacional da Peneda Gerês. O passadiço insere-se na Ecovia do Vez, considerada Reserva Mundial da Biosfera. O percurso tem cerca de 10 Km e podes percorrê-lo a caminhar, a correr ou de bicicleta.

 

Para completares o Passadiço do Sistelo, irás demorar entre 3 a 4 horas, sendo este um trajeto de dificuldade considerada média.

 

O que fazer?

O Passadiço do Sistelo insere-se no recente Geoparque Litoral de Viana do Castelo e aqui podes visitar 5 geossítios incríveis que não vais encontrar em mais nenhum lugar.

 

No Passadiço do Sistelo, conta com algumas subidas e descidas acentuadas que vão fazer da tua caminhada um excelente exercício físico. Além de fazeres o percurso, podes aproveitar para contemplar o Castelo de sistelo, os espigueiros, a bonita foz do vez e os muitos miradouros.

 

Como chegar?

Para iniciares o teu percurso no Passadiço do Sistelo deves escolher um ponto de partida: ou a Ponte de Vilela ou a aldeia de Sistelo. A aldeia de Sistelo fica no concelho dos Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo.

 

Coordenadas:

41°58'25.3"N

8°22'27.3"W

 

Preço da entrada

Gratuito

 

os-passadiços-mais-incríveis-em-portugal-passadiços-do-sistelo

Fonte: Vortex Magazine

Passadiço da Foz do Arelho (800 m) - Leiria

 

Apesar de ser pequeno, o Passadiços da Foz do Arelho é um dos passadiços mais bonitos e peculiares que podes encontrar em Portugal. Contudo, e como tem escadas, ele não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

 

Este passadiço fica na Foz do Arelho, no concelho de Caldas da Rainha, em Leiria, bem no centro de Portugal. O percurso é de apenas 800 m, por isso não precisas de despender muito tempo para a caminhada.

 

O que fazer?

A partir do Passadiço da Foz do Arelho, podes ver São Martinho do Porto, Peniche e até as Berlengas. Neste passadiço, tens vistas incríveis, por isso uma simples caminhada será já muito agradável. Claro que podes sempre escolher correr ou praticar exercício físico mais intenso ao longo de todo o caminho.

 

As formas que o percurso do passadiço adquire ao longo do trajeto são muito originais, sendo que o passadiço até já chegou a ser incluíudo no Atlas of World Landscape Architecture. Além disto, tens também imensos banquinhos onde podes relaxar e ficar a admirar toda a paisagem.

 

Como chegar?

Para acederes a este passadiço deves procurar a Rua Visconde Morais na freguesia da Foz do Arelho, em Caldas da Rainha, em Leiria.

 

Coordenadas:

39°26'13.1"N 9°13'30.1"W

 

Preço da entrada

Gratuito

 

os-passadiços-mais-incríveis-em-portugal-passadiços-de-foz-do-arelho

Fonte: jornaldascaldas.com

Passadiço do Osso da Baleia - Leiria

 

O Passadiço do Osso da Baleia fica no concelho de Pombal, no distrito de Leiria, e é um dos passadiços mais bonitos de Portugal.

 

O que fazer?

Além de simplesmente caminhar ou correr, podes aproveitar para visitar a praia do Osso da Baleia e dar uns mergulhos. Esta praia tem bandeira azul e nos últimos anos sofreu algumas alterações significativas, sendo agora uma praia acessível.

O nome deste local deve-se ao facto de alegadamente ter surgido no início do século XX um esqueleto de baleia no areal da praia.

 

Como chegar?

Para chegares a este passadiço, apenas tens de procurar a Praia do Osso da Baleia, que tem várias indicações na zona.

 

Coordenadas:

40°02'27.2"N 8°45'50.1"W

 

Preço da entrada

Gratuito

 

os-passadiços-mais-incríveis-em-portugal-passadiços-do-osso-da-baleia

Fonte: vortexmag.net

Passadiço de Fiães (4 Km) - Aveiro

 

O Passadiço de Fiães é outro passadiço excelente para longas e agradáveis caminhadas em harmonia com a natureza. O passadiço fica entre as freguesias de Fiães e Corga de Lobão e em pouco mais de 1 hora consegues completar o trajeto.

