Notícias
10 JAN 2018

Invenções que nos dão esperança de salvar o planeta em 2018

Problemas como a poluição do ar, a extinção de espécies, a degradação do solo e a superpopulação representam grandes ameaças ao planeta. Felizmente, a cada dia surgem inovações que nos trazem uma esperança renovada no combate destes problemas. O Excelente traz-te algumas delas.

 

1. Estradas pintadas de branco

O asfalto preto faz com que os centros urbanos aqueçam imenso, uma vez que estes absorvem todo o calor do sol. Algumas cidades estão a combater este problema utilizando tinta branca, que faz com que parte dos raios solares sejam refletidos, não havendo tanta acumulação de calor. Se uma cidade como Los Angels, por exemplo, cobrir 35% das suas estradas com esta tinta, poderá conseguir uma poupança de cerca de 100 milhões de dólares em energia.

pavimentos-pintados-de-branco

 

2. Mr. Trash Wheel

O Mr. Trash Wheel é um barco situado no porto de Baltimore que já recolheu cerca de meio milhão de quilogramas de lixo, incluindo 300 milhões de sacos plásticos. O melhor deste barco é que a energia que ele utiliza para retirar o lixo do mar é 100% renovável - energia hidráulica. O lixo é recolhido da água e depois incinerado gerando energia para consumo doméstico em Maryland.

mr.-trash-wheel-baltimore

 

3. O vácuo flutuante

Este vácuo flutuante, em forma de bóia, suga a água e o lixo do oceano, devolvendo depois apenas a água limpa. Este vácuo consegue até captar óleo e outros líquidos poluentes e é completamente seguro para os peixes.

o-vacuo-flutuante

 

4. O filtrador de ar massivo

Este filtrador capta o dióxido de carbono do ar e envia-o para estufas para impulsionar o crescimento das plantas. Este filtrador massivo consegue captar 900 toneladas de carbono do ar por ano. Além de conseguir limpar o ar que respiramos, o carbono que este dispositivo armazena pode ser utilizado para produzir produtos como bebidas (por exemplo, Coca Cola), betão e plástico.

filtro-de-ar-massivo.jpg