Viajar
17 JUL 2018

Guia de Viagem: Pontos turísticos para visitar nos Açores

Vais conhecer o arquipélago dos Açores? Queres experienciar o melhor que as ilhas têm para oferecer? Neste guia vais encontrar todas as sugestões necessárias para aproveitares ao máximo os sítios, as tradições, a cultura e a gastronomia dos Açores.


O arquipélago dos Açores está apontado para ser o primeiro arquipélago do mundo a ser certificado pelo Conselho Global de Turismo Sustentável em 2019. A região dos Açores é o local onde o turismo mais cresceu em Portugal, registando-se um aumento de dormidas de 16,3% nos primeiros dez meses de 2017. Razões para visitar os Açores não faltam, descobre neste artigo mais umas quantas e começa já a planear cada minuto da tua viagem.

Leia por capítulos:

  • ⤷ O que fazer nos Açores? Quais os principais pontos turísticos dos Açores?
  • ⤷ O que visitar nos Açores de modo grátis?
  • ⤷ O que fazer nos Açores à noite?
  • ⤷ Onde comer nos Açores? Quais os melhores restaurantes nos Açores?
  • ⤷ Onde dormir nos Açores? Quais os melhores hotéis nos Açores?
  • ⤷ O que fazer nos Açores com chuva?
  • ⤷ O que fazer nos Açores num dia?
  • ⤷ O que fazer nos Açores em 3 dias?
  • ⤷ Quiz sobre os Açores - prova que sabes tudo sobre as ilhas do arquipélago dos Açores.

O que fazer nos Açores? Quais os principais pontos turísticos dos Açores?

 

Precisas de ideias para começares a delinear o teu plano de viagem aos Açores? Aqui tens 10 pontos turísticos que não podes mesmo perder enquanto estiveres no arquipélago.

 

1. Caldeira Velha, São Miguel

O Monumento Natural e Regional da Caldeira Velha é um dos lugares mais inspiradores e famosos dos Açores. A Caldeira fica na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, e contém uma uma cascata de água quente férrea, que se assemelha a um grande jacuzzi e onde se pode tomar banho. Além disto, neste local também podes encontrar zonas de fumarolas, zonas de desgaseificação e uma nascente de água termal.

 caldeira-velha-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: praiafluvial.pt

 

2. Lagoa das Furnas, São Miguel

A Lagoa das Furnas é uma lagoa lindíssima da ilha de São Miguel, nos Açores. A lagoa está rodeada por vegetação e abundantes manifestações vulcânicas como fumarolas, sulfatara e caldeiras de água quente. É neste local, junto às águas vulcânicas que se fazem os tradicionais cozidos à portuguesa, debaixo da terra com o calor dessas manifestações vulcânicas. Nas margens desta lagoa, encontras também a peculiar capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias.

lagoa-das-furnas-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: ponta-delgada.com

 

3. Caldeira das Sete cidades, São Miguel

A Caldeira das Sete Cidades é o maior lago de água doce dos Açores, sendo considerada uma das 7 maravilhas de Portugal. A partir do Miradouro de Vista do Rei tens uma vista belíssima para os dois lagos que constituem esta caldeira e que a diferenciam de todas as outras - a Lagoa Verde e a Lagoa Azul.

caldeira-das-sete-cidades-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: byacores.com

 

4. Poça da Dona Beija, São Miguel

A Poça da Dona Beija é basicamente uma piscina de água quente que surge diretamente da terra e onde é tão agradável mergulhar no Verão como no Inverno. Este espaço é também chamado de Poça da Juventude e é um dos espaços termais mais apreciados no arquipélago dos Açores. Podes usufruir deste local das 7h às 23h, sendo que a entrada tem o valor de 3 euros.

poça-da-dona-beija-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores 

Fonte: byacores.com

 

5. Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, São Miguel

O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões é uma área protegida que fica na freguesia da Achada, um concelho do Nordeste da ilha de São Miguel. Este parque natural de beleza única localiza-se nos declives da Serra da Tronqueira. Neste parque, vais encontrar bonitas cascatas, um lago incrível, Moinhos de Água, um Museu Etnográfico e as antigas casas de moleiro. Este é, sem dúvida, um lugar de paragem obrigatória nos Açores.

parque-natural-da-ribeira-dos-caldeirões-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: www.allaboutportugal.pt

 

6. Parque Terra Nostra, São Miguel

O Parque Terra Nostra fica na zona das Furnas e lá é possível nadar num enorme lago rico em ferro e encontrar mais de 350 variedades de camélias e plantas dentro de gaiolas. Como a água do lago é rica em ferro aconselhamos-te a levar o fato de banho mais velho e acabado que tenhas, uma vez que a água pode danificá-lo bastante. A água do lago pode chegar aos 42ºC, sendo por isso muito agradável tomar um banho nesse local.

parque-terra-nostra-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: Bensaude Hotels

 

7. Algar do Carvão, Terceira

O Algar do Carvão situa-se no interior de um vulcão adormecido, na ilha Terceira. Este local é constituído por um cone vulcânico com cerca de 90 metros de altura, sendo que no seu interior existe uma bela lagoa. Um dos fósseis encontrados no Algar do Carvão apresenta uma idade estimada de 2148 (com mais ou menos 115 anos). Este é um local incrível para conheceres e o mesmo encontra-se aberto a visitas durante todo o ano.

algar-do-carvão-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: siaram.azores.gov.pt

 

8. Lagoa das Empadadas, São Miguel

As Lagoas Empanadas são também conhecidas como as lagoas mais secretas de S. Miguel, já que o seu acesso é não é fácil. As lagoas estão rodeadas por um bosque e encontram-se separadas apenas por uma fina faixa de terra. Quem visita estas lagoas afirma que este local parece saído de um filme. Não percas a oportunidade de conheceres se estiveres pela ilha de São Miguel.

