Desporto
10 NOV 2017

As 5 melhores corridas de São Silvestre em Portugal

A primeira corrida de São Silvestre realizou-se há mais de 90 anos, em São Paulo, no Brasil. Desde então, várias corridas se realizaram, não só no Brasil, mas também em Portugal e Espanha. O conceito original da corrida define que a prova se deve realizar no último dia do ano à noite. Contudo, hoje em dia já são poucas as corridas que se mantêm fiéis a este conceito, sendo muitas delas realizadas noutras datas e durante a tarde.

 

Ainda assim, há muitos bons exemplos de corridas de São Silvestre em Portugal que vale a pena conheceres. Quem sabe se não ficas até com vontade de participar em alguma delas.

 

 

São Silvestre em Lisboa

A São Silvestre em Lisboa realiza-se no último sábado do ano e tem início na Avenida da Liberdade, que se transforma numa verdadeira pista de atletismo. Apesar de ser das provas mais recentes do país, esta corrida tem tido uma grande adesão e é a que atrai um maior leque dos melhores atletas portugueses.

A prova principal de 10km realiza-se durante a tarde, e à semelhança do que acontece no Brasil, com a São Silvestrinha, também em Lisboa existe uma São Silvestre para os mais novos chamada de São Silvestre da Pequenada.

 1. São Silvestre Lisboa

 

São Silvestre na Amadora

A São Silvestre da Amadora foi durante muito tempo a prova mais original e competitiva do país, sendo a corrida de São Silvestre mais antiga de Portugal Continental. Esta prova, que já vai na 43.ª edição, mantém a tradição ao acontecer no último dia do ano.

Além da prova principal de 10km, este evento conta também com uma corrida para as crianças que vai desde os 300 até aos 1.000 metros.

 2. São Silvestre Amadora

 

São Silvestre no Funchal

A corrida São Silvestre no Funchal, também chamada de São Silvestre da Madeira, é a prova mais antiga do país. Este ano, no dia 28 de dezembro, vai acontecer a 59.ª edição. A prova é mais curta do que o habitual das corridas de São Silvestre, tendo o percurso apenas 6 km pelas ruas do Funchal.

 3. São Silvestre Funchal

 

São Silvestre no Porto

A maior corrida de São Silvestre do Norte do País acontece no Porto e tem partida e chegada na Avenida dos Aliados. Esta emblemática prova tem uma corrida cronometrada de 10km e também uma caminhada sem propósitos de competição de 5km que se realiza nas ruas centrais da cidade invicta.

 4. São Silvestre Porto

 

São Silvestre no Algarve

A São Silvestre da Quarteira, no Algarve, destaca-se pelo seu registo informal e popular. Nesta versão adaptada da corrida original, os corredores podem inscrever-se na corrida dos 10km ou dos 5km. A participação é gratuita e está disponível para todas as idades. O controlo de tempos e classificações é realizado, contudo é meramente informativo. Nesta prova, não há vencedores nem vencidos. Outra famosa característica da São Silvestre da Quarteira é o famoso bolo rei e o chá no final.

 5. São Silvestre Quarteira

Ver também