 

O Passadiço fica na freguesia de Fiães, em Santa Maria da Feira, e apanha as margens do Rio Uíma, fazendo com que as suas paisagens sejam muito bonitas.

 

O que fazer?

Neste passadiço podes encontrar pequenas represas e canais onde a água flui. Além disso, podes também usufruir de uma torre de observação de aves criada para os amantes de birdwatching.

 

Além destas atividades, também podes levar comida e bebida para fazer um belo piquenique num dos locais disponíveis no local.

 

Como chegar?

Para chegares ao local, deves procurar a EN 326 e estacionar no parque gratuito direcionado para as pessoas que vão fazer o percurso do passadiço.

 

Coordenadas

N 40.98644º    W 8.50874º

 

Preço da entrada

Gratuito

 

os-passadiços-mais-incríveis-em-portugal-passadiços-de-fiães

Fonte: vortexmag.net

Passadiço das Papeleiras (8,6 km) - Porto

 

O Passadiço Papeleiras de Vila do Conde, no distrito do Porto, tem uma extensão de mais de 8 Km e é ideal para caminhadas e para passeios de bicicleta.

 

Ao longo deste passeio vais ter acesso à Praia da Azurara, à Reserva Ornitológica do Mindelo (a mais antiga do país) e a 380 hectares de dunas, rochedos, áreas agrícolas, manchas florestais e muito mais.

 

O que fazer?

 

Além de poderes ir até à praia, dar uma longa caminhada ou um passeio de bicicleta, neste local também podes aproveitar para fazer birdwatching. Na área existem mais de 150 espécies de aves identificadas.

 

Em Labruge, não percas a falésia do Castro de São Paio, que é um local único com uma paisagem belíssima.

 

Como chegar?

O Passadiço Papeleiras de Vila do Conde liga as freguesias Azurara e Labruge. Podes iniciar o percurso em qualquer uma das freguesias, contudo aconselhamos-te a começar pela Praia da Azurara e a terminar na falésia do Castro de São Paio.

 

Coordenadas:

41°20'22.5"N 8°44'31.5"W

 

Preço da entrada

Gratuito

 

os-passadiços-mais-incríveis-em-portugal-passadiço-das-papeleiras

Fonte: cm-viladoconde.pt

Passadiço Marítimo de Gaia (15Km) - Porto/Aveiro

 

O Passadiço Marítimo de Gaia liga Gaia a Espinho, sendo um percurso com 15 Km. Neste passadiço consegues percorrer a extensa faixa costeira de Vila Nova de Gaia. Vila Nova de Gaia é o concelho de Portugal com um maior número de praias distinguidas com Bandeira Azul, por isso o teu passeio por estes passadiços será muito agradável.

 

O passadiço liga a praia de Lavradores, em Gaia, a Espinho.

 

O que fazer?

Ao longo do percurso, além da praia, poderás contemplar a Capela da Senhora da Pedra, em Miramar, a vila piscatória da Aguda e o lugar da Granja, sendo este último conhecido por ter sido o local onde Sophia de Mello Breyner Andresen foi buscar a inspiração para os elementos marítimos das suas obras.

 

O trajeto, apesar de extenso, é fácil de se realizar. Pelo caminho, não te faltarão locais onde podes descansar, petiscar e tirar umas belas fotografias.

 

Como chegar?

Podes iniciar o percurso na Praia de Lavradores em Gaia e terminar o teu percurso em Espinho, ou vice versa. Abaixo encontras as coordenadas para o início do trajeto em Gaia.

 

Coordenadas:

41°07'46.7"N 8°40'07.5"W

 

Preço da entrada

Gratuito

 

os-passadiços-mais-incríveis-em-portugal-passadiço-marítimo-gaia

Fonte: ncultura