Lagoa-das-Empadadas-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: cesarcouto.com

 

9. Miradouro do Pico do Carvão, São Miguel

O Miradouro do Pico do Carvão é um miradouro que oferece uma vista lindíssima sobre várias lagoas, como a Lagoa do Carvão, a Lagoa do Caldeirão Grande, da Lagoa das Éguas, da Lagoa do Peixe e da Lagoa das Achadas. Neste miradouro, que fica a pouco mais de 800 metros de altura, consegues visualizar uma grande área de cones vulcânicos, sendo esta uma vista que não podes perder durante a tua estadia na ilha de São Miguel.

pico-do-carvão-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: acores-ilhas-portugal.blogspot.com

 

10. Miradouro da Grota do Inferno, São Miguel

Este é um dos miradouros mais incríveis dos Açores, sendo também uma das imagens mais populares do arquipélago. Deste ponto podes observar a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Canário, a Lagoa Rasa, a Lagoa de Santiago e parte da Serra Devassa. O miradouro fica a cerca de 730 metros e a vista transmite muita paz e harmonia com a natureza.

guia-de-viagem-pontos-de-interesse-Açores

Fonte: Parque Nonangon

O que visitar nos Açores de modo grátis?

 

Na verdade, a maior parte dos locais incríveis dos Açores têm entrada livre. Ainda assim, trazemos-te aqui mais 10 sugestões de visita completamente grátis que podes aproveitar.

 

1. Observar a arte urbana, São Miguel

Se não esperas encontrar arte urbana de interesse nos Açores, esta vai ser uma agradável surpresa. Em Ponta Delgada existem graffitis que são verdadeiras obras de arte. Estes graffitis surgiram sobretudo através do festival de arte pública Walk & Talk criado nos Açores. Hoje, um pouco por toda a ilha de São Miguel, vais conseguir encontrar trabalhos de nomes como Vhils, Mark Jenkins, MAR, Mariana a Miserável, Paulo Arraiano e Eime.

arte-iurbana-nos-açores-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: streetartnews.net

 

2. Subir ao Miradouro da Vista do Rei, São Miguel

O Miradouro da Vista do Rei é um dos miradouros mais bonitos dos Açores. A partir deste miradouro tens uma vista privilegiada para a lagoa das Sete Cidades e podes constatar o contraste entre as lagoas verde e azul. Sem dúvida, um lugar obrigatório na tua visita aos Açores.

Miradouro-da-Vista-do-Rei-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: artpal.com

 

3. Poço da Ribeira do Ferreiro, Flores

O Poço da Ribeira do Ferreiro fica na Ilha das Flores e é um local de paragem obrigatória nesta ilha. Este belo poço é também conhecido por Alagoinha e caracteriza-se por ter vegetação ao seu redor e um pequena lagoa alimentada por várias cascatas.

Poço-da-Ribeira-do-Ferreiro-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: jolandblog.com

 

4. Visitar os campos e a fábrica de chá da Gorreana, São Miguel

A fábrica de chá da Gorreana começou a sua actividade no século XIX e ainda hoje o processo que dá origem ao chá dos Açores é o mesmo. A visita e a prova do chá é completamente gratuita e os visitantes podem circular livremente pela fábrica e pelos campos nas alturas em que não está a haver produção. Aproveita para conhecer todas as variedades de chá dos Açores e para perceberes um pouco melhor o fabrico do chá.

campos-e-a-fábrica-de-chá-da-Gorreana-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: topelite.pt

 

5. Conhecer a Lagoa do Congro, São Miguel

A Lagoa do Congo é outra lagoa incrível que podes encontrar em São Miguel. Se gostas de caminhadas, podes aproveitar para fazer o fantástico trilho da Lagoa do Congo. Esta lagoa fica no concelho de Vila Franca do Campo e destaca-se por se encontrar no meio de uma vegetação belíssima.

Lagoa-do-Congro-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: Time Out Lisboa

 

6. Subir ao Miradouro Ponta do Sossego, São Miguel

O Miradouro Ponta do Sossego foi alvo de obras de restauro e manutenção e hoje oferece uma vista incrível sobre a costa norte da ilha de São Miguel. Além disto, o miradouro é acompanhado por belíssimos jardins com uma área de 13000m², sendo, por isso, um local muito agradável para dares um longo passeio.

