Desporto
07 DEZ 2017

As 10 maiores tendências de fitness para 2018

O ACSM (Colégio Americano de Medicina do Exercício) - a maior organização da área da atividade física e da saúde - anunciou uma lista de tendências para o fitness em 2018. Esta lista baseou-se em entrevistas realizadas com cerca de 4 mil profissionais do segmento.

 

O fitness é por si só uma área tendência para o próximo ano, mas dentro do fitness existem várias modalidades e dispositivos que estarão em alta. Percorre a galeria e prepara-te já para as grandes tendências de fitness em 2018.

 

1. HIIT (treinos intervalados de alta intensidade)

 

Os HIIT (treinos intervalados de alta intensidade) são exercícios aeróbicos que intercalam alta intensidade (como sprints) com baixa intensidade (como caminhar a um ritmo lento ou o descanso absoluto). Este tipo de treino é ideal para quem tem pouco tempo e quer ver resultados rapidamente. O tempo médio de treino vai de 30 a 60 minutos e, apesar de haver momentos de abrandamento ou descanso, o resultado que se obtém é melhor e é conseguido em menos tempo. Cada vez mais popular, este tipo de exercícios vão continuar muito populares em 2018.

HIIT treino intervalado de alta intensidade

 

2. Aulas de grupo

 

As aulas de grupo vão também continuar em alta em 2018. Este tipo de treino tem vantagens físicas, sociais e anímicas. Nem sempre é fácil criar rotinas de treino individual, por isso é que as aulas de grupo no ginásio são muito mais estimulantes e possuem um carácter socializante que atrai os seus praticantes.

aula de grupo no ginásio

 

3. Relógios inteligentes, monitores cardíacos e outros acessórios tecnológicos

 

Outra das grandes tendências é o fitness acompanhado pelo digital. Dispositivos como relógios inteligentes, monitores cardíacos e outros acessórios são outro fator de motivação para o fitness, uma vez que permitem monitorizar os resultados obtidos.

wearables

 

4. Exercícios feitos apenas com o peso do corpo

 

Esta solução de treino permite aos seus praticantes fazer exercício em qualquer lugar, sem precisar de se deslocar ao ginásio ou de comprar pesos livres. Além disto, estes exercícios não forçam tanto as articulações, permitem uma amplitude de movimento mais natural e estimulam o crescimento muscular uniforme.

 exercícios com o próprio peso

 

5. Treinos de força

 

O treino de força consiste em fazer de 1 a 6 repetições, usando de 90% a 100% da carga máxima, com repouso de 3 a 5 minutos de uma série à outra. Com este tipo de exercícios, que são recomendados para qualquer indivíduo, é possível melhorar o equilíbrio, a agilidade, a velocidade e a coordenação motora.

treinos de força

 

6. Instrutores mais qualificados e experientes à disposição dos alunos

 

Cada vez mais os profissionais de fitness são mais qualificados e se adaptam melhor aos horários exigentes dos seus aprendizes. Em 2018, esta será não só uma tendência, mas também uma exigência do setor.

personal trainer

 

7. Ioga

 

O ioga será outra prática que se manterá nas tendências do fitness. A palavra ioga deriva da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar". Muito conhecido por ser um exercício favorável à formação de uma boa postura, o ioga vai muito além disso e permite harmonizar o corpo com a mente e a respiração.

yoga

 

8. Supervisão individualizada com personal trainers

 

Outra tendência será o crescimento do acompanhamento dos treinos por personal trainers. A maioria das pessoas que frequenta ginásios não consegue atingir os seus objetivos, isto porque realiza sempre os mesmos exercícios. A verdade é que o organismo precisa de diferentes estímulos para não se acomodar aos exercício habituais e para que estes não deixem de produzir efeitos. O acompanhamento de um personal trainer permite-lhe identificar os pontos fracos do seu treino e otimizar os seus resultados.

acompanhamento de personal trainer

 

9. Programas voltados para a terceira idade

 

Os programas de exercício para os séniores continuarão também a ser uma grande tendência. Por um lado, é crescente a preocupação dos mais velhos em manterem a sua mobilidade através de exercício físico. Por outro lado, existe também um grande investimento por parte das autarquias para disponibilizar este tipo de ofertas.

exercícios para seniores

 

10. Exercícios de força com ênfase em equilíbrio físico e qualidade de vida

 

Os chamados treinos funcionais serão também uma das tendências do fitness em 2018. Este tipo de treino tem como objetivo melhorar a condição física geral, imitando movimentos reais que realizamos no nosso quotidiano.

treino funcional

 

Aqui podes aceder ao artigo original completo.