Tecnologia
04 JAN 2018

Tendências tecnológicas para 2018

Márcio Kogut, consultor em inovação corporativa, falou sobre as principais tendências tecnológicas para 2018 e a influência que as mesmas terão no dia-a-dia das pessoas. O Excelente traz-te um resumo das suas ideias.

 

1. Machine Learning e Inteligência Artificial (AI)
Estas tendências já marcaram 2017, e em 2018 vão continuar a ser desenvolvidas, quer através de chatbots, veículos autónomos ou drones. As empresas e as consultorias vão continuar a apostar na inteligência artificial, através de Machine Learning, para a redução de custos, a otimização de processos e para a monitorização de riscos e do desempenho.

 

2. Blockchain

O blockchain é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança e é também a tecnologia por trás do Bitcoin. Um blockchain é um banco de dados descentralizado e seguro que pode registrar transações entre partes de forma eficiente e permanente. A informação reside em milhões de computadores, o que diminui o risco da informação se perder. O fato de não ser controlado por nenhuma autoridade e não ter intermediários a manipular os dados faz com que o sistema esteja protegido de vários riscos, tornando a tecnologia mais robusta, transparente e incorruptível. A segurança dos dados será um dos temas mais fortes em 2018, e, dentro desse tem, o Blockchain será uma das tendências.

 

3. IoT - Internet das coisas

A integração do mundo digital com o mundo físico, através da Internet of Things será outra das grandes tendências. Hoje em dia, as pessoas passam a maior parte do seu tempo a interagir com ecrãs do que pessoalmente. Em 2018, a luta das empresas será precisamente a de integrar a experiência do digital com o mundo físico. Desta forma, tentar-se-á oferecer uma nova geração de serviços, apenas possíveis graças ao digital, que criam experiências físicas e sensoriais relevantes para os consumidores.

 

4. Computadores e Smartphones que vêem

Durante muitos anos, os computadores e os smartphones conseguiram ler, compreender e reagir a texto. Hoje, eles conseguem fazer o mesmo com imagens. Em 2018, haverá um crescimento exponencial nestas tecnologias, que recorrem a Inteligência Artificial e a Machine Learning Agora, para compreender imagens. O lançamento do reconhecimento facial pelo iPhone X, por exemplo, é um indicador de que esta tendência se irá replicar em muitos outros dispositivos.

 

5. Marketing digital

O uso de algoritmos na área do marketing será outra grande tendência para o próximo ano. Com o surgimento de novas possibilidades de comunicação online, como os chatbots, por exemplo, o contacto entre as marcas e os clientes tornar-se-á cada vez mais rápido e fácil. À medida que os algoritmos por trás destas interfaces se tornam mais poderosos, o impacto do marketing digital nas organizações crescerá exponencialmente.

 

6. Aplicações progressivas

As Progressive Web Apps (PWA) são uma agregação de tecnologias, conceitos de design e APIs da Web que oferecem uma experiência idêntica àquela que temos nas aplicações móveis. As aplicações atuais, apesar de oferecerem um envolvimento mais pessoal e focado do que os websites, exigem uma grande quantidade de recursos, desenvolvimentos e exigem o seu download e a sua instalação. As aplicações progressivas  vêm oferecer as vantagens de ambas as aplicações web e mobile. Com uma experiência semelhante a uma aplicação móvel, estas aplicações são acessíveis nos navegadores, indexáveis aos motores de busca e adaptam-se aos diferentes dispositivos.

 

7. Pagar tudo como um serviço - XaaS

XaaS significa "qualquer coisa como um serviço". Embora conceitos como software como serviço (SaaS), infra-estrutura como um serviço (IaaS) e plataforma como um serviço (PaaS) já sejam bem conhecidos do mercado das tecnologias de informação, novos modelos, baseados na computação em nuvem, como rede como serviço (NaaS), armazenamento como serviço (SaaS ou StaaS), monitorização como um serviço (MaaS) e comunicações como um serviço (CaaS) estão a tornar-se cada vez mais populares e em 2018 serão uma grande tendência.