 Miradouro-da-Ponta-do-Sossego-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: Knowledgeable Broker

 

7. Conhecer a Lagoa do Fogo, São Miguel

A Lagoa do Fogo é a segunda maior lagoa da Ilha de São Miguel, sendo também a mais alta. Esta lagoa está classificada como Reserva Natural e apresenta uma paisagem incrível. Junto à lagoa, existe uma praia na qual podes aproveitar a imensidão e a tranquilidade da natureza.

lagoa-do-fogo-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: byAçores

 

8. Admirar os campos de pastagem, São Miguel

São Miguel é rico em campos de pastagem, sendo a vaca o animal mais predominante na ilha. Por cada habitante da ilha, existem duas vacas, por isso será fácil encontrares estes campos pela ilha. Sem dúvida que esta realidade é uma das partes mais características da ilha que não podes deixar de conhecer e apreciar.

campos-de-pastagem-dos-açores-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: pt.skanplatform.org

 

9. Visitar as ruínas do Hotel Monte Palace, São Miguel

As ruínas do Hotel Monte Palace é um dos locais mais visitados na ilha de São Miguel, isto porque neste antigo hotel de cinco estrelas tens uma vista fantástica para a Lagoa das Sete Cidades. O que restou do hotel, como alguns espelhos, por exemplo, criam um ambiente que chega a ser assustador, principalmente para os mais supersticiosos. Hoje em dia, este espaço é também utilizado como cenário de filmes e para intervenções artísticas.

ruínas-do-Monte-Palace-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: javierderiba.com 

 

10. Conhecer as caldeiras da Ribeira Grande, São Miguel

A vila das Caldeiras da Ribeira Grande é uma belíssima vila, onde podes encontrar várias manifestações vulcânicas. Aqui podes encontrar as características águas fumegantes com altas temperaturas da ilha de São Miguel.

 caldeiras-da-ribeira-grande-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: ribeiragrande.pt

O que fazer nos Açores à noite?


Os Açores não são, de um modo geral, um destino particularmente vivo durante a noite. Contudo, se tiveres vontade de beber um copo num local agradável ou apreciar arte, por exemplo, tens alguns locais onde o podes fazer.

 

1. Lava Jazz, Ponta Delgada

O Lava Jazz Bar é um conceito criado especialmente para os amantes de Jazz e do conceito de sala de estar fora de casa. Neste bar podes ouvir jazz ao vivo a partir das 22 horas, de quarta a sábado, e beber um copo como se estivesses na tua sala de estar.

lava-jazz-guia-de-viagem-o-que.fazer-à-noite

Fonte: Lava Jazz (Tripadvisor)

 

2. Arco 8 Art Gallery & Bar, Ponta Delgada

O Arco 8 Gallery & Bar é um antigo armazém que foi convertido numa galeria de arte e numa área de entretenimento com um bar. Este é um dos locais mais interessantes para tomares um copo nos Açores.

Arco-8-Art-Gallery-&-Bar-guia-de-viagem-o-que-fazer-à-noite-nos-açores

Fonte: flickr.com

 

3. Bar Do Pi, Ponta Delgada

O Bar do Pi é outro simpático bar que podes encontrar em Ponta Delgada, mais concretamente na Galeria Portas do Mar. Neste espaço, destaca-se a fantástica vista que se obtém da esplanada. Quem por lá já passou diz apreciar os cocktails e afirma que os preços praticados são acessíveis.

Bar-Do-Pi-guia-de-viagem-o-que-fazer-à-noite-nos-açores

Fonte: Bar do Pi (Tripadvisor)

 

4. Raiz, Ponta Delgada

Para quem sai à noite em Ponta Delgada, o Raiz Bar é sem dúvida uma referência. Este bar diferencia-se pelo seu design inovador e arquitetura irreverente. O bar fica em pleno centro histórico de Ponta Delgada e tem vista para a Igreja Matriz. Aqui podes encontrar espetáculos ao vivo, atuações de Djs, duas salas e um excelente terraço.

Raiz-Bar-guia-de-viagem-o-que-fazer-à-noite-nos-açores

Fonte: archdaily.com.br

 

5. Bom Bom Bilhares, Ponta Delgada

No Bom Bom Bilhares podes jogar umas partidas de bilhar ou outros jogos típicos de um bar e beber um copo. Este agradável espaço fica na Faja de Baixo, em Ponta Delgada.

Bombom-bilhares-guia-de-viagem-o-que-fazer-à-noite-nos-açores

Fonte: DOPDL (Tripadvisor)

Onde comer nos Açores? Quais os melhores restaurantes nos Açores?

 

Nos Açores vais encontrar uma gastronomia muito interessante, que deves aproveitar para conhecer ao máximo durante a tua estadia. Entre os pratos mais típicos dos Açores estão o Cozido das Furnas (carnes e legumes cozidos numa panela enterrada em solos geotérmicos por 6h), a Sopa do Espírito Santo, a Massa Sovada, o Arroz Doce e os bolos lêvedos. Descobre de seguida os melhores restaurantes do arquipélago, nos quais poderás provar estes pratos.

 

1. Casa Chá e Bar, Ilha do Faial

Na Casa Chá e Bar, na Horta, na Ilha do Faial, encontras um espaço bastante agradável tanto para lanchar como para almoçar ou jantar. Podes usufruir do jardim e da companhia dos gatos que por lá passam.

Preço médio: Indisponível

Casa-Chá-e-Bar-guia-de-viagem-onde-comer-nos-açores-melhores-restaurantes

Fonte: Casa Chá e Bar (Facebook)

 

2. Maré Viva, Ilha de São Jorge

O Maré Viva na Ilha de São Jorge é um dos restaurantes com melhor vista da Ilha de São Jorge. Este restaurante é muito conhecido pelas lapas. As outras especialidades do restaurante incluem caldo de peixe à moda de São Jorge, polvo assado e lulas recheadas.

Preço médio: indisponível

Maré-Viva-guia-de-viagem-onde-comer-nos-açores-melhores-restaurantes

Fonte: Duncan M (Tripadvisor)

 

3. Cella Bar, Ilha do Pico

O Cella Bar é um restaurante lindíssimo da Ilha do Pico. Neste espaço, os petisco e os produtos tradicionais são servidos de uma forma contemporânea. Se estás com um grupo de amigos e queres experimentar os vários produtos regionais da ilha, este é o local ideal uma vez que é servida uma grande variedade de tapas.

Preço médio: indisponível

Cella-Bar-guia-de-viagem-onde-comer-nos-açores-melhores-restaurantes 

Fonte: boacamaboamesa.expresso.sapo.pt

 

4. O esconderijo, Ilha do Faial

Na Ilha do Faial, podes encontrar o peculiar restaurante O Esconderijo. Este restaurante foi criado por alemães e apresenta uma carta internacional que se encontra em constante mudança. As especialidades da casa incluem bife de novilho com bacon, tornedó e lombinho de porco com cogumelos selvagens.

Preço médio: 20€/pessoa

O-esconderijo-guia-de-viagem-onde-comer-nos-açores-melhores-restaurantes

Fonte: Rotas Turísticas

 

5. Anfiteatro, Ilha de São Miguel

O Anfiteatro é um dos melhores restaurantes que podes encontrar na ilha de São Miguel. Este restaurante fica na Marina de Ponta Delgada e pertence à Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, sendo por isso um restaurante escola. O Anfiteatro recebe frequentemente chefs, bartenders e sommeliers do continente e de outros países europeus. A carta deste restaurante vai desde o sushi ao hambúrguer de lula e chicharro. Como especialidades, o Anfiteatro apresenta o pastel de massa tenra de costeletão com molho rouille e as sopas do Espírito Santo.

Preço médio: 35€/pessoa

Restaurante-Anfiteatro-guia-de-viagem-onde-comer-nos-açores-melhores-restaurantes

Fonte: almostlocals.com

 

6. Restaurante da Associação Agrícola, Ilha de São Miguel

Se procuras um restaurante onde te possas deliciar com a genuína carne açoriana, o restaurante da Associação Agrícola é o local ideal. Aqui apenas vais encontrar pratos de carne cozinhados de modo simples, nos quais o destaque vai todo para a qualidade do produto. Para teres uma ideia, meio bife deste restaurante tem, por norma, cerca de 300 gramas.

Preço médio: 15€/pessoa

Restaurante-da-Associação-Agrícola-guia-de-viagem-onde-comer-nos-açores-melhores-restaurantes

Fonte: Lifecooler 

 

7. Colegio 27 Restaurant & Jazz Club, Ilha de São Miguel

O Colégio 27 Restaurante & Jazz Club fica num edifício histórico. Neste restaurante, além de uma bela experiência gastronómica, também poderás usufruir do seu bar e dos espetáculos de música jazz que acontecem ao vivo.

Preço médio: indisponível

 Colegio-27-Restaurant-&-Jazz-Club-guia-de-viagem-onde-comer-nos-açores-melhores-restaurantes

Fonte: LisandraBraga (Tripadvisor)

 

8. A Tasca, Ilha de São Miguel

A Tasca é um dos restaurantes melhor classificado pelos visitantes no Tripadvisor. O espaço é despretensioso, mas cuidado e aconchegante. O serviço é um dos aspetos mais positivos de acordo com os visitantes, que destacam a simpatia dos funcionários. A ementa é entregue em forma de jornal com uma fotografia da equipa da cozinha de A Tasca, o que revela a proximidade que se cria no restaurante entre os clientes e os funcionários.

Preço médio: 20€/pessoa

A-Tasca-guia-de-viagem-onde-comer-nos-açores-melhores-restaurantes

Fonte: guiadacidade.pt

 

9. A Colmeia, Ilha de São Miguel

O restaurante A Colmeia fica no centro de Ponta Delgada, no Hotel do Colégio. O restaurante serve sobretudo grelhados, fazendo uso da carne genuína dos Açores e do peixe fresco da costa da ilha. A Colmeia procura valorizar os produtos regionais dos Açores e também promover a modernização da cozinha açoriana.

Preço médio: 25€/pessoa

 A-Colmeia-guia-de-viagem-onde-comer-nos-açores-melhores-restaurantes

Fonte: 123coolpictures.com

 

10. Areais, Ilha de São Miguel

No Areais encontras uma grande diversidade de pratos de alta qualidade como: ovo a baixa temperatura com crocante de bolo lêvedo, queijo creme e alho-francês e até ceviche de gambas, filetes de abrótea em cama de abóbora, sultanas e alga Wakame. Aqui tens também à disposição os melhores vinhos da ilha para degustar.

Preço médio: 25€

Areais-guia-de-viagem-onde-comer-nos-açores-melhores-restaurantes

Fonte: boacamaboamesa.expresso.sapo.pt

Onde dormir nos Açores? Quais os melhores hotéis nos Açores?


Não fazes ideia de quais serão as melhores opções de alojamento nos Açores? Reunimos os hotéis e hostels com melhor classificação na plataforma de alojamento Booking para facilitar a tua procura. Os preços médios que revelámos são referentes a quartos duplos.

 

1. The Nook Hostel, Ilha de São Miguel

O The Nook Hostel é um hostel com um ambiente bastante agradável, sendo ideal para grupos de amigos ou para jovens casais. O hostel tem uma localização considerada excelente pelos hóspedes e nas redondezas do mesmo é possível desfrutares de várias atividades, como andar a cavalo, fazer mergulho ou snorkelling. Uma noite numa cama individual dos dormitórios do hostel pode ficar por apenas 18€, por exemplo, sendo que os quartos duplos têm um valor mais elevado.

Preço médio: 52€/noite

the-nook-hostel-guia-de-viagem-onde-dormir-nos-açores-melhores-hotéis 

Fonte: Checkinly.com

 

2. Pico do Refúgio, Ilha de São Miguel

O Pico do Refúgio é uma bela quinta onde podes ficar durante a tua visita à Ilha de São Miguel. Esta quinta já foi um forte de milícias, uma quinta de laranjais, uma fábrica de chá e até casa da escultora Luísa Constantina. Neste alojamento podes encontrar apartamentos e lofts.

Preço médio: 118€/noite

pico-do-refúgio-guia-de-viagem-onde-dormir-nos-açores-melhores-hotéis 

Fonte: Visão - Sapo

 

3. Hotel cruzeiro, Ilha Terceira

O Hotel Cruzeiro é um hotel de 4 estrelas, situado em Angra do Heroísmo. Aqui podes usufruir de uma bebida no bar do hotel ou de uma refeição no seu restaurante. Este alojamento oferece televisão de ecrã plano com canais por cabo em todos os quartos, bem como wi-fi.

Preço médio: 63€/noite

hotel-cruzeiro-guia-de-viagem-onde-dormir-nos-açores-melhores-hotéis 

Fonte: Booking.com

 

4. Whalesbay Hotel Apartamentos, Ilha de São Miguel

O Whalesbay Hotel Apartamentos é um apart-hotel de 4 estrelas com piscina e banho turco, localizado na vila de Capelas, a cerca de 10 minutos de carro de Ponta Delgada. A propriedade fica a apenas 300 metros das piscinas naturais de Ponta Delgada.

Preço médio: 182€/noite

 Whalesbay-Hotel-Apartamentos-guia-de-viagem-onde-dormir-nos-açores-melhores-hotéis

Fonte: Booking.com

 

5. Lofts Azul Pastel, Ilha do Faial

O Lofts Azul Pastel é um hotel de 4 estrelas da Ilha do Faial. Neste alojamento, vais ter ao teu dispor um belo terraço e wi-fi gratuito. Em todas as unidades existe uma área de estar, uma televisão de ecrã plano com canais por cabo e uma cozinha totalmente equipada.

Preço médio: 108€/noite

Lofts-Azul-Pastel-guia-de-viagem-onde-dormir-nos-açores-melhores-hotéis

Fonte: booking.com

 

6. Hotel Marina Atlântico, Ilha de São Miguel

O Hotel Marina Atlântico é um hotel de 4 estrelas que podes encontrar em Ponta Delgada. Neste espaço terás acesso a uma incrível vista para a marina e para o porto da cidade. Aqui tens acesso a uma piscina interior e a um centro de bem estar.

Preço médio: 149€/noite

hotel-marina-atlântico-guia-de-viagem-onde-dormir-nos-açores-melhores-hotéis

Fonte: Booking.com

 

7. Casa do Pico do Salomão, Ilha de São Miguel

A Casa do pico do Salomão é um apartamento que fica a 1,9 km do centro de Ponta Delgada. O apartamento tem uma piscina exterior e acesso a wi-fi. O apartamento oferece incríveis vistas para a montanha e espaços interessantes como um parque infantil, um jardim e um terraço.

Preço médio: 279€/noite

Casa-do-Pico-do-Salomão-guia-de-viagem-onde-dormir-nos-açores-melhores-hotéis

Fonte: Booking.com

 

8. Azor Hotel, Ilha de São Miguel

O Azor Hotel é um hotel de 5 estrelas que fica a 1 km do centro de Ponta Delgada. Neste hotel podes usufruir de uma piscina, de um centro de fitness e de um restaurante. O restaurante À Terra, disponível no Azor Hotel, tem um menu fantástico composto por iguarias típicas que podes também aproveitar.

Preço médio: 283€/noite

Azor-Hotel-guia-de-viagem-onde-dormir-nos-açores-melhores-hotéis

Fonte: cybevasion.fr

 

8. White Exclusive Suites & Villas, Ilha de São Miguel

O White Exclusive Suites & Villas é um dos alojamentos mais inspiradores que podes encontrar em Lagoa, na Ilha de São Miguel. Este alojamento oferece uma incrível piscina exterior aberta durante todo o ano. Aqui terás uma vista fantástica para o mar e terás também ao teu dispor um bar no local.

Preço médio: 340€/noite

White-Exclusive-Suites-&-Villas-guia-de-viagem-onde-dormir-nos-açores-melhores-hotéis

Fonte: Hoteis.com

 

9. Out of the blue, Ilha de São Miguel

O hostel Out of the blue disponibiliza dormitórios e quartos duplos ou twin bastante agradáveis. Alguns quartos incluem até um terraço ou uma varanda. O hostel oferece também uma cozinha partilhada.

Preço médio: 63,75€

out-of-the-blue-guia-de-viagem-onde-dormir-nos-açores-melhores-hotéis

Fonte: ihr24.com

 

10. VIP Executive Azores Hotel, Ilha de São Miguel

O VIP Executive Azores Hotel é um alojamento na Ilha de São Miguel fica a apenas 14 minutos a pé da praia. Neste alojamento podes usufruir de um restaurante com vistas panorâmicas belíssimas para o mar. Além disto, terás ainda ao teu dispor uma piscina e um bar.

Preço médio: 134€/noite

VIP-Executive-Azores-Hotel-guia-de-viagem-onde-dormir-nos-açores-melhores-hotéis

Fonte: Booking.com

O que fazer nos Açores com chuva?

 

Existe a possibilidade de chover nos dias em que vais visitar o arquipélago dos Açores? Não te preocupes, podes prevenir-te com as nossas fantásticas sugestões para dias de chuva.

 

1. Conhece o Forte de São Brás, Ilha de São Miguel

O Forte de S. Brás é um edifício do século XVI que foi construído com o objetivo de proteger a cidade de ataques de piratas. No interior do forte podes visitar o Museu Militar dos Açores, sendo que o bilhete tem o preço de 3€.

Forte-de-São-Brás-guia-de-viagem-o-que-fazer-com-chuva-nos-açores

Fonte: commons.wikimedia.org

 

2. Experimenta as iguarias típicas da ilha

Se o tempo estiver chuvoso, ficas com o pretexto ideal para ires à descoberta da gastronomia típica do arquipélago dos Açores. Aproveita para experimentar tudo e para comprar todos os produtos que queres trazer contigo para o continente. Não te esqueças de provar o bolo lêvedo, o cozido das Furnas, a Sopa do Espírito Santo, a Massa Sovada e o Arroz Doce.

cozido-das-furnas-guia-de-viagem-o-que-fazer-com-chuva-nos-açores

Fonte: iloveazores.net

 

3. Visita a Gruta do Carvão, Ilha de São Miguel

A Gruta do Carvão é uma gruta fantástica que podes visitar na Ilha de São Miguel. Esta gruta tem 1912 metros de profundidade. O preço da entrada é de 4€, existindo descontos para estudantes e seniores.

gruta-do-carvão-guia-de-viagem-o-que-fazer-com-chuva-nos-açores

Fonte: Visit Azores

 

4. Faz um passeio de comboio, Ilha de São Miguel

Uma forma de ficares a conhecer Ponta Delgada sem te molhares é dares um passeio de comboio. Estes passeios que são disponibilizados no centro de Ponta Delgada oferecem cinco circuitos distintos: o histórico, o património, os jardins, as periferias e a praia. Cada passeio tem o preço de 5€.

passeio-de-comboiolagarta-ponta-delgada-guia-de-viagem-o-que-fazer-com-chuva-nos-açores

Fonte: comboiolagarta.wordpress.com

 

5. Visite o Rei dos Queijos, Ilha de São Miguel

O Rei dos Queijos é uma das lojas mais populares de São Miguel. Esta loja fica junto ao Mercado Municipal de Ponta Delgada e tem à venda vários queijos típicos da ilha. Sem dúvida que não deves deixar de experimentar estes queijos e de levar alguns contigo.

Rei-dos-Queijos-guia-de-viagem-o-que-fazer-com-chuva-nos-açores

Fonte: Time Out Lisboa

 

6.  Igreja do Senhor Santo Cristo/ Igreja de Nossa Senhora da Esperança, Ilha de São Miguel

Uma excelente sugestão para um dia de chuva é uma visita à Igreja do Santo Cristo, também chamada de Igreja de Nossa Senhora da Esperança. Esta igreja é uma parte do Convento da Esperança, na qual se venera o Senhor Santo Cristo dos Milagres. Existe uma lenda que diz que a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres foi oferecido pelo Papa Paulo III às freiras do convento.

Igreja-do-Senhor-Santo-Cristo-guia-de-viagem-o-que-fazer-com-chuva-nos-açores

Fonte: Guia da Cidade

 

7. Visita a Fábrica de Licores Eduardo Ferreira, Ilha de São Miguel

A Fábrica de Licores Eduardo Ferreira fica na Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, e é um excelente local para experimentares os licores típicos da região. O produto mais popular é o Licor de Maracujá Ezequiel, que em vez de ser embalado numa garrafa tradicional, vem em estátuas com formas peculiares (forma de mulher, touro, vaca ou da Torre Matriz).

Fábrica-de-Licores-Eduardo-Ferreira-guia-de-viagem-o-que-fazer-com-chuva-nos-açores

Fonte: Ribeira Grande

 

8. Spa Termal da Ferraria, Ilha de São Miguel

Se o tempo estiver chuvoso e não existir a possibilidade de fazeres os incríveis trilhos dos Açores, aproveita para relaxar num belo spa. O Spa Termal da Ferraria, na Ilha de São Miguel, oferece uma grande variedade de tratamentos que te vão deixar bastante tranquilo.

Spa-Termal-da-Ferraria-guia-de-viagem-o-que-fazer-com-chuva-nos-açores

Fonte: Fugas - Público

 

9. Visita a Igreja Matriz de São Sebastião, Ilha de São Miguel

A Igreja Matriz de São Sebastião foi construída no século XVI e tem características de estilo gótico e manuelino. A igreja está classificada como imóvel de interesse público. Esta igreja é uma excelente opção para quem gosta de apreciar monumentos históricos.

Igreja-Matriz-de-São-Sebastião-guia-de-viagem-o-que-fazer-com-chuva-nos-açores

Fonte: Igreja Açores

 

10. Conhece as estufas de ananases, Ilha de São Miguel

Na Ilha de São Miguel, encontras estufas de ananases incríveis na Fajã de Baixo, na Lagoa e em Vila Franca do Campo. Podes visitar a Quinta das Três Cruzes gratuitamente e ficar a conhecer o processo de plantação do ananás.

estufas-de-ananáses-guia-de-viagem-o-que-fazer-com-chuva-nos-açores

Fonte: ww3.aeje.pt

O que fazer nos Açores num dia?

 

A melhor forma de conheceres os Açores, qualquer que seja a ilha em que estejas, é alugar um carro para percorrer o máximo de locais. Ainda assim, um dia é, sem dúvida, insuficiente para visitares todo o arquipélago dos Açores, sendo que também é pouco para visitares uma das suas 9 ilhas. Ainda assim, se a tua agenda estiver muito apertada, tens aqui um plano para conhecer a ilha de São Miguel (a maior e mais visitada do arquipélago) em apenas 1 dia.

 

1. Miradouro do Pico do Ferro

Podes começar o teu dia no miradouro do Pico do Ferro, de onde consegues ver toda a extensão da Lagoa das Furnas. A Lagoa das Furnas é uma lagoa lindíssima, rodeada por vegetação e abundantes manifestações vulcânicas como fumarolas, sulfatara e caldeiras de água quente.

miradouro-do-pico-do-ferro-o-que-visitar-num-dia-nos-açores

Fonte: Wikipédia

 

2. Cozido das furnas

Na Lagoa das Furnas, junto às águas vulcânicas fazem-se os tradicionais cozidos à portuguesa debaixo da terra com o calor dessas manifestações vulcânicas. Nas margens desta lagoa, irás encontrar também a peculiar capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias.

cozido-das-furnas-o-que-visitar-num-dia-nos-açores

Fonte: I Love Azores

 

3. Terra nostra

Ainda na zona das Furnas, podes aproveitar para visitar o Parque Terra Nostra, que tem um lago enorme rico em ferro. Como a água do lago é rica em ferro, aconselhamos-te a levar o fato de banho mais velho que tenhas, uma vez que o ferro pode danificá-lo bastante. A água do lago pode chegar aos 42ºC, sendo por isso muito agradável tomar um banho nesse local.

terra-nostra-o-que-visitar-num-dia-nos-açores

Fonte: Bensaude Hotels

 

4. Poça da Dona Beija

A Poça da Dona Beija é basicamente uma piscina de água quente que surge diretamente da terra e onde é tão agradável mergulhar no Verão como no Inverno. Este espaço é também chamado de Poça da Juventude e é um dos espaços termais mais apreciados no arquipélago dos Açores. Podes usufruir deste local das 7h às 23h, sendo que a entrada tem o valor de 3 euros. Sem dúvida que não podes deixar de conhecer este local no teu dia na ilha de São Miguel.

poça-dona-beija-o-que-visitar-num-dia-nos-açores

Fonte: arquitecturaviva.com

 

5. Caldeira Velha

O Monumento Natural e Regional da Caldeira Velha é um dos lugares mais inspiradores e famosos dos Açores. A Caldeira fica na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, e contém uma uma cascata de água quente férrea, que se assemelha a um grande jacuzzi e onde se pode tomar banho. Além disto, neste local também podes encontrar zonas de fumarolas, zonas de desgaseificação e uma nascente de água termal. Este é um excelente local para terminares o teu dia em São Miguel.

caldeira-velha-o-que-visitar-num-dia-nos-açores

Fonte: praiafluvial.pt

O que fazer nos Açores em 3 dias?

 

Em 3 dias já consegues visitar um pouco mais das ilhas dos Açores, mas continua a ser mesmo muito pouco tempo. Fica com as nossas sugestões para preencheres ao máximo 3 dias na ilha mais visitada dos Açores - a ilha de São Miguel. Se quiseres conhecer outras ilhas, deves reservar mais alguns dias da tua agenda.

 

1. Explora a cidade de Ponta Delgada

Logo ao chegares ao aeroporto João Paulo II podes aproveitar para explorares a cidade de Ponta Delgada. Aproveita para descobrires o centro histórico, para dar um passeio pelas Portas do Mar ou na Avenida Marginal. Além disto, podes ainda descobrir a riquíssima arte urbana da cidade - existem vários graffitis espalhados pela cidade.

arte-iurbana-nos-açores-guia-de-viagem-pontos-de-interesse-turístico-Açores

Fonte: streetartnews.net

 

2. Desfruta da Poça da Dona Beija

A Poça da Dona Beija é basicamente uma piscina de água quente que surge diretamente da terra e onde é tão agradável mergulhar no Verão como no Inverno. Este espaço é também chamado de Poça da Juventude e é um dos espaços termais mais apreciados no arquipélago dos Açores. Podes usufruir deste local das 7h às 23h, sendo que a entrada tem o valor de 3 euros.

poça-da-dona-beija-guia-de-viagem-o-que-fazer-em-3-dias-nos-açores

Fonte: byacores.com 

 

3. Visita a Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo é a segunda maior lagoa da Ilha de São Miguel, sendo também a mais alta. Esta lagoa está classificada como Reserva Natural e apresenta uma paisagem incrível. Junto à lagoa, existe uma praia na qual podes aproveitar a imensidão e a tranquilidade da natureza.

lagoa-do-fogo-guia-de-viagem-o-que-fazer-em-3-dias-nos-açores

Fonte: byAçores

 

4. Toma um banho na Caldeira Velha

O Monumento Natural e Regional da Caldeira Velha é um dos lugares mais inspiradores e famosos dos Açores. A Caldeira fica na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, e contém uma uma cascata de água quente férrea, que se assemelha a um grande jacuzzi e onde se pode tomar banho. Além disto, neste local também podes encontrar zonas de fumarolas, zonas de desgaseificação e uma nascente de água termal.

caldeira-velha-guia-de-viagem-o-que-fazer-em-3-dias-nos-açores

Fonte: praiafluvial.pt

 

5. Sobe ao Miradouro de Santa Iria

Podes aproveitar a tua estadia para apreciares a fantástica vista do Miradouro de Santa Iria. Este miradouro fica próximo da aldeia de Porto Formoso, na cidade da Ribeira Grande. Do alto do miradouro podes observar a beleza da costa Norte da ilha de São Miguel, incluindo as vastas plantações de chá.

miradouro-de-santa-iria-guia-de-viagem-dos-açores-o-que-fazer-em-3-dias-nos-açores

Fonte: Guia da Cidade 

 

6.  VIsita a Fábrica de Chá da Gorreana

A fábrica de chá da Gorreana começou a sua actividade no século XIX e ainda hoje o processo que dá origem ao chá dos Açores é o mesmo. A visita e a prova do chá é completamente gratuita e os visitantes podem circular livremente pela fábrica e pelos campos nas alturas em que não está a haver produção. Aproveita para conhecer todas as variedades de chá dos Açores e para perceberes um pouco melhor o fabrico do chá.

campos-e-a-fábrica-de-chá-da-Gorreana-guia-de-viagem-o-que-fazer-em-3-dias-nos-açores

Fonte: topelite.pt

 

7. Faz um dos belíssimos trilhos disponíveis

Se gostas de caminhadas, podes aproveitar para fazer, por exemplo, o fantástico trilho da Lagoa do Congo. Esta lagoa fica no concelho de Vila Franca do Campo e destaca-se por se encontrar no meio de uma vegetação belíssima. Mas existem outros trilhos que podes experimentar nesta ilha, vê aqui as várias opções.

fazer-um-trilho-nos-açores-guia-de-viagem-o-que-fazer-em-3-dias

Fonte: Time Out Lisboa

 

8. Visita o Parque Terra Nostra

O Parque Terra Nostra fica na zona das Furnas e lá é possível nadar num enorme lago rico em ferro e encontrar mais de 350 variedades de camélias e plantas dentro de gaiolas. Como a água do lago é rica em ferro aconselhamos-te a levar o fato de banho mais velho e acabado que tenhas, uma vez que a água pode danificá-lo bastante. A água do lago pode chegar aos 42ºC, sendo por isso muito agradável tomar um banho nesse local.

parque-terra-nostra-guia-de-viagem-o-que-fazer-em-3-dias-nos-açores

Fonte: Bensaude Hotels

 

9. Observa a Lagoa das Furnas

A Lagoa das Furnas é uma lagoa lindíssima da ilha de São Miguel, nos Açores. A lagoa está rodeada por vegetação e abundantes manifestações vulcânicas como fumarolas, sulfatara e caldeiras de água quente. É neste local, junto às águas vulcânicas que se fazem os tradicionais cozidos à portuguesa, debaixo da terra com o calor dessas manifestações vulcânicas. Nas margens desta lagoa, encontras também a peculiar capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias.

lagoa-das-furnas-guia-de-viagem-o-que-fazer-em-3-dias-nos-açores

Fonte: ponta-delgada.com

 

10. Visita a Caldeira das Sete Cidades

A Caldeira das Sete Cidades é o maior lago de água doce dos Açores, sendo considerada uma das 7 maravilhas de Portugal. A partir do Miradouro de Vista do Rei tens uma vista belíssima para os dois lagos que constituem esta caldeira e que a diferenciam de todas as outras - a Lagoa Verde e a Lagoa Azul. No teu passeio de 3 dias, este é, sem dúvida, um local obrigatório.

caldeira-das-sete-cidades-guia-de-viagem-o-que-fazer-nos-açores-em-3-dias

Fonte: byacores.com

Quiz sobre os Açores - prova que sabes tudo sobre as ilhas do arquipélago dos Açores.

Responder ao quiz